Agenda escola de musica

11 respostas
primefacesjsfprogramaçãojava
W

Boa noite, preciso desenvolver uma agenda para uma escola de musica, então fiz desse jeito: 1º cadastrar o curso, 2º cadastrar os horários desse curso criando as turmas e por fim cadastrando os alunos formando as aulas, o cliente não gostou de adicionar um horário para cada curso pediu para cadastrar os horários de uma vez, procurei algum exemplo para ter alguma ideia e não encontrei alguém teria um exemplo de agendamento de aulas para poder passar, preciso cadastrar uma sala com vagas disponíveis e salvar os alunos nesta sala com o curso escolhido.

11 Respostas

R

Nao entendi sua questão, como assim cadastrar os horários de uma vez?

W

Veja do jeito que fiz, o usuário precisa cadastrar os horários um a um. Ele queria que mostrasse por exemplo uma tabela com os horários ( dás 9:00 até ás 22:00) para que ele selecionasse “todos” e já cadastrasse de uma vez

I

Você pode criar uma Enum com os horários possíveis e disponibilizá-los em uma tela de pesquisa/seleção para que o usuários possa escolher. Você pode criar um objeto de horários (com a entidade respectiva no banco de dados, caso use) para que o usuários possa fazer CRUD, etc. Depende da sua necessidade. Se os horários nunca mudarão, creio que a Enum seja a melhor solução (minha opinião). Agora se podem mudar ao longo do tempo, é melhor criar uma classe com a respectiva entidade no banco de dados.

W

Criei uma classe sala para o cadastro da sala e qtd de vagas, nessa classe vai receber uma lista de alunos, minha dúvida seria como amarrar o horário da aula com essa lista de alunos, minha tela seria mais ou menos desse jeito:

I

Você fez o diagrama de classes? Poste aí para visualizarmos melhor como tu pensou a relação entre as suas classes.

W

Minha idéia foi essa:

Esta simplificado.

I

Eu particularmente faria um Enum com uma série de horários, popularia uma combo exibiria ao usuário. Ao escolher um horário, gravaria na Agenda, no campo hora. Mas isso só é válido se os horários nunca mudarem. Caso mudem tu terá que criar uma tabela Horarios vinculada à tabela Agenda. Daí tu deve ver a cardinalidade. Uma agenda pode registrar quantos horários? Um ou vários?

Obs.: por convenção, nomes de atributos não grafados em minúsculo.

W

Os horários não mudam, essa parte de agenda e montagem da sala de aula já estava feita e funcionando mas o cliente achou complicado e pediu para mudar totalmente (principalmente no back-end) fiz o enum de horas dessa forma:

I

Faltou o construtor do Enum:

private Hora(String label){
	this.label = label;
}

Obs.: por convenção, nomes de tipos de dados (classe, enum, etc.) devem ser grafados no singular.

Tu mostrou o código para o cliente? Então, troque o JTextField por um JCombBox ou ou um JDialog. Popule o componente com os valores da Enum. Lembre-se de invocar o método de população no construtor da classe, daí sempre que a tela for aberta, o componente já vem carregado. Uma outra alternativa é manter o JTextField e colocar um JButton de pesquisa ao lado que permite acessar uma tela de busca de horários. Quando o usuário escolhe um dos horários, a tela fecha e carrega o horário escolhido no JTextField.

W

O construtor está embaixo não coube no print, estou terminando o front já tenho em mete como fazer essa função, ultima dúvida, quando o usuário chegar nessa tela ele vai escolher o curso após escolher queria que mostrasse a agenda daquele curso inclusive os horários que estão vagos é possível

I

Sim, não é só possível como é desejável que o seu sistema trabalhe dessa forma, ou seja, não deixar agendar um horário já reservado. Não precisa nem mostrar a agenda. Basta filtrar os horários para aparecer somente os vagos.

Criado 14 de abril de 2020
Ultima resposta 15 de abr. de 2020
Respostas 11
Participantes 3