A Dificuldade de encontrar um emprego e a tal da experiência

81 respostas
T

Primeiramente gostaria de tentar evitar comentários como “ta infeliz procura outra area” ou “você não é uma arvore mude de lugar faça alguma coisa”.
Certamente estou dizendo isso porque a maioria das pessoas ao ver um tópico como esse acreditam que o autor é uma pessoa que não se esforçou muito, ou é alguem que só esta nessa pela ilusão que grandes emissoras de TV ou sites de noticias passam com reportagens do tipo “Faltam 500 mil profissionais de TI” , “TI a profissão com salarios iniciais de 5 mil reais”, e dessa maneira acabam escolhendo a profissão somente pela ilusão de ganhar um salario realmente alto.
Quero deixar bem claro que eu gosto muito da area de Tecnologia, e ja tinha escolhido ela muito cedo , sendo assim não estou nela somente pelo dinheiro, é claro que todos queremos ganhar bem e ter uma vida boa sem passar vontades, e acredito que para isso trabalhar com TI ja é mais que suficiente.
Enfim , eu sempre me programei para quando estivesse formado conseguisse um emprego relativamente bom , onde eu pudesse crescer e utilizar tecnologias novas em que eu gostasse de trabalhar.
Fiz curso tecnico em Informática na ETEC e me formei pela FATEC em Gestão da Tecnologia da informação esse ano, durante esse periodo trabalhei 2 anos em uma empresa programando em JAVA SE desenvolvendo aplicativos para desktop , e tirei duas certificações A OCJP6 E A OCEJWCD para que eu conseguisse ENTRAR no mercado de trabalho (para trabalhar com J2EE), estudei EJB3.1, CDI, JSF2 , JPA, MAVEN, fiz varios projetos pessoais para aprender e por em pratica, tentei de tudo para me qualificar na minha disponibilidade de tempo.
Como moro no interior de São Paulo não consegui trabalhar com Java WEB pois não tinha nenhum emprego aqui e a unica coisa que achei para conciliar o meu tempo de trabalho com a faculdade foi esse emprego.
Hoje estou realmente frustrado com a grande dificuldade em conseguir uma ENTREVISTA, veja bem eu estou procurando emprego faz 2 meses e não consegui nenhuma ENTREVISTA para desenvolvedor Java JUNIOR , duas empresas me ligaram e perguntaram sobre minha experiência em desenvolvimento web comprovada, e eu nunca menti , sempre falei que trabalhei como desenvolvimento desktop, mas mesmo nesse periodo sempre tive contato com desenvolvimento web.
Mandei currículos para São Paulo e Curitiba , estou pagando sites como CEVIU mas cada vez menos recebo emails.
Tendo 2 anos de experiência com Java SE , 2 certificações JAVA , estudei EJB3, JPA, JSF2, CDI, MAVEN, entre outros , meu ingles embora não seja fluente é bom, estou pedindo um salario de 2,500 reais em São Paulo Capital e Curitiba e mesmo assim não estou achando absolutamente NADA.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o mercado de trabalho , pois estou ficando um pouco frustrado com isso, sera que falta experiência para eu conseguir um emprego de desenvolvedor java JUNIOR? Aprender outra tecnologia como Spring?Como esta EJB E JSF no mercado? As empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar querendo sempre um profissional realmente MOLDADO para aquela empresa , que encaixe como uma luva?A experiencia vale tanto assim, ao ponto de não chamarem um profissional mesmo ele expondo que sabe algo somente por não possuir experiência comprovada?

Muito obrigado a opiniao de todos desde ja!.

81 Respostas

V

Tioola, de que parte do interior você é? Talvez a falta de contato das empresas deve ser porque você está enviando currículos para cidades longe da sua. Dificilmente uma empresa contratará um júnior de outra cidade (a menos que essa cidade seja próxima). Senti isso na minha transição de São Paulo para Campinas. Foi só eu chegar aqui que as oportunidades apareceram.

Outro ponto importante é a época atual. Estamos no final do ano fiscal, e não é comum as empresas abrirem programas de seleção nessa época. Normalmente as contratações começam no início do ano, pois é quando o budget é definido e entregue às gerências. Mesmo assim, não desista. Eu mesmo sem procurar emprego, recebo em média contato de duas empresas por semana. Continue enviando currículos, desenvolvendo seus projetos à parte que uma hora o esforço será recompensado.

T

Vina:
Tioola, de que parte do interior você é? Talvez a falta de contato das empresas deve ser porque você está enviando currículos para cidades longe da sua. Dificilmente uma empresa contratará um júnior de outra cidade (a menos que essa cidade seja próxima). Senti isso na minha transição de São Paulo para Campinas. Foi só eu chegar aqui que as oportunidades apareceram.

Outro ponto importante é a época atual. Estamos no final do ano fiscal, e não é comum as empresas abrirem programas de seleção nessa época. Normalmente as contratações começam no início do ano, pois é quando o budget é definido e entregue às gerências. Mesmo assim, não desista. Eu mesmo sem procurar emprego, recebo em média contato de duas empresas por semana. Continue enviando currículos, desenvolvendo seus projetos à parte que uma hora o esforço será recompensado.

Sou de Pederneiras, região de Bauru, o interessante é que no currículo eu coloco que tenho disponibilidade imediata para mudar para São Paulo, pois tenho parentes la.
Espero que as coisas mudem, infelizmente não tenho como esperar até o inicio do proximo ano hehehe. Agradeço o incentivo.

R

Acho que o fato de morar distante das vagas pode ta influenciando sim. Pelo menos pra ser chamado para entrevistas.

Outro ponto sem duvida é o fato de vc nao ter experiencia com web. Querendo ou nao isso conta. A maneira mais facil de entrar no mercado quando nao se tem experiencia é por estágio, se vc nao tivesse formado ainda seria o caminho.

T

rodrigo.uchoa:
Acho que o fato de morar distante das vagas pode ta influenciando sim. Pelo menos pra ser chamado para entrevistas.

Outro ponto sem duvida é o fato de vc nao ter experiencia com web. Querendo ou nao isso conta. A maneira mais facil de entrar no mercado quando nao se tem experiencia é por estágio, se vc nao tivesse formado ainda seria o caminho.

Morar fora provavelmente deve ter influenciado mesmo, infelizmente estou sentindo essa falta de experiencia agora =/.

J

tioola:
rodrigo.uchoa:

Morar fora provavelmente deve ter influenciado mesmo, infelizmente estou sentindo essa falta de experiencia agora =/.

Tenta separar dinheiro e se mudar por um período para um grande centro. A rotatividade é grande então não será difícil você se integrar. Talvez com empregos não tão bons mas na área.

C

Tiolla, mais um no mesmo barco!!! Boa sorte p/ nós!!!

T

Vou tentar mudar vamos ver…
Isso ae boa sorte pra nós pq não ta facil não!

A

Oi, mude o foco estude outras linguagens programador é programador em qualquer linguagem, enfim não escolha aceite o que vier e com o tempo e experiencia ai talvez poderá escolher. Abraços e boa sorte!

M

Aceitar o que vier eu acho um péssimo conselho, pois assim estaremos favorecendo empresas ruins, salários baixos e uma má qualidade de vida para todos os profissionais do setor.

Lute e busque o que vc merece, tenha certeza que aparecerá.
Aconselho tb tentar colaborar com projetos open source, ou desenvolver projetos particulares, isso pode comprovar seu conhecimento e inclusive te dar pontos pela força de vontade perante o desfavorecimento geográfico.

D

Meu camarada, de forma alguma querendo “trollar”!
Mas se você com duas certificações, experiência (mesmo que não em Java Web mas já foi uma experiência) não está conseguindo, graças a Deus que eu desisti, pois nem estágio eu consegui (segue meu tópico):

A única coisa que posso dizer é que tente verificar se a “distância” de onde você está para a busca do emprego não é o fator que lhe causa essa insatisfação como alguns outros já disseram nesse seu tópico.
Você foi muito claro no seu tópico e eu tive que “falar” alguma coisa, parabéns pela clareza, desejo sucesso para ti e caso o problema seja mesmo a distância desejo sorte, senão desista, bem foi o que eu fiz agora só me resta o suicídio!
Boa sorte aí e novamente obrigado pois seu tópico me ajudou muito em ver que desistir foi o melhor para mim, abraço!

A

Pessoal, encontrar um emprego nem sempre é fácil, geralmente é muito difícil. Demanda tempo, persistência, paciência.
Nem sempre acontece, mas a porta de entrada para a área que desejamos não precisa ser direta.
Conheci, pessoalmente, um profissional que começou como office-boy, fez carreira em TI, foi meu chefe inclusive e o seu último cargo que eu tenho conhecimento era de diretor-presidente.
Outro caso, este fora da área, procurem pela história do médico José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim em SP, ele era um torneiro mecânico. Conheço sua história de pessoa que o conhece pessoalmente. Hoje é reconhecido mundialmente.
Tiveram suas dificuldades? Podem acreditar que tiveram!
O que quero dizer com isso? Que todos vão se dar tão bem? Não! Apenas, que é preciso ter foco e jogo de cintura. Se está desempregado, arrume algum emprego para se manter. Se tiver condições invista em curso(s).
Faça uma análise da situação, procure ajuda, conselhos, distribua currículos, avise amigos e conhecidos.
E mantenham a cabeça fria e no lugar que uma hora a coisa dá certo!

PS: quem já programa em Java, o Android é uma alternativa para desenvolver projetos individuais e colocar no Google Play (e outras lojas).

J

A H Gusukuma:
Pessoal, encontrar um emprego nem sempre é fácil, geralmente é muito difícil. Demanda tempo, persistência, paciência.
Nem sempre acontece, mas a porta de entrada para a área que desejamos não precisa ser direta.
Conheci, pessoalmente, um profissional que começou como office-boy, fez carreira em TI, foi meu chefe inclusive e o seu último cargo que eu tenho conhecimento era de diretor-presidente.
Outro caso, este fora da área, procurem pela história do médico José Osmar Medina, diretor do Hospital do Rim em SP, ele era um torneiro mecânico. Conheço sua história de pessoa que o conhece pessoalmente. Hoje é reconhecido mundialmente.
Tiveram suas dificuldades? Podem acreditar que tiveram!
O que quero dizer com isso? Que todos vão se dar tão bem? Não! Apenas, que é preciso ter foco e jogo de cintura. Se está desempregado, arrume algum emprego para se manter. Se tiver condições invista em curso(s).
Faça uma análise da situação, procure ajuda, conselhos, distribua currículos, avise amigos e conhecidos.
E mantenham a cabeça fria e no lugar que uma hora a coisa dá certo!

PS: quem já programa em Java, o Android é uma alternativa para desenvolver projetos individuais e colocar no Google Play (e outras lojas).

• 1

Relacionamento é mais importante do que ficar preocupado em “saber tudo”.

D

rodrigo.uchoa:

como se fosse facil achar um estagio em JEE, quase impossível =). você fez estágio em JEE ???

R

O negócio é não desistir colega.

Já vai ser a terceira vez que vou tentar vaga em uma empresa daqui da região pra trabalhar com Java também. Em Novembro vou prestar um concurso público pra JEE.

Desanimei também já, estou trabalhando com TI mas com outra linguagem e quero sair daqui o mais rápido possível.

Tem que ter paciência colega, sempre se manter “antenado” nas vagas e entrar em contato com as empresas e profissionais, assim como você está fazendo aqui no GUJ.

O networking é muito importante!

Procure saber se alguém que você conheça não pode te indicar pra alguma empresa do seu interesse. Já consegui emprego por indicação e te digo que é uma sorte danada, as vezes aquela empresa que queria alguém “peco” na área prefere te contratar e te dar treinamento só por conta da indicação.

Mas não desista colega, nosso mercado “bate” pra deixar marca mesmo! :wink:

T

Muito obrigado pelo ponto de vista de todos,

Acredito que aceitar qualquer emprego não seja a melhor solução, até porque estou sofrendo por não ter experiência com algo que eu gostaria de trabalhar, no caso o desenvolvimento WEB em java.

Como eu não tenho a opção de desistir(e nem quero ) xD, vou continuar com minha busca , infelizmente talvez me prolonge por um grande tempo, na verdade ja estou procurando a mais tempo do que eu acreditava ser necessário.

Estou dando inicio a um projeto pessoal para tentar suprir minha “falta de experiência comprovada”, talvez assim seja mais facil conseguir algo.

Felizmente ou infelizmente eu amo o que eu faço e justamente por isso vou continuar firme e forte procurando , e mesmo que demore vou encontrar algo.

Vou tentar pensar nisso como algo bom, assim vou estar me divertindo programando meus projetos pessoais enquanto busco algum emprego.

Afinal agente não pode dar o braço a torcer tão rapido assim né ? hahaha

R

tioola:

Acredito que aceitar qualquer emprego não seja a melhor solução, até porque estou sofrendo por não ter experiência com algo que eu gostaria de trabalhar, no caso o desenvolvimento WEB em java.

Como eu não tenho a opção de desistir(e nem quero ) xD, vou continuar com minha busca , infelizmente talvez me prolonge por um grande tempo, na verdade ja estou procurando a mais tempo do que eu acreditava ser necessário.

Estou dando inicio a um projeto pessoal para tentar suprir minha “falta de experiência comprovada”, talvez assim seja mais facil conseguir algo.

Felizmente ou infelizmente eu amo o que eu faço e justamente por isso vou continuar firme e forte procurando , e mesmo que demore vou encontrar algo.

Vou tentar pensar nisso como algo bom, assim vou estar me divertindo programando meus projetos pessoais enquanto busco algum emprego.

É isso mesmo colega, não desistir nunca! :wink:

E faça isso mesmo, foque-se em um objetivo, esse negócio de aceitar o que vier não é comportamento de quem quer progredir na vida e tem objetivos concretos.

Faça um projeto que utilize tecnologias atuais, que estejam em evidência no mercado ao qual você deseja uma vaga e cite tal projeto no currículo. Se conseguir uma vaga, tente apresentá-lo ao empregador, mostre as principais funções e principalmente: mostre que você sabe o que fez e entende de todos os processos pelos quais seu projeto passa.

Com uma boa apresentação com certeza você conseguirá! :slight_smile:

A

Eu tenho uma opinião um pouco diferente em relação ao “pegue o que vier”. Acho que depende muito do mercado no qual você está inserido.

A tal da EXPERIÊNCIA COMPROVADA é uma merda. Eu levava meus Sistemas para apresentar e nunca queriam ver, se a carteira não estivesse assinada, de nada adiantava… A merda do carimbo naquela bosta de papel valia mais do que todo código que eu já havia produzido.

Eu literalmente “Peguei o que veio” pra ter a bosta do carimbo e trabalhei no caminho com Visual Fox e PHP, além de ter trampado como Analista de “Requisitos” com UML e DER. Acreditem se quiser, só depois dessa bosta de atitude consegui a tão sonhada “Vaga Java” pois a experiência em carteira foi fundamental.

No final das contas, todas essas experiências “ruins” me trouxeram excelentes aprendizados no caminho e me deram um Network que eu eu não tinha quando trabalhava como autônomo. Acabou que abriu portas.

Claro, cada caso é um caso e até mesmo acho que o mercado que você está incluso (fervendo, pois aquecido é pouco) você não precise disso, mas acredite, eu precisei aqui pro Norte do país.

Abs :wink:

T

Ruttmann:
tioola:

É isso mesmo colega, não desistir nunca! :wink:

E faça isso mesmo, foque-se em um objetivo, esse negócio de aceitar o que vier não é comportamento de quem quer progredir na vida e tem objetivos concretos.

Faça um projeto que utilize tecnologias atuais, que estejam em evidência no mercado ao qual você deseja uma vaga e cite tal projeto no currículo. Se conseguir uma vaga, tente apresentá-lo ao empregador, mostre as principais funções e principalmente: mostre que você sabe o que fez e entende de todos os processos pelos quais seu projeto passa.

Com uma boa apresentação com certeza você conseguirá! :slight_smile:

Muito obrigado pelo incentivo, tracei algumas metas e acredito que somente buscando experiência na area certa conseguirei atingir meus objetivos.

Com certeza vou começar o desenvolvimento de algo para como eu disse “tentar suprir minha falta de experiência” .

Afinal quem quer uma hora consegue :D!

Boa sorte para todos nós que estamos começando no mundo de TI

T

adriano_si:
Eu tenho uma opinião um pouco diferente em relação ao “pegue o que vier”. Acho que depende muito do mercado no qual você está inserido.

A tal da EXPERIÊNCIA COMPROVADA é uma merda. Eu levava meus Sistemas para apresentar e nunca queriam ver, se a carteira não estivesse assinada, de nada adiantava… A merda do carimbo naquela bosta de papel valia mais do que todo código que eu já havia produzido.

Eu literalmente “Peguei o que veio” pra ter a bosta do carimbo e trabalhei no caminho com Visual Fox e PHP, além de ter trampado como Analista de “Requisitos” com UML e DER. Acreditem se quiser, só depois dessa bosta de atitude consegui a tão sonhada “Vaga Java” pois a experiência em carteira foi fundamental.

No final das contas, todas essas experiências “ruins” me trouxeram excelentes aprendizados no caminho e me deram um Network que eu eu não tinha quando trabalhava como autônomo. Acabou que abriu portas.

Claro, cada caso é um caso e até mesmo acho que o mercado que você está incluso (fervendo, pois aquecido é pouco) você não precise disso, mas acredite, eu precisei aqui pro Norte do país.

Abs ;)

Realmente cada caso é um caso, eu ja “peguei o que veio” na verdade até que dei sorte , pois consegui trabalhar com java , porem a experiência comprovada é com desenvolvimento web e pelo que eu vejo eles praticamente IGNORAM minha experiência com desenvolvimento desktop , que na minha visão foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional.

Na época em que trabalhava e fazia faculdade foi o unico lugar onde consegui conciliar o meu tempo, e mesmo trabalhando com desktop estudava e desenvolvia aplicativos WEB para aprender , pois sempre soube que gostaria de trabalhar com aquilo quando estivesse formado.

Você disse que eles não olhavam os seus projetos, espero que isso não aconteça comigo, pois este é meu ultimo recurso para tentar suprir essa minha falta de experiência.

O futuro de cada um é incerto , o que deu certo para uns pode não dar para outros, eu sempre achei que a dedicação e a persistência fossem a chave para conseguir algo bom , mas agora estou contando tambem com a sorte :stuck_out_tongue:

R

adriano_si:

Abs ;)

Realmente, a sua visão é mais abrangente, e pra ser sincero, nesse momento estou na mesma…

Entrei como estagiário pra trabalhar com Java, fiquei 6 meses no setor sem nada pra fazer, não tinha serviço algum. No fim me transferiram pra outro setor e deram treinamento em outra tecnologia.

Eu não podia recusar porque precisava e ainda preciso da grana do estágio pra poder viver.

Mas enfim, as vezes precisamos mesmo passar por caminhos difíceis pra alcançar aquilo que queremos.

É a vida… :wink:

F

Eu estagiei por quase 2 anos com desenvolvimento em IBM Lotus Notes. Por mais que não fosse Java, era desenvolvimento de software, eu liderei algumas equipes e isso me ajudou quando fui para outra empresa pra trabalhar com Java, não ache que é tempo perdido trabalhar com Java SE. Eu atualmente trabalho em 3 projetos ao mesmo tempo 2 Java SE e apenas um web. Como já disseram networking é fundamental, conhecer pessoas da área, fazer amizades, ir aos eventos, e dizer pra sua rede de contatos que está em busca de uma oportunidade x, uma hora ou outra acaba aparecendo. Comece a participar do JUG de SP por exemplo e fazer contatos por lá se é pra onde quer ir.

O comentário de “saia do lugar você não é uma árvore” eu já disse por aqui e repito aos acomodados. Não é o seu caso pelo que mostrou. Tenha determinação e continue se qualificando, logo você consegue.

T

fredericomaia10:
Eu estagiei por quase 2 anos com desenvolvimento em IBM Lotus Notes. Por mais que não fosse Java, era desenvolvimento de software, eu liderei algumas equipes e isso me ajudou quando fui para outra empresa pra trabalhar com Java, não ache que é tempo perdido trabalhar com Java SE. Eu atualmente trabalho em 3 projetos ao mesmo tempo 2 Java SE e apenas um web. Como já disseram networking é fundamental, conhecer pessoas da área, fazer amizades, ir aos eventos, e dizer pra sua rede de contatos que está em busca de uma oportunidade x, uma hora ou outra acaba aparecendo. Comece a participar do JUG de SP por exemplo e fazer contatos por lá se é pra onde quer ir.

O comentário de “saia do lugar você não é uma árvore” eu já disse por aqui e repito aos acomodados. Não é o seu caso pelo que mostrou. Tenha determinação e continue se qualificando, logo você consegue.

Com certeza networking é algo MUITO importante, embora meu networking não seja muito pequeno , eu fui o unico aluno da sala que optou por java e como no interior são outras linguagens que dominam eu acabei tendo poucas oportunidades por aqui.
O trabalho com Java SE foi MUITO bom para meu desenvolvimento profissional e pessoal, até porque conheci pessoas maravilhosas e desenvolvi habilidades que somente trabalhando você consegue desenvolver, agora eu sei que essa experiência profissional foi excelente para mim , mas as empresas não levam ela muito a serio por nao estar dentro da area dos profissionais que elas buscam(no caso web).
Quando comecei a programar em JAVA no curso técnico eu era o unico da sala que tinha pegado o lado OPOSTO de todos, inclusive java nem tinha na grade curricular da época , não sei porque mas me encantei quando comecei a conhecer java, e desenvolvi o primeiro TCC do curso técnico em uma linguagem que não existia no curso, ou seja me virei bastante, li varios livros e tirei minhas certificações com o intuito de aprender.
Não me arrependo de ter seguido esse caminho pois realmente fiz por gostar, e muito obrigado por seu comentario pois sempre tracei meus objetivos e fiz tudo com muita dedicação , embora ainda esteja no começo da minha jornada espero cada vez mas trabalhar isso e sempre buscar conhecimento e melhorias para me tornar um profissional melhor.
Agora é bola pra frente e aumentar esse meu networking do mundo Java :smiley:

A

Tambem estou no mesmo barco que voce, na minha cidade não tem oportunidade na area, só uma cidade vizinha mas são poucas, tambem to fazendo alguns projetos pessoais
e pretendo disponibilizar no GitHub e colocar o link no curriculo, me falaram que é uma boa maneira de mostrar o que voce sabe fazer.

R

A cidade está cheia de carro mas como você é mecânico de Fiat 147 não encontra nenhuma oportunidade.

K

Pessoal, isso é válido para qualquer formação: Direito, Publicidade etc.

Vocês mais novos precisam conciliar formação com estágio. Sem estágio a coisa fica muito mais complexa! Dêem bastante foco nisso, principalmente no último ano de formação.

Se você se formar sem ter tido essa experiência, as coisas ficarão um pouco mais complicadas.

T

Kenobi:

Vocês mais novos precisam conciliar formação com estágio. Sem estágio a coisa fica muito mais complexa! Dêem bastante foco nisso, principalmente no último ano de formação.

Se você se formar sem ter tido essa experiência, as coisas ficarão um pouco mais complicadas.

No meu caso eu trabalhei (CLT) 2 anos enquanto cursava a faculdade , trabalhei com Java SE mas mesmo assim esta complicado ser chamado para uma vaga de desenvolvedor WEB

K

tioola:
Kenobi:

No meu caso eu trabalhei (CLT) 2 anos enquanto cursava a faculdade , trabalhei com Java SE mas mesmo assim esta complicado ser chamado para uma vaga de desenvolvedor WEB

É importante também prestar atenção no mercado, vagas e buscar um estágio aderente. Se fizer um que não tem muita valia para o mercado, complica…

J

Caro colega tioola,
Sou mais um que vem lhe informar que estamos no mesmo barco.
Trabalhei por 6 anos com desenvolvimento web usando PHP e Perl, Ajax,HTML, CSS, etc.
Tenho especializaçao em desenvolvimento Web com Java, tirei a certificação java OCJA Java SE 5,SE 6 e estou estudando para OCJP, já fiz cursos de java web nas escolas mais renomadas em SP. Atualmente estou estudando umas 6hs por dia de Java Web e tenho inglês fluente.
Porém, minha experiência comprovada com Java é mínima, se somar tudo dá algo em torno de 6 meses então nem considero (mesmo pq quando sito isso nas entrevistas percebo que é inútil) e já fazem 7 meses que estou a procura de uma oportunidade em Java EE e NADA!
Só esse mês já fiz 2 entrevistas, as vezes elas são só por skype ou por telefone mesmo, mas nos meses anteriores a frequencia era maior, de 1 entrevista por semana, mas como já disseram, deve ser o final do ano que se aproxima, então a coisa ta mais devagar nesta época mesmo
Não vou desistir também e este tópico serviu para me motivar mais ainda.
Ainda bem que vejo que não sou o único que está nesta difícil caminhada, então…boa sorte e muita força de vontade para nós…
A luta contimua!

A

Acho que estou um pouco atrasado, mas vou dar meu pitaco mesmo assim.

O que as empresas querem é algo bastante simples: alguém que resolva o problema delas.

Quando você contrata um pedreiro pra fazer uma reforma na sua casa, você está contratando alguém pra resolver seu problema. Quando você contrata um advogado, mesma coisa.

O problema é que as empresas querem uma garantia de que aquele profissional sabe o que está fazendo. Se você programou em Java SE durante a sua faculdade, legal, você conhece a API do Java SE. Mas não conhece a API do Java EE (que é um tantinho diferente). Essa dúvida gera aquele medo - já trabalhei com vários profissionais com o mesmo background que você e, quando o cara começava a programar, metia lá o public static void main e depois perguntava como fazia pra rodar esse método no servidor. Ou seja, fazia uma confusão.

Como você elimina essa dúvida? Faça projetos. Nem que seja pra você mesmo. Pegue uma máquina aí qualquer na Amazon, ponha os programas que você sabe fazer lá (com o código-fonte, naturalmente) e ponha isso como link do seu portifólio. Melhor ainda, pegue o código-fonte, crie um github e coloque o link pro seu github no CV e no site. Pronto, mesmo que você não tenha experiência, vai estar comprovando o que você sabe fazer .

O resto, como já disseram por aqui, é paciência. É claro que não é porque você vai ter um portifólio que mais pessoas vão procurar você. Mas pelo menos assim, quando alguém te achar, vai ter mais vontade de te entrevistar e você vai ter mais chances de passar na entrevista.

[]'s

M

Bom, no meu caso eu trabalhava na área de design porém sou formado em Ciencias da computação. Investi meses de tempo e dinheiro fazendo cursos de Java Web e finalmente consegui meu primeiro emprego na área de programação Java Web como Júnior.

Senti dificuldades também para fazer entrevista, mesmo morando em SP, acabei pagando lá no Catho e consegui 2 entrevistas, passei em uma delas.

Minha dica é: enquanto não encontra, estude bastante e tente fazer um mini projeto básico web sem consultar nada, uma das minhas entrevistas era justamente fazer uma pagina xhtml comunicar com o banco de dados e fazer o CRUD.

Outra dica: ja que vc vem pra sp, coloque logo que vc mora em sp, assim fica mais facil de ser chamado pelas empresas.

boa sorte!!

A

Começar assim, acho péssimo.

R

Alexandre Saudate:

O que as empresas querem é algo bastante simples: alguém que resolva o problema delas.

Quando você contrata um pedreiro pra fazer uma reforma na sua casa, você está contratando alguém pra resolver seu problema. Quando você contrata um advogado, mesma coisa.

O problema é que as empresas querem uma garantia de que aquele profissional sabe o que está fazendo. Se você programou em Java SE durante a sua faculdade, legal, você conhece a API do Java SE. Mas não conhece a API do Java EE (que é um tantinho diferente). Essa dúvida gera aquele medo - já trabalhei com vários profissionais com o mesmo background que você e, quando o cara começava a programar, metia lá o public static void main e depois perguntava como fazia pra rodar esse método no servidor. Ou seja, fazia uma confusão.

Como você elimina essa dúvida? Faça projetos. Nem que seja pra você mesmo. Pegue uma máquina aí qualquer na Amazon, ponha os programas que você sabe fazer lá (com o código-fonte, naturalmente) e ponha isso como link do seu portifólio. Melhor ainda, pegue o código-fonte, crie um github e coloque o link pro seu github no CV e no site. Pronto, mesmo que você não tenha experiência, vai estar comprovando o que você sabe fazer .

O resto, como já disseram por aqui, é paciência. É claro que não é porque você vai ter um portifólio que mais pessoas vão procurar você. Mas pelo menos assim, quando alguém te achar, vai ter mais vontade de te entrevistar e você vai ter mais chances de passar na entrevista.

[]'s

Concordo com quase tudo que falou. Mas com relação a publicar código acho que vc esta indo pouco longe demais, não acha?

As empresas querem alguém pra resolver o problema delas, mas isso não significa que temos que fazer isso de graça.

R

Rodrigo.Rocha:
Alexandre Saudate:

[]'s

Concordo com quase tudo que falou. Mas com relação a publicar código acho que vc esta indo pouco longe demais, não acha?

As empresas querem alguém pra resolver o problema delas, mas isso não significa que temos que fazer isso de graça.

A não ser que você seja um profissionalcom muita expertise, o que não é o caso do colega que criou o tópico, duvido que você vai ter código que resolva o problema de uma empresa.

Até porque a coincidência em isso acontecer seria bem remota, não? :stuck_out_tongue:

E duvido que as empresas vão ficar fuçando em código de candidato a programador júnior, procurando a solução para seus problemas…

A

Não estou falando dele resolver o problema da empresa, e muito menos fazer isso de graça. Estou apenas dizendo que ele deve ser capaz de provar isso, de preferência, custando o mínimo possível - ou seja, não tendo que encarar uma entrevista, que também tem um custo pra empresa.

Geralmente, os profissionais provam isso através de sua experiência / indicações. Mas não é o caso de um iniciante.

[]'s

R

Mas esse é meu ponto, se o seu projeto não ajuda a empresa resolver o problema dela então eles não vão nem se dar ao trabalho de olhar e publicar seria portanto uma perda de tempo.

Ruttmann:

Até porque a coincidência em isso acontecer seria bem remota, não? :P

Depende se o problema que vc pretende resolver for comum.

Ruttmann:

E duvido que as empresas vão ficar fuçando em código de candidato a programador júnior, procurando a solução para seus problemas…

Pra isso existe a entrevista. Eles não vão fuçar o código mesmo que eles se interessem na proposta do projeto. Eles vão te chamar e perguntar como seu projeto pode ajudar a empresa.
A não ser que eles queiram se aproveitar e roubar seu código.

R

Alexandre Saudate:
Não estou falando dele resolver o problema da empresa, e muito menos fazer isso de graça. Estou apenas dizendo que ele deve ser capaz de provar isso, de preferência, custando o mínimo possível - ou seja, não tendo que encarar uma entrevista, que também tem um custo pra empresa.

Geralmente, os profissionais provam isso através de sua experiência / indicações. Mas não é o caso de um iniciante.

[]'s

Publicar alguma coisa no github != provar que vc é capaz de alguma coisa.

A

Rodrigo.Rocha:
Alexandre Saudate:

[]'s

Porque?

A

Rodrigo.Rocha:
Ruttmann:

A não ser que você seja um profissionalcom muita expertise, o que não é o caso do colega que criou o tópico, duvido que você vai ter código que resolva o problema de uma empresa.

Mas esse é meu ponto, se o seu projeto não ajuda a empresa resolver o problema dela então eles não vão nem se dar ao trabalho de olhar e publicar seria portanto uma perda de tempo.

Ruttmann:

Até porque a coincidência em isso acontecer seria bem remota, não? :P

Depende se o problema que vc pretende resolver for comum.

Ruttmann:

Pra isso existe a entrevista. Eles não vão fuçar o código mesmo que eles se interessem na proposta do projeto. Eles vão te chamar e perguntar como seu projeto pode ajudar a empresa.
A não ser que eles queiram se aproveitar e roubar seu código.

Para um programador experiente, basta dar uma olhada no projeto e vai notar vários aspectos para fazer uma avaliação do autor.

Participar de projetos open source também ajuda o candidato.

R

Por exemplo?

M

Rodrigo.Rocha:
Alexandre Saudate:

[]'s

Acho que o github é uma espécie de portfólio, num ultimo recurso acredito sim que contratante visualize a metodologia que o programador utilizou.
particularmente estou investindo em um projeto pessoal, apostando nisso…

A

Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Para um programador experiente, basta dar uma olhada no projeto e vai notar vários aspectos para fazer uma avaliação do autor.

Participar de projetos open source também ajuda o candidato.

Por exemplo?

Padrões de projeto, boas práticas, falhas, erros, domínio da linguagem, conceitos básicos, thread-safe, …

R

moisesnt:

Acho que o github é uma espécie de portfólio, num ultimo recurso acredito sim que contratante visualize a metodologia que o programador utilizou.

Programadores resolvem problemas. Designers criam portfólio.

R

A H Gusukuma:

Padrões de projeto, boas práticas, falhas, erros…

Se seu projeto não resolve nenhum problema vc falhou como programador. Não importa o quão elegante é seu código, nem quantos design patterns usa.

A

Rodrigo.Rocha:
moisesnt:

Se você fosse contratar alguém aparentemente sem experiência, o que você faria? Comece desde a seleção de CV’s.

M

Rodrigo.Rocha:
moisesnt:

E qual a lógica de um programador com um portfólio atestando seu conhecemento ser incapaz de solucionar problemas?

R

Alexandre Saudate:

Se você fosse contratar alguém aparentemente sem experiência, o que você faria? Comece desde a seleção de CV’s.

Analisaria a formação do candidato e seus projetos.

A

Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Padrões de projeto, boas práticas, falhas, erros…

Se seu projeto não resolve nenhum problema vc falhou como programador. Não importa o quão elegante é seu código, nem quantos design patterns usa.

Acho que o amigo foge muito do foco, estamos falando em avaliar um candidato a programador/desenvolvedor.

R

Como avaliar candidato é um assunto interessante sem dúvida, mas o tópico continua sendo sobre a dificuldade de encontrar emprego.

Você conhece alguém que arrumou emprego por que escrevia código “elegante”?

A

Como eu disse, isso não é produtivo.
O fato de você fazer uma observação ou uma frase correta, não leva a deduzir que esteja correto no todo.
Por falar nisso, conhece o livro: “Como Vencer um Debate Sem Precisar Ter Razão”, Schopenhauer?

A

Rodrigo.Rocha:
Como avaliar candidato é um assunto interessante sem dúvida, mas o tópico continua sendo sobre a dificuldade de encontrar emprego.

Você conhece alguém que arrumou emprego por que escrevia código “elegante”?

Só por isso não, mas também por isso sim.

A

Rodrigo.Rocha:
Alexandre Saudate:

E que projetos um iniciante teria?

A

Alexandre Saudate:
Rodrigo.Rocha:
Alexandre Saudate:

E que projetos um iniciante teria?

Quando checa muita coisa sem lógica acaba dando inconsistência…

R

A H Gusukuma:
O fato de você fazer uma observação ou uma frase correta, não leva a deduzir que esteja correto no todo.
Por falar nisso, conhece o livro: “Como Vencer um Debate Sem Precisar Ter Razão”, Schopenhauer?

Não sei se entendi o que está dizendo. O seu problema é com a observação do Alexandre Saudate que programadores são resolvedores de problemas ou com o fato de serem avaliados pelo tipo de problema que se interessam em resolver (ao invés de outros atributos subjetivos como “qualidade do código”)?

A

Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Não sei se entendi o que está dizendo. O seu problema é com a observação do Alexandre Saudate que programadores são resolvedores de problemas ou com o fato de serem avaliados pelo tipo de problema que se interessam em resolver (ao invés de outros atributos subjetivos como “qualidade do código”)?

Não, quem trabalha em TI tem que ser um “resolvedor de problema”, essa é sua principal característica.
E “qualidade do código” apesar de alguns aspectos subjetivos, hoje temos muito conhecimento acumulado para avaliar objetivamente, não se engane.
A citação do livro foi por outro motivo, só me ocorreu.

A

Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Hey, eu não disse que programadores são resolvedores de problemas, eu disse que todo profissional o é. Se um contratador não tivesse um problema a ser resolvido, ele não contrataria alguém pra resolver.

E acho que todo profissional, antes de ser contratado, é avaliado por quem contrata para checagem - se o profissional tem ou não a capacidade (também conhecida como experiência) para resolver o problema.

Somente proponho que o próprio programador pule uma etapa considerada cara (a entrevista) ao elaborar uma espécie de portifólio. Assim, o contratador checa, antes, o que o programador conhece. Assim, consegue dizer se o programador é capaz de resolver os problemas que a empresa precisa que ele resolva ou não.

[]'s

A

Uma coisa que um candidato deve ter em mente é que ele é um “produto”, e como tal precisa ser “vendável”. Cabe a ele mostrar porquê o entrevistador deve considerá-lo “comprável”.

R

Se for um portfólio de projetos prontos pra serem usados, concordo com vc.

Linhas de código no github? nobody gives a shit.

A

Rodrigo.Rocha:
Alexandre Saudate:

Hey, eu não disse que programadores são resolvedores de problemas, eu disse que todo profissional o é. Se um contratador não tivesse um problema a ser resolvido, ele não contrataria alguém pra resolver.

E acho que todo profissional, antes de ser contratado, é avaliado por quem contrata para checagem - se o profissional tem ou não a capacidade (também conhecida como experiência) para resolver o problema.

Somente proponho que o próprio programador pule uma etapa considerada cara (a entrevista) ao elaborar uma espécie de portifólio. Assim, o contratador checa, antes, o que o programador conhece. Assim, consegue dizer se o programador é capaz de resolver os problemas que a empresa precisa que ele resolva ou não.

[]'s

Se for um portfólio de projetos prontos pra serem usados, concordo com vc.

Linhas de código no github? nobody gives a shit.

Com certeza. Projetos completos, de fim a fim, que explicitam alguns requisitos avaliados pelo programador e que mostrem como ele resolveu. Afinal de contas, é fácil fazer uma ou outra classe que seja robusta. Difícil é fazer um projeto inteiro.

[]'s

R

A H Gusukuma:
Uma coisa que um candidato deve ter em mente é que ele é um “produto”, e como tal precisa ser “vendável”. Cabe a ele mostrar porquê o entrevistador deve considerá-lo “comprável”.

Fale por vc. Eu não sou produto e nem estou à venda. Eu resolvo problemas.

A

Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Você viu as aspas?

M

Acho que ta faltando mais um networking do que falta de capacitação man… participe de grupos relacionados a Java no linkedin, lá chovem ofertas de trabalho.

J

Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Quando o canditato vai por meio de seleção normal, é visto como “produto” mesmo, já que a pessoa não te conhece, ninguém de confiança dela te indicou, então infelizmente neste caso precisa saber “se vender” mesmo. Por isso eu falo tanto, para quem tiver dificuldade de entrar por esse meio, vai pelo networking. Logicamente um estágio que te traga experiência é o melhor dos mundos, daí pra frente networking fica natural.

A

javaflex:
Rodrigo.Rocha:
A H Gusukuma:

Quando o canditato vai por meio de seleção normal, é visto como “produto” mesmo, já que a pessoa não te conhece, ninguém de confiança dela te indicou, então infelizmente neste caso precisa saber “se vender” mesmo. Por isso eu falo tanto, para quem tiver dificuldade de entrar por esse meio, vai pelo networking. Logicamente um estágio que te traga experiência é o melhor dos mundos, daí pra frente networking fica natural.

E isso sem conotação negativa. É normal o entrevistador fazer a pergunta (ou uma variação da): “Quem é o(a) […] e por quê devemos contratá-lo(a)?”.

J

Meu nome é José Anderson Pereira eu tenho 32, e estou também no mesmo barco que nosso amigo que iniciou a conversa.
Eu comecei na área de TI com 27 anos, só que na área de Infraestrutura trabalhei durante 3 anos com suporte e infraestrutura.

Com 30 anos consegui minha primeira oportunidade como Trainee e trabalhei com Java por aproximadamente um ano e sai em fevereiro.
Tive que resolver alguns problemas da minha vida e estou voltando agora pro mercado. Realmente estou tendo algumas dificuldades para
encontrar uma colocação no mercado novamente. Fiz três entrevistas nesse mês e mandei currículo para várias empresas.

Olha já fiz 32 anos e to com um ano de experiência, e já tive contato com JEE no meu trabalho, e está sendo um porre porque eu passo
nos testes técnicos mas acredito que a minha idade e o tempo que fiquei parado está influenciando muito. Mas mesmo assim eu não estou
desistindo de voltar pro mercado.

Acho que a gente que está no mesmo barco deveríamos nos unir e criar uma espécie de associação ou grupo e começar a tocar projetos
pessoais ou criar alguma solução para o mercado em Java ou Java WEB, se o mercado não está abrindo a porta para nós nos devemos
criar uma alternativa.

M

tioola:
Primeiramente gostaria de tentar evitar comentários como “ta infeliz procura outra area” ou “você não é uma arvore mude de lugar faça alguma coisa”.
Certamente estou dizendo isso porque a maioria das pessoas ao ver um tópico como esse acreditam que o autor é uma pessoa que não se esforçou muito, ou é alguem que só esta nessa pela ilusão que grandes emissoras de TV ou sites de noticias passam com reportagens do tipo “Faltam 500 mil profissionais de TI” , “TI a profissão com salarios iniciais de 5 mil reais”, e dessa maneira acabam escolhendo a profissão somente pela ilusão de ganhar um salario realmente alto.
Quero deixar bem claro que eu gosto muito da area de Tecnologia, e ja tinha escolhido ela muito cedo , sendo assim não estou nela somente pelo dinheiro, é claro que todos queremos ganhar bem e ter uma vida boa sem passar vontades, e acredito que para isso trabalhar com TI ja é mais que suficiente.
Enfim , eu sempre me programei para quando estivesse formado conseguisse um emprego relativamente bom , onde eu pudesse crescer e utilizar tecnologias novas em que eu gostasse de trabalhar.
Fiz curso tecnico em Informática na ETEC e me formei pela FATEC em Gestão da Tecnologia da informação esse ano, durante esse periodo trabalhei 2 anos em uma empresa programando em JAVA SE desenvolvendo aplicativos para desktop , e tirei duas certificações A OCJP6 E A OCEJWCD para que eu conseguisse ENTRAR no mercado de trabalho (para trabalhar com J2EE), estudei EJB3.1, CDI, JSF2 , JPA, MAVEN, fiz varios projetos pessoais para aprender e por em pratica, tentei de tudo para me qualificar na minha disponibilidade de tempo.
Como moro no interior de São Paulo não consegui trabalhar com Java WEB pois não tinha nenhum emprego aqui e a unica coisa que achei para conciliar o meu tempo de trabalho com a faculdade foi esse emprego.
Hoje estou realmente frustrado com a grande dificuldade em conseguir uma ENTREVISTA, veja bem eu estou procurando emprego faz 2 meses e não consegui nenhuma ENTREVISTA para desenvolvedor Java JUNIOR , duas empresas me ligaram e perguntaram sobre minha experiência em desenvolvimento web comprovada, e eu nunca menti , sempre falei que trabalhei como desenvolvimento desktop, mas mesmo nesse periodo sempre tive contato com desenvolvimento web.
Mandei currículos para São Paulo e Curitiba , estou pagando sites como CEVIU mas cada vez menos recebo emails.
Tendo 2 anos de experiência com Java SE , 2 certificações JAVA , estudei EJB3, JPA, JSF2, CDI, MAVEN, entre outros , meu ingles embora não seja fluente é bom, estou pedindo um salario de 2,500 reais em São Paulo Capital e Curitiba e mesmo assim não estou achando absolutamente NADA.
Gostaria de saber a opinião do pessoal sobre o mercado de trabalho , pois estou ficando um pouco frustrado com isso, sera que falta experiência para eu conseguir um emprego de desenvolvedor java JUNIOR? Aprender outra tecnologia como Spring?Como esta EJB E JSF no mercado? As empresas estão cada vez mais exigentes ao contratar querendo sempre um profissional realmente MOLDADO para aquela empresa , que encaixe como uma luva?A experiencia vale tanto assim, ao ponto de não chamarem um profissional mesmo ele expondo que sabe algo somente por não possuir experiência comprovada?

Desculpe desviar o foco principal do tópico.
Nunca trabalhei com prog… só uma duvida trabalhar com Java SE é muito ruim(em termos de remuneração/vagas disponiveis)?

J

joapeer:
Meu nome é José Anderson Pereira eu tenho 32, e estou também no mesmo barco que nosso amigo que iniciou a conversa.
Eu comecei na área de TI com 27 anos, só que na área de Infraestrutura trabalhei durante 3 anos com suporte e infraestrutura.

Com 30 anos consegui minha primeira oportunidade como Trainee e trabalhei com Java por aproximadamente um ano e sai em fevereiro.
Tive que resolver alguns problemas da minha vida e estou voltando agora pro mercado. Realmente estou tendo algumas dificuldades para
encontrar uma colocação no mercado novamente. Fiz três entrevistas nesse mês e mandei currículo para várias empresas.

Olha já fiz 32 anos e to com um ano de experiência, e já tive contato com JEE no meu trabalho, e está sendo um porre porque eu passo
nos testes técnicos mas acredito que a minha idade e o tempo que fiquei parado está influenciando muito. Mas mesmo assim eu não estou

Acho que a gente que está no mesmo barco deveríamos nos unir e criar uma espécie de associação ou grupo e começar a tocar projetos
pessoais ou criar alguma solução para o mercado em Java ou Java WEB, se o mercado não está abrindo a porta para nós nos devemos
criar uma alternativa.

Cara , por mim estou dentro, será que o amigo criador do tópico toparia algo do gênero?
Criar um grupo dividido em níveis de conhecimento e começar a tocar projetos, sei lá, coisas não muito grandes de início e depois ir aumentando o projeto aos poucos…mas eu suponho ser necessário alguém com um pouco mais de prática para fazer a coisa andar(ainda não estou neste nível).
Sei lá, gostei da idéia.
Só para ter uma noção olha o que anda rolando aqui mesmo no guj: http://www.guj.com.br/java/273434-aos-novatos-que-tal-um-projeto-open-source
Será que rola? Alguém interessado?

J

moisesnt:
tioola:

Desculpe desviar o foco principal do tópico.
Nunca trabalhei com prog… só uma duvida trabalhar com Java SE é muito ruim(em termos de remuneração/vagas disponiveis)?

Trabalhar com Java é muito bom, o problema é que você tem que saber Java SE e mais um zilhão de Frameworks para entrar no mercado.
O pior é que o mercado não dá muitas chances para quem está iniciando. Eles já querem um Junior sabendo de tudo isso e mais um pouco.

O que eu acho mais ruim é que tem muita gente de potencial que acaba perdendo com isso. Dai muita gente desiste e parte para o Dot Net ou
parte para outra linguagem ou vai para área de infra.

Pra quem já tem uma boa experiência na área isso é um prato cheio, porque pode escolher onde quer trabalhar. Fica um tempo e cai fora da
empresa quando estiver insatisfeito ou encontra uma outra oportunidade.

J

Joao Bitencourt:
joapeer:

criar uma alternativa.

Cara , por mim estou dentro, será que o amigo criador do tópico toparia algo do gênero?
Criar um grupo dividido em níveis de conhecimento e começar a tocar projetos, sei lá, coisas não muito grandes de início e depois ir aumentando o projeto aos poucos…mas eu suponho ser necessário alguém com um pouco mais de prática para fazer a coisa andar(ainda não estou neste nível).
Sei lá, gostei da idéia.
Só para ter uma noção olha o que anda rolando aqui mesmo no guj: http://www.guj.com.br/java/273434-aos-novatos-que-tal-um-projeto-open-source
Será que rola? Alguém interessado?

Eu estou com um projeto em mente, de bolar um sistema e vender. E abrir minha própria consultoria.
Mas é algo que só vai me trazer lucro com a venda do produto. A ideia é essa.

J

joapeer:

Eu estou com um projeto em mente, de bolar um sistema e vender. E abrir minha própria consultoria.

Exatamente,
Tem horas que eu tambem penso em abrir minha própria consultoria, devido à grande exigencia atual das empresas , estão nos obrigando a ficarmos cada vez mais capacitados de tal forma que de repente é mais vantajoso ter seu próprio negócio do que se matar para saber tudo o que é exigido e concorrer a vagas para ganhar míseros 2.500 por mês (em grandes centros) e ainda assim ouvir um NÂO como resposta.

O lado negativo da coisa é que por conta disso, começam a aparecer aqueles que se prostituem baixando o salário a cada não que ouvem ao invés de correr atrás e tentar se capacitar como nós estamos fazendo. Mas o pior mesmo é que estou começando a perceber que as próprias consultorias estão vindo com essa conversa de fazer uma “proposta abaixo da média” para tentar inserir profissionais no mercado de trabalho, pois eles ganham para isso e dependem disso também.

A

joapeer:

Ou o lucro pode ser na forma de um emprego, quando a experiência adquirida no desenvolvimento do projeto ajudar no processo de seleção.

J

A H Gusukuma:
joapeer:

Ou o lucro pode ser na forma de um emprego, quando a experiência adquirida no desenvolvimento do projeto ajudar no processo de seleção.

Exatamente, ele pode levar um note na entrevista e se a pessoa quiser ver ele apresenta o sistema rodando e a arquitetura nos fontes. Qualquer pergunta em relação aos fontes ficará bem natural para a pessoa responder

J

javaflex:
A H Gusukuma:
joapeer:

Exatamente, ele pode levar um note na entrevista e se a pessoa quiser ver ele apresenta o sistema rodando e a arquitetura nos fontes. Qualquer pergunta em relação aos fontes ficará bem natural para a pessoa responder

É uma boa também. Mas a ideia é essa mesmo, fazer algo pra vender.
Se não der certo, apresento nas entrevistas.

J

joapeer:
javaflex:
A H Gusukuma:
joapeer:

Não seria o inverso?

Fazer um sistema para apresentar na entrevista e caso não de certo vc tenta vender?

J

Joao Bitencourt:
joapeer:
javaflex:
A H Gusukuma:
joapeer:

Não seria o inverso?

Fazer um sistema para apresentar na entrevista e caso não de certo vc tenta vender?

Tambem acho. Se começar a vender vai acumular responsabilidades quando começar a trabalhar fixo, pode acabar se atrapalhando. Então primeiro o objetivo mais importante.

R

javaflex:

Tambem acho. Se começar a vender vai acumular responsabilidades quando começar a trabalhar fixo, pode acabar se atrapalhando. Então primeiro o objetivo mais importante.

Se isto acontecer vc não precisa mais de um “trabalho fixo”.

R

O que é um sistema pra apresentar na entrevista e por que alguém iria comprar um?

J

Rodrigo.Rocha:
Joao Bitencourt:

Não seria o inverso?

O que é um sistema pra apresentar na entrevista e por que alguém iria comprar um?

Seria neste caso apenas algo para que voce possa mostrar a tal “experiência comprovada” que as empresas tanto pedem na hora da entrevista, caso voce ainda não tenha os 2 anos mínimos exigidos com Java, e como o nosso amigo javaflex disse, primeiro vem o objetivo mais importante.

Vender o sistema desenvolvido seria um segundo objetivo, caso não consiga o primeiro. Tentar vender um sistema, mesmo que seja pequeno, como uma alternativa de conseguir $$ para pagar as contas no final do mes…

R

Joao Bitencourt:

Seria neste caso apenas algo para que voce possa mostrar a tal “experiência comprovada” que as empresas tanto pedem na hora da entrevista, caso voce ainda não tenha os 2 anos mínimos exigidos com Java, e como o nosso amigo javaflex disse, primeiro vem o objetivo mais importante.

Vender o sistema desenvolvido seria um segundo objetivo, caso não consiga o primeiro. Tentar vender um sistema, mesmo que seja pequeno, como uma alternativa de conseguir $$ para pagar as contas no final do mes…

Ok, o que não entendi é por que não venderia o sistema estando empregado.

J

Rodrigo.Rocha:
Joao Bitencourt:

A sim, mas neste caso, uma coisa de cada vez, ao estar empregado, voce se organiza para tocar o projeto no tempo que lhe restar, mas o foco principal seria o emprego fixo. O sistema particular seria apenas uma forma de complementar a renda e/ou continuar aprendendo/evoluindo com a tecnologia utilizada no mesmo :slight_smile:

J

Joao Bitencourt:
Rodrigo.Rocha:
Joao Bitencourt:

A sim, mas neste caso, uma coisa de cada vez, ao estar empregado, voce se organiza para tocar o projeto no tempo que lhe restar, mas o foco principal seria o emprego fixo. O sistema particular seria apenas uma forma de complementar a renda e/ou continuar aprendendo/evoluindo com a tecnologia utilizada no mesmo :)

Arrumei empregoooooooooooooooooo!
Que maravilha!

J

Rodrigo.Rocha:
Joao Bitencourt:

Dependendo do cliente, imagina receber ligações para resolver problemas urgentes e ao mesmo tempo voce ainda se esforçando pra se dar bem no início do seu primeiro emprego? É um dos problemas. Mas se for mesmo fazer isso procure algo que não seja crítico e que o cliente seja tranquilo.

Criado 10 de outubro de 2013
Ultima resposta 25 de out. de 2013
Respostas 81
Participantes 23