Arquitetura MVC - Exemplo pratico com banco de dados

7 respostas
H

Olá,

Estou aprendendo Java para web, e tenho lido bastante sobre MVC. Porém, não encontro um exemplo prático usando um banco de dados. Por mais simples que seja o sistema.

Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

Valeu!

7 Respostas

W

http://www.jeebrasil.com.br/mostrar/32

K

vei…
cria uma classe que conecta no banco com um metodo pra retornar a conexao(camada de banco)
cria suas classes de negócios ou beans(aplicativo)
cria suas pag html ou jsp (camada de interface)

a pag instancia seus objetos que usa a classe conexao pra gravar no banco.

agora se colocar os cods aqui se num vai aprender…

H

Valeu pela ajuda!

J

Talvez você não tenha encontrado porque MVC não tem a ver com bancos de dados. Você irá usar outros patterns pra isso. Dê uma pesquisada sobre DAOs.

H

J2Alex,

Entao se usa frameworks como Hibernate ou Struts para realizar operações no banco?

J

hugalves,

Struts tem a ver com MVC, portanto, não tem a ver com banco. Hibernate sim é um framework ORM. Mas você não precisa usar obrigatoriamente hibernate - apesar de não ser uma má idéia :slight_smile: .

O importante é você entender onde se aplica cada pattern e o que cada um se propõe a resolver.

Continue com seus estudos, aos poucos você vai clarear um pouco mais as idéias… :lol:

R

Estou tentando esdutar sonre MVC e tambem estou com problemas de entendimento.

Pelo o que eu entendi o MVC (model-view-controller) eh uma metodologia para separar a logica de negocio e tratamento de dados de sua apresentacao em si.

O exemplo que gostaria de ter seria algo relacionado a Java.
Por exemplo:

Model      : Banco de Dados, Entidades e DAOs.
Controller : Classes action, e que inserem, buscam e tratam dados da base.
View       : JSP, CSS e HTML.

Se algum souber como dar uma visao similar e correta de MVC iria me ajudar bastante.

Criado 9 de dezembro de 2007
Ultima resposta 10 de dez. de 2009
Respostas 7
Participantes 5