Bancos de dados embarcados: até aonde eu posso ir?
5 respostas
T
thiago_spdvr
Saudações!
Não tenho nenhuma experiência em bancos de dados embarcados, pois quase sempre usei Mysql ou SQLServer nas minhas aplicações, porém, apareceu uma proposta recentemente da criação de um sistema que será distribuído. Gostaria de saber se com o derby por exemplo eu teria muitas limitações em comparação com o mysql, por exemplo, posso trabalhar com o derby embarcado e mesmo assim ter uma aplicação do tipo cliente / servidor, ou seja, várias maquinas rodando o sistema com a mesma base de dados? Existe algum banco de dados que seja embarcado e que me possibilite trabalhar assim?
No ultimo caso, tem como eu criar um pack de instalação e incluir a instalação do mysql de forma oculta?
Se o banco é embarcado, o chamado standalone, você só pode rodar uma instancia dele. No caso, uma unica aplicação terá acesso a ele por vez.
T
thiago_spdvr
romarcio:
Se o banco é embarcado, o chamado standalone, você só pode rodar uma instancia dele. No caso, uma unica aplicação terá acesso a ele por vez.
Obrigado romarcio, ja tinha uma suspeita que isso não poderia ser feito com banco embarcado, agora, sabe me dizer se tem como eu incluir a instalação de um sgbd com o sistema num pacote e o sgbd ser instalado e configurado automaticamente?
Não tenho nenhuma experiência em bancos de dados embarcados, pois quase sempre usei Mysql ou SQLServer nas minhas aplicações, porém, apareceu uma proposta recentemente da criação de um sistema que será distribuído. Gostaria de saber se com o derby por exemplo eu teria muitas limitações em comparação com o mysql, por exemplo, posso trabalhar com o derby embarcado e mesmo assim ter uma aplicação do tipo cliente / servidor, ou seja, várias maquinas rodando o sistema com a mesma base de dados? Existe algum banco de dados que seja embarcado e que me possibilite trabalhar assim?
No ultimo caso, tem como eu criar um pack de instalação e incluir a instalação do mysql de forma oculta?
Agradeço muito que puder ajudar!
Eu já vi muita loja de material de construção fazendo isso que vc quer.
Já notou que as vezes os caras fazem uma busca e vc tem que esperar alguns segundos?
É porque no compudador onde está o seu banco de dados existe uma fila de espera.
Cada terminal que requisita informações do banco cai nessa fila de espera.
A medida que as requisições vao sendo atendidas, a fila vai andando.
Isso funciona tranquilo para umas 10 maquinas, no máximo, e se vc tomar o cuidado de colocar paginação.
T
tioola
Como o colega acima disse, um banco embarcado só pode ter 1 acesso.
Mas se esse não for o caso , os bancos embarcados podem ter servir muito bem