Alguém sabe o algoritmo usado na geração de mapas no Minecraft ou algum parecido? To quebrando a cabeça pra pensar num e não consigo. Já pensei em criar o mapa apartir das cores dos pixeis de uma determinada imagem, mas mesmo que eu faça isso e vá incrementando a imagem à medida que vou avançando no mapa eu ainda não teria uma solução quanto a geração do mapa no eixo Y. O jogo será em 2D estilo Final Fantasy, mas com um sandbox estilo Minecraft.
Não entendi muito bem mas para geração de mapas usaria Perlin noise ou Simplex noise, ou uma adaptação de geração de labirintos
L
LonelehKitten
Explicando melhor: O jogo será sandbox como Minecraft, ou seja, o mundo gerado será completamente editável, entretanto será como Final Fantasy, com gráficos 2D e câmera topográfica. A tridimensionalidade do mapa será abstrato quanto a renderização, pois não será desenhado o que tiver abaixo da superficie, mas será armazenado informações a respeito do subsolo, para que quando for removido um “bloco”(não será exatamente um bloco), o “bloco” abaixo apareça. Ou seja, só será renderizado quando visível ao usuário.
Quanto a geração do mapa, que é o que me interessa, dei uma olhada nos artigos, porém não entendi uma coisa: os bitmaps gerados são para criação de mapas superficialmente tridimensionais, ou são completamente tridimensionais? Por exemplo: o primeiro é costumeiramente utilizado na geração de mapas com relevos, montanhas, depressões, etc. Porém não gera um mapa 3D literal, pois usa a escala de cinza para determinar o valor do eixo Y superficialmente. Já o segundo seria um mapa 3D literal onde seria possível gerar até mesmo cavernas e determinar todos os eixos com base na posição de um pixel.
O jogo será mais ou menos um Minicraft (uma versão 2D de Minecraft que Markus “Notch” Person fez em 2011 para concorrer a um concurso de criação de jogos, onde deveria ser feito um jogo em 48h) com mais liberdade.
D
Solucao aceita
diego122 likes
O perlin noise pode ser usado para criar mapas tridimensionais, bidimensionais e também para criação de texturas, na verdade, tem muitas utilidades. Sei que também é possível criar mapas completamente em 3D, mas não me lembro do algoritmo para isso. O Perlin noise é extremamente pesado, talvez seja por isso que não é usado muito no 3D, talvez o Simplex Noise seja mais utilizado, mas não conheço artigos sobre este outro.
Um artigo melhor:
O segundo é sobre geração de labirintos em 2D, também é possível gerar mapas 2D ou 3D se for adaptado.
D
diego121 like
Outro algoritmo que poderia ser usado, seria a interpolação, mas também teria que adaptar. A mais usada seria a interpolação bilinear.
Não conheço algoritmos específicos para criação de mapas.