Obrigado Alexandre Saudate,
Realmente isso é verdade. Mas na realidade eu não posso me prender a determinado software privado ou específico demais, por isso a utilização do WS-BPEL, por enquanto. Com os resultados atuais aqueles que não se valem dessa tecnologia (BPEL) ficam de fora, infelizmente, mas por ser um padrão aberto gera oportunidades de mercado e pesquisa nessa área (BPM + Cloud Computing).
O que é válido a curto prazo, pensando em suprir o mercado já existente, seria fornecer suporte a linguagens como BPMN, mas sempre utilizando padrões abertos (eu também não poderia pegar um código XML do diagrama BPMN criado para um único software, ainda mais se esse for caixa preta). Esse fato é um ponto importante, pois é o que viabiliza investimentos de qualquer ordem e também uma validade mais ampla dos resultados. Hoje nós sabemos que basear-se em padrões abertos é mais inteligente e gera benefícios para todo mundo, tanto para o usuário final tanto para quem mantem o projeto, nós utilizamos softwares nessa onda todos os dias, trabalhando com sistemas operacionais ruins ou não.
O que deve acontecer nessa área é investimentos dos desenvolvedores do BPMS para gerar melhoras em seus recursos, e se gostarem dessa abordagem poderiam integrá-la em sua arquitetura já que ela é aberta (ou rejeitar totalmente se for ruim demais ou inviável [tomara que isso não aconteça, rs]). Além disso, a abordagem parte da área científica, por isso não devo me prender a padrões fechados, pois isso inviabilizaria minha pesquisa, ou faria eu me tornar dependente de uma empresa que pode nem ter interesse atual em ajudar. Esse projeto também parte da Universidade de Twenty da Holanda, o que favorece e fortalece essa posição.
Mas, caso alguma empresa queira investir pode ser tomado um foco mais específico, pois isso validaria a abordagem em um âmbito maior, mas existiria um vínculo dessa com o projeto (isso aconteceria da empresa para a pesquisa e o que eu quero é só um apoio da pesquisa para a empresa, o que não iria gerar qualquer tipo de vínculo, somente propagando nos agradecimentos nas apresentações dos resultados).
Posso citar o exemplo da Universidade de Twenty que fez uma proposta parecida com a descrita só que para a linguagem Amber, que é utilizada por uma empresa daquela região. O problema é que não há tantas empresas que utilizam essa linguagem para processos de negócio o que dificulta e muito a aceita da abordagem deles.
Enfim, vocês me ajudaram muito! Obrigado! Até mais.