Alguem ja estudou contabilidade, finanças corporativas, ativo, despesa, NFs.
pode me indicar algum livro sobre esses assuntos.
preferêncialmente explicando de forma técnica como o processo funciona.
Obrigado =)
Alguem ja estudou contabilidade, finanças corporativas, ativo, despesa, NFs.
pode me indicar algum livro sobre esses assuntos.
preferêncialmente explicando de forma técnica como o processo funciona.
Obrigado =)
Cara,
Um livro??? Contabilidade é uma ciência, tanto que existe o curso de ciências contábeis. Tudo é processo prático nela, nada é teoria.
O processo de basico de contabilidade é o registro em contas de débito e crédito de qualquer operação financeira que uma empresa participar.
Se só esse processo já não fosse complicado, ainda tem a questão da apuração dos impostos, do RH, e até dos documentos para-legais (contratos sociais).
Pra vc ter uma idéia, os alunos de contábeis do 3 semestre já começam a comprar Vade Mecuns que são livros de leis com mais de 800 páginas e isso apenas para se dar conta de não romper com nada que esteja determinado para essa área. Tem publicações, como a IOB, que diariamente emitem boletins avisando a seus assinantes das mudanças no processo. São livros e mais livros.
Fazer um ERP de contabilidade é trabalho para pelo menos, 50 programadores, isso se o objetivo não envolver a contabilidade de custos que envolve mais processos ainda.
Bem, se teu interesse é apenas curiosidade, tem muito material na net sobre contabilidade básica que são bastante práticos:
http://www.grupoempresarial.adm.br/download/uploads/Contabilidade%20Basica%20online_M3_AR.pdf
na verdade é pra conseguir conversar sobre esses assuntos,
por que não conheço nada mesmo,…
meu objetivo, é conseguir me relacionar melhor com a área administrativa da empresa…financeiro, faturamento, contabeis…etc…, talves a pergunta que fiz foi um pouco erronea =/, mas… é mais ou menos isso: notas fiscais de saida, entrada, emprestimo, ativo fixo, essas coisas…
Cara, vou te falar de cadeira, pq eu fiz até o 4º semestre de Ciências Contábeis antes de fazer Sistemas:
O que o João falou tá tão coberto de razão que só o que posso fazer é complementar um pouquinho… hehe
Esses Vade Mecuns que ele comentou são ótimos como referências básicas. Normalmente são códigos (civil, penal, direito processual), às vezes resumidos, e quase sempre comentados. Pra ter em casa pra consultas rápidas sobre direito do consumidor, contratos, é sempre legal.
Como ele falou, é muita, muita coisa. Mas a meu ver, todo mundo tinha que saber:

Ah! Me veio algo na mente agora: A expressão latina “Vade Mecum” significa “Vai Comigo”, e ganharam esse nome os manuais de referência que, de tão úteis, ninguém larga; leva junto pra tudo quanto é canto.
Abraço!
PS: Falei demais de novo. HAHA
putz, não imaginava que era tão complexo assim, hehe
você tem idéia mais ou menos de quais seriam as matérias de um técnico em contabilidade?
vou dar uma estudava nesses itens ai,
obrigado João e Leoramos
Se é pra começar e aprender um pouco de tudo, sugiro um livro chamado:
CONTABILIDADE BÁSICA FÁCIL (24ª EDIÇÃO)
Os professores tem até raiva dessa obra por que tem aluno que insiste em usar e ela não serve para quem vai trabalhar na área.
Mas tem tudo e dá uma base muito legal para quem precisa conhecer a técnica.