pessoal, preciso de uma ajuda referente a geoprocessamento.
preciso identificar o ângulo entre algumas retas em uma imagem georeferenciada por satélite…
a imagem já esta tratada e em escala de cinza… apenas com as retas referidas.
O que precisaria agora é fazer o calculo do angulo, caso este exista na imagem.
Para fazer o cáculo até acho que não é o complicado, imagino que pela classe: Math eu tenha algum método que se refira a isto.
O que eu não consigo perceber é como identificar a posição espacial destas retas na imagem, (como identificar o ângulo na imagem?) a posição inicial da reta, se ela esta em vertical, horizontal, diagonal, etc.
Como posso fazer essa identificação da reta na imagem para posterior cálculo do ângulo?
Calcular ângulo (imagem)
2 Respostas
Olha, quando eu trabalhei com geoprocessamento eu utilizava uma API para obter essas informações da imagem (http://pt.wikipedia.org/wiki/ArcGIS)
Assim:
O ArcGis é o software que nós estamos utilizando já… a imagem é capturada por um GPS, e passado ao ArcGis, ele faz o tratamento da imagem e a separação apenas das retas que nos interessa. pq a imagem é em vetor e ele separa apenas o fluxo que nos interessa. dae nós aplicamos escala de cinza.
Então nós entramos com os processo em cima dessa imagem, pelo java. primeiro calculamos a distância. ja esta feito. e por segundo identificamos o ângulo. ae entra o problema que citei antes. Mas isso terá que ser feito pelo java mesmo. derepente até poderia existir alguma ferramenta em matlab ou autolisp que facilitasse, mas nosso projeto é em java mesmo.
Precisaria identificar o angulo da linha na imagem.