[size=18]To pensado em tentar uma certificação java 5.0 mas como o mercado enxerga essa certificação ,alguem ai ja conseguiu um otimo emprego por ser um profissional certificado ou os cursos oferidos pela caelum e a globalcode são um difencial maiores?[/size]
Existe outro livro bom livro em portugues sem o Kathy Sierra para a certificação pq eu li que a tradução dele ta pessima?
A certificação é um diferencial no mercado?
61 Respostas
O que vai te dar um emprego é a sua experiencia e os projetos desenvolvidos que vc tem pra mostrar…
alias… estude para certificação quando vc ja for um programador que desenvolve em java, mas pretende se adequar melhor aos moldes da SUN. Estude pra ela a nivel de adquirir conhecimento, nao pense que isso vai ajudar a pegar emprego e talz…
E é claro, numa peneira entre 10 caras sem experiencia, esse certificado vai valer…
Pq o que tem de nego certificado que programa estruturado, nao tá no
gibi 
O que é Difenrecial :shock: :shock: eu conheço como Diferencial :!: :twisted:
Pois mas no meu caso onde eu moro não tem nenhuma empresa que trabalha com java eu achei que seria uma vantagem quando eu fosse
pra oura região ter a certificação vc não acha?
Sim daniel, mas você vai ter que ir pra outra região e começar como estagiário ou trainee, afinal de contas você nao tem experiência com java, apenas estudou feito um louco em cima de um livro pra tirar a certificação. O certificado não garante ao contratante que você é um bom profissional, só garante que você sabe a sintaxe java e conhece a linguagem, mas não quer dizer que saiba aplica-la efetivamente.
Não
Pelo menos aqui em São Paulo, certificação só serve quando:
- Você já tem experiência e quer fazer um desempate;
- Quem vai te contratar é um Analista de RH que adora ver sopa de letrinhas no seu currículo, que é o mesmo tipo de pessoa que pede 6 anos de experiência em Java5 (lançamento oficial em 2004) e 4 em EJB3 (lançamento oficial em 2006).
De resto, ela vale mais como crescimento pessoal.
Até!
Eu sou a favor da certificação. Ao menos prova que o cara tem força de vontade para estudar para passar no exame… Nada mais… rsrs
Daniel.F,
Eu concordo com o maquiavel, a certificação server a nível de desempate. Só a certificação em si, não dá emprego pra ninguém.
Eai pessoal…
Eu trabalho com Oracle Developer a dois anos … mas na minha empresa não existe a menor perspectiva de começar a desenvolver em Java. E sair da empresa para começar como estagiário é inviavel economicamente para mim. Estava pensando em fazer a certificação e já com experiencia em desenvolvimento de software + a certificação tentar me colocar em alguma empresa aqui em Porto Alegre.
Qual a opinião dos colegas, será que é muito dificil ?
Nunca trabalhou com java?
Vai começar como Programador Jr. como todo peão de obra! ehehhe
Talvez a certificação SCJD possa te colocar em um cargo maior que esse, já que nesta certificação você põe a mão na massa e desenvolve um sistema por completo… ou a de Arquiteto que é bastante legal tb…
MAS AI TA MEU PROBLEMA NÃO TEM UMA EMPRESA NO RAIO DE 200kM
ONDE MORO QUE TRABALHA COM JAVA SO IMAGINEI QUE A CERTIFICAÇÃO ME AJUDARIA QUANDO FOSSE COMPETIR COM OUTRO
PROFISSIONAL RECÉM FORMADO VCS NÃO ACHAM?DETALHE MINHA FACULDADE E PARATICULAR NÃO MUITO RECONHECIMENTO EM AREAS TECNOLIGICAS POR ASSIM DIZER?
É um diferencial com toda certeza…
Mas em um processo de seleção, um cara com 2 anos de experiência desbanca esse diferencial (isso se ele já não tiver a certificação já)
Mas ha uma esperança pra mim fomos começar a criar um site aqui e pouco , mas pelos menos poder colocar no meu curriculo ,e quem se me matar durante as ferias consiga colocar SCJP 5.0 ou a que for mais facil.E sinceramente programador tem que pensamento logico
e me aparece que a sun so avalia se a pessoa conhece
a fundo a linguagem.
eu vejo como um diferencial sim, mas como todos já disseram, é mais importante ter um experiencia do que a certificaçao, agora se tiver ambos é melhor ainda 
Só uma coisa para ressaltar, é sim muito importante ter a certificação, porque existem várias empresas que exigem o profissional certificado, para mostrar para os clientes que tem “mao de obra” qualificada. Se isso é certo ou não, eu não sei, mas é importante sim ser certificado.
Acho que um diferencial no mercado é saber um mínimo de ortografia 
Olha to meio por fora do mercado vc poderia por favor citar essas empresas .Obrigado
O thingol me desculpa mas minha ortografia é ate legal, minha digitação que tá dificil mas começar a ler as mensagens antes de postar.
Hoje muita gente tem certificação, então o fato de você ter uma já não te traz uma diferença tão grande na hora de concorrer a uma vaga. O fato de você não ter é que acaba sendo um fator para te excluir do processo de seleção.
A certificação foi um diferencial no inicio! Isso ja foi pulverizado a muito tempo.
o diferencial agora é vc e seu potencial como profissional!

A certificação foi um diferencial no inicio! Isso ja foi pulverizado a muito tempo.
o diferencial agora é vc e seu potencial como profissional!
É verdade, hoje em dia tem tanta gente com certificação que já nem é diferencial. E a prova também nem é tão difícil.
Não acho que não ter certificação ajuda a te excluir não. Experiência é o que conta de verdade.
Então vc acha que é perda de tempo tentar ?
Nada é perda de tempo, mas não ache que certificação é garantia de conseguir emprego. O principal não é um papel e sim sua capacidade aliada a sua (ou não) experiência.
Para primeiro emprego, certificação é bom pois você não foi “só um curioso”. Para experientes, significa que você se preocupa em passar qualidade.
Até!
Certificação é igual a papel higiênico perfumado, se você tiver, vai ficar com um cheirinho melhor, mas se não tiver, consegue se limpar do mesmo jeito, só vai ter que arranjar um perfuminho pra passar depois 
…Mas os dois servem para limpar a mesma mer… :roll:
Creio que a importância para a certificação parte do ponto de vista do empregador, pois a princípio ele procura uma pessoa qualificada para a empresa dele, independente de ser certificado ou não.
Porém em algumas empresas é dada preferência ao certificado, pois a empresa pode se beneficiar em processos de licitação, basicamente isto. O que interessa é a capacidade do profissional, certificado ou não.
As certificações, especialmente as de Java, perderam muito o valor frente ao mercado, pelo menos em empresas sérias e que sabem avaliar um profissional corretamente.
As certificações, além de não exigir nem conhecimento completo das estruturas da linguagem, tem níveis de dificuldades baixos demais, uma certificação que você tira com 50% de acertos é ridícula, até a média em colégios e universidades é maior do que isso.
Sem contar que nenhuma delas garante que você sabe realmente programar, garantem apenas que você decorou como as coisas “deveriam” funcionar. Nenhuma delas garante que a pessoa sabe escrever código, apenas que ele entendeu bem as “fórmulas” que estavam no livro de simulado e consegue repetir elas.
Competência se mede com trabalhos feitos, não com papel higiênico.
Talvez as melhores de todas no quesito “não-decoreba” são a SCJD e SCEA, pois necessitam que você trabalhe com um sistema e não só com o mecanismo.
Até!
Por isso eu tenho a impressão de que a SCJP é uma forma da Sun ganhar um troquinho, dando um título que não diz muito e que é bem fácil de tirar (e que, consequentemente, desperta bastante interesse).
- Não é tão facil assim tive que estudar bastante para passar.
- Ela diz pelo menos que oq cai você “sabe”.
- Tem muitas empresas que dão muito valor pois em algumas licitações são cobradas certificações.
- Em programas de parceria como o da IBM o número de certificações entre outros fatores $$$ definem seu nivel de parceria.
Não, diz que você pode saber a metade do que cai, que é sintaxe do Java. Certificados são uma indicação, não uma garantia.
Fechar os 100% pode não ser pra qualquer um. 90% é um rendimento digno de parabéns e tapinhas nas costas. 80% é sinal de que estudou. 70%, ok, boa nota. 60% já começa a cair demais. Mas 50% é um corte muito, muito baixo.
Se o cara precisou estudar muito pra tirar 50% em uma prova em que quase tudo é decoreba… caramba! (Edit: vejam bem, essa minha opinião é pra SCJP e não pras demais)
Continuo achando fácil de passar, com esse corte tão baixo.
Tá. E você não concorda que isso não é muito pouco não???
Não, diz que você pode saber a metade do que cai, que é sintaxe do Java. Certificados são uma indicação, não uma garantia.
Realmente não é garantia de nada, mais acho melhor que nada.
Mais também acho que pagar 330 reais e peder uma hora e meia para fazer a prova, vale a pena. Porque você prova para si mesmo que sabe, contribui com a sun, valoriza o Brasil e ainda ganha um cartão e um pin que não ser para nada.
Acho que tem 2 lados.
Há aqueles que estudam apenas pra passar, e tem aqueles que estudam pra passar e também pra aprender.
Eu particularmente aprendi bastante coisa quando estava estudando pra SCJP, pois nunca trabalhei com Java, só tive um período na faculdade, onde não aprendi nada.
Ai vai de cada um…
Concordo mais se você for esforçado tira a scwcd, tira a de EJB uma OCP. E assim você monta um perfil legal que aposto que um monte de RH vai ficar atraz de você.
E você vai ganhar dinheiro e ser feliz. 
Realmente não é garantia de nada, mais acho melhor que nada.Mais também acho que pagar 330 reais e peder uma hora e meia para fazer a prova, vale a pena. Porque você prova para si mesmo que sabe, contribui com a sun, valoriza o Brasil e ainda ganha um cartão e um pin que não ser para nada.
Disse tudo meu velho.
Parabéns temos um gênio. Realmente deve ser facil é que tem uns idiotas, burros que precisam estudar o ano todo pra tirar essa certificação, mas esses caras devem ter neuronios faltando, por que na verdade é fácil. Praticamente uma prova de 8a série sobre função de primeiro grau.
Então compra o voucher e passa. Se pra você não vale nada, não precisa rebaixar a certificação o tópico pergunta se ela é importante pro mercado e não se ela diz que o cara que a possui sabe ou não desenvolver.
Realmente quem gosta ou não, acha fácil ou dificil tem que admitir que é um diferencial no mercado sim. Se você disputa vaga de PROGRAMADOR seu curriculo vai ser bem visto se você tiver a bendita certificação. Claro que pra um cargo com mais responsabilidades isso seria só um plus.
E como já foi dito não garante nada, agora se é fácil pra uns ou dificil pra outros acho que não é necessário discutirmos isso daqui. Tudo depende de quanto você estudou e conhece java. Agora falar que é fácil, dificil, médio etc, não leva em lugar nenhum. Minha opnião.
Usei palavras fortes por que acho um absurdo chegarem aqui e falar que
" certificação é fácil ", acho que se fosse fácil todo mundo tinha. E quem dedicou algum tempo da vida estudando pra certificação sabe como é o desgaste.
E a certificação é de programador e não de arquiteto, portanto o cara sabe a sintaxe e não desenvolver um projeto. Agora se você ja tem mais de 3 anos de experiência só com java, na minha opinião já passou da hora de pensar nas certificações de desenvolvedor, afinal de contas programador é pra quem está começando.
Parabéns temos um gênio. Realmente deve ser facil é que tem uns idiotas, burros que precisam estudar o ano todo pra tirar essa certificação, mas esses caras devem ter neuronios faltando, por que na verdade é fácil. Praticamente uma prova de 8a série sobre função de primeiro grau.Então compra o voucher e passa. Se pra você não vale nada, não precisa rebaixar a certificação o tópico pergunta se ela é importante pro mercado e não se ela diz que o cara que a possui sabe ou não desenvolver.
…
Gente boa, você deu a sua opinião e eu respeitei. Eu dei a minha (que eu acho que não serve pra muita coisa e considero fácil de passar, pelo corte baixo) e espero que você respeite isso.
Se você interpretou que eu desmereci alguém que tirou certificação (que não foi a minha intenção), guarde isso pra você ou exponha de um modo mais educado.
Passar bem.
Eu coloquei de forma educada, não te ofendi ( espero não ter ofendido, se o fiz mil desculpas ) só deixei claro que não concordo contigo. É apenas uma questão de ponto de vista, eu não estou tentando te convencer e espero que você também não tente me convencer, escrevi apenas o que sua opnião me fez pensar.
Não sei de vocês mas eu ralei pra kcete pra conseguir tirar as minhas, e nenhuma delas foi acima de 70%.
Trabalhar, estudar, ter vida social, gastar seu tempo com ocupações políticas e financeiras e ainda por cima ter que estudar pra essas provinhas… é foda.
Pra mim, até os que não passam tem mérito.
[]´s
Duplicado.
Duplicado. :?
Olha depois de tudo isso , acho que vou acabar tentado e certificação, terei so um mês de para estudar se não passar pelo menos agreguei conhecimento e no final isso e o verdadeiro diferencial no mercado .Agradeço a todos vcs que postaram e peço para que continuem postado tem muita gente que tem duvida a esse respeito.
Obrigado.
Sabe o que é o pior de tudo na certificação?
É o cara que estuda, decora, repete e passa. Gastou um tempo, aprendeu sintaxe, sabe como o Java funciona, mas não sabe programar, porque ele não aprendeu a programar, aprendeu a decoreba do livro e normalmente só é capaz de repetir ela, porque provavelmente não aprendue direito algoritmos, não se deu ao trabalho de estudar orientação a objetos, muito menos de aprender outra linguagem que não seja Java pra dar uma variada no currículo.
E é esse tipo de gente que fez com que as certificações de programador não valham mais muita coisa, porque elas não avaliam se o cara sabe programar, mas isso não é um mal só de quem se dedica a fazer certificação, é um mal geral na comunidade, é só dar uma passadinha rápida no fórum que se vê isso.
Se você, que tá lendo isso, tá pensando em tirar uma certificação, bote a mão na conciência e veja se você já sabe programar, porque se nem programar você sabe, não é uma certificação que vai lhe garantir uma vaga não, vai é fazer com que você vire motivo de chacota, “eita, olha o certificado que não sabe fazer um switch” (e isso é sério, eu já vi isso).
Eu sei que no fundo a certificação so comprova que o cara decorou certos aspecto da linguagem,mas pra mim
o que realmente diferencia um bom programador é pensamento lógico ,já conheci pessoas que conheciam o
java de cabo a rabo mas não tinham raciocinio que certos problemas exigiam.
Estamos generalizando “Certificação” ou estamos falando da SCJP ou SUN ?
Se for SCJP, acho ki vale a pena pra conhecer a sintaxe da linguagem mais afundo. Por exemplo, quem trabalha com sdk 1.4 e que conhecer a 5. Server como motivação…
Pro mercado apenas fabricas ainda dão um certo valor pra certificação Programmer, eu acho !
Agora se falarmos de certificação de arquiteto ou de tecnologias como BEA ou Websphere, o valor agregado ao profissional e bem maior e ae sim passa a ser diferencial…
olá
a prova pode até ser fácil para algumas pessoas mas temos que admitir que ninguém nasceu sabendo java e não adianta colocar um percentual mínimo de 95% assim na prova mais básica… eu vejo ela como um primeiro passo na carreira profissional… daqui alguns anos eu vou lembrar e posso até pensar “poxa mas que provinha tosca” mas por enquanto, agora que ainda estou na faculdade e estou começando com meus “bicos” e estágios dou muito valor para essa prova… pode não garantir um grande emprego mas pelo menos ela prova pra mim mesmo que posso superar dificuldades… acho que faz uma diferença sim, temos que começar do começo não? quanto ao fulano ser ou não um bom programador, com certificação ou não mais cedo ou mais tarde ele vai se deparar com uma situação onde não conseguirá resolver e vai acabar sendo despedido do emprego…
essa a minha opinião 
abraços
É relativo.
Por exemplo, se você apenas tiver a certificação de programador, você será mais um no mercado, agora se você além dessa tiver uma de web, uma de componentes de negócio e uma de arquiteto, aí sim fará uma diferença boa no mercado, não pela quantidade, mas pelo peso que por exemplo uma de arquiteto exprime, mas de qualquer forma o que sempre mais vale é a experiência sua na área.
Sou novo aqui e esta é minha primeira opinião.
Eu encaro a certificação como um diferencial no mercado sim. Mesmo que alguns achem que é apenas a nível de desempate para profissionais muito próximos, acho que todos concordam comigo.
Claro que uma pessoa com muitas certificações, em áreas diferentes, cisco, mcsd, mcse, scjp, oracle, linux e tudo junto vai ter o efeito inverso, vai ser um diferencial negativo. Eu pessoalmente não botaria fé em um profissional assim.
Mas o mais importante das certificações, a meu ver, é o efeito comparativo. Como é uma prova padronizada e muito comentada você tem a chance de avaliar seus conhecimentos com pessoas do brasil/mundo todo.
Vejam se me entendem, quando um novato começa no java, está perdido, são muitas letrinhas e tecnologias novas. Ele não sabe pra onde ir. Trilhar o caminho das certificações pode oferecer a essas pessoas uma graduação compreensiva, que ele vai poder se situar perante o mercado, pelo menos a nível de conhecimento teórico.
Acho que certificações em geral não são dificeis, o problema é o tempo gasto para “decorar” ou aprender todo material. Passei um tempão estudando para certificações e posso dizer que o que importa não o grau de dificuldade da prova e sim o tempo que vc gasta assimilando tal conhecimento.
Dizer que é fácil quando vc só estuda eu até concordo, mas quando vc tem familia, filhos e uma vida social(fora dos computadores, MSN não conta :P), tudo é mais dificil, arrumar 2 horas ou mais por dia para se dedicar aos estudos chega a ser penoso, ainda mais aqueles que estão fazendo faculdade e coisas do genero.
Agora voltando ao tópico:
Recomendo a todos que não possuem que tirem suas certificações, pois elas tem um peso forte no curriculo, e não estou dizendo que elas afirmam que vc sabe, mas pelo menos afirmam que vc se esforçou para aprender. Depois de entrar na empresa, cabe a cada um se esforçar para mostrar seu potencial.
[]'s
Eu ainda estou a caça do primeiro trampo com Java e to começando a estudar pra certificação, se der tudo certo vou fazer a prova no final do ano, mas agora vocês me deixaram na duvida, se uma certificação SCJP não faz tanta diferença assim, qual a melhor forma de entrar no mercado Java? Eu devo estudar em casa e sair disparando currículo pra todos os lados, fazer algum treinamento com “nome forte” pra enfeitar o currículo ou continuar estudando pra certificação?
A certificação vai te ajudar a conhecer melhor a linguagem, quanto a recolocação recomendo um curso de nome que vc possa pagar.
Como estou na mesma situação do nosso colega olhaomarcosaqui, fiquei curioso.
O que um curso de nome vai melhorar no meu curriculo caso eu já tenha certificação SCJP e SCWCD ?
Quero dizer caso eu tenha aprendido pelo menos o básico de programação Web, fazer um curso bom de Java para Web vai elevar meu curriculo, porque?
O que um curso de nome vai melhorar no meu curriculo caso eu já tenha certificação SCJP e SCWCD ?
Quero dizer caso eu tenha aprendido pelo menos o básico de programação Web, fazer um curso bom de Java para Web vai elevar meu curriculo, porque?
que ter curriculo em java sem exepriencia profissional??
tente colaborar em um projeto open source… coisa que tem aos montes por ae. eh uma forma de vc começa a ganhar experiencia em aplicações reais.
quanto ao topico, nao a certificação(scjp) nao eh mais um diferencial no mercado, a nao ser que a sua empresa participe de licitações.
essa certificação ja foi diferencial, mas como o nivel dela caiu muito, as empresas levam em consideração muito mais a experiencia do profissional. mas concordo que para um vaga de junior talvez va ajudar.
[]'s
Pela falta de experiência, um curso passa a idéia que vc exercitou seus conhecimentos simulando casos reais, pelo menos é o que deveriam.
[]'s
Conforme já foi dito nesse tópico a maioria dos casos onde é um diferencial é quando a empresa participa de licitações ou até mesmo quando um cliente solicita a consultoria um profissional certificado como forma de “medir” a qualidade do profissional, que de certa forma é errada.
Conforme já foi dito nesse tópico a maioria dos casos onde é um diferencial é quando a empresa participa de licitações ou até mesmo quando um cliente solicita a consultoria um profissional certificado como forma de “medir” a qualidade do profissional, que de certa forma é errada.
Galera acho que vcs estão falando mal de certificação sem saber…
Um amigo meu que conhecia o gerente de projetos pediu pra ele me botar pra programar em java. Na mesma hora:
Gerente: Tem a certificação?
Eu: Não, blabla
Gerente: Tira a certificação que eu ti boto aqui.
Precisa falar mais alguma coisa?
Eu to estudando pra essa certificação e realmente ela nao ti dá muita logica, mas vc fica sabendo muito detalhado a sintaxe e Threads.
Pois eu duvido muito que um “certificado” que não sabe nem lógica saiba programar com Threads.
Pois eu duvido muito que um “certificado” que não sabe nem lógica saiba programar com Threads.
De certa forma isso é até verdade, pois na minha opinião, Threads é o assunto + difícil da SCJP, mas vc não vai ser reprovado por que não sabe Threads, pois como já disseram, a média pra passar é MUITO baixa, então mesmo errando todas as questões de Thread ainda é possível passar com folga…
Pessoal,
Obviamente a certificação por si só não faz um profissional. É preciso ter experiência, e ela conta muito mais.
No entanto, dizer que a certificação não é diferencial, é besteira. Imaginem-se como um profissional de RH que está examinando uma centena de currículos para uma vaga de desenvolvedor Java. Você certamente não pode entrevistar os 100 candidatos, logo vai ter que selecionar os melhores currículos. E as certificações sem dúvida alguma chamam atenção dentro do currículo, melhorando MUITO suas chances de ser chamado para uma entrevista.
Da entrevista em diante, é competência SUA mostrar conhecimento e experiência. Ninguém vai te contratar “só” porque vc tem certificação… Tem que mandar bem na entrevista e mostrar o que sabe.
Eu, pessoalmente, tenho feito as minhas certificações por puro prazer. Acho que estudar para elas te dá a oportunidade de aprender detalhes que acabaria tendo que aprender “na marra”, porque não fazem exatamente parte do dia-a-dia, além de um sentimento de satisfação pessoal, que é muito bom.
No momento, estou fazendo a SCJD, que considero uma das certificações mais interessantes (so superada pela SCEA), já que o objetivo é implementar um projeto escolhido pela Sun, e provar sua capacidade de receber uma especificação de projeto e o projeto sair pronto do outro lado. Já vi algumas pessoas no JavaRanch.com dizerem que a SCJD é até mesmo mais difícil que a SCEA, mas eu não saberia responder se é verdade, já que não fiz a SCEA.
Recomendo fazerem a certificação por prazer. Divirtam-se enquanto estudam. É assim que funciona para mim. Não digo que não é um diferencial no mercado, mas APENAS a certificação não vai garantir um emprego.
Levando em consideração uma vaga em uma empresa que participa de licitações com pontuação técnica a certificação é um grande diferencial na hora de contratar um profissional.