Como fazer a abertura de um projeto que está em uma maquina windows, através da rede, sendo que, o netbeans está em uma maquina.
+detalhes:
Os fontes dos meus projetos estão no meu laptop, que usa windows, e não devem sair de lá!
Configurei uma maquina mais possante com o ubuntu e netbeans e desejo editar os projetos, via rede, que estão no meu laptop.
Sei que parte do caminho pode ser o samba, porem, até onde sei, somente crio o “mount -t smbfs …” se for um usuário root e, somente o root, pode gravar na nova pasta.
Como não desejo ficar trabalhando como root, que solução posso encontrar?
desdejáobrigado!!
Abrir projeto NetBeans em outro computador na rede linux X windows
6 Respostas
amigo mais vc pode mudar as permissoes dos diretorio nao pode ??
chmod ??:
Pode ser limitação do meu conhecimento, porem, até onde eu conheço:
- Para acessar uma pasta em um computador windows remoto, devemos criar um pasta no computador linhux e usar o comando "mount -t smbfs //comp/pastacompart pastaLinux -o user=xxx.
- Esse comando somente pode ser executado como root e o root estará “bloqueando” outros usuários.
- Na prática, quando você cria a montagem para o compartilhamento e tenta acessar usando outro usuário, você fica impedido, mesmo que a pasta que representa o acesso ao compartilhamento windows esteja com permissões para TODOS.
Pode ser que essa minha experiencia seja, na realidade, falta de conhecimento, mas o ocorrido tem cido esse!
Outro detalhe - quando navego em meu ubuntu usando o navegador gráfico, esolho a opção de rede - rede windows - acesso as pastas compartilhadas nas maquinas em rede (em windows) pelo protocolo smb.
Mas quando tento acessar, via netBeans, não encontro o caminho!
Se você (ou alguem) tiver alguma ideia? agradeço;
Okay. Bem vou falar de minha experiencia eu usei muito FEDORA, nesse eu mandava o Samba iniciar durante o boot
tb tinha um utilitario para configurar quais pastas ou maquinas poderiam acessar.
Agora outra coisa… vc deveria entrar em algum forum do linux, o UBUNTU possui um grande numero de usuarios e fóruns
Ate +
Olá,
Vou colocar aqui o que eu faço para montar compartilhamentos do Windows com usuário não root, espero que ajude:
:arrow: No arquivo /etc/fstab
:arrow: Como usuario comum, montar normalmente usando o comando
:arrow: Se houver erro quanto à permissão no executavel smbmnt, executar como root:
Agora, melhor ainda… instale o servidor CVS em uma das máquinas, aí além de compartilhar os fontes você já tem também o controle de versão!
(duplicado)
Amigo como disse vc 1 precisa ir ate um forum ubuntu
e verificar la as montagens do sab=mba e das permissoes
se fosse fedora … ja matava a charada