Afinal, Netbeans é ou não uma ferramenta case?

12 respostas
S

Olá amigos,

O Netbeans 5.5 + UML pack pode ser considerado uma ferramenta case :?:

12 Respostas

V

Iai javaRocket,

Sim, pois ferramente CASE são ferramentas que auxiliam no trabalho em equipe (CVS no caso) e em construção de códigos.

W

Olá,

Em seu conceito o que é uma ferramenta Case e o que é uma IDE. :?:
C

victor.godinho:
Iai javaRocket,

Sim, pois ferramente CASE são ferramentas que auxiliam no trabalho em equipe (CVS no caso) e em construção de códigos.

De onde vc tirou essa definicao?

S

Para mim seria uma ferramenta para modelagem e até para programação…

Faço essa pergunta pois meu professor na faculdade disse que o netbeans não é ferramenta case.

W

De onde vc tirou essa definicao?
Com certeza de algum gibi de informática ou da Info Exame.???..

J

NetBeans ferramenta CASE ?? Computer Aided Software Engineering?

Acho que não, posso até estar enganado pois hoje em dia essas IDEs só faltam falar…

W

Faço essa pergunta pois meu professor na faculdade disse que o netbeans não é ferramenta case.
Para tudo existe um porquê e, eu pergunto a vc.
Porquê o NetBeans não é uma ferramenta case, ou melhor o que NeteBeans e o module UML Pack.
Bem o ideal é vc. pegar o livro " Engenharia de Software - Pressman" como referência e depois voltamos ao tópico ok…
Bom dia a Todos… :wink:

P

http://www.sei.cmu.edu/legacy/case/case_whatis.html

S

WilliamSilva:
Para tudo existe um porquê e, eu pergunto a vc.
Porquê o NetBeans não é uma ferramenta case, ou melhor o que NeteBeans e o module UML Pack.
Bem o ideal é vc. pegar o livro " Engenharia de Software - Pressman" como referência e depois voltamos ao tópico ok…
Bom dia a Todos… :wink:

WilliamSilva, obrigado pela referência, esse livro será de grande valia…

Bom, voltando ao assunto, com base nas palavras de Pressman, Netbeans + UML pack se encaixa no que podemos chamar de ferramentas case:

Se alguém tiver algo a acrescentar ou alguma correção por favor não deixe de postar.

W

Olá javaRocket ,
Deixe de querer bater de frente com teu professor, pois no final do curso ele vai estar te esperando com uma caneta "vermelha" para dar a sua nota de TCC..... :lol:
NetBeans é uma IDE criada em cima do NetBeans Platform, leia este tutorial e entenda o porque.:
http://www.guj.com.br/content/articles/netbeans/netbeans_guj.pdf
Depois procure entender como são criados os modules == nbm ((=netbeans modules) (= o pessoal chama de plugins)) no NetBeans.
Mais ai vc. me pergunta "e o UML pack".
Bem na verdade ele é o "Enterprise Pack (=XML Schema, WSDL, BPEL, Secure Web services, UML)";um pacote (modules == *.nbm)de aplicativos doado pela Sun para a comunidade NetBeans que é baixado do site e, através de um arquivo .exe é instalado uma porção de coisas dentro da sua pasta do NetBeans e na proxima vez que vc. abri-la vai ver que que ela está mais gordinha, lenta e com alguns recursos extras.

Vou sugerir a vc. um lance legal :
1- Estude a criação de modules p/ o NetBeans, o que achar de referência copie na última página de seu caderno anotando data e recursos.
2- Como mencionado acima mais mudando o seu objetivo para a criação de "plugins" no Eclipse, analise o conceito de plugins do Eclipse Platform.
3- Faça um trabalho sobre isso usando as duas IDEs focando "Engenharia de Software".

Ps. Anote isso em na sua primeira página do caderno.:[/quote]Precisamos de um hábil artesão que saiba usar ferramentas de um modo efetivo" ... [code]
sds.
William Silva

S

WillianSilva,

Agradeço suas sugestões, só vou acrescentar uma coisinha aqui: Os módulos para UML não precisam mais ser instalados através do Enterprise Pack, agora eles estão disponíveis no Netbeans Update Center (Tools > Update Center). 
Podemos dizer que eles são "plugins" , adicionados a IDE, porém a ferramenta utilizada não deixa de ser o Netbeans.

Ps: já conversei com meu professor, ele não conhecia ainda tudo que o UML module do Netbeans pode fazer.

Abraço.

W

:stuck_out_tongue: …Ok…

Criado 23 de abril de 2007
Ultima resposta 24 de abr. de 2007
Respostas 12
Participantes 6