if(txtCod.getText().equals("")||txtTitulo.getText().equals("")||txtAutor.getText().equals("")||(jComboBox1.getSelectedItem()==null)&&jTextArea1.getText().equals("")||!jRadioButton1.isSelected()||!jRadioButton2.isSelected()||!jRadioButton3.isSelected()||!jRadioButton4.isSelected()||!jRadioButton5.isSelected()){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Por favor, preencha todos os campos");
}else{
System.out.println();
}
Seria mais interessante se você informace qual é a falha. Assim aumentar o interesse no tópico e tornar mais fácil ajudar!
Mas possivelmente o problema é que você colocou um operador && no lugar do ||. Testa aí!
N
Nivaldo_Reis2019
O problema tá no Jcombox
J
Jelson11 like
Qual problema que tá acontecento? Já corrigiu a questão do operador?
N
Nivaldo_Reis2019
Sim, é que tipo, no JCombox tem 10 opções. ele tem que falhar e não falha. Sou obrigado escolher uma Edição e não é isso que eu quero
J
Jelson11 like
Você está se referindo que no JComboBox sempre tem um item selecionado(geralmente o primeiro)? Mas eu acho que é esse o comportamento padrão de um JComboBox!
O que você quer dizer com “falhar”?
N
Nivaldo_Reis2019
Como assim padrão ? Eu vou te mostrar a tela aqui.
Desculpe o comportamento padrão em um JComboBox é nenhum item selecionado, ao menos que você chame o método: MeuJComboBox.setSelectedIndex(0).
Mas o que você quer dizer com " precisa falhar"?
Porque é assim temos 6 campos, e o campo edição se ficar sem preencher, ele tem que informar que tem que ser preenchido, e não está acontecendo, os outros tá ok
J
Jelson1
Você já trocou esse && pelo ||?
N
Nivaldo_Reis2019
Sim, eu já fiz isso ai.
J
Jelson1
Antes do seu if acrescente essa linha: System.out.println(jComboBox1.getSelectedItem());
E me diz qual valor tá mostrando!
Refiz a pergunta, o negócio tá certo, o problema é só no Combox mesmo
J
Jelson11 like
O que está acontecendo no seu JComboBox é que o primeiro item da lista é justamente essa frase que aparece no console!
O que você pode tentar fazer. Substitua: (jComboBox1.getSelectedItem() == null)
Por:
(jComboBox1.getSelectedItem().equals("frase que aparece no console exatamente como tá!"))
OU
Não tem como eu testa aqui e nem me lembro com é as configurações no netbeans. Mas tenta remover o valor desse campo ou mudar para null! TÁ MARCADO EM AZUL
Testa o primeiro modo é vê se resolve ou o segundo, o que você achar melhor!
N
Nivaldo_Reis2019
Acabei de fazer isso, vou testar aqui kkkk
N
Nivaldo_Reis2019
Agora o Gênero te obriga marcar todas opções.
J
Jelson1
Mas o JComboBox deu certo?
N
Nivaldo_Reis2019
Deu sim, só que igual eu disse, eu tenho que marcar todas as caixinhas do Gênero para funcionar.
N
Nivaldo_Reis2019
Amigo, isto é o de menos, tenho que entregar hoje, ainda falta isso aqui: Fechar o programa e Se o usuário preencher todos os campos, o sistema deverá mostrar todos os valores inseridos em uma janela gráfica e posteriormente apagar todas as informações nos componentes.
J
Jelson11 like
Olha começando do seu primeiro JradioBox ao último você vai agrupar eles na sua lógica!
if(txtCod.getText().equals("")||txtTitulo.getText().equals("")||txtAutor.getText().equals("")||(jComboBox1.getSelectedItem()==null)&&jTextArea1.getText().equals("")||(!jRadioButton1.isSelected()&&!jRadioButton2.isSelected()&&!jRadioButton3.isSelected()&&!jRadioButton4.isSelected()&&!jRadioButton5.isSelected())){
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Por favor, preencha todos os campos");}else{
System.out.println();}
N
Nivaldo_Reis2019
E agora como que faz para Fechar o programa e printar esta tela e limpar ?
J
Jelson11 like
Fechar o programa basta adicionar um evento no seu botão de sair e chamar: System.exist(0);
Essa parte do problema que eu não estou entendendo!
Sua situação não é muito boa! Você pode tentar conversar com o professor para aumentar o prazo e te explicar melhor! Só ele pode te ajudar agora!