Olá pessoal blza?
Estou com uma duvida sobre a vantagem da API de GateWay e o Register na arquitetura de Microservices.
Pois pelo que sei o intuito de criar um micro serviço é desacoplar a aplicação para que seja escalável e para que cada micro serviço possa ser administrado de forma diferente, exemplo possa ser deployado em servidores separados possa ter configurações/builds específicos.
Então quando eu adiciono a API de Gateway eu estou colocando um Façade nas APIs e assim vou perder bastante desse desacoplamento, por que para cada novo serviço ou mudança em um serviço especifico, vou precisar alterar o projeto de Gateway e assim para cada mudança em um serviço vou precisar mexer no ponto único de contato do Cliente com as APIs e deixando os outros serviços que estão funcionando sem acesso (ao fazer deploy por exemplo) para fazer essa manutenção especifica.
Sem mencionar que se eu precisar para cada chamada HTTP/HTTPS para a API de GateWay fazer outra chamada HTTP/HTTPS para a API do meu serviço tenho um Overhead certo?
E também ainda não entendi muito bem como implementar o Register de uma forma muito eficaz. Alguém consegue me explicar como aplicar o Register.
No projeto em que trabalho usamos Spring WebMvc / Spring data / Security no Weblogic. pois é o padrão para as aplicações.
Estou entendendo esses conceitos de forma errada? poderia por favor explicar qual a melhor maneira para evitar esses problemas?