Acessando pasta de compartilhada

4 respostas
programaçãolinuxjava
S

Boa tarde a todos, eu estou escrevendo um programa em java para ler arquivos em uma pasta compartilhada por um computador windows, mas esse programa será executado em um computador linux (lubuntu), e eu consigo acessar essa pasta pelo PcManFm (explorador de arquivos do lubuntu) no endereço:
smb://servidor/pasta
Como eu faço para criar um “File” a partir disso? Já tentei assim e não deu certo:
File file = new File("smb://servidor/pasta")

4 Respostas

R

Já tentou apenas “//servidor/pasta” ?

S

Já sim, eu sou quase um leigo quando se fala em linux, eu acredito que eu teria que montar uma pasta dentro da “/mnt” pra fazer dessa forma, eu queria evitar qualquer mudança na estrutura do sistema operacional, pois assim eu posso executar meu programa sem nenhuma configuração prévia. Assim se eu quiser formatar a máquina eu faço, sem em preocupar em todos os passos necessários para configurar o ambiente. usar uma espécie de “net use” sabe…

S

File serve apenas para referenciar arquivos ou diretórios presentes no sistema de arquivos.
Para acessar essa pasta compartilhada, você pode usar essa API https://jcifs.samba.org que disponibiliza classes que implementam o protocolo que o samba usa.

S

Opa, obrigado pela dica @staroski apesar de ainda não ter conseguido ainda esse parece ser o caminho das pedras (acho que devo estar errando no usuário de acesso). Vou tomar uma surra de linux aqui sozinho para ver se aprendo algo, se eu conseguir volto aqui e posto a solução.

Criado 2 de novembro de 2017
Ultima resposta 3 de nov. de 2017
Respostas 4
Participantes 3