Pessoal quero desenvolver algo para o Android como TCC…
gostaria que vocês me dessem sugestões do que poderia ser
feito… tipo conheço quase nada do Android… mais vou ter uns 8 meses
para me aprender (desafio) e desenvolver algo interessante…
por favor me ajudem postando sugestões…
Obrigado.
Android TCC?
15 Respostas
Obrigado.
Se eu soubesse de algo com certeza nao te contaria, eu faria uma app e ganharia alguma grana com ela :lol: :lol:
Mas sei la, que tal alguma coisa para a área academica? Tipo uma app cliente servidor, onde o aluno pudesse por exemplo ver suas notas? Seu horario de aulas, e etc? A parte servidor tu faz uma app REST que ficara em um container na faculdade e a parte cliente seria a app Android claro.
Vou ajudar com um UP porque tô na mesma dúvida, principalmente sobre quais pontos principais deveria explorar no trabalho.
Obrigado.Se eu soubesse de algo com certeza nao te contaria, eu faria uma app e ganharia alguma grana com ela :lol: :lol:
Boa ! É isto mesmo…

Fique de olho nessa página:
http://www.inf.furb.br/tcc/index.php?cd=5
Até o começo do ano que vem, a Universidade deve atualizar e colocar as monografias de 2011-I
Esse semestre, até onde eu sei, existem 3 TCCs sobre Android.
Um sobre criptografia (meu), um sobre realidade aumentada (amiga minha) e outro sobre geolocalização de fotos.
Espero ter ajudado.
Obrigado.
Me responda uma coisa. Vc tem orientador de TCC na faculdade? Se sim, ele aceitou a sua idéia de usar android para esse trabalho?
Obrigado.
Me responda uma coisa. Vc tem orientador de TCC na faculdade? Se sim, ele aceitou a sua idéia de usar android para esse trabalho?
desde quando orientador tem que ACEITAR alguma coisa? Orientador tem “ORIENTAR”.
O TCC é escolha pessoal.
desde quando orientador tem que ACEITAR alguma coisa? Orientador tem “ORIENTAR”.
O TCC é escolha pessoal.
Não é bem assim que a banda toca não.
Você ter um orientador que não quer/gosta do seu assunto é a pior coisa possível. Orientar significa guiar o aluno, e se ele não tem conhecimento, ou se não gosta/quer o assunto, a pessoa está em maus lencóis.
Sua faculdade é o que? Sistemas de Informação? Engenharia/Ciência da computação?
Os focos são diferentes.
Sistemas vc pode fazer um sistema para o Android e descrever o que o seu sistema faz, de forma bem documentada e bla bla bla. Nesse caso, o fato de ser em Android faz dele um projeto relevante.
Agora, se for Engenharia/Ciência, o foco é diferente. Na minha faculdade, TCC de Ciência que for um sistema não é mais aceito por ser um sistema. Tem que ter algo relevante para o Curso. Nesse caso, o fato de ser no Android não é o que faz dele relevante. São as técnicas computacionais (seja o que for isso) que faz dele relevante para a universidade.
Um dos papéis do orientador é saber se o tema escolhido tem sentido ou não.
Por exemplo, será que um tema como android seria algo realmente interessante e de acordo com o curso em questão? Ou, será que já não fizeram um tcc sobre isso?
A questão é: Android é o tema ou apenas a ferramenta??
E mesmo que fosse o tema, na teoria de voces como haverá evolução se são aceitos APENAS temas que os orientadores conhecem?? Sacaram, como a coisa fica presa e não evolui nunca!!! Nunca vai haver inovação.
Se tem 10 orientadores que conhecem 5 assuntos cada um, então a faculdade vai ter 10 mil TCC’s falando sobre estes 50 assuntos, 50 para ser generoso e dizer que os assuntos que cada orientador conhece é unico.
A minha opnião é que o Orientador nao vai ficar olhando codigo fonte e etc(apesar de ser java), ele vai analisar a metodologia, documentação, o produto final e etc, e não ficar preso a ferramenta. E outra a pessoa que for ler a monografia, a ideia é justamente que ela aprenda sobre aquele assundo.
Uma coisa fredferrao:
TCC não é para gerar inovação.
Deve ser uma pesquisa extensa sobre um assunto, ou a união de assuntos.
Criar conhecimento acadêmico, somente doutorandos podem. Nem mesmo mestrandos podem gerar conhecimento na sua dissertação.
Claro, isso tudo conceitualmente. Óbvio que um graduando em computação irá gerar algum tipo de conhecimento, mesmo que seja “É impossível criar a ferramente XYZ para a plataforma WWW”, só que academicamente, isso não é conhecimento.
Por isso que, sim, o seu orientador deveria saber sobre o seu tema.
Uma coisa fredferrao:
TCC não é para gerar inovação.
Deve ser uma pesquisa extensa sobre um assunto, ou a união de assuntos.
Criar conhecimento acadêmico, somente doutorandos podem. Nem mesmo mestrandos podem gerar conhecimento na sua dissertação.
Claro, isso tudo conceitualmente. Óbvio que um graduando em computação irá gerar algum tipo de conhecimento, mesmo que seja “É impossível criar a ferramente XYZ para a plataforma WWW”, só que academicamente, isso não é conhecimento.
Por isso que, sim, o seu orientador deveria saber sobre o seu tema.
Eu nao estou falando para o cara inventar algo novo, ou o cara precisa de Doutorado para fazer um TCC em cima do Android??
Inovar, pode ser em relação ao que ja existe de TCC na faculdade, usar algo que existe no mercado, senão vamos ficar nos sisteminhas de biblioteca feitos em delphi forever and ever and ever…
Continuo com o pensamento de que o Aluno pode escolher as ferramentas e o tema que lhe bem entende, afinal tudo esta dentro de “DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE”(neste caso). E se tal professor tiver o minimo de conhecimento nesta área, que é o que se espera, não tem porque barrar o aluno por usar Android ao inves de Pascal.
Que tal fazer um TCC mais teórico abordando Sistemas Operacionais em ambiente Mobile utilizando Android?
…
O TCC é escolha pessoal.
Em tese é assim, na prática, nem sempre. Da mesma forma que o tema do TCC é uma escolha pessoal, aceitar orientar também pode ser.
Dessa forma o orientador, por falta de conhecimento ou boa vontade, pode não aceitar ser o orientador desse TCC. Aí, ele pode te sugerir outras propostas alinhadas ao interesse dele.
Faça um controle de gastos.
Procurei no market e só tem um que presta e custa +/- 17,00 EasyMoney.
Vou ter que comprar, outros amigos tb vao comprar :?
Fique de olho nessa página:
http://www.inf.furb.br/tcc/index.php?cd=5Até o começo do ano que vem, a Universidade deve atualizar e colocar as monografias de 2011-I
Esse semestre, até onde eu sei, existem 3 TCCs sobre Android.
Um sobre criptografia (meu), um sobre realidade aumentada (amiga minha) e outro sobre geolocalização de fotos.Espero ter ajudado.
O market tem muito para criptografia, realidade aumentada e jogos… tem ‘N’ opções.
Eu tenho um ‘Galaxy S’, achei ele tão completo que me sinto em um note, imagina o tablet…
Falta aplicativos com ideia de “pc”.