Olá
Preciso fazer uma aplicaçao distribuida para a faculdade. Estou pensando em um Instant Messenger, um Msn. Gostaria de utilizar RMI, mas há um problema: meu cliente terá que receber mensagens do servidor que sao provenientes de seus contatos, isso pode ser feito implementando o “cliente chato”, que é eu fazer uma thread q fica buscando a cada intervalo de tempo no servidor para verificar se há novas mensagens.
Eu não queria fazer algo tao, sei la, tosco, sem contar a sobrecarga q daria na rede. Existe o padrao Observer, no qual eu poderia definir uma interface com os metodos do cliente, como “notificarMensagem(String msg)” e o servidor possuiria um array dessa Interface, onde buscaria o cliente para notificar. O problema é que para isso eu teria que distribuir objetos do cliente para o servidor acessar, liberar portas do cliente, etc.
Tem como contornar isso?
Até onde eu aprendi, após um cliente invocar um metodo num objeto distribuido pelo servidor, a conexao é fechada, e reaberta na proxima chamada. Tem como manter essa conexão?
Nao sei se fui bem claro, se nao fui, por favor poste a duvida para mim explicar. Qualquer ajuda é bem-vinda.
vlw.