Apple não mais empacotará o Java nas futuras versões

184 respostas
L

Olá

O que significa isto?

Sei que para os desevolvedores não será tão ruim assim. Mas e para a comunidade em geral? Será que isto afeta muito a credibilidade do Java?

Há uma minoria aqui do GUJ (alguns engraçadinhos escrevem corram com til assim: corrão para as montanhas) composta de dois tipos: uns acham que o mundo acaba quando se fala mal do Java e outros acham que o Java já acabou. Se você não é um radical xiita de algum dos 2 lados, seria interessante conhecer sua opinião.

Apple deprecates Java:
http://www.itwriting.com/blog/3354-apple-deprecates-java.html

Java for Mac OS X 10.6 Update 3 and 10.5 Update 8 Release Notes:
http://developer.apple.com/library/mac/#releasenotes/Java/JavaSnowLeopardUpdate3LeopardUpdate8RN/NewandNoteworthy/NewandNoteworthy.html#//apple_ref/doc/uid/TP40010380-CH4-DontLinkElementID_2

[]s
Luca

184 Respostas

F

Não sei viu,

Em contrapartida, na página oficial de downloads da JDK não tem uma distribuição pra Mac, mas tem para Windows, Linux e Solaris.

Então a pergunta é:

Quem está certo? A Oracle em não dar suporte pro Mac? Ou a Apple em parar de dar suporte ao JAVA?

Edit: Luca, eu sei que não dei opnião nenhuma, mas é porque realmente, no momento eu não tenho.

K

Luca,

Acho que deve ser um “boicote” a Oracle ou coisa do tipo.

Não sei, já esperava que algumas empresas tomassem essa atitude depois do caso Oracle x Google

B

O Mac OS vem ganhando mercado e consequentemente moral pra impor certas coisas. Esta é a minha opinião. :slight_smile:

Vamos ver qual será a reação da Oracle (será que haverá uma?).

J

Luca, a apple tem uma linguagem própria para os seus produtos que é o objective c. O Iphone não suporta java, porque o seu sistema suportaria?

Vamos levar em conta quais tipos de aplicações desktop rodam no Mac OS. Praticamente nenhuma java. O java só é usado para sistemas de informação específicos e não para aplicações e software básico. Naturalmente uma jvm no Mac OS é um espaço inútil ocupado no hd.

Até no windows ou linux contamos nos dedos quantas aplicações temos escritas em java. No meu ubuntu só tenho o netbeans e os meus projetos.

V

Nossa, que novidade incrível. A apple se fechando só nas tecnologias proprietárias dela. Fato inédito na história da companhia.

J

Se foi você mesmo quem declarou seu imposto de renda, você usou Java :wink:

No fim das contas, talvez esse movimento da Apple seja bom para o Java. Isso porque ter uma versão sempre atrasada no Mac não era lá o melhor dos mundos e não cria uma imagem muito legal… Quem sabe agora alguém não faça o OpenJDK funcionar no Mac (se é que já não rola) e a gente passa a ter um Java tão atualizado quanto em Windows e Linux?

Agora, uma coisa me preocupa um pouco, e mostra um pouco da prepotencia da Apple. Conforme citado no primeiro artigo postado pelo Luca, quanto à App Store:

Isso é mais do que não suportar, é proibir, o que para mim parece sem sentido. Lembrando que a Apple já fez isso na App Store do iPhone mas voltou atrás. Ou essa citação acima é antiga, ou eles estão tentando denovo.

J

No fim das contas, talvez esse movimento da Apple seja bom para o Java. Isso porque ter uma versão sempre atrasada no Mac não era lá o melhor dos mundos e não cria uma imagem muito legal… Quem sabe agora alguém não faça o OpenJDK funcionar no Mac (se é que já não rola) e a gente passa a ter um Java tão atualizado quanto em Windows e Linux?

Agora, uma coisa me preocupa um pouco, e mostra um pouco da prepotencia da Apple. Conforme citado no primeiro artigo postado pelo Luca, quanto à App Store:

Isso é mais do que não suportar, é proibir, o que para mim parece sem sentido. Lembrando que a Apple já fez isso na App Store do iPhone mas voltou atrás. Ou essa citação acima é antiga, ou eles estão tentando denovo.

Que prepotência? Não seja dramático. Me cite 5 aplicações java usadas no dia a dia de um usuário final de um sistema Mac OS que usam java.

Sobre o imposto…
Posso declarar o imposto sem usar um sistema desktop, ou seja sem utilizar máquina virtual no meu PC.

K

Na prática, é o modus operandi padrão da Apple.

Eu me lembro em 2001 que falavam com a maior fanfarra, no lançamento do Mac OS X que era o melhor SO do mundo pra Java.
Claro: não haviam tantas aplicações assim pro novo SO e, além disto, Java permitia interoperabilidade, o que ajudaria a salvar a marca.

Pois bem: a Apple cresce. O que ela faz? Ela simplesmente abandona ou tenta aniquilar os companheiros. Aliás, é engraçado ver como eles falavam com todo orgulho que também “amavam o Flash”. Olha ai o que tão fazendo agora. (alguém lembra do que ela fez com o Sherlock no Mac OS 9?)

Como usuário Apple, a impressão que eu tive com a nova versão do Mac OS (o Lion) é que pouco a pouco o Mac vai virar um iPhone/iPad. Basta notar que hoje o Mac conta 33% do faturamento da empresa, menos da metade. Bem diferente de 10 anos atrás. E de novo, o mesmo que rola com o iPhone/iPad a gente vai ver com a App Store pra Mac. Daqui a pouco vai ter de rolar jailbreak pro Mac. Como usuário de produtos da Apple, confesso que fiquei bastante preocupado.

Com relação à comunidade Java, muda pouco. Daqui a pouco a Oracle lança alguma versão do JDK pro Mac OS. O que muda é que os usuários do Mac OS vão ter de fazer como os demais usuários de outros sistemas operacionais, que precisam instalar a JVM nos seus PCs.

K

Detalhe: não existe uma versão do JDK pra Mac no site da Oracle porque a Apple havia se comprometido em implementar a sua própria versão. Ela não queria liberar código fonte pra Sun na época.

B

juliocbq:
Luca, a apple tem uma linguagem própria para os seus produtos que é o objective c. O Iphone não suporta java, porque o seu sistema suportaria?

Vamos levar em conta quais tipos de aplicações desktop rodam no Mac OS. Praticamente nenhuma java. O java só é usado para sistemas de informação específicos e não para aplicações e software básico. Naturalmente uma jvm no Mac OS é um espaço inútil ocupado no hd.

Até no windows ou linux contamos nos dedos quantas aplicações temos escritas em java. No meu ubuntu só tenho o netbeans e os meus projetos.

Péééééééeéééééé errado !!!

OpenOffice é feito em Java !!! Quem não quer comprar o Office pode usar o OpenOffice, que tem release para Mac. Você não lê documentos doc e xls no seu ubuntu ?

J

kicolobo:
Detalhe: não existe uma versão do JDK pra Mac no site da Oracle porque a Apple havia se comprometido em implementar a sua própria versão. Ela não queria liberar código fonte pra Sun na época.

E mesmo assim acho pouco útil rodar java em um mac. Custo benefício alto até para sistemas específicos.

M

Se o Jobs realmente fizer tudo ser instalável através de app store e fechar as portas pra simplesmente arrastar e jogar coisas ou intalar aplicativos via Ports/Homebrew/Fink a coisa realmente vai ficar feia pro lado deles.

Como cliente, eu não teria nenhum receio de não comprar mais nada deles e eu, pessoalmente, acredito que a comunidade de desenvolvedores deve ser um pedaço importante da Apple pra ela simplesmente jogar fora assim. É meio assustador ver essa notícia agora, porque eu realmente gosto muito do OSX, mas se ele se fechar nele mesmo eu volto pro linux sem nenhum receio e uso o mac somente pra desenvolvimento em Cocoa.

Acho que ainda é cedo pra conjecturas, mas espero que a Apple libere os pedaços próprios do Java pra o OpenJDK e a Oracle mantenha o Java funcionando no Mac.

V

BlackDog:

OpenOffice é feito em Java !!! Quem não quer comprar o Office pode usar o OpenOffice, que tem release para Mac. Você não lê documentos doc e xls no seu ubuntu ?

Eu ainda concordo com o Julio. Você só citou uma única aplicação, o OpenOffice. O que mais um não-desenvolvedor usaria com java? No Brasil, no máximo o IRPF.

M

ViniGodoy:
BlackDog:

Eu ainda concordo com o Julio. Você só citou uma única aplicação, o OpenOffice. O que mais um não-desenvolvedor usaria com java? No Brasil, no máximo o IRPF.

O OpenOffice é feito em Java? ele tem pedaços em java, mais especificamente na parte “access” dele, não? O OpenOffice é escrito em C/C++ em sua maior parte.

K

juliocbq:
kicolobo:

E mesmo assim acho pouco útil rodar java em um mac. Custo benefício alto até para sistemas específicos.

Pois eu vou te contar uma coisa. Comprei um Mac por causa do Java.
Na versão 10.5, tive diversos problemas (havia 3 JVMs instaladas por Default: 1.4, 1.5 e 1.6. E de vez em quando a errada era carregada).
Na 10.6, os problemas com Java acabaram.
E agora, tão tirando o Java da parada.

Valia muito à pena. A performance era excelente pra dizer o mínimo (se não me engano, o Java executa nativo no Mac OS).

Sabe o que me deixa puto? Assim como eu, MUITA gente foi pro Mac por causa do Java.
Só pra lembrar, um dos grupos que impulsionou esta popularização do Mac foi justamente os desenvolvedores (grande parte, adivinha? Java).
Eu dou dois nomes pra isto: falta de respeito com o consumidor e parceiros de negócio.

J

BlackDog:
juliocbq:

Não sei que tipo de cigarro você andou fumando amigo, mas deve ser muito bom. :wink:

O OpenOffice usa java somente no motor para scripts, assim como o blender usa python para isso.

Agora estou esperando 5 aplicações java de uso diário de usuários macOS comuns.

F

Que prepotência? Não seja dramático. Me cite 5 aplicações java usadas no dia a dia de um usuário final de um sistema Mac OS que usam java.

Sobre o imposto…
Posso declarar o imposto sem usar um sistema desktop, ou seja sem utilizar máquina virtual no meu PC.

Como? Só se vc terceirizar para seu contador e pagar pra ele. Declarações em papel ja eram, este foi o ultimo ano delas.
Pela web? Retificar eu sei que ja da, mas fazer do zero, creio que não esta disponivel.

Quanto a noticia, para o usuario final, realmente não se tem TANTAS apps desktop rodando em java, POREM não se esqueçam dos aplets em.
Temos tambem uma grande quantidade de geeks que ADORAM mac para programar, como ficara esse pessoal?

J

Não falei mentira não. Não existem aplicações java para usuários de imac no seu dia a dia. Até para windows é difícil. Não vamos levar para o lado pessoal, mas jvm em mac é disperdício de espaço em hd.

Como eu disse, java é para sistemas específicos e não dá para comparar a saída de softwares escritos em objective c pra mac.

Geeks não são usuários comuns.

J

kicolobo:
juliocbq:
kicolobo:

Pois eu vou te contar uma coisa. Comprei um Mac por causa do Java.
Na versão 10.5, tive diversos problemas (havia 3 JVMs instaladas por Default: 1.4, 1.5 e 1.6. E de vez em quando a errada era carregada).
Na 10.6, os problemas com Java acabaram.
E agora, tão tirando o Java da parada.

Valia muito à pena. A performance era excelente pra dizer o mínimo (se não me engano, o Java executa nativo no Mac OS).

Sabe o que me deixa puto? Assim como eu, MUITA gente foi pro Mac por causa do Java.
Só pra lembrar, um dos grupos que impulsionou esta popularização do Mac foi justamente os desenvolvedores (grande parte, adivinha? Java).
Eu dou dois nomes pra isto: falta de respeito com o consumidor e parceiros de negócio.

Fora essa política da apple mesmo. Mas realmente eu entendo o lado do jobs. Java não tem saída no mac com objective c mandando em todas as aplicações. Sem falar que é fácil programar nela e o detalhe de não precisar de vm.

M

O compilador JIT faz com que o java possa executar nativo em qualquer ambiente suportado por ele, não só o Mac OS.

J

A questão das applets é um ponto legal. Por mais que eu não goste de applets, tem algumas coisas que usam elas que são interessantes, como gráficos de investimentos, e algumas soluções de segurança de bancos - apesar de que pelo menos o Banco do Brasil parou de usar Java e está usando um plugin próprio (pelo menos no firefox), o que fez com que eu parasse de conseguir usar o internet banking deles no meu Ubuntu. Ou seja, era multi-plataforma, agora não sei mais.

D

1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)
4 - Softwares como Servidores de aplicaçao, Ides etc.
5 - Jude UML

mac é um linux piorado mesmo… unica coisa que faz um usuario leigo comprar um mac é unica e exclusivamente a porcaria da maça… simplesmente isso.

teclado eh horrivel… qualquer linux com xgl destroy o mac os em aparencia… e windows 7 é bem mais bonito a unica coisa que fazia os developers usarem mac… era o java agora eles não vão ter mais.

auhauhauha mac os merece ser ignorado pela cominidade, pelo menos o iphone inova… mac os não tem nada d+ do que um linux ou windows ele so tem de menos na verdade.

K

O compilador JIT faz com que o java possa executar nativo em qualquer ambiente suportado por ele, não só o Mac OS.

Oi Mauricio, bem lembrado. Disto eu sabia. Mas não tinha um papo de que era melhor otimizado no Mac OS?

M

kicolobo:

Eu me lembro em 2001 que falavam com a maior fanfarra, no lançamento do Mac OS X que era o melhor SO do mundo pra Java.
Claro: não haviam tantas aplicações assim pro novo SO e, além disto, Java permitia interoperabilidade, o que ajudaria a salvar a marca.

Pois bem: a Apple cresce. O que ela faz? Ela simplesmente abandona ou tenta aniquilar os companheiros. Aliás, é engraçado ver como eles falavam com todo orgulho que também “amavam o Flash”. Olha ai o que tão fazendo agora. (alguém lembra do que ela fez com o Sherlock no Mac OS 9?)

Como usuário Apple, a impressão que eu tive com a nova versão do Mac OS (o Lion) é que pouco a pouco o Mac vai virar um iPhone/iPad. Basta notar que hoje o Mac conta 33% do faturamento da empresa, menos da metade. Bem diferente de 10 anos atrás. E de novo, o mesmo que rola com o iPhone/iPad a gente vai ver com a App Store pra Mac. Daqui a pouco vai ter de rolar jailbreak pro Mac. Como usuário de produtos da Apple, confesso que fiquei bastante preocupado.

Com relação à comunidade Java, muda pouco. Daqui a pouco a Oracle lança alguma versão do JDK pro Mac OS. O que muda é que os usuários do Mac OS vão ter de fazer como os demais usuários de outros sistemas operacionais, que precisam instalar a JVM nos seus PCs.

Se vai ficar igual a todos os outros sistemas operacionais então é o modus operandi da indústria como todo, e não da apple.

R

Uma dúvida a versão java para Mac não é desenvolvida pela Apple?

A

Mas mais uma restrição :?

M

kicolobo:

Voce esta falando do google…

A apple não tem uma versão propria da JVM. Ele usa a JVM da sun com o look and feel do mac.

K

mochuara:
kicolobo:

Se vai ficar igual a todos os outros sistemas operacionais então é o modus operandi da indústria como todo, e não da apple.

Lê a primeira parte do post mochuara. Leia algumas matérias mais antigas sobre como a Apple trata os seus parceiros de negócio mochuara.
Ássim você não vai precisar usar sofismos baratos :wink:

C

++

P

BlackDog:

Eita! De onde vc tirou essa estória?!

Paz e bem!

V

Diabo Loiro:
1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)

Mesmo forçando a barra, você só conseguiu citar 2 softwares de usuários comuns. Sendo 1 deles já repetido, e não inteiramente java e com alternativas melhores em C++.
Dá pra citar no caso do Linux o cliente de torrent. E também dá para citar o Vuse.

Ainda assim, temos que garimpar para encontrar. Já feitos em C++, posso te dar de cabeça uma lista com pelo menos uns 20 softwares: IE, Firefox, Photoshop ou Gimp, Media Player, VCL Media Player, MS Office, Outlook, Paciência, FreeCell, Campo Minado, Nero, PowerDVD…

Diabo Loiro:
5 - Jude UML

Esses são só pra geeks como nós, que representam uma fatia bem insignificante do mercado. Mesmo nesse caso, ainda existem muitos e muitos softwares em C++, de qualidade equivalente. Como o Code::Blocks, StarUML, produtos rational, Visual C++, TomCat …

D

objetive C é a linguagem mais zuada que existe, consegue ser pior que abap so louco mesmo.

R

objetive C é a linguagem mais zuada que existe, consegue ser pior que abap so louco mesmo.

Em que embasamento vc conclui isso?

Estou estudando Objective C e achei alguns recursos da linguagem bem interessantes com relação a java.

D

Programando em objetive C simplesmente voce conclui isso…

se voce java programou em java,php,c,c++, ate mesmo as mais diferentes como action script,cobol e abap… pode facilmente concluir comparando.

a sintaxe do objetive c é horrivel… cara que trampo para fazer um metodo… muito prolixa, agora pra que gostar de fazer tudo ao contrario e escrever 10 x para fazer a mesma coisa, por exemplo sendo obrigado mesmo pela porcaria da apple que não prove nenhuma documentaçao para voce programar c++ por exemplo para iphone.

T

Que decepção… eu queria comprar um apple pois todos falam que é o mais “fodao” roda rapido, e é mto bacana em relação ao Java, acho que vou para o Linux mesmo…=\

G

Além do Openoffice, existem estes dois softs feitos em Java e que eu uso aqui:
Frostwire
JDownloader

Para desenvolvimento tenho:
Astah
Eclipse
iReport
jMeter

Não vejo motivos para essa preocupação em relação a Apple, ela pode deixar de existir que não iria fazer diferença alguma pra humanidade, assim como a Microsoft, ambas poderiam ir pro ralo.

D

verdade este é muito usado esqueci dele.

M

Diabo Loiro:

teclado eh horrivel… qualquer linux com xgl destroy o mac os em aparencia… e windows 7 é bem mais bonito a unica coisa que fazia os developers usarem mac… era o java agora eles não vão ter mais.

auhauhauha mac os merece ser ignorado pela cominidade, pelo menos o iphone inova… mac os não tem nada d+ do que um linux ou windows ele so tem de menos na verdade.

Não é a appstore e o fato que ela simplesmente funciona a maior inovação do iphone?

Da mesma forma, a verdadeira noticia aqui é a nova appstore pra mac. como disse o julio, quem usa Java no mac hoje em dia? alias, quem usa Java no desktop hoje em dia?

D

só uma pergunta velho?

se tivesse uma appstore para windows ou linux quem ia usar???

appStore so funciona por que a porra do SO dos caras não da para você instalar nem compartilhar nada… vendi meu iphone por vários motivos um deles é a porcaria não fazer uma simples função… servir de pen drive… ou você não poder fazer coisas básicas como mexer nas suas musicas livremente… sem precizar de uma porcaria de um itunes pesadíssimo isso era um absurdo… sendo que com um android ou um mp3 xing ling eu simplesmente conecto no usb copio,apago etc.

quando o toch dos celulares com android ficarem de igual para igual com os do iphone ele não vai ter mais graça, pois é como ter um puta dispositivo… SEU que voce não pode usar como bem querer.

no caso do mac desktop seja feliz em não dar um click duplo e apertar avançar pague pelo appStore.

M

[quote=kicolobo
Lê a primeira parte do post mochuara. Leia algumas matérias mais antigas sobre como a Apple trata os seus parceiros de negócio mochuara.
Ássim você não vai precisar usar sofismos baratos ;)[/quote]

Eu atualmente tenho negócios com a apple e não tenho do que reclamar, mas confesso que ainda não precisei instalar o Java. :lol:

ps: Pra ficar claro, não sou o presidente da Adobe, nem da Oracle!

Q

Bah, os mais afetados que seríamos nós desenvolvedores vão instalar o soylatte e já era :stuck_out_tongue:

antes de mais nada, o openjdk compila direitinho no mac :slight_smile:

M

Diabo Loiro:
só uma pergunta velho?

hehehe, pois já existe uma appstore pra ubuntu, mas de fato ninguém usa… :twisted:

Diabo Loiro:

appStore so funciona por que…

Cara, creio que deve ter gente mais interessada nas suas aventuras tecnologicas com seu iphone, mac, etc. (vc parece gostar de produtos da apple hein rs).

No meu caso, eu sou developer, e minha única preocupação é que tenha uma appstore e ela não seja como android market, ou seja, funcione.

F

Diabo Loiro:
1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)
5 - Jude UML

mac é um linux piorado mesmo… unica coisa que faz um usuario leigo comprar um mac é unica e exclusivamente a porcaria da maça… simplesmente isso.

Eu uso estes:
Jdownloader
vuze
atunes

Existem varios outros softwares… Bem pra mim nao faz diferencia nenhuma… eu uso ubuntu / windows.

J

mochuara:
Diabo Loiro:
só uma pergunta velho?

hehehe, pois já existe uma appstore pra ubuntu, mas de fato ninguém usa… :twisted:

Diabo Loiro:

appStore so funciona por que…

Cara, creio que deve ter gente mais interessada nas suas aventuras tecnologicas com seu iphone, mac, etc. (vc parece gostar de produtos da apple hein rs).

No meu caso, eu sou developer, e minha única preocupação é que tenha uma appstore e ela não seja como android market, ou seja, funcione.

Pelo menos na seção de open source eu uso…hehe. Mas não teria problema nenhum em pagar na seção dos fechados se isso trouxer uma gama de aplicações para linux.

R

Como o pessoal do Mac acessam suas contas no Banco do Brasil, para isso nao seria necessario ter a JVM instalada??? E eu como programador JAVA, como ficaria??? Nesse caso eu nao poderia comprar o novo Mac por causa dessa limitacao da Aple???

Achei essa atitude ridicula. A Aple que vai sair perdendo.

J

Diabo Loiro:
Programando em objetive C simplesmente voce conclui isso…

se voce java programou em java,php,c,c++, ate mesmo as mais diferentes como action script,cobol e abap… pode facilmente concluir comparando.

a sintaxe do objetive c é horrivel… cara que trampo para fazer um metodo… muito prolixa, agora pra que gostar de fazer tudo ao contrario e escrever 10 x para fazer a mesma coisa, por exemplo sendo obrigado mesmo pela porcaria da apple que não prove nenhuma documentaçao para voce programar c++ por exemplo para iphone.

O que faz uma de linguagem boa é o gosto de quem usa. Se as pessoas preferem objective c no macos é a opção delas. Do mesmo modo aqui nós preferimos java. Só uma questão de escolha mesmo.

J

Guevara:
Além do Openoffice, existem estes dois softs feitos em Java e que eu uso aqui:
Frostwire
JDownloader

Para desenvolvimento tenho:
Astah
Eclipse
iReport
jMeter

Não vejo motivos para essa preocupação em relação a Apple, ela pode deixar de existir que não iria fazer diferença alguma pra humanidade, assim como a Microsoft, ambas poderiam ir pro ralo.

Guevara, estamos falando de softwares populares e básicos. E detalhe, open office não é programado em java. Usa java só para servir scripts, como automatizar tarefas e construir extensões ou plugins.

O pessoal devia parar com essa parcialidade ridícula.

J

rdgse:
Como o pessoal do Mac acessam suas contas no Banco do Brasil, para isso nao seria necessario ter a JVM instalada??? E eu como programador JAVA, como ficaria??? Nesse caso eu nao poderia comprar o novo Mac por causa dessa limitacao da Aple???

Você depende do mac para viver?

M

rdgse:

Da mesma forma que o usuário linux ou windows, ou vc faltou a aula em que ensinam a instalar o Java?

D

concordo cara… mais nós temos opções…

documentações,livros,cursos de varias linguagens não somos obrigados a usar Java.

por exemplo eu estava muito empolgado em montar uma aplicação para o iphone ate tentei mais achei ridiculo o objetive C e pior não podia nen escolher minha IDE, em java não dava… pensei então vou usar c++ procurei e conversei com varias pessoas que trabalhão com a tecnologia apple, não tem livros… não tem um documento oficial com algo em c++ então voce é obrigado sim a usar objetive C se quer começar a trabalhar com isso, foi quando desisti, isso no caso do iphone em particular no caso do Mac OS não posso opinar.

M

juliocbq:

Pelo menos na seção de open source eu uso…hehe. Mas não teria problema nenhum em pagar na seção dos fechados se isso trouxer uma gama de aplicações para linux.

hã?

codigo aberto/fechado != gratuito/pago

J

Fernando Romulo da Silva:
Diabo Loiro:
1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)
5 - Jude UML

Eu uso estes:
Jdownloader
vuze
atunes

Existem varios outros softwares… Bem pra mim nao faz diferencia nenhuma… eu uso ubuntu / windows.

Pois é, instalar uma jvm para usar 3 softwares quando se tem várias opções como o vini citou, SDK próprio etc… é complicado. Eu imagino que esse seja um dos motivos da apple não investir no java, e outros que o kiko citou também.

R

Eu estava pensando em comprar um Mac, mas ja desisti.

Eu acho incrivel como o pessoal que depende de java para viver sao os mesmo que dizem que nao existem necessidade de jvm para usuario final, que tosco.
Parece que java serve so para web.

J

rdgse:
Você depende do mac para viver?
Eu estava pensando em comprar um Mac, mas ja desisti.

Eu acho incrivel como o pessoal que depende de java para viver sao os mesmo que dizem que nao existem necessidade de jvm para usuario final, que tosco.
Parece que java serve so para web.

Você precisa parar de ser parcial. Isso não é bom para o “Profissional”. Eu não dependo de java para viver porque conheço uma gama de linguagens, várias que não são nem populares, mas resolvem os problemas da empresa que eu trabalho. Se eu for para outra e precisar trabalhar com objective c não vou chorar porque não é java. Seja “Profissional”.

R

Voce se considera especialista em alguma coisa??? Tenho conhecimento em Delphi, C#, Asp.net, Ruby, Rails e mais algumas coisas, mas sou profissional java.
Por isso que no Brasil nao tem nenhum especialista e muitos amadores. Por isso tambem que a carencia de profissionais de TI. Faca uma analogia com as outras areas do mercado.

J

mochuara:
juliocbq:

hã?

codigo aberto/fechado != gratuito/pago

Sim, existem seções no software center. Existe uma para se comprar software, outra para opensource, outra para frees(gratuitos e não abertos).
Achei a idéia da canonical interessante. O único problema são extremistas que dizem que isso vai acabar com o opensource. Na minha opinião só vai gerar mais serviço e conteúdo. O que o linux precisa mesmo.

J

rdgse:
Voce se considera especialista em alguma coisa??? Tenho conhecimento em Delphi, C#, Asp.net, Ruby, Rails e mais algumas coisas, mas sou profissional java.
Faca uma analogia com as outras areas do mercado??

O que o mercado precisa é de solução e não de linguagem. O mercado precisa de produtos, e não quer saber se ele é escrito em java ou não. Você tem opções de trabalhar na área que quiser das que você citou. O que existe hoje é muito marketing em cima de uma linguagem, e isso não resolve nenhum problema. As pessoas pensam que são ótimos profissionais só porque desevolvem em java ou c#, ou c++(ou qualquer outra), quando na verdade o que importa é o seu know how.

M

Diabo Loiro:
1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)
5 - Jude UML

Cara você pode até entender de Java, mas de Mac você não sabe NADA.

Aqui você não disse nada: o “usuário leigo” compra um Mac (hardware+software) devido a sua facilidade de uso, interface consistente e intuitiva, beleza e qualidade ( isso inclui design e acabamento).

Aqui é uma questão de gosto. 100% das pessoas que usam meus Macs gostam do teclado.

Aqui mais uma vez, você não disse nada. O Mac OS X é um dos sistemas operacionais que mais inova a cada lançamento. Poderia citar várias coisas que foram copiada e colocadas no Windows e até mesmo em algumas distribuições linux.

Não sei em que isso vai dar, mas como utilizo o Mac para desenvolver em Java vou procurar me informar melhor sobre a isso.

T

Diabo Loiro:
1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)
5 - Jude UML

6- Soap UI
7- Eclispe
8- NetBeans

D

cara

o usuário leigo compra pela maça sim o rh da empresa é cheio de macs so pro causa disso, e digita no youtube… linux xgl para voce saber do que estou falando… é muito melhor;

sobre facilidade de uso… QUAL??? usei o mac 2 semanas para tentar gostar e não passava de um gerenciador de arquivos onde não consigo achar nada de interessante, sobre acabamento os notebooks da HP são muito mais bonitos muito mesmo os estilizados.

Mac Os inovou na época do windows 2000 que era tudo cinza e o mac era todo bonito
com o win xp melhorou mais ainda sim inferior, no windows 7 não tem nada que o mac ofereça de melhor que o windows com sinceridade se alguem quiser citar algum motivo para comprar um mac ( tirando quem trabalha com computação gráfica.) seria bom, um dos poucos era para desenvolver, o resto é firula que um copia do outro.

J

thiago.correa:
Diabo Loiro:
1 - imposto de renda
2 - OpenOfice
3 - Limewire (musicas)
5 - Jude UML

6- Soap UI
7- Eclispe
8- NetBeans

Para usuários leigos. Softwares populares. Não dá nem pra contar 5 para colocar no macos. Pode ser essa uma das razões do jobs de não querer suportar java no sistema dele, em meio a infinidades de opções.

G

juliocbq, Frostwire e JDownloader são softs populares, e o lucro dessas corporações não é do meu interesse, vc ganha alguma coisa da Apple ou da Microsoft para defender seus interesses capitalistas? Se sim, então vc está certo em argumentar à favor dessas corporações. Para mim os donos e seus acionistas podem arder no mármore do inferno eternamente.
Vale lembrar que as mesmas, não trazem benefício nenhum para a sociedade, visam apenas lucro e domínio de mercado, por isso eles resolveram “descartar” o Java, td jogada de mercado.
Até quando as pessoas vão demorar em compreeender que corporações não são nossas “amigas”? O pior é ver profissionais de TI defendê-las, sem ganhar nada com isso.
Aqueles que pensam que sem as empresas não haveria evolução técnologica, isso sim é ridículo, pois se estivessemos convivendo num mundo baseado na “colaboração”, estaríamos uns 500 ou mil anos mais evoluidos.
[]s

J

Guevara:
juliocbq, Frostwire e JDownloader são softs populares, e o lucro dessas corporações não é do meu interesse, vc ganha alguma coisa da Apple ou da Microsoft para defender seus interesses capitalistas? Se sim, então vc está certo em argumentar à favor dessas corporações. Para mim os donos e seus acionistas podem arder no mármore do inferno eternamente.
Vale lembrar que as mesmas, não trazem benefício nenhum para a sociedade, visam apenas lucro e domínio de mercado, por isso eles resolveram “descartar” o Java, td jogada de mercado.
Até quando as pessoas vão demorar em compreeender que corporações não são nossas “amigas”? O pior é ver profissionais de TI defendê-las, sem ganhar nada com isso.
Aqueles que pensam que sem as empresas não haveria evolução técnologica, isso sim é ridículo, pois se estivessemos convivendo num mundo baseado na “colaboração”, estaríamos uns 500 ou mil anos mais evoluidos.
[]s

guevara, a conversa não é essa. Eu sou usuário de sistemas unix a mais de 10 anos. Hoje eu uso o ubuntu.
A questão é porque a apple não quer utilizar tecnologia java nos seus sistemas, e eu só estou postando uma das possíveis causas desse feito. A conversa só virou flame por causa dos extremistas.

G

juliocbq:
rdgse:

O que o mercado precisa é de solução e não de linguagem. O mercado precisa de produtos, e não quer saber se ele é escrito em java ou não. Você tem opções de trabalhar na área que quiser das que você citou. O que existe hoje é muito marketing em cima de uma linguagem, e isso não resolve nenhum problema. As pessoas pensam que são ótimos profissionais só porque desevolvem em java ou c#, ou c++(ou qualquer outra), quando na verdade o que importa é o seu know how.

Fizestes uma analogia muito parcial, não fuciona assim.
Eu posso querer um carro e não saber se a carroceria dele será feita de fibra de carbono ou se o motor emitirá menos poluentes. Mas se a empresa que o produz possui ferramentas de ponta, ela poderá prover estes mesmos produtos e conquistar diferencial perante outras empresas.

Portanto o que eu diria é o seguinte: os detalhes fazem toda diferença!
Se uma linguagem puder aliar adjetivos mais que outras, ela tem sim que ser analisada com seriedade para agregar qualidade no meu produto final.

L

não sei por que ainda o pessoal quer defender java nessas situações

vocês já fizeram algum produto? algum office? jogo? que os users de vários SOs usam?

cara, o nosso trabalho é totalmente enterprise, os nossos desenvolvimentos, integrações etc não foram feitas para “pessoas normais” e sim, para empresas, para negócios e as “pessoas normais” não enxergam isso (e nem precisam!). O sistema de qualquer banco, telecom, instituição governamental etc é Java e é necessário.

Eu não sinto nenhuma falta do Java no meu Mac.

E do mesmo jeito que alguns estão tendo piti aqui, imagina se os usuários da apple tivesse “ah a nossa plataforma não é enterprise”

essa notícia não vai fazer nenhuma diferença, talvez pra alguns applets e só

C

Todos os dias eu agradeço a Deus prq o Bill Gates se deu melhor do que o Jobs , prq se fosse ao contrario… o mundo realmente seria algo muito pior…

J

giulianocosta:
juliocbq:
rdgse:

Fizestes uma analogia muito parcial, não fuciona assim.
Eu posso querer um carro e não saber se a carroceria dele será feita de fibra de carbono ou se o motor emitirá menos poluentes. Mas se a empresa que o produz possui ferramentas de ponta, ela poderá prover estes mesmos produtos e conquistar diferencial perante outras empresas.

Portanto o que eu diria é o seguinte: os detalhes fazem toda diferença!
Se uma linguagem puder aliar adjetivos mais que outras, ela tem sim que ser analisada com seriedade para agregar qualidade no meu produto final.

Me diz uma coisa: Em quê uma linguagem como java pode agregar mais que c# ou c++(ou qualquer outra)?
Se eu te pedir para construir uma máquina de ultrasom você está apto para isso com java, ou qualquer ou linguagem(pergunto se “você” está apto)?

Depositar qualidade e profissionalismo em “linguagem” de programação é a pior das mentiras.

I

Bom, a Apple é uma empresa e ela faz o que ela achar melhor pra ela, cabe a quem não gostar mudar de fabricante :slight_smile:

O que provavelmente vai acontecer é a Oracle (que, de fato, é a dona do Java), o OpenJDK ou ambos darem prosseguimento ao Java no Mac.

Se um SO é melhor do que o outro etc, é fora de questão.
Se você é contra o capitalismo, se mude pra Venezuela, Cuba ou alguma aldeia Hippie e seja feliz lá :slight_smile:

Até!

A

Quero novidades vindo da Apple, só o que falta é lançarem uma linguagem concorrente com o java.[objetive c não é nada]

L

Adorei!!!

M

Cara, isso é coisa de gente totalmente desinformada. Você sabe dizer qual a base de usuários de Macs, iPhones (1, 3G, 3GS, 4), iPads, iPodTouch (1G,2G,3G,4g) , Apple TV … ?? Garanto que não. Por isso que vc vem aqui e fala uma besteira dessa.

D

Minecraft é popular. E em java.

M

Falou tudo.

Pra Apple é bom, porque é menos um aplicativo que ela precisa liberar atualização de segurança pro usuário baixar, diminui o download e melhora o controle dela sobre a segurança. Se houver uma falha no Java do usuário, ele agora é que se vire pra atualizar, não é problema do Apple.

Pra quem usa algum app em Java, vai ter um trabalho adicional de baixar a JVM, como é hoje no Windows.

Infelizmente perdemos uma facilidade na plataforma, mas como a Apple quando está por cima tende a se fechar nas suas tecnologias, mesmo que as tenha abraçado quando estava por baixo…

Só pra lembrar o pessoal, o Larry Ellison já foi membro da diretoria da Apple por muitos anos, inclusive foi um dos que deu apoio pro Mac OS X 10.0 quando ainda existiam dúvidas de que a empresa conseguiria se reerguer.

Nada como um dia atrás do outro…

B

quem desenvolve com linguagens interpretadas já está acostumado e preparado pra este cenário. no windows é bem pior… pelo menos o macos ainda traz python e ruby.

K

Falou tudo.

Pra Apple é bom, porque é menos um aplicativo que ela precisa liberar atualização de segurança pro usuário baixar, diminui o download e melhora o controle dela sobre a segurança. Se houver uma falha no Java do usuário, ele agora é que se vire pra atualizar, não é problema do Apple.

Pra quem usa algum app em Java, vai ter um trabalho adicional de baixar a JVM, como é hoje no Windows.

Infelizmente perdemos uma facilidade na plataforma, mas como a Apple quando está por cima tende a se fechar nas suas tecnologias, mesmo que as tenha abraçado quando estava por baixo…

Só pra lembrar o pessoal, o Larry Ellison já foi membro da diretoria da Apple por muitos anos, inclusive foi um dos que deu apoio pro Mac OS X 10.0 quando ainda existiam dúvidas de que a empresa conseguiria se reerguer.

Nada como um dia atrás do outro…

Muito bem lembrado: inclusive, vale a pena lembrar do vídeo da Mac World 1997 em que o Steve Jobs volta e anuncia o novo grupo de diretores da empresa. Entre eles estava o Larry Ellison, que inclusive fala no vídeo.

Pensando agora algum tempo depois, se bobear, vai ser uma ótima esta postura da Apple. Dada a relação íntima que existe entre Oracle e Apple (a Oracle certa vez quase comprou a Apple antes do retorno de Steve Jobs), nada impede que a Apple tenha feito isto justamente porque a Oracle já possui uma versão do JDK e da JVM pronta pra ser lançada na plataforma Apple. Bem melhor do que ficar com a versão defasada da JVM que a Apple sempre liberava.

Só pra lembrar: apesar de adormecido e com pouca fatia de mercado, existe também o Mac OS X Server E, um outro bichinho escondido que pouca gente se lembra: o WebObjects, que apesar de bem apagadinho hoje possui uma base legada bastante significativa (a própria loja da Apple é WebObjects).

J

Olha a quantidade de pessoas que postaram e o número de páginas que se deu. Ninguém conseguiu sequer citar cinco aplicações. Não é descaso com tecnologia. O fato é que a apple tem seu próprio sdk e suas próprias aplicações que são inúmeras. Não hà necessidade de java em um sistema apple.

J

Não fale mal do meu ABAP :twisted:

J

lol. Muitas tretas

Estou triste, pois já vendi software em Java Swing falando que rodaria everywhere :smiley:

Caras, Java é relevante sim, que papo é esse? EU mesmo uso todo os dias:

• Soluções que fiz para a empresa;
  • SQL Developer;
  • WEBI (Ferramentas do Business Objects para criação de relatório)

Esses três são imprescindíveis :smiley:

Acredito que futuramente o Java Desktop vai ser mais relevante, pelo menos espero ( e aposto um pouco nisso)…

EDIT:
Lembrei agora, há uns meses o pessoal do grupo JavaFX estava discutindo performance lá e um cara mostrou uma modificação[algo que ele fez] que fazia os applets Java carregarem quase ao mesmo tempo que uma aplicação Flash. E ficou concluído que a melhor plataforma para Applet era o MAC :o

A

Olha a quantidade de pessoas que postaram e o número de páginas que se deu. Ninguém conseguiu sequer citar cinco aplicações. Não é descaso com tecnologia. O fato é que a apple tem seu próprio sdk e suas próprias aplicações que são inúmeras. Não hà necessidade de java em um sistema apple.

Não é necessário se vc não se importar de aparecer uma xícara de café no seu browser em vez de um applet :?

S

Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8.

Se a Apple quiser sair honrosamente dessa história com o Java, podia pelo menos abrir o código fonte das modificações da JVM atual deles assim o pessoal conseguiria incorporar no OpenJDK ou outras VMs.

J

Não é necessário se vc não se importar de aparecer uma xícara de café no seu browser em vez de um applet :?

Alessandro, mais uma vez pergunto. Para um “usuário leigo” em um macos, quais aplicativos java populares você conhece ou já usou? Vou estender isso, Que tal citar para linux, macos ou windows?

Não estou falando que a tecnologia java é irrelevante para nós profissionais, mas para o usuário comum é sim. Para eles não hà porque se preocupar se um software é escrito em java ou não. E o jobs pelo visto deve pensar da mesma forma.

J

Jesuino Master:
lol. Muitas tretas

Estou triste, pois já vendi software em Java Swing falando que rodaria everywhere :smiley:

Caras, Java é relevante sim, que papo é esse? EU mesmo uso todo os dias:

• Soluções que fiz para a empresa;
  • SQL Developer;
  • WEBI (Ferramentas do Business Objects para criação de relatório)

Esses três são imprescindíveis :smiley:

Acredito que futuramente o Java Desktop vai ser mais relevante, pelo menos espero ( e aposto um pouco nisso)…

EDIT:
Lembrei agora, há uns meses o pessoal do grupo JavaFX estava discutindo performance lá e um cara mostrou uma modificação[algo que ele fez] que fazia os applets Java carregarem quase ao mesmo tempo que uma aplicação Flash. E ficou concluído que a melhor plataforma para Applet era o MAC :o

Você é um profissional Jesuino. E se fosse um simples usuário comum. Duvido se pensaria “No meu pc só vão rodar softwares escritos em java”. Acho que você nem saberia disso. Por isso mais uma vez digo que é irrelevante.

J

Sergio Lopes:
Fiquei triste com a notícia. Não pelo Java em si para nós devs, porque como o pessoal disse, vamos usar alternativas e continuar rodando nosso Eclipsezinho sem problemas.

Estou triste com a postura da Apple. Descontinuam o Java (ok, beleza). Aí lançam a Mac App Store e falam que Java é proibido. Lançam o Macbook Air novo e ele não vem com Adobe Flash mais (ok, detalhe, mas mostra a filosofia da Apple). Fora iOS onde o cara é proibido de instalar Java/Flash etc, nem que ele queira instalar no próprio celular. Aí tem a Mac AppStore tenta trazer todo o controle da AppStore pro Mac, cheio de restrições e totalitarismos. Aí anunciam o OSX Lion que procura estreitar as diferenças entre o OSX e o iOS.

Pra mim isso mostra que a Apple está indo para um caminho cada vez mais fechado. Fico triste porque gosto do Mac. Mas acho difícil que ainda serei um usuário Mac no OSX 10.7 ou 10.8.

Se a Apple quiser sair honrosamente dessa história com o Java, podia pelo menos abrir o código fonte das modificações da JVM atual deles assim o pessoal conseguiria incorporar no OpenJDK ou outras VMs.

Outro ponto estranho. As especificações da jvm não são livres(Digo livres sob licença gpl)? Pensei que somente jme era fechado.

V

Minecraft é popular para um jogo Indie. Tem 1.500.000 downloads. A base de jogadores mesmo é bem menor. E o jogo está no auge da fama, do fuzz e da curiosidade. Se não aproveitar uma onda, para se melhorar será mais uma modinha passageira.

Um outro relativamente popular é o Runescape. Esse sim, tem um desenvolvimento mais sério e uma base de jogadores mais sólida. E tem tanto o cliente quanto o servidor escrito em Java.

Só a título de comparação: StarCraft ultrapassou 5 milhões de vendas, sendo 1.8. milhões só no primeiro dia.

A conclusão é: quase ninguém faria questão de ter java só por causa do Minecraft, ou mesmo de qualquer outro software para leigos citado nesse tópico. Ainda que fizessem, estamos falando de uma quantidade muito pequena de softwares. Não é desmerecer a linguagem, mas esse é um nicho que ele definitivamente não entrou.

PS: Mesmo no caso dos applets. Se tirar os softwares de teclado virtual de bancos, o que sobra? Um ou outro joguinho (que ainda assim, será exceção pois o mercado é nominado pelo Flash)?

R

Não deu pra ler tudo, mas, não existe aplicações para o dia a dia de um “usuário normal”, hoje temos todos os tipos de usuários.
Se a apple foca num publico alvo específico, a atitude dela pode ser explicada facilmente. Se ela quer pegar bastante tipos de usuários, não faz mto sentido

Desenvolvedores precisam de java, mesmo os que não utilizam java, diversas IDEs, ferramentas de UML, acesso a banco de dados, etc… usam java.
Contadores precisam de java, todos os softwares do governo brasileiro são escritos em Java, NFe, SPED (fiscal, contabil e pis cofins), e diversas outras declarações, além do IRPJ e IRPF, e nenhum deles existe versão pra web.
Escritórios usam java, utilizam aplicação dos correios que é em java e sistemas ERP comprados escritos em java
Homebrokers usam java, tem mto trader que precisa de java.
Como citaram, bancos usam java, como componente de segurança do browser ou pra exibição de graficos e simulações.

É simples, vc tem uma plataforma concorrente de outras duas (win e linux), quanto mais coisas vc restringir da sua própria plataforma, mais público vc da pras outras.
Mas pelo que entendi, a apple não está restringindo nada por enquanto, ela só deixou de disponibilizar sua própria maquina virtual.
Se a oracle quer manter o java dentro da apple, é só disponibilizar o jdk pra mac, ponto final.

D

exatamente… tão transformando um mac em um iphone travadasso, é bom para o linux e é bom para o windows, e cada vez mais os macs somente valem pelo desenho da maça, e para que trabalha programas graficos.

J

Rafael Rossignol:
Não deu pra ler tudo, mas, não existe aplicações para o dia a dia de um “usuário normal”, hoje temos todos os tipos de usuários.
Se a apple foca num publico alvo específico, a atitude dela pode ser explicada facilmente. Se ela quer pegar bastante tipos de usuários, não faz mto sentido

Desenvolvedores precisam de java, mesmo os que não utilizam java, diversas IDEs, ferramentas de UML, acesso a banco de dados, etc… usam java.
Contadores precisam de java, todos os softwares do governo brasileiro são escritos em Java, NFe, SPED (fiscal, contabil e pis cofins), e diversas outras declarações, além do IRPJ e IRPF, e nenhum deles existe versão pra web.
Escritórios usam java, utilizam aplicação dos correios que é em java e sistemas ERP comprados escritos em java
Como citaram, bancos usam java, como componente de segurança do browser ou pra exibição de graficos e simulações.

É simples, vc tem uma plataforma concorrente de outras duas (win e linux), quanto mais coisas vc restringir da sua própria plataforma, mais público vc da pras outras.
Mas pelo que entendi, a apple não está restringindo nada por enquanto, ela só deixou de disponibilizar sua própria maquina virtual.
Se a oracle quer manter o java dentro da apple, é só disponibilizar o jdk pra mac, ponto final.

[list]Desenvolvedores não precisam de “Java”. Precisam de conhecimento e profissionalismo.[/list]
[list]A Apple tem seu próprio sdk, mais uma razão para ela não continuar seu java.[/list]
[list]Softwares de qualidade podem ser escritos em “qualquer linguagem” e o que dita isso são os profissionais que lidam com o projeto.[/list]
[list]Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha. Outros podem usar Delphi ou seja lá o que for.[/list]

É tudo questão de escolha. A Apple fez a dela em acreditar na sua infraestrutura(seu próprio sdk etc.)
Eu mesmo usando kde iria optar pelo qt ao gtk, java ou wxwidgets(Apesar de poder usar qualquer uma delas, que são ótimas). Se estivesse no gnome usaria gtk e ferramentas como anjuta.

Mas ae chega alguém falando que o desktop tem que usar java e que o mac tem que usar java. Isso não tem cabimento.

J

Diabo Loiro:

exatamente… tão transformando um mac em um iphone travadasso, é bom para o linux e é bom para o windows, e cada vez mais os macs somente valem pelo desenho da maça, e para que trabalha programas graficos.

Sim, realmente um ponto muito negativo.

R

@juliocbq
eu não disse quem tem ou não q fazer oq!

eu disse q hoje existem sistemas prontos em java, que empresas compram e terão que escolher uma plataforma, não escolherão mac.
Sistemas do governo as pessoas não têm alternativa, então quem precisará usar não escolherá apple.
Se o Desenvolvedor tem conhecimento, e sabe que precisa de uma ferramenta produtiva, e ele tem a escolha de uma ferramenta boa em java, a plataforma q vai rodar é o menos importante, não escolherá apple.
Estou falando do mercado hoje.
Pra que gastar tempo com um SDK que roda só em uma plataforma?

bom, mas nada disso vem ao caso, a apple está em pleno direito de descontinuar o JDK
só acho burrice se ela extirpar (como diria nosso “querido” presidente) todo e qualquer aplicativo java da app store (seja sdk, jre, softwares escritos em java, etc…)
e da mesma forma que existem softwares bons escritos em objective C, python, delphi e qqr outra linguagem, tb existe e em java
claro q nada é insubstituivel e é uma questão de escolha, e posso dizer que na minha realidade atual, se a apple extirpasse o java, muitas pessoas a minha volta (chefes, patrões, colegas em outras empresas) não utilizariam apple (como já não utilizam por outros motivos)

E

Kra pelo q entendi na noticia, eles depreciaram a versão 6 do java, acredito eu q seja pq esta para sai a 7… acredito q isso ao passa de especulação…

J

Rafael Rossignol:
@juliocbq
eu não disse quem tem ou não q fazer oq!

eu disse q hoje existem sistemas prontos em java, que empresas compram e terão que escolher uma plataforma, não escolherão mac.
Sistemas do governo as pessoas não têm alternativa, então quem precisará usar não escolherá apple.
Se o Desenvolvedor tem conhecimento, e sabe que precisa de uma ferramenta produtiva, e ele tem a escolha de uma ferramenta boa em java, a plataforma q vai rodar é o menos importante, não escolherá apple.

bom, mas nada disso vem ao caso, a apple está em pleno direito de descontinuar o JDK
só acho burrice se ela extirpar (como diria nosso “querido” presidente) todo e qualquer aplicativo java da app store (seja sdk, jre, softwares escritos em java, etc…)
e da mesma forma que existem softwares bons escritos em objective C, python, delphi e qqr outra linguagem, tb existe e em java
claro q nada é insubstituivel e é uma questão de escolha, e posso dizer que na minha realidade atual, se a apple extirpasse o java, muitas pessoas a minha volta (chefes, patrões, colegas em outras empresas) não utilizariam apple (como já não utilizam por outros motivos)

Pois é, concordo com você em número, gênero e grau. Java é multiplataforma e objective c é para o mac. Talvez esse seja o porquê da apple descontinuar o java. Uma questão de mercado, e agregar mais ao seu próprio produto.

Se bem que objective c roda em qualquer sistema xserver com gnustep.

M

Diabo Loiro:

Cara. Quando a Microsoft deixou de fazer sua própria “JVM” o mundo Java disse … “Graças a Deus”. Agora quando a Apple diz que vai deixar de fazer a dela, o “povo” já começa a dizer que o Mac OS não presta, que a Apple esta se fechando e faltando com o respeito com seus fornecedores, parceiros e desenvolvedores, etc, etc, etc.

E onde fica a Oracle e o OpenJDK ?

Uma informação que vi no forum da JetBrains, onde um Desenvolvedor deles fala que NÃO vai parar a produção do IntelliJ IDE no Mac.

Acho muito difícil o Mac OS ficar em Java. Seja implementado pela Oracle ou/e OpenSDK Project ( projeto Soyllates já existe!@! ) .

http://wikis.sun.com/display/OpenJDK/BSDPort
http://landonf.bikemonkey.org/code/java/SoyLatte_Meets_OpenJDK.20080819.html

Z

juliocbq:
Rafael Rossignol:

[list]Desenvolvedores não precisam de “Java”. Precisam de conhecimento e profissionalismo.[/list]
[list]A Apple tem seu próprio sdk, mais uma razão para ela não continuar seu java.[/list]
[list]Softwares de qualidade podem ser escritos em “qualquer linguagem” e o que dita isso são os profissionais que lidam com o projeto.[/list]
[list]Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha. Outros podem usar Delphi ou seja lá o que for.[/list]

É tudo questão de escolha. A Apple fez a dela em acreditar na sua infraestrutura(seu próprio sdk etc.)
Eu mesmo usando kde iria optar pelo qt ao gtk, java ou wxwidgets(Apesar de poder usar qualquer uma delas, que são ótimas). Se estivesse no gnome usaria gtk e ferramentas como anjuta.

Mas ae chega alguém falando que o desktop tem que usar java e que o mac tem que usar java. Isso não tem cabimento.

“Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha” .

Só se for no seu escritório.

R

Talvez, complementando o post do @Rafael Rossignol

Se vc é um desenvolvedor, você não pode comprar um Mac, pq mtas ferramentas rodam em Java.
Se vc é um contador, você não pode comprar um Mac, pq as ferramentas do governo federal rodam em Java.
Se vc é um homeBroker, você não pode comprar um Mac, pq vc arrisca que algumas ferramentas sejam em Java.
Se vc trabalha em um banco, você não pode comprar um Mac, pq várias ferramentas são em Java.

é isso mesmo que vai acontecer com os Mac não empacotando Java?!
atitude burra da Apple!!

T

Diabo Loiro:
cara

o usuário leigo compra pela maça sim o rh da empresa é cheio de macs so pro causa disso, e digita no youtube… linux xgl para voce saber do que estou falando… é muito melhor;

sobre facilidade de uso… QUAL??? usei o mac 2 semanas para tentar gostar e não passava de um gerenciador de arquivos onde não consigo achar nada de interessante, sobre acabamento os notebooks da HP são muito mais bonitos muito mesmo os estilizados.

Mac Os inovou na época do windows 2000 que era tudo cinza e o mac era todo bonito
com o win xp melhorou mais ainda sim inferior, no windows 7 não tem nada que o mac ofereça de melhor que o windows com sinceridade se alguem quiser citar algum motivo para comprar um mac ( tirando quem trabalha com computação gráfica.) seria bom, um dos poucos era para desenvolver, o resto é firula que um copia do outro.

Quem compra 1 mac no começo sofre um pouco para acostumar a usar ele comprei 1 um pouco mais de 1 ano e no começo nao gostei, já estava trabalhando com ubuntu a mais de 1 ano, esse negocio de desktop com janelas lindas isso é pra usuário final temas essas coisas não te ajuda no trabalho em nada, as funções desktop que ele tem o o linux também tem hoje eu não sei como está o nome do projeto parece que é xgl, mas eu acho ele ainda um pouco pesado e com alguns bugs, na empresa q trabalho uso ubuntu com ele desativado. Um comparativo com de 1 macbook com outros notebooks, trabalho 6 horas tranquilo usando a bateria dele, é leve, teclado luminoso, alguns usuario reclama do teclado pq usa a porcaria do layout brasileiro configurado nele, é so usa o layout americano que funciona tudo, desde que comprei como comentei mais de um ano so formatei para instalar o snow leopard a máquina faz mais de 1 ano que não é formatada, se tivesse usando o windows com certeza já tinha formatado 5 vezes no mínimo, fora a ferramenta de backup que ele possui nativa muito facil de restaurar um sistema ou uma pasta, foi raro as vezes que travo o sistema, um kra que estuda comigo possui um dell vive travando no win 7 da tela azul.

Sem conta a qualidade da imagem do monitor.

OBS: cada usuário gosta do produto que mais lhe agrada, eu comprei e não me arrependo, conheço várias pessoas que nos últimos tempos compro é tão gostando.

J

rubense:

Se vc é um desenvolvedor, você não pode comprar um Mac, pq mtas ferramentas rodam em Java.
Se vc é um contador, você não pode comprar um Mac, pq as ferramentas do governo federal rodam em Java.
Se vc é um homeBroker, você não pode comprar um Mac, pq vc arrisca que algumas ferramentas sejam em Java.
Se vc trabalha em um banco, você não pode comprar um Mac, pq várias ferramentas são em Java.

atitude burra da Apple!!

Só no seu mundo onde todas as pessoas pensam da mesma forma e trabalham na mesma coisa. As pessoas são indivíduos.

M

rubense:

atitude burra da Apple!!

Cara. Muita calma nessa hora. Já estão afirmando que o Mac OS não vai ter Java! Ninguém esta cogitando a possibilidade da Oracle começar a fazer a JVM para o Mac OS também. Lembre do caso da Microsoft. No final, foi melhor. E outra, o OpenJDK esta ai !.

J

Zaperjava:
juliocbq:
Rafael Rossignol:

“Escritórios usam java porque é uma simples questão de escolha” .

Só se for no seu escritório.

Pois é, no meu eu uso o que eu achar melhor. E a maioria das pessoas pensam assim também. Até os usuários do MacOS pensam.

C

Em 2010 , alguem realmente , vê vantagem no MacOS ?

Assim, do ponto de vista de uma solucao , e nao de pontos de destaques isolados…

J

chun:
Em 2010 , alguem realmente , vê vantagem no MacOS ?

Assim, do ponto de vista de uma solucao , e nao de pontos de destaques isolados…

Com certeza. O ponto é esse.

F

Não vejo por que tanto alvoroço, A apple tem mania de querer ser mais fechada que a M$ (essa pelo menos libera alguns especificações da plataforma, querendo ou não é um impulso ao codigo livre), e isso que eles costumavam criticar o tio Bill.

Mas remover o java da instalação do S.O. não quer dizer nada, ou alguem aqui ja instala seu S.O. preferido com o Java? (Sem contar instaladores modificados)

A

Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.

J

Alessandro Lazarotti:
juliocbq:

Alessandro, mais uma vez pergunto. Para um “usuário leigo” em um macos, quais aplicativos java populares você conhece ou já usou?

Cara, eu já respondi, todo lugar que se usam applets! Além dos sistemas bancários que em sua maioria USAM applets, e muitos joguinhos de portais, você tem tbm sites de previsão de tempo (Weather Forecast Applet), trânsito, grafico em bolsas de valores, mashups (Google Maps Applets, Google CalendarSync to Outlook, iGoogle Applets), Webinars (Illuminati)… fora aplicações empresariais como PeoppleSoft, SalesForces, entre outras.

Sim, todas “muito populares” e para simples usuários. Fora que “não existem” similares que não são java(como flash, silverlight, etc…).

vamos aguardar se o jobs vai realmente abolir a vm java do seu sistema. Pode ser um boato mesmo.

M

Alessandro Lazarotti:

E mais lugares ainda usam Flash, e mesmo assim a Flash não suporta no iPhone e iPad e agora não vai mais vir instalado no Macbook Air.

C

Eu acho que logo logo vamos ter a liberação do flash nestas plataformas…

Deixa o Android 2.2 tornar-se popular… e os tablets com o 3.0…

Infelizmente o Android tornou-se um ‘lixinho’ por causa das versoes antes da 2.2…

O Galaxy S é simplesmente um iPhone Killer…

Quem viu , sabe do que eu estou falando.

O unico impeditivo ainda é o elevado preço :frowning:

J

marcosalex:
Alessandro Lazarotti:

E mais lugares ainda usam Flash, e mesmo assim a Flash não suporta no iPhone e iPad e agora não vai mais vir instalado no Macbook Air.

Sim, uma questão puramente mercadológica. Seu eu fosse dono de um sistema com sdk próprio, appstore etc… eu não colocaria java nele. Até porque existem poucas ferramentas java que “focam áreas diversas”(Disigner Gráfico, Música, e lá vai…).
Puro Mercado.

A

juliocbq:
Alessandro Lazarotti:
juliocbq:

Alessandro, mais uma vez pergunto. Para um “usuário leigo” em um macos, quais aplicativos java populares você conhece ou já usou?

Sim, todas “muito populares” e para simples usuários. Fora que “não existem” similares que não são java(como flash, silverlight, etc…).

vamos aguardar se o jobs vai realmente abolir a vm java do seu sistema. Pode ser um boato mesmo.

Não entendi a ironia das aspas. O que é um simples usuário, um moleque que usa orkut e MSN? Um usuario que usa o software da bolsa é “anormal”? Um cliente bancário tbm? Eu querendo usar Illuminati p/ acompanhar uma discussao ou assitir uma palestra sobre empreendedorismo me faz diferente (todos onde trabalho usam para os mais diversos fins) ?

A questão é o seguinte, alternativas existem? Sim, claro. Mas o fato é que a ditadura decidir o que devo ou não usar, realmente não me agrada.

A

marcosalex:

… por isso que plataformas como Android, vem ganhando mercado.

K

Ei juliocbq, fiquei com uma dúvida.

O que você chama de “indivíduo”?

Digo isto porque vi alguns posts aqui com exemplos bastante inteligentes, como o caso das pessoas que trabalham com bancos, ações, acessam applets, etc.
Todos em categorias diferentes.

No entanto, você vira e fala que está focando em indivíduos? Será que o seu indivíduo não é uma categoria especifica demais da conta não?

E outra: este é um detalhe interessante. Existem diversas aplicações pra Mac que, numa boa, a gente nem SONHA que são feitas em Java. Por exeplo: outro dia descobri por acaso que o Cyber Duck é feito em Java, porque ao desconfigurar minhas máquinas virtuais ele parou de ser iniciado.

Então, antes de virem aqui com o papinho furado de “não existem muitas aplicações feitas em Java pra mac”, será que não seria BEM mais interessante fazer uma busca pelo número de aplicações feitas em Java pra plataforma Apple? Só pra lembrar, o Java foi fundamental pra Apple porque foi a porta de entrada pra uma galera de desenvolvedores que queriam desenvolver pra plataforma e não queriam aprender Objective C. Sendo assim, diversas aplicações hoje são feitas em Java pra Mac. Dica: abra os pacotes das suas aplicações: vocês ficariam surpresos ao encontrarem lá dentro alguns arquivos .jar e .class.

É isto que me deixa triste com a Apple. A ingratidão da empresa. Eu não me sinto a vontade em investir no desenvolvimento de softwares pra plataforma Apple. A probabilidade da Apple me fuder no futuro é ordens de magnitude maior do que uma Microsoft ou Oracle por exemplo ( e sim, eu tenho um mac, sei do que estou falando e conheço alguma coisa (não muita) sobre desenvolvimento pra plataforma).

A diferença é que no caso do Mac, as aplicações Java não são empacotadas como nas outras plataformas. Você gera um executável pra ela. Consequentemente, ocorrem situações como a que descrevi acima, no caso do Cyber Duck.

K

opa, antes que me chamem de ignorante, o “executável” na realidade é um pacote, muito parecido com um arquivo .jar

V

Uma empresa, dentro de seus produtos, é ditadora. A liberdade existe também a medida que você pode trocar de empresa. Aliás, a Apple, nesse sentido, sempre foi extremamente fechada. É só lembrar que há poucos anos, havia pouquíssimos produtos que interoperavam entre Windows e MacOS. Ironicamente, um dos editores mais vendidos para o Mac era o Office, justamente por existir essa interoperabilidade.

Nem o formato de vídeo a apple deixou passar. Lembro-me quando um apple só aceitava tocar vídeos com extensão .mov, e os demais podiam ser interoperados a base de conversão. Você não podia nem mesmo comprar um periférico da apple para instalar no seu PC, ou instalar um periférico não apple num Mac. Uma das grandes reclamações das primeiras versões para iPod é que o software de sincronismo não funcionava corretamente fora do mercado Apple.

Por isso, tenho concordado com a argumentação do Julio nesse tópico. Não vejo como uma coisa tão estranha assim a Apple simplesmente ignorando parte do mercado e dando as costas do Java. Para eles já está claro que é uma questão de números, e se esses não são expressivos, adeus.

O jobs levou na cabeça, e muito disso mudou. E creio que vai continuar mudando. Mas é essa a cabeça do presidente da empresa.

Se você valoriza uma plataforma mais aberta a softwares de terceiros, ainda que teoricamente isso possa representar mais instabilidade do sistema e menos segurança, é bem simples: não compre um apple.

C

È o que eu faço em minha vida , a marca Apple é carta fora do baralho , não importa o que seja.

J

kicolobo:
Ei juliocbq, fiquei com uma dúvida.

O que você chama de “indivíduo”?

Digo isto porque vi alguns posts aqui com exemplos bastante inteligentes, como o caso das pessoas que trabalham com bancos, ações, acessam applets, etc.
Todos em categorias diferentes.

No entanto, você vira e fala que está focando em indivíduos? Será que o seu indivíduo não é uma categoria especifica demais da conta não?

E outra: este é um detalhe interessante. Existem diversas aplicações pra Mac que, numa boa, a gente nem SONHA que são feitas em Java. Por exeplo: outro dia descobri por acaso que o Cyber Duck é feito em Java, porque ao desconfigurar minhas máquinas virtuais ele parou de ser iniciado.

Então, antes de virem aqui com o papinho furado de “não existem muitas aplicações feitas em Java pra mac”, será que não seria BEM mais interessante fazer uma busca pelo número de aplicações feitas em Java pra plataforma Apple? Só pra lembrar, o Java foi fundamental pra Apple porque foi a porta de entrada pra uma galera de desenvolvedores que queriam desenvolver pra plataforma e não queriam aprender Objective C. Sendo assim, diversas aplicações hoje são feitas em Java pra Mac. Dica: abra os pacotes das suas aplicações: vocês ficariam surpresos ao encontrarem lá dentro alguns arquivos .jar e .class.

É isto que me deixa triste com a Apple. A ingratidão da empresa. Eu não me sinto a vontade em investir no desenvolvimento de softwares pra plataforma Apple. A probabilidade da Apple me fuder no futuro é ordens de magnitude maior do que uma Microsoft ou Oracle por exemplo ( e sim, eu tenho um mac, sei do que estou falando e conheço alguma coisa (não muita) sobre desenvolvimento pra plataforma).

A diferença é que no caso do Mac, as aplicações Java não são empacotadas como nas outras plataformas. Você gera um executável pra ela. Consequentemente, ocorrem situações como a que descrevi acima, no caso do Cyber Duck.

Olá kiko.

O indivíduo em que me refiro é o qual é puramente levado a adquirir um produto da apple. Esse indivíduo não é um profissional desenvolvedor de software como nós, e os que são já devem estar usando o sdk da própria. As aplicações java que me referi são aplicações do dia a dia desses usuários. Eles não estão nem aí se o programa foi desenvolvido em java ou com objectpascal, ou com c++. Para esses usuários é indiferente. Para profissionais de outras áreas funciona da mesma maneira e praticamente não existem aplicações java desktop “essenciais” que devem estar inclusas, ou devem ser instaladas. Então porque dar continuidade a uma máquina virtual?

Claro que java é essencial para nós e os bancos, mas duvido que a gerencia de projetos da apple pensou nisso.
O que eu estou tentando passar desde o início é que java é inviável para produtos da apple. Eles possuem a sua própria appstore e não hà nada de errado nisso.

Errado é querer passar que java é o melhor para o mundo inteiro e que só existe essa tecnologia. Quem quiser desenvolver software para os produtos apple podem usar objective c, ou o que a apple disponibilizar.

K

Olá kiko.

Este indivíduo seria algo então tipo como minha mãe (ela é artista plástica) ou avó, certo? Mas neste caso, de novo esbarra no problema que mencionei. O empacotamento de aplicações feitas em Java pro Mac é diferente daquele que estamos acostumados. Como disse, muitas são feitas em Java e a gente nem sonha, mesmo porque o look and feel nativo do Mac OS pro Java é extremamente preciso. Continua o mesmo problema.

O bom é que agora a gente vai poder ver quais eram estas aplicações, porque muitas vão simplesmente deixar a plataforma ou então simplesmente serem portadas para outros SO. (é engraçado, no caso da Apple, o lance do “write once run anywhere” do Java nem sempre se aplica, porque é muito comum o uso de chamadas específicas do Mac OS no desenvolvimento Java pro Mac).

Será que Java é realmente inviável pros produtos Apple? Neste caso discordo pela seguinte razão. O mercado daqui pra frente vai ficar cada vez mais fragmentado. Nestes casos, é interessante poder atrair a os clientes da concorrência pro seu lado com o argumento de que os aplicativos que você tem pra plataforma X poderão ser executados na plataforma Y também. Querendo ou não, escrever portáveis (DE FATO) é muito mais fácil com Java. (se o mono fosse um projeto decente, eu diria o mesmo do .net, mas infelizmente ainda é uma piada (por favor, sem flames a respeito disto))

Errado é querer passar que java é o melhor para o mundo inteiro e que só existe essa tecnologia. Quem quiser desenvolver software para os produtos apple podem usar objective c, ou o que a apple disponibilizar.

Nisto eu concordo 120%

G

sempre fui javeiro, nasci no java e vou morrer no java, mas hoje estou estudando Objective C, é legal e acho que vai me trazer dinheiro…

iPhone é rox… independente da marca! antes as pessoas não gostavam da Microsoft porque o sistema era um lixo, hoje a Apple quer monopolizar tudo(se que se pode falar isso, porque ela simplesmente ignora a existência das outras coisas, e nós concordando ou não continuamos compramos)PQ? a diferença é que a QUALIDADE dos sistemas da Apple é inquestionável, e vai demorar muito muito mas muitos mesmo, para qualquer outro sistema seja tão bom quanto os da Apple

M

Rafael Rossignol:

É impressão minha ou todo programador Java se acha a ultima bolacha do pacote?

Quem só sabe Java e tem um cliente que quer publicar na appstore (sim, tem muita empresa e orgãos publicos querendo) simplesmente vai perder a vez pra outro que saiba, muito simples. O que apple tem com isso?

Quanto a comercialização de sistemas, empresas e governos não compram software na appstore (ainda), não consigo ver qual diferença faz se tem Java na appstore ou não.

Rafael Rossignol:

Fala isso pro seu cliente querendo publicar um aplicativo na appstore.

Rafael Rossignol:

Falaram a mesma coisa sobre o flash e java no iphone, ainda assim não falta aplicativos na appstore. :wink:

Rafael Rossignol:

se a apple extirpasse o java
a

Não te avisaram que o Java é da Oracle, não da apple?

O motivo que a apple mantinha uma versão propria é resultado da cultura da empresa de querer controlar a experiência do usuário. Na medida que Java se torna irrelevante na plataforma, não existe motivos para sustentar essa situação. Acho que foi assim que eles pensaram.

C

mochuara:
Rafael Rossignol:

É impressão minha ou todo programador Java se acha a ultima bolacha do pacote?

Quem só sabe Java e tem um cliente que quer publicar na appstore (sim, tem muita empresa e orgãos publicos querendo) simplesmente vai perder a vez pra outro que saiba, muito simples. O que apple tem com isso?

Quanto a comercialização de sistemas, empresas e governos não compram software na appstore (ainda), não consigo ver qual diferença faz se tem Java na appstore ou não.

Rafael Rossignol:

Fala isso pro seu cliente querendo publicar um aplicativo na appstore.

Rafael Rossignol:

Falaram a mesma coisa sobre o flash e java no iphone, ainda assim não falta aplicativos na appstore. :wink:

Rafael Rossignol:

se a apple extirpasse o java
a

Não te avisaram que o Java é da Oracle, não da apple?

O motivo que a apple mantinha uma versão propria é resultado da cultura da empresa de querer controlar a experiência do usuário. Na medida que Java esta morto no desktop porque ninguém usa mais, não existe motivos para sustentar essa situação.

Falou o filho do Jobs :slight_smile:

M

kicolobo:

Este indivíduo seria algo então tipo como minha mãe (ela é artista plástica) ou avó, certo? Mas neste caso, de novo esbarra no problema que mencionei. O empacotamento de aplicações feitas em Java pro Mac é diferente daquele que estamos acostumados. Como disse, muitas são feitas em Java e a gente nem sonha, mesmo porque o look and feel nativo do Mac OS pro Java é extremamente preciso. Continua o mesmo problema.

Sua mãe vai comprar via appstore, que não tera Java. Problema resolvido?

O resto do mundo parece estar recorrendo a web para aplicativos multiplataforma. O que me parece fazer todo sentido. Quem quer fazer nativo deveria usar a ferramenta recomendada pelo fabricante da plataforma.

J

Sim, acredito pelo modelo de empresa da Apple que é centralizador. Sobre escrever softwares portáveis com java, de fato, é muito simples, mas não é o único. Posso citar Wxwidgets, Qt, Gtk, TCltk(com c++, python, ruby…), Wtk…, e lá vai uma infinidade de toolkits nos quais existem mapeamentos a uma infinidade de linguagens.

Acredito que a apple não vai bloquear o seu sistema á instalação da jvm de outras empresas, mas acho difícil e também sem sentido ela manter a vm própria.

M

chun:

Falou o filho do Jobs :)

Porque não pergunta pra ele? Quer o email?

Não precisa ser filho do Jobs pra saber quais suas motivações.

K

juliocbq:
kicolobo:

Será que Java é realmente inviável pros produtos Apple? Neste caso discordo pela seguinte razão. O mercado daqui pra frente vai ficar cada vez mais fragmentado. Nestes casos, é interessante poder atrair a os clientes da concorrência pro seu lado com o argumento de que os aplicativos que você tem pra plataforma X poderão ser executados na plataforma Y também. Querendo ou não, escrever portáveis (DE FATO) é muito mais fácil com Java. (se o mono fosse um projeto decente, eu diria o mesmo do .net, mas infelizmente ainda é uma piada (por favor, sem flames a respeito disto))

Sim, acredito pelo modelo de empresa da Apple que é centralizador. Sobre escrever softwares portáveis com java, de fato, é muito simples, mas não é o único. Posso citar Wxwidgets, Qt, Gtk, TCltk(com c++, python, ruby…), Wtk…, e lá vai uma infinidade de toolkits nos quais existem mapeamentos a uma infinidade de linguagens.

Acredito que a apple não vai bloquear o seu sistema á instalação da jvm de outras empresas, mas acho difícil e também sem sentido ela manter a vm própria.

Sabe juliocbq, você tem razão :slight_smile:

Sério: no final das contas, ficar aqui discutindo se é bom ou ruim o modelo de negócios que a Apple tem o total direito de escolher é como ficar discutindo o sexo dos anjos.
E esta discussão com você foi bem bacana pra que eu pudesse ter uma noção mais interessante sobre este ponto.
Confesso inclusive ter me dado uma ponta de vontade de voltar a estudar o Objective C pra desenvolver coisas pra Apple.

É ótimo trocar idéias com gente que muda um pouco a nossa opinião inicial. Valeu pela discussão!

(e aos que tão dando voadora neste tópico, porque não tentam ser um pouco mais civilizados? Se bobear até evoluem a sua opinião um pouquinho, como eu.
Ninguém é obrigado a estar 100% certo toda hora :wink: )

Y

Não é surpresa isso, como tb não seria se Microsoft dfalasse a mesma coisa.
rsrs

J

kicolobo:
juliocbq:
kicolobo:

Sabe juliocbq, você tem razão :slight_smile:

Sério: no final das contas, ficar aqui discutindo se é bom ou ruim o modelo de negócios que a Apple tem o total direito de escolher é como ficar discutindo o sexo dos anjos.
E esta discussão com você foi bem bacana pra que eu pudesse ter uma noção mais interessante sobre este ponto.
Confesso inclusive ter me dado uma ponta de vontade de voltar a estudar o Objective C pra desenvolver coisas pra Apple.

É ótimo trocar idéias com gente que muda um pouco a nossa opinião inicial. Valeu pela discussão!

(e aos que tão dando voadora neste tópico, porque não tentam ser um pouco mais civilizados? Se bobear até evoluem a sua opinião um pouquinho, como eu.
Ninguém é obrigado a estar 100% certo toda hora :wink: )

Digo a mesma coisa kiko. Se acaso precisarmos projetar algo para um sistema apple vou usar objective c sem problemas, ou o que estiver disponível. Não há nenhum problema nisso.

M

++

hehe. Isso porque a apple era a única plataforma que ainda suportava o Java.

J

Falar que não existem aplicativos em java para usuários não desenvolvedores e’ d+ pra minha
cabeça.

Só pra informar, a corretora OANDA uma das mais serias do mundo usa
java e tem um monte de traders que usam a oanda num MAC.

Com certeza terão que mudarem para linux ou windows.

M

j-menezes:
Falar que não existem aplicativos em java para usuários não desenvolvedores e’ d+ pra minha
cabeça.

Só pra informar, a corretora OANDA uma das mais serias do mundo usa
java e tem um monte de traders que usam a oanda num MAC.

Com certeza terão que mudarem para linux ou windows.

Se a Oracle não liberar uma JVM para Mac, eles podem mudar pra linux ou windows, ou então criar versões do seu app desktop para rodar no imac. Agora se eu fosse um profissional apenas de Java ficaria preocupado, por que nos dois casos ele não será mais necessário.

Para apple a situação é muito confortável já que eles estão mirando um segmento do mercado formado por usuários comuns (como mamaes, titios e vovos).

F

De novo isso tudo?

Vamos ao túnel do tempo:

http://findarticles.com/p/articles/mi_m0BRZ/is_7_22/ai_101613892/

A MS tb fez isso.

Logo vai ter uma versão da JVM da Oracle pro Mac.

M

Sinceramente, ao meu ver não muda absolutamente nada!

Inté.

A

fabiomazzo:
De novo isso tudo?
Vamos ao túnel do tempo:
A MS tb fez isso.

Nossa, não sabia que em um passado distante a MS suportava Java.

Att.

V

The history of gadgets

J

Adelar:
fabiomazzo:
De novo isso tudo?
Vamos ao túnel do tempo:
A MS tb fez isso.

Att.

A microsoft tinha uma jvm própria que suportava activex e compiladores que escreviam executaveis no formato do windows. A sun a processou por isso.

A

juliocbq:
Adelar:
fabiomazzo:
De novo isso tudo?
Vamos ao túnel do tempo:
A MS tb fez isso.

Att.

A microsoft tinha uma jvm própria que suportava activex e compiladores que escreviam executaveis no formato do windows. A sun a processou por isso.

Tenso… talvez a Apple está com medo de ser processada também.

Att.

M

Não entendi, será que a tira esta tentando dizer que a apple é monopolista por tentar criar um ecossistema em torno dos seus próprios produtos? Ecossistema esse que permite desenvolvedores serem ressarcidos pelo seu próprio trabalho?

Não sei se entendi a piada, mas a ironia do post é ótima, um moderador de um fórum que tem como política a possibilidade de bloquear ou remover posts sem dar qualquer satisfação aos seus usuários, não aceita o fato de que o futuro da computação esta cada vez mais nas mãos de empresas que são capazes de traduzir os anseios dos usuários (e não de um grupo de nerds) em produtos.

M

Como podem ver, dois pesos, duas medidas.

B

http://macmagazine.com.br/2010/10/22/apple-encerra-desenvolvimento-de-maquina-virtual-java-integrada-ao-mac-os-x/

A

Valeu por postar o link. Isso é muito bom para as comunidades Java e Mac :smiley:

Att.

V

mochuara:
Não entendi, será que a tira esta tentando dizer que a apple é monopolista por tentar criar um ecossistema em torno dos seus próprios produtos? Ecossistema esse que permite desenvolvedores serem ressarcidos pelo seu próprio trabalho?

Não sei se entendi a piada, mas a ironia do post é ótima, um moderador de um fórum que tem como política a possibilidade de bloquear ou remover posts sem dar qualquer satisfação aos seus usuários, não aceita o fato de que o futuro da computação esta cada vez mais nas mãos de empresas que são capazes de traduzir os anseios dos usuários (e não de um grupo de nerds) em produtos.

Se você não entendeu a piadinha, podia não ter perdido a oportunidade de ficar quieto.

Em primeiro lugar, como vc pode ver há alguns posts atrás, eu defendo sim, o direito da apple se tornar monopolista em seus próprios produtos e de fazer o que bem quiser. Aliás, que bom que seja assim, pois a pior coisa que poderia haver é o governo ditando o que empresas podem ou não produzir. Mas também defendo o direito meu, como nerd, de não gostar disso. E é por isso que também não uso apple, pois tenho o direito de não gostar.

Não existe dois pesos e duas medidas. Você tem ou não o direito de gostar da política de alguma coisa, seja ela excelente ou não.
Você tem o direito até de expor sua opinião sobre. E você tem o direito de parar de usar. Aliás, se você não gosta, é até recomendado que você faça isso.
Era o que eu estava falando ao outro usuário do fórum, é o que faço com os produtos da apple.

Fazendo uma analogia: É como você comprar produtos da apple e ficar reclamando da falta de abertura! E começar a difamar a empresa, e a importunar o SAC deles, exigindo que a apple mude sua política, mas ainda assim continuar comprando. Você até tem esse direito, mas vamos convir, de que é burrice. Principalmente numa empresa que tem excelência e que está agradando a um grupo grande de usuários, do qual você claramente não faz exatamente parte.

É o caso da Apple e é também o caso do GUJ. Apesar da piadinha e de não ser uma empesa dos quais os produtos não compro, eu acho que não deveriam fechar a Apple.
Não tenho nada pessoal contra ela. Isso sim, seria ditatorial. Fui contra esse usuário, pois ele se sentia mal no fórum, não concordava com as regrs, mas não parava de postar aqui!

Finalmente, postei a piadinha por não deixar de ser engraçada e um fórum nerd é o local perfeito para ela.
Também defendo o direito de em algum fórum de C# por aí, fazerem piadas do GUJ e do Java.

V

Só um detalhe. A citação sem contexto do Mochuara foi completamente maldosa.

Falei aquilo num post do André Salvatti, que criticava a moderação por ter sido arbitrária. Não vou voltar ao mérito do que ele ou a moderação fizeram, mas vou esclarecer melhor o contexto. Era uma época em que o GUJ estava sendo vítima de trollers, que constantemente criavam flames, ou a atacavam a moderação. O fato é que os próprios usuários normais do GUJ também enviavam para o e-mail dos moderadores reclamações, e ajudavam-nos a combater os trollers.

Era isso que deixei claro em meu post. Esses trollers não gostavam do fórum, e não perdiam a oportunidade de nos criticar, como moderadores. Pois, claro, nós reduzíamos a arruaça deles aqui dentro.
Mas ainda assim, não paravam de usar o GUJ! Eles tem o direito disso? Claro, mas nós também temos o direito de não gostar. E é perda de tempo, e burrice, da parte deles, achar que o fórum vai mudar suas regras para permitir flames e trolling, só para atender a seus interesses de diversão. Se eles gostam disso, eles que procurem um fórum de política ou futebol, onde esse tipo de prática é mais comum.

Eu tenho o direito de não gostar da Apple. Mas não sou estúpido para começar a consumir os produtos dela. E, se um dia quiser tentar, não vou ser eu que vou entupir o SAC deles de reclamações sobre algo que eu já sabia ao comprar na empresa.

K

ViniGodoy:
mochuara:

Se você não entendeu a piadinha, podia não ter perdido a oportunidade de ficar quieto.

Em primeiro lugar, como vc pode ver há alguns posts atrás, eu defendo sim, o direito da apple se tornar monopolista em seus próprios produtos e de fazer o que bem quiser. Aliás, que bom que seja assim, pois a pior coisa que poderia haver é o governo ditando o que empresas podem ou não produzir. Mas também defendo o direito meu, como nerd, de não gostar disso. E é por isso que também não uso apple, pois tenho o direito de não gostar.

Não existe dois pesos e duas medidas. Você tem ou não o direito de gostar da política de alguma coisa, seja ela excelente ou não.
Você tem o direito até de expor sua opinião sobre. E você tem o direito de parar de usar. Aliás, se você não gosta, é até recomendado que você faça isso.
Era o que eu estava falando ao outro usuário do fórum, é o que faço com os produtos da apple.

Fazendo uma analogia: É como você comprar produtos da apple e ficar reclamando da falta de abertura! E começar a difamar a empresa, e a importunar o SAC deles, exigindo que a apple mude sua política, mas ainda assim continuar comprando. Você até tem esse direito, mas vamos convir, de que é burrice. Principalmente numa empresa que tem excelência e que está agradando a um grupo grande de usuários, do qual você claramente não faz exatamente parte.

É o caso da Apple e é também o caso do GUJ. Apesar da piadinha e de não ser uma empesa dos quais os produtos não compro, eu acho que não deveriam fechar a Apple.
Não tenho nada pessoal contra ela. Isso sim, seria ditatorial. Fui contra esse usuário, pois ele se sentia mal no fórum, não concordava com as regrs, mas não parava de postar aqui!

Finalmente, postei a piadinha por não deixar de ser engraçada e um fórum nerd é o local perfeito para ela.
Também defendo o direito de em algum fórum de C# por aí, fazerem piadas do GUJ e do Java.

Brilhou. To achando esta discussão ótima porque realmente mudou minha opinião nesta questão. Basta ver meu primeiro post nela e o penúltimo.

Sugestão pro GUJ: a Caelum devia oferecer um serviço de detecção de idiotas baseado no fórum. É fácil: basta observar quem em uma discussão saudável como esta já chega dando voadora.

M

O mochuara é um antigo troll “amo a Apple e o resto é lixo” do GUJ, disputando com o Duran quem tranca mais tópicos.

Quanto ao assunto do tópico, a Oracle está demorando demais pra se pronunciar, gerando muito barulho na comunidade por pouca coisa.

K

marcosalex:
O mochuara é um antigo troll “amo a Apple e o resto é lixo” do GUJ, disputando com o Duran quem tranca mais tópicos.

Quanto ao assunto do tópico, a Oracle está demorando demais pra se pronunciar, gerando muito barulho na comunidade por pouca coisa.

Ainda não deu tempo. A solução é esperar esta semana. Se nada for dito, digam bye bye pro Java nas versões posteriores do Mac OS.
Aliás, nem a Apple se pronunciou direito a respeito né? Convenhamos, tudo o que temos até agora é um release notes e um suposto e-mail do Steve Jobs.

A

marcosalex:

O mochuara é fogo,quando quer atacar alguém,perde tempo pesquisando o “passado”… :shock: Em uma “discusão” comigo
ele fez isso e trouxe a tona meu primeiro tópico,no qual fui indelicada com um moderador…afff não sabia o que era um moderador … :roll:

Quanto ao assunto do tópico,deixo para o pessoal mais experiente. :wink:

M

ViniGodoy:

Nossa, que tempestade em copo d’agua. A unica coisa que pedi foi que esclarecesse qual a relação uma empresa com 20% de participação do mercado tem com regimes nazistas, ou existência de monopólio, porque percebo que esse tipo de acusação vem sendo atribuída a apple ultimamente com bastante frequencia por alguns, sinceramente queria entender qual o argumento.

Em momento algum questionei o direito de ninguém aqui criticar, nem disse que a piada era inadequada para o GUJ.

M

Anime:

O mochuara é fogo,quando quer atacar alguém,perde tempo pesquisando o “passado”… :shock: Em uma “discusão” comigo
ele fez isso e trouxe a tona meu primeiro tópico,no qual fui indelicada com um moderador…afff não sabia o que era um moderador … :roll:

Não era minha itenção atacar ninguém. A citação serviu para expor meu argumento, agora o que vc tem com o uso que faço do meu tempo?

E quanto ao contexto, não achei que fosse relevante para o ponto em questão, da mesma forma que este seu comentário.

M

ViniGodoy:

Mas não sou estúpido para começar a consumir os produtos dela.

O que te faz pensar que alguém é estúpido por usar produtos e serviços da Apple?

J

mochuara:
ViniGodoy:

Mas não sou estúpido para começar a consumir os produtos dela.

O que te faz pensar que alguém é estúpido por usar produtos e serviços da Apple?

O que ele quis dizer é que se uma pessoa não concorda com a política da empresa e consome os produtos dela essa pessoa é uma idiota mesmo.
Eu não gosto do modelo de empresa que é a apple por causa justamente do tipo de “ecossistema” que ela impõe. A qualidade dos produtos é ótima, mas você se atrela demais a empresa.

Voltando ao tema, o link postado acima diz que o jobs resolveu passar a responsabilidade da manutenção da vm para a oracle, pois a vm em outros sos sempre está um passo afrente da deles:

De acordo com Jobs, o calendário de lançamentos da própria mantenedora do Java garante que o ambiente de execução de aplicativos baseados nessa tecnologia esteja sempre mais atualizado no Windows e no Linux do que no Mac OS X. Isso não garante apenas que ele seja mais seguro para usuários ? especialmente quem depende de bancos com módulos de segurança online baseados em Java ?, mas também possibilita a entrega de melhorias importantes no desempenho de applets com maior facilidade. Na última versão para o Snow Leopard, por exemplo, o gerenciamento automático de RAM foi aprimorado pela Apple, mas isso já tinha sido feito pela Oracle em outros sistemas operacionais há mais tempo.

O jobs está certíssimo. Java é responsabilidade da oracle.

G

juliocbq:

Me diz uma coisa: Em quê uma linguagem como java pode agregar mais que c# ou c++(ou qualquer outra)?
Se eu te pedir para construir uma máquina de ultrasom você está apto para isso com java, ou qualquer ou linguagem(pergunto se “você” está apto)?

Depositar qualidade e profissionalismo em “linguagem” de programação é a pior das mentiras.

Cara, quando escrevi o post não me referia ao java, nem estava fazendo propagando dele. Me referi a qualquer linguagem que venha agregar. No caso do java eu citaria portabilidade, comunidade gigante, ser a linguagem mais usada no mundo (de acordo com ranking Tiobe, do qual não me responsabilizo), etc.
Mas como o intuíto do meu post não é fazer comercial do java, eu enfatizo que os detalhes fazem toda diferença. Não se pode pensar só em “produto final” sem dar importância nos detalhes envolvidos na produção deste produto.

J

giulianocosta:
juliocbq:

Cara, quando escrevi o post não me referia ao java, nem estava fazendo propagando dele. Me referi a qualquer linguagem que venha agregar. No caso do java eu citaria portabilidade, comunidade gigante, ser a linguagem mais usada no mundo (de acordo com ranking Tiobe, do qual não me responsabilizo), etc.
Mas como o intuíto do meu post não é fazer comercial do java, eu enfatizo que os detalhes fazem toda diferença. Não se pode pensar só em “produto final” sem dar importância nos detalhes envolvidos na produção deste produto.

Pois é isso que eu quis dizer com Know How. Não adianta ser especialista em java e não saber o que é preciso para criar um produto. Existem coisas muito mais importantes que uma linguagem de programação. Vou dizer novamente “não estou desmerecendo nenhuma tecnologia” mas essa coisa de popstar java chega a ser irritante.

A

mochuara:
Anime:

Não era minha itenção atacar ninguém. A citação serviu para expor meu argumento, agora o que vc tem com o uso que faço do meu tempo?

E quanto ao contexto, não achei que fosse relevante para o ponto em questão, da mesma forma que este seu comentário.

Oi mochuara,

Não precisa ficar bravo comigo…São opiniões só isso,na ocasião vc expôs a sua eu agora a minha…

Você pode não ter tido a intenção,mas atacou,assim como eu não queria ofende-lo com meu comentário e pelo jeito ofendi.

Desculpe…

M

ja ouviram aquela velha frase, “não alimebnte os trolls”??

pratiquem por favor, ignorem…

B

Pessoal, discussão inútil, o próprio Jobs disse que a responsabilidade do Java no Mac é da Oracle, ele não impôs que Mac não roda mais java e sim passou a responsabilidade pra Oracle… se a Oracle não fizer Java pra Mac são outros 500

M

Não acho a Apple 100% errada, concordo com o Julio. Ela estava assumindo a responsabilidade pelas atualizações de uma coisa que não era dela. Pra Apple, simplificou mais.

Só que ela sempre soube disso e usava o fato do Mac OS já vir com Java e Flash como uma vantagem em cima dos outros SOs. De repente, o que era vantagem passou a ser uma desvantagem. É a velha máximo do Jobs: “is not a bug, it is a Feature”.

J

Não acho a Apple 100% errada, concordo com o Julio. Ela estava assumindo a responsabilidade pelas atualizações de uma coisa que não era dela. Pra Apple, simplificou mais.

Só que ela sempre soube disso e usava o fato do Mac OS já vir com Java e Flash como uma vantagem em cima dos outros SOs. De repente, o que era vantagem passou a ser uma desvantagem. É a velha máximo do Jobs: “is not a bug, it is a Feature”.

Pois é, ficar mantendo uma vm para rodar meia dúzia de aplicações não deve compensar nem um pouco. Melhor deixar isso por conta da Oracle.

C

Eu acho que a Oracle nao contava com tantos problemas herdados hehehe… vai ter que investir pesado na plataforma para passar por cima destes “probleminhas”…

O que ferra tudo é que as respostas dela são tardias e inespecificas , veja o caso do OpenOffice !

J

chun:
Eu acho que a Oracle nao contava com tantos problemas herdados hehehe… vai ter que investir pesado na plataforma para passar por cima destes “probleminhas”…

O que ferra tudo é que as respostas dela são tardias e inespecificas , veja o caso do OpenOffice !

O esquema do openoffice ia acontecer mesmo que a oracle investisse pesadamente. É melhor uma fundação mandando no formato open document que uma empresa privada.

Quanto á oracle, ela vai ter que trabalhar bastante no jdk mesmo. São 5 anos de atrazo.

C

O problema da Oracle nao tem nada a ver com o formato ODF , e sim com o software OpenOffice.

J

Sim, porque esse nome é da Oracle. E era difícil definir projetos para o open office dessa maneira. Isso inclui o formato também.

C

Sim, porque esse nome é da Oracle. E era difícil definir projetos para o open office dessa maneira. Isso inclui o formato também.

Que salada hein ?

J

Que salada hein ?

Agora ela investe ou mata o OpenOffice. Aposto na segunda alternativa.

M

juliocbq:
chun:
juliocbq:

Que salada hein ?

Sei não, na conferencia do OO esse mes ela disse continuar a projeto e não mudar a licença. E no blog oficial do OO tem posts da IBM trazendo melhorias do Lotus Symphony pro OO.

Mas concordo com o Chun, agora a Oracle está entendendo porque a Sun quebrou e está tentando arrumar a casa. E pra fazer um omelete, alguns ovos tem de ser quebrados. eheheheheh

J

marcosalex:
juliocbq:
chun:
juliocbq:

Que salada hein ?

Sei não, na conferencia do OO esse mes ela disse continuar a projeto e não mudar a licença. E no blog oficial do OO tem posts da IBM trazendo melhorias do Lotus Symphony pro OO.

Mas concordo com o Chun, agora a Oracle está entendendo porque a Sun quebrou e está tentando arrumar a casa. E pra fazer um omelete, alguns ovos tem de ser quebrados. eheheheheh

Eu imagino que mata por causa da comunidade opensource. Creio que a comunidade irá optar pelo libreoffice ao invés do outro, pelas razões que todos nós conhecemos. No caso para sustentar o OpenOffice o investimento teria que ser muito alto mesmo.

B

Acho que não tem ninguém certo nessa história.

Ok, a responsabilidade de fazer e manter uma versão do Java para MAC é da Oracle.
Mas porque a Apple mantém isso a anos? Se começou agora termina ou doa o código para a comunidade continuar o trabalho ou entra em um acordo com a Oracle.

O que eu acho um é de um ficar jogando a responsabilidade para o outro via “imprensa”.
Essas empresas é que são grandes, elas que entrem em um acordo entre elas e depois apresentem soluções para a comunidade, não problemas.

Ultimamente a Oracle e Apple tem trazido muitos problemas para o publico, descotinuando projetos, brigando com outras para ver quem é dono de que, descontinuando suporte a isso e aquilo. Como usuário eu gostaria de soluções, não problemas.

M

Esse anuncio coincide justamente com a declaração de que a Apple deixara de pré instalar o Flash no Mac (ok…briga antiga) sob o argumento de que é a melhor maneira para que os usuários se mantenham atualizados com a ultima versão da dita, seria o mesmo motivo para essa atitude com relação ao Java?..serve de desculpa pelo menos ?

M

Quem te viu, quem te vê, Mr. Jobs

http://www.adam-bien.com/roller/abien/entry/steve_jobs_at_javaone_mac

C

A apple vai perder a briga com o Flash…

O nome do culpado por isso se chama ‘Android’ , aguardem… o MERCADO vai se voltar contra Jobs quando tiverem COMO fazer isto…

Questão de Tempo…

T

Não vejo nenhum problema em retirar o Java do Mac. Eu faria o mesmo no lugar do Jobs, apesar de ser desenvolvedor Java Mac.

Agora… será que existe alguma possibilidade de a Oracle não dar o suporte ao Java para o Mac? (alguém sabe?)

Vai matar a história do “Write once, run anywhere”.

J

tiagoemerick:
Não vejo nenhum problema em retirar o Java do Mac. Eu faria o mesmo no lugar do Jobs, apesar de ser desenvolvedor Java Mac.

Agora… será que existe alguma possibilidade de a Oracle não dar o suporte ao Java para o Mac? (alguém sabe?)

Vai matar a história do “Write once, run anywhere”.

Duvido que a Oracle não implemente uma vm para macos, afinal é o produto dela.

M

juliocbq:

Duvido que a Oracle não implemente uma vm para macos, afinal é o produto dela.

Enquanto isso não acontece, o máximo que pode acontecer é quem pretende desenvolver em Java (ou clojure, ou groovy, ou scala) não vai comprar o novo mac. Ou seja, não é um grande problema para a apple, nem para a oracle cujo clientes não usam mac mesmo.

R

Eu vejo assim… embora possa nao estar correto em minha visao:

na decada de 90 a Microsft figurou como principal empresa de tecnologia do mundo;

no comeco da decada de 2000 esse papel ficou com o google;

ja agora no comeco da decada de 2010 a Apple pegou esse papel.

E assim… apesar de ser uma empresa ja antiga, com mtos anos de estrada e mta bagagem, vejo q ela tem a sua visao e caminha para o famoso ‘Eu sozinho’…
Td bem q a comunidade de desenvolvedores pra sua plataforma cresce pegando carona no sucesso do iPhone, mas nao sei ate qdo vai ser assim.

Acho paia ela se fechar.
Tanto pro Flash, qto pro Java…

vamos ver o q vem pela frente.

cenas para os proximos capitulos.

C

É verdade , usuarios MAC normalmente não usao java , não veem sites em flash, e tem muito dinheiro :slight_smile:

Não é mesmo ?

J

rikg12:

na decada de 90 a Microsft figurou como principal empresa de tecnologia do mundo;

E assim… apesar de ser uma empresa ja antiga, com mtos anos de estrada e mta bagagem, vejo q ela tem a sua visao e caminha para o famoso ‘Eu sozinho’…
Td bem q a comunidade de desenvolvedores pra sua plataforma cresce pegando carona no sucesso do iPhone, mas nao sei ate qdo vai ser assim.

Acho paia ela se fechar.

Nesse quesito discordo com vc, pra mim a Google se mantém como referência em tecnologia (não falando em hardware).

R

j0nny:
rikg12:
Eu vejo assim… embora possa nao estar correto em minha visao:

Acho paia ela se fechar.

Nesse quesito discordo com vc, pra mim a Google se mantém como referência em tecnologia (não falando em hardware).

Sim, j0nny, a Google está presente em mais plataformas e seus serviços são bem mais acessíveis - e talvez por isso - ela ainda seja referencia em tecnologia.

Mas estava querendo dizer mais em relacao aos holofotes, msm.

M

chun:

O nome do culpado por isso se chama ‘Android’ , aguardem… o MERCADO vai se voltar contra Jobs quando tiverem COMO fazer isto…

Também acredito nisso.

F

Bom Acho que pro Java não influencia muito. Creio que ainda tem muito espaço para programar em Java e evoluir.

Agora, no meu caso do universo de celular, pelo que li é inevitável que o Android tome conta das demais plataformas.

Então a Apple vendo todo este cenário, está “trancando” a casa para ganhar o máximo de dinheiro possivel até os concorrentes superarem suas tecnologias.

É uma estratégia de mercado (marketing) . A Google tem muita força.

Valew.

Meu BLog http://fmmobile.blogspot.com/

M

Não vai ser difícil fazer uma JVM pro Mac OS, mas a Apple usava APIs proprietárias na dela pra que o Java tivesse uma performance mais alta. A Oracle não sei se vai conseguir, nem sei se elas são abertas ou protegidas por patentes.

J

marcosalex:
Não vai ser difícil fazer uma JVM pro Mac OS, mas a Apple usava APIs proprietárias na dela pra que o Java tivesse uma performance mais alta. A Oracle não sei se vai conseguir, nem sei se elas são abertas ou protegidas por patentes.

Eu estava justamente conversando esse tipo de coisa com o vini pelo msn. A dois dias atraz eu baixei a última visual vm(Que desta vez traz um profiler para permgen, dá para ver a maioria das apis do java trabalhando em histogramas, até o jit dá para ver), e falei que e tenho observado que a jvm tem ganhado muito desempenho. E não é pouco não.
Isso se deve a pesquisa no openjdk e o jrockit.

Com certeza a máquina do mac é fechada. Nem vale a pena pensar nela não.

A

j0nny:
rikg12:

Acho paia ela se fechar.

Citar a google como referencia é igual a citar Apple como referencia em software.

A apple tem um bom sw e creio que ela está certa ao se fechar para apenas aquilo que lhe convem.

M

andre.almeida:

Citar a google como referencia é igual a citar Apple como referencia em software.

A apple tem um bom sw e creio que ela está certa ao se fechar para apenas aquilo que lhe convem.

Google referência em software???

Só se software pra essa gente se resume a injetar publicidade em resultados de busca.

Me diz outro produto de software inovador lançado pelo google que vcs estão usando hj? Não tem, basicamente são copias baratas de outros ja existentes.

A

me expressei errado.

quis ser sarcastico.

M

chun:

Questão de Tempo…

As operadoras que escolheram vender Android foi poque ganhariam uma graninha extra pra enfiar publicidade do google goela abaixo dos seus usuários. Não se esqueça que nos EUA o iPhone só é vendido pela AT&T. Se o que vc chama de “mercado” ainda não consegiu bater o iPhone por lá, imagina depois quando todas as operadoras puderem oferecer iPhone para seus usuários.

M

Continue defendendo a Apple, quem sabe um dia você se convence. :lol: :lol: :lol:

E

mochuara:
andre.almeida:

Google referência em software???

Só se software pra essa gente se resume a injetar publicidade em resultados de busca.

Me diz outro produto de software inovador lançado pelo google que vcs estão usando hj? Não tem, basicamente são copias baratas de outros ja existentes.

Mas o que era o Lisa da Apple senão uma cópia barata de outro computador criado dentro do Xerox PARC?

R

Fonte

S

Bom, não consegui ler todos os posts… li até a página 4 ou 5…

mas vi que o pessoal ta com dificuldade de recordar aplicativos feitos em java

vou citar um exemplo…

CmapTools - Ferramenta de Mapas Conceituais. Vem inclusive com o jre e com os jars de terceiros…

Acredito que existe uma certa dificuldade em identificar aplicativos em Java devido a mistura de tecnologias, inclusive o CmapTools é um executável .exe

Este é um exemplo, é uma das melhores ferramentas de mapas conceituais… conhecidas internacionalmente…

Claro que a maioria aqui conhece ferramentas java ligadas ao desenvolvimento…

Criado 21 de outubro de 2010
Ultima resposta 13 de nov. de 2010
Respostas 184
Participantes 59