Boa noite, preciso desenvolver uma agenda para uma escola de musica, então fiz desse jeito: 1º cadastrar o curso, 2º cadastrar os horários desse curso criando as turmas e por fim cadastrando os alunos formando as aulas, o cliente não gostou de adicionar um horário para cada curso pediu para cadastrar os horários de uma vez, procurei algum exemplo para ter alguma ideia e não encontrei alguém teria um exemplo de agendamento de aulas para poder passar, preciso cadastrar uma sala com vagas disponíveis e salvar os alunos nesta sala com o curso escolhido.
Agenda escola de musica
11 Respostas
Nao entendi sua questão, como assim cadastrar os horários de uma vez?
Você pode criar uma Enum com os horários possíveis e disponibilizá-los em uma tela de pesquisa/seleção para que o usuários possa escolher. Você pode criar um objeto de horários (com a entidade respectiva no banco de dados, caso use) para que o usuários possa fazer CRUD, etc. Depende da sua necessidade. Se os horários nunca mudarão, creio que a Enum seja a melhor solução (minha opinião). Agora se podem mudar ao longo do tempo, é melhor criar uma classe com a respectiva entidade no banco de dados.
Você fez o diagrama de classes? Poste aí para visualizarmos melhor como tu pensou a relação entre as suas classes.
Eu particularmente faria um Enum com uma série de horários, popularia uma combo exibiria ao usuário. Ao escolher um horário, gravaria na Agenda, no campo hora. Mas isso só é válido se os horários nunca mudarem. Caso mudem tu terá que criar uma tabela Horarios vinculada à tabela Agenda. Daí tu deve ver a cardinalidade. Uma agenda pode registrar quantos horários? Um ou vários?
Obs.: por convenção, nomes de atributos não grafados em minúsculo.
Faltou o construtor do Enum:
private Hora(String label){
this.label = label;
}
Obs.: por convenção, nomes de tipos de dados (classe, enum, etc.) devem ser grafados no singular.
Tu mostrou o código para o cliente? Então, troque o JTextField por um JCombBox ou ou um JDialog. Popule o componente com os valores da Enum. Lembre-se de invocar o método de população no construtor da classe, daí sempre que a tela for aberta, o componente já vem carregado. Uma outra alternativa é manter o JTextField e colocar um JButton de pesquisa ao lado que permite acessar uma tela de busca de horários. Quando o usuário escolhe um dos horários, a tela fecha e carrega o horário escolhido no JTextField.
O construtor está embaixo não coube no print, estou terminando o front já tenho em mete como fazer essa função, ultima dúvida, quando o usuário chegar nessa tela ele vai escolher o curso após escolher queria que mostrasse a agenda daquele curso inclusive os horários que estão vagos é possível
Sim, não é só possível como é desejável que o seu sistema trabalhe dessa forma, ou seja, não deixar agendar um horário já reservado. Não precisa nem mostrar a agenda. Basta filtrar os horários para aparecer somente os vagos.