Arquitetura de objetos distribuidos

9 respostas
M

qual é o minimo necessario p/ uma aplicacao ser considerada
como de objetos distribuidas em vez de cliente/servidor ?

desde ja agradeco pela atencao !!

9 Respostas

S

marcelostanley:
qual é o minimo necessario p/ uma aplicacao ser considerada
como de objetos distribuidas em vez de cliente/servidor ?

desde ja agradeco pela atencao !!

Uma aplicação é de objetos distribuidos se vc distribui objetos entre os vários nodos (máquinas) em que a aplicação corre. Normalmente isso implica em usar Serialização.

D

Mas tenho uma questao e mesmo objeto que esta sendo distribuido para as maquinas no cluster ou cada uma tem uma instância do objeto diferente?
marcelostanley:tenho um projetinho com java rmi que meu professor coisa simples se te ajudar me manda seu email via mp.

S

Ambos os casos podem ocorrer. Normalmente cada nodo possui sua instância e existe algum mecanismo de troca de mensagens e sincronização entre os objetos. Compartilhar o mesmo objeto na rede implica em replicar o estado atual da memória da máquina virtual e gerenciar as mudanças ocorridas em cada nodo, e a complexidade que isso adiciona ao sistema faz com que essa situação seja mais rara de ser vista.

M

é …obrigado pelos toques, melhorou um pouco.
literalmente falando o que seriam esses objetos ?

D

Seria objetos implementeriam uma interface com metodos com throws RemoteExecption ,e esse objetro ainda teria que se estender da classe unicast do java
rmi

M

Daniel.F:
Seria objetos implementeriam uma interface com metodos com throws RemoteExecption ,e esse objetro ainda teria que se estender da classe unicast do java
rmi

ummmm… ok !

1- mais essa arqutetura pode ser implantada independente do java certo ?
2- a linguagem precisa ser OO ?

M

sobe !!

J

“objetos distribuidos” de fato eh um conceito do paradigma OO… q se dah pelo fato de vc instanciar um objeto remotamente

G

marcelostanley,

Objetos distribuídos e interações cliente/servidor não são coisas mutuamente exclusivas. Aliás, muito pelo contrário. Uma aplicação baseada em objetos distribuídos é, em princípio, estruturada de forma conceitualmente semelhante a uma aplicação OO comum - uma coleção de objetos que se comunicam por meio de interfaces bem-definidas. A diferença é que esses objetos podem ou não residir em espaços de endereçamento distintos. Além disso, para preservar a sintaxe das chamadas locais, a comunicação com objetos remotos é tipicamente feita por meio de chamadas síncronas e bloqueantes. Quando um objeto chama um método em um outro objeto remoto, no entanto, você está essencialmente produzindo uma interação no estilo cliente/servidor. O conceito é antigo prá burro (início dos anos 90) e já passou por inúmeras transformações e bastante evolução.

Alguns exemplos de middleware para objetos distribuídos: implementações de CORBA, Java/RMI, DCOM e o ICE (meu favorito).

Abraços,

Criado 4 de setembro de 2007
Ultima resposta 1 de out. de 2007
Respostas 9
Participantes 6