Eu tambem venho do Delphi e la eu sempre usava o Firebird, versao 1.5 ainda, mas realmente eu tive alguns problemas de banco corrompidos tive que usar muitos gfix da vida, mas não culpo ele muito não pq o ambiente era bem tosco mesmo, os usuarios detonavam a maquina todo mes.
Inclusive a repulsão que tenho do MySQL é “culpa” do Firebird, no firebird eu era feliz com meus super selects, o firebird aceitava quase todo o padrao ansi, quando fui impelido a mexer em um MySQL versao 3.5 alguma coisa, logo no primeiro comando SQL que faço usando os JOINS da vida ja passo raiva, depois queria fazer uma Foreign Key, mais raiva nao consigo por isso peguei birra de MySQL.
Quando vim pro java, todos os meus estudos foram feitos usando o Firebird, porem hoje, se for algo mais robusto, num ambiente com um minimo de controle eu usaria PostGreSQL sem duvida, mas para coisas mais basicas, geralmente standalone, ou com poucas maquinas onde o server do BD é tambem uma estação de usuario eu usaria Firebird. Acho ele muito leve e ideal pra esse tipo de coisa, sem configuração alguma, instalou, conectou, funfou!!
Tem a questão de ser somente um arquivo tambem, a parte de dar Ctrl+C e jogar em outra maquina é bom, alem disso tu deixa teu BD em qualquer pasta que quiser e cada BD é um arquivo, não como outro bancos onde tem um “data” la e ta todo mundo la dentro, não to dizendo que um sistema é pior/melhor q o outro, mas que o firebird é pratico ele é, quer o banco do cliente x?, vai la e da um Ctrl+C no banco.fdb e pronto. Por outro lado alguns dizem que por ser apenas um arquivo isto ajuda nos problemas de corromper BD.