Alguém programa sem ajuda da Internet?

48 respostas
A

Caros, :smiley: … Percebi que muitos colegas de trabalho são totalmente dependentes da Internet para realizarem seus trabalhos (digo em termos de ajuda técnica mesmo)…

Acredito que se tirassem a Internet da maioria dos programadores, aí o bicho ia pegar! Hehehe… Não é verdade?

48 Respostas

H

Se empresa quiser que seus desenvolvedores reinventem a roda, basta cortar a internet. [=

A

Olha… É buxa…

A

Já vi um líder dizer o seguinte para um kra:

“Não quero que você fique simplesmente pegando código pronto na Internet”. Pensei comigo: “Nossa!”… :smiley:

G

O uso da internet para o trabalho tem que ser bem dosado.
Já vi desenvolvedor que sempre tenta procurar tudo pronto, faz uma alteração aqui e ali num código pra se adequar para o que ele precisa mas acaba não fazendo o negócio direito.
Mas também já vi casos de pessoas que estão com algum tipo de problema porque a aplicação não compila e a pessoa simplesmente não sabe utilizar a internet para procurar. Aí faz uma gambiarra para corrigir um problema que não existe.

H

Gabriel:
Já vi desenvolvedor que sempre tenta procurar tudo pronto, faz uma alteração aqui e ali num código pra se adequar para o que ele precisa mas acaba não fazendo o negócio direito.
Mas também já vi casos de pessoas que estão com algum tipo de problema porque a aplicação não compila e a pessoa simplesmente não sabe utilizar a internet para procurar. Aí faz uma gambiarra para corrigir um problema que não existe.
Concordo com você.

Se o cara procura na internet problemas relacionados a tecnologia é o mais correto a se fazer.

Se o cara procura na internet problemas relacionados a lógica de programação, ele vai se ferrar. Pois a lógica varia de acordo com o sistema ao qual está sendo aplicado.

D

O problema é que muitas vezes encontramos situações que com uma simples googlada, já resolvemos.
Códigos simples e até complexos, que resolvem situações bem banais.
Por exemplo, eu sou um zero à esquerda em regex. Quando preciso, apelo pra internet.

F

Penso na internet como uma fonte indispensável para o desenvolvimento das tarefas de um profissional, mas jamais para pegar código pronto e sim para mostrar o caminho certo a se seguir ou mostrar como melhor resolver um problema.

F

Realmente, sem internet a coisa iria ficar mais difícil e provavelmente menos produtiva.

Como sou de uma época que não havia internet posso dizer que ninguém iria morrer por causa disto; mas que muitos iriam (bota muitos nisto) sair da área no mês seguinte é certeza.

Utilizar a internet para ajudar a resolver os problemas ou conseguir algumas idéias similares e etc beleza; o problema é quando a gente pega um código para dar manutenção e vê de cara que foi cópia (crtl+c crtl+v) da internet, o maluco deixa até os comentários em inglês. Nem ao menos organiza ou otimiza o código. Isto passa uma péssima impressão, parece que todo o sistema esta com vários bugs escondidos.

flws

L

andredecotia:
Caros, :smiley: … Percebi que muitos colegas de trabalho são totalmente dependentes da Internet para realizarem seus trabalhos (digo em termos de ajuda técnica mesmo)…

Acredito que se tirassem a Internet da maioria dos programadores, aí o bicho ia pegar! Hehehe… Não é verdade?

Por isso que não tem lógica vc ir fazer um teste probatório e o inspetor lhe exigir que faça sem internete.
Eu já passei por isso…
Mandei o cara pra quele lugar dei as costas e fui embora pq vi na hora que era sacanagem.

Piores problemas que vc pde ter é configuração…
Se cara fez por uns 2 meses seguidos todos os dias a instalação e configuração de maquinas para os desenvolvedores de alguma empresa, certamente ele pode conseguir fazer alguma coisinha. Isso existem? Duvido

Se tiver aluguem aqui que faça tudinho sem uma “cola” eu tiro o chapeu.
Deve ser uns 0,5% que dão conta: Configurar servidor, configurar xmls para hibernate, srping, banco de dados, jsf…
Se tiver usando JBost4… pior com ldap ainda…

L

andredecotia:
Já vi um líder dizer o seguinte para um kra:

“Não quero que você fique simplesmente pegando código pronto na Internet”. Pensei comigo: “Nossa!”… :smiley:

É sempre bom dar uma estudada no codigo que vc tá colando.
E se vc tá colocando algum codigo que vai abrir as pernas do servidor?
Ou que vá permitir a injeção de codigo ou querystring?
Quando encontro um codigo pronto eu costumo colocar um break point e ir acompanhando a evolução do código.
Vc tem que ter muito mais atenção se for um codigo com trheads, sincronizações e locks ou se trabalham com arquivos e quais são os arquivos ou se fazem chamadas de serviços.

P

Se não tivéssemos acesso à internet, não teríamos o GUJ. :frowning:

Realmente o objetivo não pode ser pegar código pronto ou apelar para gambiarras, mas sim, aprender e trocar experiências.

A

Pura verdade hehehe…

M

Quem é dependente da internet para programar não é um desenvolvedor, não passa de um mero digitador. Internet deve ser usada para consultar documentações ou estudo de alguma tecnologia que o desenvolvedor não domine. Quem quer viver de copiar código da internet não passa de uma peça descartável.

R

Acho que é uma boa ter internet sim, desde que a pessoa não seja 100% dependente da internet.

Mas de qualquer forma em muita empresa que fiz entrevista não teve essa de internet não, tudo na raça com a cara e coragem.

Agora por exemplo quero ver alguém configurar hibernate com todas as configurações de gerenciamento de pool de conexão opções de visualização do sql , junto com spring e JSF na raça.

Começar a abrir o arquivo xml e mandar ver.

Não conheço ninguém que faça isso do zero e acho pouco provável que alguém o faça, mesmo nos testes de empresa nunca ví pedirem isso.

Erguer uma boa infra do zero sem net, osso.(Pouco provável , mas vai saber, tem doido pra tudo)

L

Rocklee6544:
Acho que é uma boa ter internet sim, desde que a pessoa não seja 100% dependente da internet.

Mas de qualquer forma em muita empresa que fiz entrevista não teve essa de internet não, tudo na raça com a cara e coragem.

Agora por exemplo quero ver alguém configurar hibernate com todas as configurações de gerenciamento de pool de conexão opções de visualização do sql , junto com spring e JSF na raça.

Começar a abrir o arquivo xml e mandar ver.

Não conheço ninguém que faça isso do zero e acho pouco provável que alguém o faça, mesmo nos testes de empresa nunca ví pedirem isso.

Erguer uma boa infra do zero sem net, osso.(Pouco provável , mas vai saber, tem doido pra tudo)

+1

P

depende da empresa/cliente… umas proibem td net e usb…

A

Verdade, lembro do banco BV Financeira, lá “tudo” era bloqueado, inclusive Internet… Nestes casos o Analista Programador deve ser mais auto-suficiente.

P

em banco é bem comum…

L

Se for programação para desktop e vc tiver um livro da deitel fica fácil.

V

Não sou da época mas programar sem internet é viável

Provavelmente na época as pessoas usavam muitos os livros com a documentação das linguagens e ferramentas impressos! Mas nada de pegar código pronto dos outros :lol:

G

Internet só para pesquisa ou configurações mirabolantes do spring, hibernate. Então, nada de copiar códigos.

R

Meu Deus, hipocrisia mandou abraço pra muita gente aqui eim!
“Nada de copiar códigos, apenas configuração e documentação”. Ahan, claro, ninguém nunca aqui pegou uma GenericDAO pronta (pelo menos nos primeiros projetos) ou uma função javascript que valide CPF/CNPJ ou algum código que use regex como um colega ai falou.
Como outro ainda falou, ninguém quer reinventar a roda, se já existe uma implementação boa disponível, use-a (fazendo as devidas adaptações). Agora, me dizer que só deveria usar a internet pra ver documentação? Melhor eu parar por aqui…

M

Caros amigos.
Programo desde os tempos de Cobol/pascal, tudo no braço,
e naquela época era apenas a consulta a um bom livro, colega de trabalho e o conhecimento tácito.
Creio que a internet veio simplificar e ajudar bastante o trabalho de desenvolvimento, mas não vai substituir um bom livro.
Alguns “programadores” realmente pegam códigos na net e acham que já programam, esquecem da arte de programar…
é quase como um bom pintor em um novo quadro!

Mais cedo ou mais tarde descobrem que ele é um “mero copiador de códigos”.
Por isso a classe está com salários defasados e a classe está em baixa.

Abraços.

R

Sinceramente, não sei que arte é essa que muitos adoram falar. Programam como se tivessem criando um filho, quando na verdade você ta criando um programa pra outra pessoa que não está nem um pouco interessada na sua “arte”.
Arte pra mim está relacionada com inovação, imaginação, coisas exóticas etc. Quando estamos programando, estamos aplicando padrões, regras e convenções muito bem detalhadas, várias receitas de bolos, e isso pra mim não tem nada a ver com arte. De verdade, não gosto desta de “programar é uma arte”. Não vejo assim. Que bom que os programadores mais velhos davam conta de fazer tudo em seja qual for a linguagem com um livro. Os tempos são outros, não tem necessidade de fazer tudo “no braço” quando se tem uma ferramenta tão boa como a Internet.

C

Uso a internet pra aprende a programar novas linguagens, se não fosse a internet com o Google eu ia ta ate hoje programando em C++.
Com a internet aprendi a fazer paginas html com css e javascript, a programar em php, muitos comandos para mysql e postgre e vo continua aprendendo muitas outras coisas com a internet.

Mas com ou sem internet eu não iria morrer, pois também gosto de comprar livros sobre programação e tal e ja usei eles varias vezes pra aprende ou fazer pesquisa a moda antiga!

L

Rendrys:
“Nada de copiar códigos, apenas configuração e documentação”. Ahan, claro, ninguém nunca aqui pegou uma GenericDAO pronta (pelo menos nos primeiros projetos) ou uma função javascript que valide CPF/CNPJ ou algum código que use regex como um colega ai falou.
Como outro ainda falou, ninguém quer reinventar a roda, se já existe uma implementação boa disponível, use-a (fazendo as devidas adaptações). Agora, me dizer que só deveria usar a internet pra ver documentação? Melhor eu parar por aqui…

Huahuahua. É verdade. Parece que só tem bonzão no GUJ. A galera aqui precisa ser um pouco mais modesta.
No tempo do Onça, até que dava pra ser programador assim, porque não tinha nada pronto. Nem internete.
Cada um fazia sua propria roda.

Agora, vc lembra de cor como faz um quick sort ou um merge sort?
Até que dá pra fazer numa boa em uns 10 min. Mas sugiro vc tentar fazer um algoritimo genético do nada.
vão ficar foleando livros pra procurar como faz seus trouxas? Vcs me matam de rir. Tem livro pra todo o tipo de código e pras mais variadas aplicações.
Acho quem tem muito carinha aqui que não sabe o que é open-source e nem pra que serve.
Mesmo que vc tenha o codigo open source vc pode se deparar com um bug. Vai perguntar onde?

Eu acho bacana estudar esse codigos, entender como funcionam. Acredito até que algumas aplicações não se deve utilizar tudo que se encontra para evitar riscos ao sistema. Mas criar tudo do zero sem auxílio da internete… Se tem alguem que merece ser demitido por perder tempo da empresa é o carinha que faz isso.

Quando o chepe pede que não quer que simplesmente copie e cole ele quer dizer que vc entenda TUDO o que vc tá colando.

G

é amigo, vc deve trabalhar com CRUD né? “Arte pra mim está relacionada com inovação” vc já ouviu falar em projetos P&D?
a verdade sobre o título do post é: sim, é possível programar sem a ajuda da internet. Quando não se tem outra opção, então não tem outro jeito. Mas é inegável que a internet ajuda bastante o trabalho do desenvolvedor.
Agora eu particularmente me recusaria a trabalhar numa empresa que restrinja completamente o acesso a internet, simplesmente pelo fato de que eu não sou máquina e não fico 08:00 horas por dia programando, eu preciso de uma pausa, ler um artigo, dar uma olhada no GUJ e etc. essas coisas nos ajudam, é o ócio criativo…

L

drsmachado:
O problema é que muitas vezes encontramos situações que com uma simples googlada, já resolvemos.
Códigos simples e até complexos, que resolvem situações bem banais.
Por exemplo, eu sou um zero à esquerda em regex. Quando preciso, apelo pra internet.

+1

Regex é uma parte do sistema que vc só faz uma vez. Depois que começa outro sistema, tem que estudar de novo pq já esqueceu tudo. OU… copia do sistema anterior OU da internete.

V

Eu gosto de criar coisas do zero :smiley:

Mas fazer isso profissionalmente no trabalho sem motivo nenhum é tão irresponsável quanto pegar código de um blogspot e colar no projeto sem nem olhar como é feito. Na verdade é até mais, tem uma alta probabilidade do seu código sair com uma qualidade muito pior do que as várias libs que já fazem isso e tem anos de correções de bugs e melhorias de performance

Tem que saber balançar entre fazer na mão ou usar código pronto. Nem tudo é tão simples, as vezes é mais fácil vc fazer do que ter que adaptar uma lib que não foi feita pensando na sua necessidade. As vezes usar a lib é bem mais rápida de implementar e eficiente. Desenvolver software é complexo!

R

Não trabalho apenas com CRUD mas de fato não conheço “projetos P&D”. Não sei como “inovação” entra neste termo mas quando me refiro a “arte” e “programação”, é que independente do projeto que você está criando, você sempre tem padrões e boas práticas a serem seguidas, então não tem muita inovação nisso. Ou em “projetos P&D” é diferente?

G

Não trabalho apenas com CRUD mas de fato não conheço “projetos P&D”. Não sei como “inovação” entra neste termo mas quando me refiro a “arte” e “programação”, é que independente do projeto que você está criando, você sempre tem padrões e boas práticas a serem seguidas, então não tem muita inovação nisso. Ou em “projetos P&D” é diferente?
http://www.grupoenergisa.com.br/grupoenergisa/paginasinternas/OqueeProgramadePeD.aspx
atente para a parte em que diz: "Os projetos de P&D deverão estar pautados pela busca de inovações "

G

Rendrys, programar é muito mais do que fazer um CRUD ou seguir uma receita de bolo, muito mais.

R

Tudo bem, eu percebi que o projeto busca inovação, mas pra fazer o projeto inovador precisa inovar na hora de programar? Digo, se no seu projeto inovador, você tem um problema recorrente, que outros já solucionaram, não te parece racional utilizar a solução que outra pessoa publicou para te ajudar?

L

victorcosta:
Luiz Augusto Prado:

Eu acho bacana estudar esse codigos, entender como funcionam. Acredito até que algumas aplicações não se deve utilizar tudo que se encontra para evitar riscos ao sistema. Mas criar tudo do zero sem auxílio da internete… Se tem alguem que merece ser demitido por perder tempo da empresa é o carinha que faz isso.

Eu gosto de criar coisas do zero :smiley:

Mas fazer isso profissionalmente no trabalho sem motivo nenhum é tão irresponsável quanto pegar código de um blogspot e colar no projeto sem nem olhar como é feito. Na verdade é até mais, tem uma alta probabilidade do seu código sair com uma qualidade muito pior do que as várias libs que já fazem isso e tem anos de correções de bugs e melhorias de performance

Tem que saber balançar entre fazer na mão ou usar código pronto. Nem tudo é tão simples, as vezes é mais fácil vc fazer do que ter que adaptar uma lib que não foi feita pensando na sua necessidade. As vezes usar a lib é bem mais rápida de implementar e eficiente. Desenvolver software é complexo!

Eu também adoro. Mas isso é pra bancos, segurança de informação…
Até criei meu proprio ORM pros meus projetos pessoais. Mas isso porque quero que funcione para C#, Cpp, java…

Quer ver um exemplo de biblioteca que me ferrei: ExtJs. Duvido que alguem consiga criar qualquer tipo de sistema sem consultar colegas de forum ou sem utilizar codigo pronto com essa biblioteca js.

Outra…Esses dias eu vi a API do google maps. É uma merda de grande e de trabalhar. Nesse ultimo caso, muito restrito, eu preferi fazer o meu prórpio codigo porque o sistema é bem simples e não exigirá tanto tempo estudando uma api tão grande como a do google maps. Seria matar uma formiga com uma bomba atômica.

Como nosso colega Gabriel falou:

Gabriel:

V

Você fala como se fosse uma simples questão de ler padrões, aplicar e pronto: SOFTWARE DE QUALIDADE!

Vi um cara aqui no GUJ q leu o Single Responsibility Principle e achou bonito fazer código com classes só pra armazenagem de dados com todos atributos acessíveis e classes que manipulam esses dados. Pra mim isso é quebra total de encapsulamento. Mesma discussão DAO vs ActiveRecord. Não tem resposta definitiva, você vai fazer de um jeito e provavelmente um tempo depois já vai ter outra opinião. Vão ter opiniões divergentes. Escrever software de forma que seja o mais fácil possível dos outros entenderem é muito mais que ler padrões, experiência conta muito mais que isso, mas só experiência também não conta, tem que estar ligado nas novas técnicas que surgem. É difícil!

R

Isso ficou por sua conta, porque não falei que era só isso. O que quis dizer é que independente do projeto, você pode se deparar com problemas que você pode muito bem recorrer a soluções na internet e que você acaba seguindo boas práticas e padrões, o que não te abre pra “inovar”.

AOOOONDE que eu falei que era simples assim?
Nossa, leia o contexto da conversa pra entender antes de falar coisas assim. Mencionei “padrões” pro assunto “arte de programar”. Nada a ver com seu discurso.

G

Rendrys:

Pra que copiar código se tem tudo hoje em dia nos frameworks por aí? Não sabe o que é um DAO? Pesquise. Encontre um exemplo, estude, aprenda e depois impĺemente o SEU.
Aproveitar dicas, regex, configurações é uma coisa, copiar classes inteiras é outra coisa. Por isso vemos chunchos “a rodo” por aí. Vide http://www.guj.com.br/java/30384-evgd-codigos-toscos
Então devemos contratar “estagiários sênior em pesquisa no google” pra dar ctrl+c / ctrl+v. Depois o pessoal reclama que a profissão paga mal, que não tem vaga. Realmente não se fazem mais programadores como antigamente.

L

é amigo, vc deve trabalhar com CRUD né? “Arte pra mim está relacionada com inovação” vc já ouviu falar em projetos P&D?
a verdade sobre o título do post é: sim, é possível programar sem a ajuda da internet. Quando não se tem outra opção, então não tem outro jeito. Mas é inegável que a internet ajuda bastante o trabalho do desenvolvedor.
Agora eu particularmente me recusaria a trabalhar numa empresa que restrinja completamente o acesso a internet, simplesmente pelo fato de que eu não sou máquina e não fico 08:00 horas por dia programando, eu preciso de uma pausa, ler um artigo, dar uma olhada no GUJ e etc. essas coisas nos ajudam, é o ócio criativo…

Cara, se vc tiver falando de desktop com socket ou algo simple, ai vai. Tudo depende dos requisitos impostos.

Suponha seu chefe e te pede isso:

Vc vai fazer (dar manutenção) uma aplicação web onde o front-end deve ser em javascript puro com a biblioteca ExtJs.
No servidor vc vai utilizar servlets.
Banco de dados será Oracle
Utilizará Hibernate.
Como sou um cara gente boa, seu servidor seria o TomCat.
Sua IDE de desenvolvimento pode ser a que vc escolher.
Utilizar a internete está proibido. Então nenhum dos cabos possui sinal de coneção.
Eu deixo com vc um CD com tudo isso pra vc instalar e configurar sozinho.

Eu aposto quanto vc quiser que vc não dá conta, mesmo tendo tudo configurado.

V

Entendi do seu post q programar era exclusivamente aplicar padrões, regras e convenções bem muito bem detalhadas. Pra mim isso nem sempre é verdade e acho q vc deveria mencionar :slight_smile: Se ninguém fugisse das convençoes existentes não surgiria o Agile, TDD, etc :slight_smile: O pessoal chama de arte porque muitas vezes é um processo criativo e alguns programadores se esforçam muito pra fazer código esteticamente bonito no sentido de ser agradável e fácil de ler

V

Isso já foi padrão:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
    <!DOCTYPE struts-config PUBLIC
          "-//Apache Software Foundation//DTD Struts Configuration 1.3//EN"
          "http://struts.apache.org/dtds/struts-config_1_3.dtd">
    <struts-config>
        <form-beans>
            <form-bean
                name="logonForm"
                type="app.LogonForm"/>
        </form-beans>
        <action-mappings>
            <action
                path="/Welcome"
                forward="/pages/Welcome.jsp"/>
            <action
                path="/Logon"
                forward="/pages/Logon.jsp"/>
            <action
                path="/LogonSubmit"
                type="app.LogonAction"
                name="logonForm"
                scope="request"
                validate="true"
                input="/pages/Logon.jsp">
                <forward
                    name="success"
                    path="/pages/Welcome.jsp"/>
                <forward
                    name="failure"
                    path="/pages/Logon.jsp"/>
            </action>
            <action
                path="/Logoff"
                type="app.LogoffAction">
                <forward
                    name="success"
                    path="/pages/Logoff.jsp"/>
            </action>
        </action-mappings>
        <message-resources parameter="resources.application"/>
    </struts-config>

Graças a algumas pessoas que pensaram fora dos padrões da época e inventaram coisas melhores hoje pessoas fazem código assim:

Railscasts::Application.routes.draw do
  root :to => "episodes#index"

match "auth/:provider/callback" => "users#create"
  match "about" => "info#about", :as => "about"
  match "give_back" => "info#give_back", :as => "give_back"
  match "moderators" => "info#moderators", :as => "moderators"
  match "login" => "users#login", :as => "login"
  match "logout" => "users#logout", :as => "logout"
  match "feedback" => "feedback_messages#new", :as => "feedback"
  match "episodes/archive" => redirect("/?view=list")
  match 'unsubscribe/:token' => 'users#unsubscribe', :as => "unsubscribe"
  post "versions/:id/revert" => "versions#revert", :as => "revert_version"

resources :users do
    member { put :ban }
  end
  resources :comments
  resources :episodes
  resources :feedback_messages

match "tags/:id" => redirect("/?tag_id=%{id}")
end

Esse processo criativo de inventar coisas novas, tornar o código mais legível e mais agradável, acho q seria isso q chamam de arte :P

G

Acho que a questão é programar copiando desenfreadamente ou aproveitar dicas de soluções pra aprender. São coisas distintas.

A

Rendrys:

Concordo.

R

Putz que galera louca. Não falei pra sair copiando código dos outros e jogando nos projetos, muito menos não incentivando pessoas a criar frameworks ou implementações pessoais. Isso tudo é muito bacana, e eu também gosto de fazer isso. Mas uma vez que você vai fazer um projeto utilizando frameworks já conhecidos e tal, você não vai seguir padrões e convenções? Vai sair digitando pensando em unicórnios e flores? E mais uma vez, não estou falando que é correto copiar o código dos outros, jogar no projeto e uau que beleza, claro que não. Mas todos já utilizaram o código de outras pessoas pra se basear em uma solução.

Pra que copiar código se tem tudo hoje em dia nos frameworks por aí? Não sabe o que é um DAO? Pesquise. Encontre um exemplo, estude, aprenda e depois impĺemente o SEU.
Aproveitar dicas, regex, configurações é uma coisa, copiar classes inteiras é outra coisa. Por isso vemos chunchos “a rodo” por aí. Vide http://www.guj.com.br/java/30384-evgd-codigos-toscos
Então devemos contratar “estagiários sênior em pesquisa no google” pra dar ctrl+c / ctrl+v. Depois o pessoal reclama que a profissão paga mal, que não tem vaga. Realmente não se fazem mais programadores como antigamente.

Outro que deve ter pegado a conversa pela metade. Uma coisa é pegar uma solução pronta, entender ela, adequar e usá-la no seu programa (que eu não vejo problema algum), outra coisa é o “ctrl+c ctrl+v” que muitos realmente fazem, e no fim dá em cagada. Mas o que eu to falando né? Você quando ouviu falar em Hibernate abriu a documentação do Hibernate, leu tudinho e depois codificou sem pegar nenhum exemplo prático, né? Desculpa ai.

Enfim, muita gente bancando o sr. gênio que nunca usou a internet pra buscar soluções pra problemas que outros já passaram e que quer dar lição sem nem ler a conversa toda. Desta vez realmente vou parar por aqui porque até parece que estou num loop, repetindo as mesmas coisas pra pessoas diferentes.

Fui, abraço. :thumbup:

V

Rendrys:

Enfim, muita gente bancando o sr. gênio que nunca usou a internet pra buscar soluções pra problemas que outros já passaram e que quer dar lição sem nem ler a conversa toda. Desta vez realmente vou parar por aqui porque até parece que estou num loop, repetindo as mesmas coisas pra pessoas diferentes.

Você anda muito estressado. Só teve um cara no tópico todo que disse ser contra copiar código da Internet (quote abaixo). O resto era o pessoal falando de casos de gerentes e empresas proibindo internet ou cópia

L

g4j:
Luiz Augusto Prado:

Cara, se vc tiver falando de desktop com socket ou algo simple, ai vai. Tudo depende dos requisitos impostos.

Suponha seu chefe e te pede isso:

Vc vai fazer (dar manutenção) uma aplicação web onde o front-end deve ser em javascript puro com a biblioteca ExtJs.
No servidor vc vai utilizar servlets.
Banco de dados será Oracle
Utilizará Hibernate.
Como sou um cara gente boa, seu servidor seria o TomCat.
Sua IDE de desenvolvimento pode ser a que vc escolher.
Utilizar a internete está proibido. Então nenhum dos cabos possui sinal de coneção.
Eu deixo com vc um CD com tudo isso pra vc instalar e configurar sozinho.

Eu aposto quanto vc quiser que vc não dá conta, mesmo tendo tudo configurado.

Acho que a questão é programar copiando desenfreadamente ou aproveitar dicas de soluções pra aprender. São coisas distintas.

Isso ai já falei lá em cima, em outro post.
O que to querendo dizer para o guambazinho que isso não serve em tudo.

V

Falando em cópia, teve um rolo na empresa que um amigo meu trabalha pq copiaram código open source da internet pro projeto ai tinha uma ferramenta que detectava isso e o problema era que por ter código open source o projeto teria que ter o código aberto também, aí tiveram q proibir esse tipo de cópia

L

KKKKKKkkkkk… ai quebra a firma. HUahuahua
depende da licença. tem codigo que tem as duas licenças: open-source e comercial. Vc pode usar a open-source pro desenvolvimento e depois pegar a comercial.

se fosse usado um ofuscador, será que essa ferramenta também pegaria?

M

victorcosta:
Rendrys:

Você anda muito estressado. Só teve um cara no tópico todo que disse ser contra copiar código da Internet (quote abaixo). O resto era o pessoal falando de casos de gerentes e empresas proibindo internet ou cópia

Quem é dependente da internet para programar não é um desenvolvedor, não passa de um mero digitador. Internet deve ser usada para consultar documentações ou estudo de alguma tecnologia que o desenvolvedor não domine. Quem quer viver de copiar código da internet não passa de uma peça descartável.

Ai ai, leia novamente e entederá o que eu disse. Você não deve ser dependente da internet para desenvolver. Viver de copiar e colar código da internet demonstra que não sabe o que está fazendo. Eu quando me passam alguma coisa que eu não sei direito como vou resolver, procuro ajuda de desenvolvedores mais experientes para saber quais ferramentas usar para resolver meu problema. Depois parto pra documentação e algun tutorial na web.
Mas ficar caçando soluções prontas pra tudo é um problema. O cara faz e com pouco tempo esquece. Agora se o desenvolvedor apanhar pra resolver alguma coisa, ele acaba aprendendo e não fica dependente de viver de achar código dado de graça.

Criado 26 de julho de 2012
Ultima resposta 27 de jul. de 2012
Respostas 48
Participantes 18