Estou aqui apenas para desabafar e ao mesmo tempo quem sabe ajudar alguém que por ventura esteja pensando em cair nessa armadilha que é o trabalho de PJ ou pessoa juridica.
Tive por quase 6 anos uma empresa ltda onde prestei serviços para várias empresas, parecia bom pois acreditava que pagava pouco imposto e ganhava bem. Mas como as coisas nunca são gratuitas peguei me agora com uma puta divida da empresa, está na divida ativa e ou pago ou será executada.
E porque isso aconteceu? Eu sempre paguei os impostos e darfs que meu contador me enviava porém algo pode ter escapado dele ao longo desses anos ou eu mesmo me perdi. Mudei de endereço diversas vezes, no Brasil é assim quem não tem casa própria tem que viver de aluguel a merce do que o proprietário quer e por isso tive de me mudar praticamente uma vez ao ano. O que pode ter ajudado a perder recibos e essas coisas que voce acha que não precisa guardar pois o sistema é informatizado.
Bom devo dizer-lhes que hoje a minha divida é alta, estou tentando parcela-la ao maximo mas isso irá consumir boa parte do meu rendimento se eu quiser fechar a empresa para sempre. Hoje não trabalho mais como PJ, minha renda caiu mas não há escapatoria é com este dinheiro que irei pagar os atrasados de 2009, isso mesmo estou pagando imposto de 2009 pois 2010 felizmente me livrei dessa onda de ser PJ.
Quando vejo vagas para Pj me da muita revolta pois sei que muita gente irá pegar e no futuro com grande chance se dar mal de um jeito ou de outro.
Bom minhas dicas são: guarde esses malditos recibos de pagamento de tudo quan´to é DARF. guarde junto de seus documentos mais importantes e não os perca. Sei que é uma merda ficar guardando tudo separadinho por ano e recibo e cheio de fru fru, eu sei. Mas se voce fizer isso quem sabe voce possa se livrar de pagar tudo de novo.
Outra é não confiar no seu contador, isso mesmo nao confie. Vez por outra ele irá te enviar alguma coisa pra pagar fora de época e voce que está acostumado a ser CLT irá perder o controle e se verá pagando coisas depois do prazo. Se voce é desses cai fora logo do PJ pois não tem a disciplina necessária pra isso. Infelizmente essa modalidade não serve a todos, tem genet que consegue mas muitos acabam tendo sim muitos problemas. :x
Lembrando também que ser PJ é burlar a Lei logo tudo que burla a Lei não pode ser bom. Pense nisso antes de inventar de abrir empresa LTDA botando o nome da algum parente ou amigo na jogada. VOce não ficará rico saiba disso de ante mão.
se não vai ficar rico então pra que se arriscar? Continue CLT mesmo pois somos funcionarios nao empresários.
fods mesmo…