Olá, pessoal! Depois de um longo período trabalhando com ensino em outra área, volto e estudar Java, agora com maior rigor.
Estou precisando desenvolver um programa que envie mensagens via SMS, e-mail e Whatapp para os funcionários de uma empresa. O programa funcionaria da seguinte forma: Haveria um cadastro de pessoas. Um usuário do sistema digitaria uma mensagem e o programa enviaria tal mensagem por SMS e WhatsApp para o celular dos cadastrados e também por e-mail para os mesmos. Não precisa enviar para todas essa mídias, mas se enviar para uma ou duas já seria muito bom.
Mas não sei se é possível fazer isso em Java. Então gostaria apenas de saber se é possível fazer esse programa em Java, e se a resposta for positiva, gostaria de saber qual ou quais APIs devo utilizar.
Agradecido desde já pela ajuda.
Aplicativo para enviar mensagens. É possível?
2 Respostas
Vamos la
SMS vc tem algumas formas, quase todas pagas.
vc precisa de um SMS broker que vai te cobrar por mil mensagens. por exemplo este:
http://www.bulksms.com/products/sms-api.htm
vc pode fazer uma gambiarra, é claro, da segunte forma
1- vc pode criar uma APP Android que vai ler uma API REST com as ultimas mensagens e usar o SMS do celular em questão para enviar.
2- vc pode plugar um modem 3g/ gprs no computador e conectar via uma interface serial no modem e mandar os comandos AT. o povo do arduino tem uma placa tipo SIM 800L e usam bibliotecas que criam uma abstração afim de evitar digitar muita coisa.
3- existem as chipeiras mas não sei se vc pode usar do ponto de vista legal no BR.
Whatsapp: não sei. não faço ideia. talvez se vc usar o selenium sobre a versão desktop ( roda num browser, né?)
Opa, valeu pela resposta!
Mas parece-me um tanto difícil essa solução. Terei que estudar bastante coisas, como desenvolvimento android, por exemplo.
Utilizando um site fica mais fácil, pois o CMS Joomla! possui algumas extensões para enviar tais mensagens, mas independentes uma da outra, ou seja, a mensagem precisa ser copiada e colada para todas as mídias.
De qualquer forma fico muito agradecido pela ajuda, Obrigado mesmo!