Árvore binÁria de pesquisa

4 respostas
E

Bem estou vendo essa estrutura a achei interresante mais alguém que tenha o conhecimento em estruturas de dados pode me falar qual é sua vantagem e sua desvantagem em cima de estruturas tipo array e lista encadeada…??
alguém sabe a diferença…? em que caso uma é melhor que a outra?

4 Respostas

C

a busca, a inserção ordenada e a remoção são bem mais rápida.

tipo, essa arvore binaria onde a chave é igual ao valor dos nós:

9

5             15

4         6

e o array ordenado: 4 5 6 9 15

Para inserir o elemento 16 na árvore vc faz 2 comparações uma com o 9 e outra com o 15.

Para inserir no array vc compara com todos os elementos e insere no final do array.

E

enquanto a lista encadeada tem alguma vantagem ou desvantagem…?

R

árvore binária de busca (ou pesquisa) é uma árvore ordenada cujos nós a esquerda de um nó pai são menores que ele, e cujos nós a direita de um nó pai são maiores que ele. Por exemplo:

1
       0                 2

A vantagem da árvore binária de busca é que, por ela estar ordenada, a busca consiste em percorrer apenas uma subárvore até encontrar o elemento ou até atingir um nó folha da subárvore, o que deixa sua busca em ordem logarítmica natural (log2 n). Arrays são bem mais simples de serem implementados e usados, possuem tamanho fixo, o que exige previsão de memória em seu uso… Arvores podem ser implementadas dinamicamente (mas não só) e possuem eficiencia relativamente limitada, em comparação a arrays. Desde que a arvore se mantenha balanceada, isto é, que o tamanho da subarvore esq n ultrapasse a da direita em 1, ou vice versa, atinge-se a chama perfomance otimizada ou ótima.
Tentei dar uma resumida do q eu lembro pq estudei isso ha um tempo :wink:
Desculpe-me se disse alguma besteira, mas pesquise no google ou wikipedia para procurar saber mais sobre arvores, existem otimas apostilas de universidades na net :wink:
[]'s :wink:

M

Boa tarde!

Sobre árvores de pesquisa, a wikipedia tem um material razoável. Procure por “Lista de estruturas de dados”, “Estrutura de dados”, “Árvore binária”, “Árvore de busca binária” ou em inglês por seus correspondentes.

Até!

Criado 21 de novembro de 2006
Ultima resposta 21 de nov. de 2006
Respostas 4
Participantes 4