Boa noite à todos.
Estou fazendo um trabalho sobre Processamento de Imagens e preciso juntamente com meu colega de dupla tentar criar um programa que aplique filtros na imagem, faça equalização de histograma e por aí.
Para aplicar os filtros, tenho que transformar a imagem numa matriz de pixels. Depois, de acordo com o filtro, eu vou percorrer cada pixel da imagem e modifico o valor deste pixel de acordo com o valor dos seus pixels vizinhos combinado com os valores de matriz responsável pelo filtro (máscara).
Principalmente nos filtros, para que esse processamento seja possível eu preciso percorrer os pixels da imagem.
Eu peço ajuda pra que possam me indicar alguma classe, ou trecho de código, que me ajude a ler a imagem e jogar seus pixels numa matriz. Ou seja, eu crio uma matriz com o mesmo tamanho da imagem e o valor do pixel P(x, y) da imagem é escrito na posição M[x, y] da matriz. Assim, eu aplico o filtro nos pixels da matriz, seus valores serão mudados e pinto os valores de pixels novos na tela para o usuário, como resultado do filtro…
Eu procurei material do google, achei algumas coisas mas não é o que eu preciso… Eu peço ajuda de vocês.
Desde já agradeço muito