aplicaÇÕes ria vs aplicaÇÕes web vs aplicaÇÕes stand alone

7 respostas
S

pessoal vamos debater um pouco sobre qual é a melhor, eu sei pouco sobre as aplicações RIA, e quero saber mais em um quadro comparativo entre as 3 ( RIA, WEB, STAND ALONE)

stand alone
[list]problemas na instalação em muitos usuarios[/list]
[list]problemas na actualização em muitos usuarios[/list]
[list]Processamento do lado do cliente[/list]
[list]pouca carga no servidor ( apenas é necessario servidor de base de dados na maioria dos casos)[/list]
[list]Ambiente grafico mais rico, com muitos recursos[/list]
[list]muita interactividade com a interface grafica[/list]

Web
[list]processamento do lado do servidor ( se tiver muitos clientes o servidor entra em bug ou lentidão)[/list]
[list]interface grafica limitada a capacidade dos browser, poucos recursos ( a maioria dos recursos são html css etc)[/list]
[list]pouca interactividade com a interface grafica[/list]
[list]facilidade na instalação da aplicação em muitos clientes (sendo preciso apenas abrir o browes)[/list]
[list]facilidade na actualização[/list]

RIA
[list]acho que tem as vantagens dos aplicativos web somando as vantagens dos aplicativos stand alone :slight_smile: [/list]
[list]processamento do lado do servidor e do lado do cliente[/list]
[list]facilidade na actualização e instalação[/list]
[list]interface grafica muito interativa como os stand alone[/list]
[list]muita interactividade com a interface grafica[/list]

em resumo eu queria que os participantes deste topico listassem as vantagens e desvantagens que eles acham das RIA / WEB / STAND ALONE
e depois no fim dizerem qual é a que eles acham melhor

eu antes achava as WEB como melhor, agora acho que a RIA é melhor :slight_smile:
MAs quero ouvir a opinião dos mais sabidos do sobre o assunto :idea: :slight_smile: ,
e vendo bem eu acho que as RIA é o futuro

7 Respostas

L

Rapas, eu estou passando por uma situação muito chata, desenvolvi um sistema desktop acessando o banco de dados Postgree em um provedor, porem, ficou muito lendo, então estou tendo que refazer tudo em RIA para poder aumentar a performance, usei o FrameWork Thinwire, que por sinal é facil a utilização, mas um pouco trabalhoso, como tenho prazo para a entrega do projeto não tive tempo de testar outras ferramentas RIA.

Quando tiver tempo, vou testar o Flex, GWT, JSF e outras…

T

Blz?

Sobre sua aplicação estar lenta, acredito que deve rever os códigos dela e buscar a performance dentro da aplicação. Uso de indicesn o banco e problemas de codificação podem estar causando esta lentidão.

Agora se o requisito é usar pela web, RIA é legal…pro usuário . . . pra desenvolver é muito trabalhoso e um pouco confuso até pegar o jeito. Pra desenvolver um aplicativo RIA o conhecimento em padrões de projeto na minha opinião deve ser mais aprofundado, portanto é mais um ponto a ser verificado.

Não sou um especialita, mas tenho certeza que se tiver dificuldade em migrar só pedir um help pra galera aqui.

S

Eu ja fiquei fulo (puto, estressado) com aplicações que ficam lentas, mas é o seguinte eu superei da seguinte forma, se guardares as consultas maiores e com mais calculos na base de dados como view fica mais rapido, e quando são poucos dados esta tudo bem até os select dos que estão a começar funcionam na velocidade da luz, mas quando são muitos dados até os select dos mais experientes começam a dar pau, mas isso eu acho normal,
devemos revisar todos os select principalmente aqueles maiores( que incluem muitas tabelas) e aqueles que tem muitos order by, group by, sum, cont , e principalmente aqueles que tem subconsultas com o in ex: ( select clientes from clientes where clientes.idade in (select desconto.idade from desconto) ).
depois de rever testamos a consulta de formas diferentes e vermos quais são as que tem o mesmo resultado e com mais velocidade, e não esquece que não é bom usar campos desnecessarios como select * from.

E ainda á outra coisa ver a configuração do servidor tambem ajuda , a aumentar a velocidade, e se o modelo relacional da base de dados for ruim (xxxxxss, mau modelado) tambem tem tendencia a tornar as consultas lentas .
na verdade são muitos factores a se analisar

J

Só um pitaco,

Dizer simplesmente que RIA é melhor que web tradicional, Stand-alone, etc etc etc, é um pouco precipitado.
O que devemos olhar SEMPRE são os requisitos, principalmente os requisitos não-funcionais da aplicação.

Eu já trabalhei em projeto que a melhor solução era uma aplicação stand-alone dentro de uma intranet. Trabalho atualmente em um projeto de banco que a solução web é a melhor (Não há a necessidade de ter telas “bonitinhas”, o velho e bom HTML + CSS resolve muito bem, claro, AJAX sempre ajuda). Alias, com HTML e CSS dá para fazer coisas bem legais e padronizadas.

Minha experiência em projetos RIA foi um bem simples usando JSF (1.2) + Richfaces (nem sei se pode ser considerado RIA isso), portanto não posso opinar muito. Mas o que eu vejo em vantagem de RIA são os pontos que você já levantou “interatividade com a interface grafica”, isso de fato eu acho que falta para aplicação HTMl + CSS.

[]'s

L

Em relação a minha aplicação está lenda, acho que isso não se deve ao fato da modelagem ou select, porque apenas um selec id from clientes where id=1, fica muito lento, acho que se deve a ponte entre a maquina usuaria e o provedor onde o banco de dados está, usando uma conexão com net convencional tipo banda larga.

Por isso decidi partir para uma solução ao lado do servidor, onde essas consultas são processadas, e o resultado sem dúvida quadriplicou…

Mas em relação a RIA, quem indica boas e faceis ferramenas ?

S

Então o teu assunto esta resolvido, :slight_smile: , porque fazer o tunning da aplicação ou da base de dados depende muito de cada caso.

L

sulito, achei uma plataforma interessante, estava pesquisando e achei o Apache Pivot, para desenvolvimento de aplicações Web e DeskTop, pelo que lí apenas ter o JRE instalado na maquina ou plugin Java no browser.

segue o link http://cwiki.apache.org/PIVOT/frequently-asked-questions-faq.html

Acho que vou me aprofundar melhor nisso essa semana, vou fazer uns testes, e depois falo como foi !!!

Criado 22 de janeiro de 2010
Ultima resposta 22 de jan. de 2010
Respostas 7
Participantes 4