ASP.NET Core e Angular - Como integrar/refatorar com o back-end já existente em DDD?

3 respostas
.netangular2aspnetmvc
I

1 - ASP.NET Core e Angular - Como integrar/refatorar com o back-end já existente em DDD?
Tenho uma aplicação c# ASP.NET MVC 5 estrutura com patterns DDD, no front-end eu uso razor para exibir dados, assim como HTML/CSS/JQUERY.

Como o angular entraria nessa parada? O angular server para tratar regras de negócio no client? Mas e como concilia isso com o back-end que trata regras de negócio no domínio(server)?

2 - Num contexto de aplicações de página única (SPA), qual o papel do programador back-end?
O desenvolvedor back-end, deve saber também angular? Ou nesse, caso estaria se encaminhando mais para ser full-stack?

Obs: Sei que pode ter ficado meio confuso, mas provavelmente quem já tem mais experiência vai entender o que eu quero dizer.

3 Respostas

J

Essa aplicação está em produção? Se estiver, dá uma lida sobre .NET Standard, é uma forma de seguir um padrão. Assim vai continuar atendendo o legado .NET e ao mesmo tempo sua nova aplicação ASP.NET Core.

Se não está em produção, faz do zero, incrementalmente aproveitando o que puder de código.

Sobre Angular não posso ajudar muito, por não usar. Mas seu projeto realmente é SPA? E como assim regra de negócio no client? O usuário pode intervir no javascript e burlar o que quiser.

Se é full-stack ou não depende da sua equipe, se tiver desenvolvedor para front e back separados, entao nao é full-stack, do contrário sim.

DDD não interfere em nada nisso, claro que sem seguir isso o projeto estaria mais simples.

I

Gosto muito mais de trabalhar com back-end e arquitetura, mas ultimamente várias empresas me ligam perguntando se sei Angular. No front end só sei fazer o básico para “exibir/inserir…” o que eu fiz no back-end.
Acho algo meio insano se manter atualizado nos dois lados.
Você pensa em aprender angular?

J

Sem ter uma necessidade não, pois nunca trabalhei com SPA (pelo qual deve justificar o custo de acrescentar Angular na aplicação).

Melhor você fazer uma mudança de cada vez. Alterar o server devido .NET Core ser mais leve e economizar recursos/custos na nuvem, tudo bem, vai ter ganho. Já no client, o que o usuário vai ganhar gastando pra mexer no que já funciona, pra acrescentar Angular?

Se for uma aplicação em produção, muda aos poucos de ASP.NET MVC/RESTful para ASP.NET Core MVC/RESTful. Vai penar mais por causa do System.Web. Mas o client não deveria ser afetado por nada dessa mudança para o .NET Core.

Se quer estudar Angular, ai já é outra história. Se estão te pedindo e você quer a oportunidade, tem que estudar. Usar Angular nao quer dizer que voce tenha que colocar regra de negócio no client.

Criado 29 de dezembro de 2017
Ultima resposta 29 de dez. de 2017
Respostas 3
Participantes 2