Ajuda -> comunicação Java + Arduino

14 respostas
J

Olá galera do Guj
Gostaria de saber se alguem utiliza o microcontrolador Arduino para comunicação com aplicação em Java. Pesquisei e descobri que existe uma biblioteca, a RXTXcomm.jar, mas queria saber se ela comunica com a porta utilzada pelo Arduino, a porta com virtual, e se é possível ler o que o arduino envia pela porta no comando serial.print().
O que estou precisando é que o Arduino leia um sensor e mande alguma coisa para a minha aplicação Java de acordo com a leitura.

Agradeço muito se alguem me ajudar.
:thumbup: :thumbup: :thumbup:

14 Respostas

W

Eu usei RXTX a uns 2 anos atrás para ler um dispositivo conectado na portal serial de um pc, e ele supriu todas as minhas necessidades sem problemas ou bugs. Não sei ao certo como funciona seu componente, mas se a porta dele estiver aberta e você estiver mandando dados para ela na saída, creio que não haverá dificuldades.

J

Os drivers do dispositivo foram instalados corretamente? Talvez o arduino nem foi detectado pelo seu sistema. Comunicação serial não tem segredo não.

J

Olá WRYEL e juliocbq, obrigado por responder.
Acontece que ainda não estou usando o microcontrolador, ainda estou na fase de estudo sobre isso, pois tenho um projeto para fazer ate outubro, e estou garimpando metodos para realiza-lo.
Estou gostando muito do que estou descobrindo sobre o Aduino e muito propenso a usá-lo, mas quero informações de como utiizá-lo junto com minha aplicação Java.
Minha maior preocupação se refere na comunicação entre a aplicação e o Arduino, em alguns momentos vou precisar trocar informações entre eles.
Gostaria de saber de vcs a lógica desta comunicação e se é possível atraves desta biblio RXTXcomm.jar .

Mais uma vez obrigado pela atenção.

C

Olá Javajoni,

já utilizei a javacomm e uso arduino tb.

da uma lida aqui que isso pode te ajuda

http://en.wikibooks.org/wiki/Serial_Programming/Serial_Java

J

javaJoni:
Olá WRYEL e juliocbq, obrigado por responder.
Acontece que ainda não estou usando o microcontrolador, ainda estou na fase de estudo sobre isso, pois tenho um projeto para fazer ate outubro, e estou garimpando metodos para realiza-lo.
Estou gostando muito do que estou descobrindo sobre o Aduino e muito propenso a usá-lo, mas quero informações de como utiizá-lo junto com minha aplicação Java.
Minha maior preocupação se refere na comunicação entre a aplicação e o Arduino, em alguns momentos vou precisar trocar informações entre eles.
Gostaria de saber de vcs a lógica desta comunicação e se é possível atraves desta biblio RXTXcomm.jar .

Mais uma vez obrigado pela atenção.

comunicação serial é igual para qualquer dispositivo. Eu uso com um micro pic em alguns projetos.
Me responde uma coisa. Quanto você paga em um micro + kit arduíno? e somente o micro?

J

Olá Carlos Touca
grato pela dica.
De acordo com pesquisa que realizei, percebi que a biblioteca RXTXComm é uma versão melhorada da javaComm.
Você disse que usa o Arduino. Qual biblioteca que vc utiliza para a conexão? É necessário mais alguma coisa além da biblioteca para
funfar a conexão?

Abraço :thumbup: :thumbup:

J

juliocbq:

comunicação serial é igual para qualquer dispositivo. Eu uso com um micro pic em alguns projetos.
Me responde uma coisa. Quanto você paga em um micro + kit arduíno? e somente o micro?

juliocbq, encomendei um arduino Duemilanove por R$ 85,00 com ATMega328 + alguns componentes que precisarei usar.

:smiley:

J

javaJoni:
juliocbq:

juliocbq, encomendei um arduino Duemilanove por R$ 85,00 com ATMega328 + alguns componentes que precisarei usar.

:smiley:

Salgado hein!? É mais para estudo mesmo. Já pesou usar um micro pic da microship?
http://www.microchip.com/

C

Java Joni,

Eu uso arduino. E queria que o arduino se comunicasse com uma aplicação via USB. eu ja consegui fazer isso só que usando a porta serial. :lol:
depois colocarei um link neste fórum para divulga este feito.

Juliocbq,

eu comprei o arduino duemilanove que consiste de uma placa de gravação + chip(um AVR) por $18 dolares nesse site. http://www.ebay.com/
demora um pouco a chega cerca de 2 meses pois vem da china.

e o preço de um AVR ta certa de R$22,30 reais
vc pode ver nesse site

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=atmega&x=0&y=0

J

Carlos Touca
Gostei muito dos preços no eBay. Mas como se faz p comprar lá? Como pagar? Paga-se o valor que está no site ou tem outras despesas (importação, etc)?
Conte sua experiencia.

Desculpem se estou saindo do foco do forum. :thumbup:

C

o preço são os do site.

mas tenho cuidado, pois a alfandega taxa impostos em compras acima de $50 dolares.

quando isso ocorrer, se possível, faça diversas compras com valores menores.

J

Carlos Touca:
Java Joni,

Eu uso arduino. E queria que o arduino se comunicasse com uma aplicação via USB. eu ja consegui fazer isso só que usando a porta serial. :lol:
depois colocarei um link neste fórum para divulga este feito.

Juliocbq,

eu comprei o arduino duemilanove que consiste de uma placa de gravação + chip(um AVR) por $18 dolares nesse site. http://www.ebay.com/
demora um pouco a chega cerca de 2 meses pois vem da china.

e o preço de um AVR ta certa de R$22,30 reais
vc pode ver nesse site

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=atmega&x=0&y=0

Se você comparar com um pic 18, o qual você consegue embarcar um nano kernel linux é muito salgado. Principalmente se for colocar um produto no mercado.
http://www.futurlec.com/ICMicrochip_PIC18.shtml

esse preço aqui no Brasil deve sair por R$15 ou R$16 .

Eu perguntei porque gostaria de saber se compensaria usar em produção. Mas não compensa, ele é mais para estudos.

J

O seguinte a sua aplicação serial que vai rodar no desktop deve ser composta de duas coisas.
primeiro vc tem que ter uma api serial funcionando. pode ser o RXTX isso é basico.
segundo vc tem que ter um protocolo de comunicação com qualquer dispositivo externo, para que vc obtenha exito na sua operação.
exemplo:
se o seu desktop estiver configurado com as seguintes configurações :
9600,8,n,1 o seu equipamento que estiver plugado na serial deve ter as mesmas configurações.
agora é que vem o mais complicado.
na memoria do arduino,PIC,8051 etc vc tem que ter um firmware gravado que responda ao mesmo protocolo que esta no seu desktop.
exemplo vc envia pela serial a string GUJ então neste caso o arduino vai ler esta mensagem e ver que quando receber esta mensagem deve enviar de volta pela serial a plavra JAVA.
então toda vez que vc enviar GUJ vai receber de volta JAVA.
Esta pequena operação foi escrita como programa , compílado e gravado na memória do arduino. então quando vc compra um arduino vc tem que gravar um firmware na memória dele, para poder usar.

sds

j.silvestre

J

:thumbup: Obigado a todos que responderam

Abraços

:smiley: :smiley:

Criado 15 de agosto de 2011
Ultima resposta 26 de ago. de 2011
Respostas 14
Participantes 5