Olá,
luistiagos, é importante SIM e muito ser autodidata, mas se voce nao tem nem a base, começar a estudar sem base alguma é muito mais dificil e normalmente a pessoa perde MUITO tempo e em muitos casos até a vontade. Já vi muito disso. Agora se ele tá se propondo a fazer isso, então vale a pena sim. Mas se voce ja sacar um pouquinho de programação, aprenda java sozinho primeiro e ai faça algum curso lá, como de desenvolvimento Web. Mas todos os cursos lá valem a pena.
Os cursos da Caelum são referencia, se voce for pegar uma apostila deles voce vai ver do que estou falando. Dá um olhada nas apostilas de Java que eles tem disponibilizadas (é só dar uma busca no forum). Caelum e globalcode são as melhores escolas de Java. Eu, particularmente, se tivesse em BSB, faria algum da Caelum sim. Ter certificado Caelum é diferente, a maioria dos cursos de java o certificado não vale nada, a Caelum vale, vai por mim.
Outra coisa, eu não acho que o curso lá seja caro. Algo é caro não quando tem um valor elevado, mas quando o custo/beneficio nao compensa. E lá compensa sim. Sempre achei esse um conceito errado. Eu paguei 2 conto num curso aqui em BSB que não me deu retorno ALGUM, era um lixo. Isso sim que é caro.
[]'s