Armezenar certificado digital no no Servidor

5 respostas
javaspring
J

Estou criando um aplicação que ira trabalhar e gerencinar certificado digitais de clientes.

A ideia é importar o certificado do cliente e eu deixar disponível métodos de assinatura e transmissão para para sefaz por exemplo. Porém para quem entende de certificado digital sabe que entre os mais comuns estão A1(arquivo) e A3(Token).

Na minha aplicação decidi atender somente A1 por conta da praticidade de importação.

A minha dúvida é sobre segurança , pois quando o cliente importa o certificado no meu sistema eu armazeno esse certificado no servidor no Banco de dados ou no Disco?

E também me preocupa a possibilidade de um ataque hacker no servidor. Pra quem entende de certificado digital sabe o tanto que é uma coisa séria e não pode ficar na mão de qualquer um.

Qual seria o melhor caminho nesta situação ?

5 Respostas

R

A solução que adotei em uma aplicação que tive que fazer onde eu trabalho foi importar o certificado ssl no servidor de aplicação e o .pxf(p12), deixei numa pasta dentro do servidor de aplicação também.no caso dos dois certificados usei recursos do java para poder usa-los

J

Entendi , como você lida com a parte de segurança, ja que estamos falando de certificado digital ?

R

então como o certificado ficou dentro do servidor de aplicação a aplicação só consegue acessar ele quando esta feito o deploy dela naquele servidor especifico, então outras aplicações de fora não irão conseguir acessar, agora quanto a possibiliade de um ataque hacker ai ele teria que invadir a máquina do servidor para conseguir usar o certificado, porém quem cuida do firewall e coisas de segurança do servidor é a equipe de infra

J

entendi , acho que vou fazer utilizando esta abordagem mesmo, no meu caso irei ter vários certificados digitais sobre meu poder sabe. Dai fico com receio por conta da segurança. obrigado

R

ta certo, certificado é algo sensível mesmo, mas utilizando essa abordagem nunca tive nenhum problema, por nada

Criado 22 de março de 2018
Ultima resposta 22 de mar. de 2018
Respostas 5
Participantes 2