Adobe está se afastando cada vez mais do flash

50 respostas
R

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/adobe-esta-se-afastando-cada-vez-mais-do-flash/

Acredito que o flash do futuro será o o Canvas do HTML 5, minha opinião é que a Adobe fará uma ferramenta que trabalhe com esse elemento e gere as animações.
Para quem não sabe o que é o Canvas do HTML 5, cloque no link ao lado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Canvas_(HTML5)

Abs
Rodrigo Santik

50 Respostas

M

coitado do flex. vai morrer ainda adolescente.

L

E o que a Microsoft vai fazer com o Silverlight? Alguém tem notícia?

L

Pelo que andei lendo, Silverlight será ‘morto’ e a MS está investindo no HTML5. Acho que foi na InfoQ que li isso.

L

Silverlight é o lixo do lixo, esse é pior que o JavaFx ja nasceu morto enterrado

A

Até pensava em planejar aprender Flex daqui uns 10 anos… vou ter que mudar os planos xD

A

Nossa estranho ver uma notícia dessa… O Flash CS5 tem tanto recurso, que no HTML5 não tem como fazer.

E outra, se quiserem fazer qualquer aplicativo para rodar na máquina sem necessidade de um navegador, desenvolveria em Flash… trabalhei com Flash por mais de 3 anos, hoje trabalho com Java… e posso dizer que é uma ferramenta muito boa, hoje o Action Script 3 agente programa OO, bom na minha visão demoraria bem mais de 5 anos para isso acontecer… ainda existe muita aplicação em Flash, mas para web acredito que ira cair mesmo, pelo fato de SEO… Mas para desenvolver alguns aplicativos acredito que seja o melhor ainda.

M

O HTML 5 ainda está sendo desenvolvido, e pelo que me parece será algo muito fácil de usar. :wink:

V

Notícia completamente exagerada e mal interpretada.

S

FLASH ROX POW :frowning:

L

Aposto que desenvolve em Flex, mal interpretada hauahauhhauuhah essa foi boa eles tão querendo dar SDK para Apache.

A adobe é muita engraçada a uns 6 meses atras ela estava chorando pitanga pela Aple não permite flash no Iphone, e agora ela fala que vai descontinuar com o flash para dispositivo móvel

V

Nossa bem capaz mesmo com o surgimento do Html5

V

Só para constar nunca trabalhei com Flash, Flex.

A Adobe vai continar realizando fixs de segurança correto?
É bem simples manter o Flash compatível com as dezenas de dispositivos moveis que são lançados todos os meses?
Vale apena arcar com os custos desse desenvolvimento?
Parte do código é liberada e os fabricantes podem fazer essas correções?

Dá para levar fé em uma notícia que termina com: “Isso ainda é boato, então é esperar para ver”?

OBS: Tá parecendo notícia da Info. :lol: :lol:

X

Sim a Adobe vai descontinuar.
Vai passar o SDK para Apache.
Vai parte da equipe para desenvolvimento de ferramentas para HTML5 - o restante da equipa (os estagiários, hehehe, sacanagem) vai “continuar” no Flex SDK.

Considero isso que a Adobe fez, desculpem a palavra, uma “cagada de mercado”.

B

Parece que doar projeto pra Apache virou uma saída bonita para um investimento pesado em algo que não vingou… o Google Wave / Wait tá na Apache também… :smiley:

V

Então todos os projetos doados para a Fundação Apache tem como destino a vala.
Aconteceu isso com o Wave então vai acontecer com todos.

F

Bem aguentou bastante tempo! :smiley: :smiley: :smiley:

F

Acho que o HTML 5 veio para tornar a vida dos desenvolvedores mais sadia :lol: :lol: :lol: :lol:

D

e a compatibilidade do html5 com os browsers?

M

Ainda não é 100%, mas em breve espera-se total. :wink:

A

eu q trabalho com flex, desculpem a expressão, mas, eu to ferrado SAHUsahusauhsaHUsaUHasUHasUHhuas
o q a Adobe está fazendo eh jogando anos e anos no lixo, desde q a adobe comprou a macromedia soh teve a ganhar…agora eh esperar pra ver o q a Apache vai inventar daqui pra frente.

D

é cara… só uma duvida… quem estudou action 3.0, não terá mais o mesmo valor?

M

Acho isso uma merda foda…

Tenho experiencia com java, javascript, html5, etc… mas só aprendi Flex a pouquissimo tempo e me surpreendi como é facil criar interfaces com ele.
Como todas as outras técnologias, tem suas vantagens e desvantagens, mas ele faz muito bem o que ele propõe, principalmente para aplicativos “empresariais”.

M

Parece que a Adobe comprou a Macromedia somente para tirar seus produtos de circulação. Diga-se de passagem, os produtos da Macromedia (Flash,Fireworks,Dreamweaver) sempre foram muito bons, na minha opinião muito superiores aos da Adobe. :wink:

M

O importante é vender photoshops :stuck_out_tongue:

J
  • JavaFX não é um concorrente do flash, essa idéia morreu há muuuuiiito tempo!!!
  • HTML 5 é bom, mas temos vários problemas ainda, coisas suportadas pela metade e incompatibilidade de browsers. A especificação também está evoluindo;
  • Flash ainda está espalhado pela internet, não vai sair tudo de uma vez
P

Esse nasceu morto!

L

O certo é que ainda vai levar muitos anos para surgir algo que supere Flex e Flash em termos de RIA…
a Adobe devia parar de adubar as coisas e ser vendida para alguma empresa de verdade como a Oracle por exemplo… Não é o Flash que ta morto, é a Adobe que já morreu a muito tempo.

D

nao nao pelo amor de Deus… imagina… para ser reconhecido no mercado precisaria cursar uns 3 cursos oracle + 4 certificações caras kkk
melhor nao dar ideia pra oracle

J

Bom dia,

De facto :

1 --> [b]Swiffy [/b] permite converter ficheiros ([i]arquivos[/i])  Flash SWF para HTML5

http://googlecode.blogspot.com/2011/11/flash-developers-export-to-html5-with.html

2–> Adobe Flex doado à Fundação Apache.

3–> Adobe anuncia ultima versão do Flash para o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) , ea tecnologia release de Flash Linux Porting Kit .

Mas isso não significa que o Flex/Flash esteja acabado.

K

Eu investi em cursos no flash, mas depois que vi a fraqueza do mesmo em mobile, usando remendos para poder rodar, desisti, hoje uso extjs e estou muito contente pela escolha correta, não precisa de plugin pra rodar aplicações, o flex só tende a definhar agora.

M

Como disse, a técnologia tem seus pontos fortes e fracos… como a dependencia de um plugin ou a má compatibilidade de aplicativos mobile, mas compensa em outras areas como performance, facilidade de desenvolvimento e desenvolvimento interno.

V

luistiagos:
O certo é que ainda vai levar muitos anos para surgir algo que supere Flex e Flash em termos de RIA…
a Adobe devia parar de adubar as coisas e ser vendida para alguma empresa de verdade como a Oracle por exemplo… Não é o Flash que ta morto, é a Adobe que já morreu a muito tempo.

Eu diria 10 anos aproximadamente, se o ciclo se manter…

1990-2000 - aplicativos nativos desktop
2000-2010 - aplicativos web desktop
2010-2020 - aplicativos nativos mobile
2020-2030 - aplicativos web mobile

K

vargas:
luistiagos:

Eu diria 10 anos aproximadamente, se o ciclo se manter…

1990-2000 - aplicativos nativos desktop
2000-2010 - aplicativos web desktop
2010-2020 - aplicativos nativos mobile
2020-2030 - aplicativos web mobile

Nossa então já morreu o desktop e o web desktop? eu ainda vou começar no webdesktop, o desktop ainda me dá muito dinheiro.

F

Flash pra sites é horrivel, a maioria das animações em sites que vemos por ai, Slideshow, etc. pode ser feito com JavaScript, e acredito que quando o HTML5 for maduro o suficiente vai substituir outras. Sites feitos exclusivamente em flash são sofriveis.

Agora o JavaFX ta vivo? Esse era o Silverlight da Sun, como disseram anteriormente, nasceu morto. Se ainda está em desenvolvimento a Oracle ta perdendo dinheiro.

I

Dica: Não acreditem em qualquer ‘coisa’ que aparece na internet.
Como o amigo disse, noticia mal interpretada, essa ferramenta ainda está sendo desenvolvida e atualizações futuras estão por vir. O Flex será continuado pela Apache e com certeza não vai deixar de ser essa ferramenta RICA que ela é. HTML 5? Muito bom, inovador de empolgante, mas não é motivo para acharem que o Flex morrerá, outra forma de ser executado virá, podem esperar.
Outra dica: Sabemos que na área de T.I. não devemos ser ignorantes, lembrem-se disso.

Abç

Átilla Barros
JSF2 Programmer

J

Felagund:
Flash pra sites é horrivel, a maioria das animações em sites que vemos por ai, Slideshow, etc. pode ser feito com JavaScript, e acredito que quando o HTML5 for maduro o suficiente vai substituir outras. Sites feitos exclusivamente em flash são sofriveis.

Agora o JavaFX ta vivo? Esse era o Silverlight da Sun, como disseram anteriormente, nasceu morto. Se ainda está em desenvolvimento a Oracle ta perdendo dinheiro.

O javafx é outra idéia, não tem nada haver com essas citadas.

I

Sim…

A

JxtaNode:

2–> Adobe Flex doado à Fundação Apache.

Mas isso não significa que o Flex/Flash esteja acabado.

Adobe announces important changes to Flex SDK

IMHO: Com a Apache, poderá ganhar uma “sobrevida”.

V

knowledgebr:

Nossa então já morreu o desktop e o web desktop? eu ainda vou começar no webdesktop, o desktop ainda me dá muito dinheiro.

Porque vai mudar para web desktop então?

C

Eu acho que pela história do html e das empresas de browsers isso pra mim é utopia.

C

O nincho da Adobe agora é o Adobe AIR, tanto para desktop quanto para mobile, ela deixou isso claro.
Não se pode comparar o comportamento do Flex com o Google Wave no Apache, o Flex já tinha seu lugar no mercado e tem seu adeptos,
a comunidade é que define se a plataforma morre ou não.
Quando a Oracle comprou a Sun se especulava a mesma coisa, como ia ser o futuro do Java.
O pessoal ainda confunde Flex e Flash, o Flash já existia a muito tempo e foi criado justamente por causa da limitação do html4.
Hoje o html5 sera a evolução do html5 e ele deve isso ao Flash, que no mínimo serviu de norte para ele (estou estudando o javascript do html5 e o que mais me impressiono é como se parece com actionscript). Fico abismado quando vejo os comentários tacando pau no Flash, imagine como seria a internet nesses anos sem o mesmo?
Pra mim seria entediante ver animações pobres em javascript e só marcação de texto.
Acho que tudo roda também em função da crise que ronda o mundo, falta dinheiro pra bancar projetos. A Adobe tá fazendo o que tem menor custo pra ela.

K

vargas:
knowledgebr:

Porque vai mudar para web desktop então?

Não disse que vou mudar, o que funcionar e ainda for útil vou usar, vendo que alguns tipos de aplicações podem ser utilizados facilmente em web desktop, certas aplicações ainda é preferível rodar no desktop, o que acho paranoico é a galera dizer que desktop é arcaico e legado, antigamente não existia outra opção abrangente de computação a não ser o PC grudado em cima de uma mesa, e veja hoje, temos uma coleção de eco sistemas que conversam entre si através de protocolos, eu diria que produzo tecnologia continuada, está no PC, tem sistemas, está no mobile tem sistema, então essa de que é web domina e o resto morreu, está perdendo dinheiro quem pensa desta forma, não entro nessa de fan boy, e ficar fazendo previsões de fim de tecnologia é outra baboseira que sempre estão a escrever.

D

Cabazzo:
O nincho da Adobe agora é o Adobe AIR, tanto para desktop quanto para mobile, ela deixou isso claro.
Não se pode comparar o comportamento do Flex com o Google Wave no Apache, o Flex já tinha seu lugar no mercado e tem seu adeptos,
a comunidade é que define se a plataforma morre ou não.
Quando a Oracle comprou a Sun se especulava a mesma coisa, como ia ser o futuro do Java.
O pessoal ainda confunde Flex e Flash, o Flash já existia a muito tempo e foi criado justamente por causa da limitação do html4.
Hoje o html5 sera a evolução do html5 e ele deve isso ao Flash, que no mínimo serviu de norte para ele (estou estudando o javascript do html5 e o que mais me impressiono é como se parece com actionscript). Fico abismado quando vejo os comentários tacando pau no Flash, imagine como seria a internet nesses anos sem o mesmo?
Pra mim seria entediante ver animações pobres em javascript e só marcação de texto.
Acho que tudo roda também em função da crise que ronda o mundo, falta dinheiro pra bancar projetos. A Adobe tá fazendo o que tem menor custo pra ela.

aeeee isso ai cara. Quem vai dizer se a linguagem morre ou se terá locais para se trabalhar com isso… é o publico pois no caso… o flash mostrou-se um pouco inviável de se trabalhar… quem faz a linguagem morrer sao as tendencias do mercado.
SENAO GENTE… A MICROSOFT JA TINHA MORRIDO A MUITO TEMPO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
JUNTO COM O IE \o/

G

O Flex/Actionscript pode continuar a existir, desde que gere códgio-objeto em HTML 5. Talvez precise de algumas adaptações, mas a Adobe não anunciou o fim destas tecnologias. A linguagem é independente de seu código gerado(ao menos deveria).

C

Eu acho que vai acontecer isso mesmo, a Adobe já está com um produto chamado Edge, que é como o Flash Professional, só que gera animações em HTML5. Parece que usa jQuery por baixo.

O

Seis tão maluco, atualmente até o unreal engine 3 está sendo adaptado pra rodar em flash.

M

Então meus pezames, o engine estará morto em pouco tempo. :wink:

V

Pelo que entendi não é o fim da Adobe, mas do Flash Player?

Se for isso, ela vai mesmo gerar código objeto em outra linguagem o que faz da Adobe apenas mais uma desenvolvedora de ferramentas para designers.

V

knowledgebr:

Não disse que vou mudar, o que funcionar e ainda for útil vou usar, vendo que alguns tipos de aplicações podem ser utilizados facilmente em web desktop, certas aplicações ainda é preferível rodar no desktop, o que acho paranoico é a galera dizer que desktop é arcaico e legado, antigamente não existia outra opção abrangente de computação a não ser o PC grudado em cima de uma mesa, e veja hoje, temos uma coleção de eco sistemas que conversam entre si através de protocolos, eu diria que produzo tecnologia continuada, está no PC, tem sistemas, está no mobile tem sistema, então essa de que é web domina e o resto morreu, está perdendo dinheiro quem pensa desta forma, não entro nessa de fan boy, e ficar fazendo previsões de fim de tecnologia é outra baboseira que sempre estão a escrever.

Está morto no sentido que, diferente de vc, a maioria não produz tecnologia portanto não precisa de um PC.

R

Acredito que não ira “Morrer”, mas sim ter algumas adaptações.
Na boa, tem MUITA aplicação em FLEX rodando ai ja…

A comunidade tem que estar unida neste momento (gay né?) heuaiueha

Mudei de plataforma, mas gosto muito do FLEX e dependendo doque acontecer daqui uns meses, pretendo voltar pra esse mundo.

Criado 22 de novembro de 2011
Ultima resposta 30 de nov. de 2011
Respostas 50
Participantes 31