Vou detalhar o que acho:
Eu confesso que ACHAVA o editor do NB ruim, inclusive o do 6.1 (Beta), mas não sei se é impressão ou porque fiquei feliz de ter finalmente migrado um projeto do Eclipse para ele, mas to achando ele com todos os recursos que eu preciso, e posso até dizer que ele tá melhor. Completion, sugestões de código muito inteligentes, os parâmetros que ele “chuta” para os métodos são bem chutados, quase todas as vezes os corretos(depende de mim também né…) enfim, tá muito legal…
Eu uso o Extended VS Presentation no Eclipse para ficar com as views melhor definidas na tela, com o NB não preciso pois ele já é igual.
Eu curtia o debug do Eclipse pelo Inspect(Ctrl+Shift+I), que me mostra num popup rapidamente o objeto que eu selecionei, estou ainda à procura do mesmo no NB…
O CVS do NB é mais limpo para mim.
O Coverage do NB é show de bola (no Eclipse 3.3 não tem, ou eu não procurei direito…)
O PMD para o NB tá redondinho (no Eclipse 3.3 não tem suporte, parou no 3.2…)
O Update Center do NB é “indiscutivelmente surpreendentemente mil vezes ao cubo” melhor que o do Eclipse, tudo bem que não o uso todo dia, mas ele é show de bola.
80% do meu código são para projetos Swing, então, Matisse (e ponto final)…
Sinto a falta de um botão de Debug Project para eu colocar na minha toolbar, pois todas as outras tasks tem para um projeto selecionado(não curto muito o lance de Main Project)
O module do Spring dele tá muito loco…
Gosto do fato dele usar um ant para as tarefas básicas da IDE, assim posso parametrizar melhor o que eu quero que aconteça quando rodar o test, compilar, etc etc etc.
Essas são as coisas que me motivam a usar o NB(no momento) e deixar o Eclipse um pouco de lado… se eu vou mudar de idéia não sei, mas…