Olá pessoal, queria saber se tem como pegar dados de outra classe ex:
Tenho uma classe funcionário que cadastra e deleta um livro e classe professor que vai poder deletar esse livro e cadastra outro no lugar, mas quando estancio a classe professor o dado fica null.
Tem sim, mas você quer pegar dados de outra classe ou de outro objeto?
Cadastra onde? Deleta de onde?
Deletar de onde? Cadastrar onde?
O correto é: “quando instancia a classe Professor”. Instância: é o objeto de uma classe. Estância: é onde se cria cavalos.
Posta o código da classe Funcionario e posta o código da classe Professor
T
Tom93
Desculpa, estou iniciando na programação deixa eu vê como ser mais especifico.
Preciso ter acesso aos dados do Objeto livro pelo funcionário e professor, onde o funcionário(classe pai) conseguirá cadastra, deletar. E o professor conseguirá alterar esses dados.
mas quando vou instância Professor os dados fica null.
publicvoidsubsLivro(){Strings=JOptionPane.showInputDialog("Qual livro irá substituir: ");this.setLivro(s);if(this.getLivro()==s){this.setLivro(null);}else{JOptionPane.showMessageDialog(null,"Livro não encontrado","Erro",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);}Strings2=JOptionPane.showInputDialog("Qual nome do novo Livro: ");this.setLivro(s2);}
}
J
Jothar_Aleksander
Qual é a relação entre livro e o professor? Como está o seu diagrama de classe? Por exemplo, como você identifica a multiplicidade nesse diagrama:
Como você modelou? Funcionário tem um atributo livro? O que há de comum entre um funcionário e um livro. Esse livro não seria do tipo Livro (em vez de String)?
T
Tom93
Como estou iniciando não criei um diagrama, o que pensei foi o funcionário e professor terá acesso ao objeto Livro tanto para cadastra como excluir os dados.
J
Jothar_Aleksander
Certo, se professor herda de funcionário então é justo relacionar o livro ao funcionário. Mas qual é a multiplicidade? Qualquer funcionário/professor pode ‘mexer’ em qualquer livro? O livro de Álgebra Booleana, por exemplo, pode ser ‘mexido’ pelo professor de Biologia? Os professores Zé, Maria e João podem ‘mexer’ em qualquer livro ou só o Zé no livro de Álgebra? Entende como muitas questões estão em aberto? Tudo depende de como você modelou as classes e os seus relacionamentos. De qualquer forma, Livro deve ser um tipo de dado (classe) e resta saber qual a ligação dessa classe com funcionário. Se não houver ligação, não (deveria poder) poderia um objeto interagir com o outro.
[quote=“Jothar_Aleksander, post:6, topic:392629, full:true”] Qualquer funcionário/professor pode ‘mexer’ em qualquer livro? R: Sim, é só exercício de faculdade simples.
O livro de Álgebra Booleana, por exemplo, pode ser ‘mexido’ pelo professor de Biologia? Os professores Zé, Maria e João podem ‘mexer’ em qualquer livro ou só o Zé no livro de Álgebra? R: todos terão acesso para poder atualizar os livros para versões mais atualizadas.
Entende como muitas questões estão em aberto? Tudo depende de como você modelou as classes e os seus relacionamentos. De qualquer forma, Livro deve ser um tipo de dado (classe) e resta saber qual a ligação dessa classe com funcionário. Se não houver ligação, não (deveria poder) poderia um objeto interagir com o outro. R: se puder me ajudar a melhorar essa interação já que estou iniciando na orientação a Objeto irei agradecer.