Bug iReport quebrando linha e cortando palavra

17 respostas
I

Oi, estou usando iReport 4.0.2 e estou com um bug aqui, que é ao gerar o relatório em pdf alguns campos saem com quebra de linha sem ao menos ativa-las, ou seja meu texto tem um bom tamanho e dependendo com que eu escrevo ele quebra a linha por exemplo:

tem um campo que deve ser mostrado Demandado ou Fixo quando apareço demandado ele preenche corretamente na mesma linha mas quando aparece fixo ele quebra o texto ficando Fix-o sendo que a letra “o” fica na próxima linha. Tava vendo na internet e encontrei um negocio lá de fonts relacionada ao pdf e ao Java, só que não consigui resolver, alguém tem alguma solução??

Agradeço por qualquer ajuda!

17 Respostas

T

Nunca tive esse problema relatado, uso a vesao 3.7.2 sem problemas

G

Esse problema está ocorrendo comigo também, deve ser algum bug , não estou conseguindo consertar também.

T

nao esta enviando nenhum CR LF ?

I

Não sei o que é isso, mas executa normalmente, o visualizador embutido fica perfeito com os textos alinhados e tudo já na geração do pdf e que sai esse bug

T

Carriet Returning Line Feed, char 13 char 10

I

Verifico isso aonde??

Se for em relação ao texto ter uma quebra de linha, ele não possui

T

entao deve ser algo na fonte mesmo, use a mesma do relatorio, exemplo Times

L

Ao compilar teu relatório, marque como true a opção “isPdfEmbedded”.
Se por acaso usas algum tipo de script pra compilá-los diretamente via código java (como um Ant Task), terás que setar ela novamente via código, pq sei lá por qual motivo, ele sobrescreve isso pra false se tu mandares compilar por fora do iReport, como um padrão.

Agora, se nem isso funcionar contigo (o que eu duvido muito), tem uma outra solução aqui:
http://www.slideshare.net/junyuo/solution-to-character-broken-in-jasperreport-export-pdf-problem-presentation
mas é uma semi-gambiarra. Um indiano muito doido lá que fez, eu já usei e me foi útil. Não é bonito, mas funciona.

Mas fazendo a primeira opção, é batata. Vai que é quente.

Abraço!

F

Pessoal,

fiz o que nosso amigo leoramos falou (sem a gambiarra) e não funcionou.
Será que isso é um bug mesmo da versão do iReport?
Tenho duas linhas, na mesma colunaaparecendo assim:

Promove a reflexão sobre os erros
Test
e

Como que pode uma frase 6 palavras não quebrar e na proxima linha apenas uma quebrar?
Se alguem souber como resolver isso vai ajudar bastatnte gente.
Aguardo o contato de vocês.

L

Cara, esse bug tem a ver com a medida da fonte. Digamos que teu “A” tenha 5 px de largura, hipoteticamente; o PDF não sabe disso, e o padrão dele é 4,5 px. Na exportação, vais acabar perdendo espaço, e a quebra sai errada. Digo mais: vais perder linhas de texto no final da página. Como a diferença é pequena, em geral a perda é de uma linha só.
Se a propriedade isPdfEmbedded não funcionou, existe uma outra propriedade, que já está obsoleta (deprecated, como queira), que é a PdfFontName. Seta tua fonte lá. Alguém já postou essa solução aqui.
Abraço!

T

1º O tamanho do seu Field esta grande o suficiente para caber o texto?
Poderia postar para que possa ser analizado…

Eu nunca tive um problema assim, e trabalho muito com relatorios

I

TheKill:

1º O tamanho do seu Field esta grande o suficiente para caber o texto?
Poderia postar para que possa ser analizado…

Eu nunca tive um problema assim, e trabalho muito com relatorios

Qual a versão que você usa? porque quando fiz meu relatório até consegui resolver esse negócio de quebra de linha mudando algumas fontes mas meu pdf não foi gerado igual estava no modo design mas fiz assim mesmo!

T

eu uso a versao 3.7.2 e atualmente olhando a 4.0.2

L

Que fonte tu tá usando? Seta ela no PdfFonteName e os isPdfEmbedded pra true.
Se nem isso funcionar, aí tem que dar uma olhada melhor no layout.
Abraço!

L

Só consegui resolver o problema usando o ireport 3.7.6.
No 4.0.2 não teve jeito.

G

Pessoal

Estava com esse mesmo problema, estava utilizando a versão 4.02 do iReport e do Jasperreport.

Só connsegui resolver quando substitui a versão do Jasperresport da 4.02 para 4.00, pelo que percebi não era um problema do iReport e sim do Jasperreport.

abs

Gilson Araujo

K

O mesmo problema aconteceu comigo.
Mesmo eu definindo a largura bem grande, alguns nomes caíam para outra linha, sem explicação.
Troquei do jasperreports-4.0.2 para o 4.0.0 e tudo voltou ao normal.
Valeu pela ajuda!

Criado 6 de junho de 2011
Ultima resposta 11 de out. de 2011
Respostas 17
Participantes 8