Campanha de divulgação do Firebird 2.5 - MindTheBird!

19 respostas
K

Hoje fiquei conhecendo uma campanha muito bacana para a divulgação da nova vesão do Firebird (a 2.5)

O nome da campanha é MindTheBird! e os caras fizeram um site excelente ( http://mindthebird.com/ ) apontando as vantagens do SGBD que, numa boa, não consigo entender porquê só é popular de fato entre desenvolvedores Delphi, o que já havia até escrito a respeito no meu blog algum tempo atrás ( http://www.itexto.net/devkico/?p=395 ).

Aproveito pra perguntar: alguém aqui usa Firebird com desenvolvimento Java (já usei algumas vezes sem problemas)? Por que na opinião de vocês ele é tão ignorado fora da comunidade Delphi?

19 Respostas

F

Meu contato com Firebird foi pouco, e foi o suficiente para querer jogar agua nesse passarinho de fogo.

Mas foi mais por questão de gosto, prefiro outros bancos, como o postgre, para embedded o HSQL ou o Derby, funcionam melhor com java :).

K

Eu já utilizei em produção, em mais de 20 mil ATMs.

Tive vários problemas como corrupção do banco de dados, configuração de modo síncrono que não funciona direito do windows, não existe um comando como o VACUM do Postregree, etc

Não usaria novamente.

R

O principal motivo do Firebird ser muito forte na comunidade Delphi é porque ele foi originado do SGDB Interbase criado pela Borland (assim como o Delphi) além de inumeros componentes para conexão e munipulação de dados para ele.

Já para a comunidade Java ,creio que o Mysql e Postgre se tornaram mais populares pois sempre foi mais facil encontrar hospedagem web, tutoriais e exemplos com eles do que com Firebird.

Eu particularmente prefiro Mysql e Postgre do que o Firebird.

J

Eu utilizo Firebird 2.1 via JDBC ( JayBird) e não estou encontrando nenhum problema. Se você usar o IbExpert fica uma maravilha para manipular o banco.

Acredito que esse preconceito exista porque nas primeiras versões do Firebird ele tinha alguns problemas bem chatinhos :lol: mas depois da 2.1 ele se tornou bem estavel

J

Usei ele faz um tempo já, depois nunca mais, não sei porque. :roll:

F

Eu tambem venho do Delphi e la eu sempre usava o Firebird, versao 1.5 ainda, mas realmente eu tive alguns problemas de banco corrompidos tive que usar muitos gfix da vida, mas não culpo ele muito não pq o ambiente era bem tosco mesmo, os usuarios detonavam a maquina todo mes.

Inclusive a repulsão que tenho do MySQL é “culpa” do Firebird, no firebird eu era feliz com meus super selects, o firebird aceitava quase todo o padrao ansi, quando fui impelido a mexer em um MySQL versao 3.5 alguma coisa, logo no primeiro comando SQL que faço usando os JOINS da vida ja passo raiva, depois queria fazer uma Foreign Key, mais raiva nao consigo por isso peguei birra de MySQL.

Quando vim pro java, todos os meus estudos foram feitos usando o Firebird, porem hoje, se for algo mais robusto, num ambiente com um minimo de controle eu usaria PostGreSQL sem duvida, mas para coisas mais basicas, geralmente standalone, ou com poucas maquinas onde o server do BD é tambem uma estação de usuario eu usaria Firebird. Acho ele muito leve e ideal pra esse tipo de coisa, sem configuração alguma, instalou, conectou, funfou!!

Tem a questão de ser somente um arquivo tambem, a parte de dar Ctrl+C e jogar em outra maquina é bom, alem disso tu deixa teu BD em qualquer pasta que quiser e cada BD é um arquivo, não como outro bancos onde tem um “data” la e ta todo mundo la dentro, não to dizendo que um sistema é pior/melhor q o outro, mas que o firebird é pratico ele é, quer o banco do cliente x?, vai la e da um Ctrl+C no banco.fdb e pronto. Por outro lado alguns dizem que por ser apenas um arquivo isto ajuda nos problemas de corromper BD.

K

Estou começando a me achar raridade aqui. Tenho alguns projetos em Firebird desde 2001 e nunca tive uma base de dados corrompida.
Só parei de usar ele porque conheci o MySQL, que oferecia uma performance muito superior, além de que nele também era mais fácil criar relacionamentos entre bases de dados distintas.

Mas tirando isto, o que sempre me maravilhou no Firebird foi o fato de em um software cujo footprint é tão pequeno (é bem menos de 10 Mb ainda?) haver tantos recursos embutidos. Outro ponto bacanérrimo no Firebird pra mim é o servidor embarcado, no qual TODO o sgbd cabe em uma única DLL. Hoje com os bancos de dados embarcados Java isto não é lá tão grande vantagem, mas até bem pouco tempo atrás era um puta diferencial do Firebird.

J

Esses pontos que você levantou também considero grandes vantagens do Firebird e sobre corrupção nunca aconteceu aqui e tomara que nunca aconteça :roll:

T

Quando eu programava em Delphi, utilizava bastante Firebird pelo motivo citado pelo colega rlazoti: o Interbase passou a ser pago e o Firebird surgiu como uma alternativa open source ao banco da então Borland. E sempre gostei muito do Firebird. As aplicações que desenvolvi não eram tão exigidas, mas eu também nunca tive problemas com corrupção de base de dados Firebird.

Hoje com Java, em casa sempre uso o Firebird para meus estudos. Mas nunca mais tive a oportunidade de usá-lo em produção, infelizmente.

J

kicolobo:
Estou começando a me achar raridade aqui. Tenho alguns projetos em Firebird desde 2001 e nunca tive uma base de dados corrompida.
Só parei de usar ele porque conheci o MySQL, que oferecia uma performance muito superior, além de que nele também era mais fácil criar relacionamentos entre bases de dados distintas.

Mas tirando isto, o que sempre me maravilhou no Firebird foi o fato de em um software cujo footprint é tão pequeno (é bem menos de 10 Mb ainda?) haver tantos recursos embutidos. Outro ponto bacanérrimo no Firebird pra mim é o servidor embarcado, no qual TODO o sgbd cabe em uma única DLL. Hoje com os bancos de dados embarcados Java isto não é lá tão grande vantagem, mas até bem pouco tempo atrás era um puta diferencial do Firebird.

Não é raridade não kiko, eu uso também. Comecei usando com delphi e agora uso com java e toplink. Tive problemas com o driver, mas um amigo e eu desenvolvemos.
Funciona muito bem.

O Ponto forte do firebird é a praticidade. Mobilidade e Portabilidade.

K

juliocbq:
kicolobo:

Não é raridade não kiko, eu uso também. Comecei usando com delphi e agora uso com java e toplink. Tive problemas com o driver, mas um amigo e eu desenvolvemos.
Funciona muito bem.

juliocbq, você assim como eu também veio do Delphi. Por que você acha que ele é tão impopular fora da comunidade Delphi hein? Cara, eu acho uma pena tão pouca gente fora deste grupo o usar pelas razões que citamos aqui. Isto sem mencionar as ferramentas de gerenciamento, que também são excelentes. Eu uso a mais simples delas, o Flamerobin, e acho fenomenal.

Na minha opinião, os seguintes fatores que devem ser os decisivos:

• O site oficial - realmente desencoraja as pessoas a conhecerem e levarem a sério o bichinho
  • Os serviços de hospedagem não oferecerem tanto suporte - o que também não entendo, porque o consumo de recursos dele é mínimo (será que é por causa do tamanho do arquivo do BD?)
  • Fator Borland - nos últimos anos conseguiram queimar o filme de basicamente tudo o que tocaram. O Firebird, apesar de independente, ainda é visto relacionado com a “matriarca” ai.
F

kicolobo:

juliocbq, você assim como eu também veio do Delphi. Por que você acha que ele é tão impopular fora da comunidade Delphi hein? Cara, eu acho uma pena tão pouca gente fora deste grupo o usar pelas razões que citamos aqui. Isto sem mencionar as ferramentas de gerenciamento, que também são excelentes. Eu uso a mais simples delas, o Flamerobin, e acho fenomenal.

• O site oficial - realmente desencoraja as pessoas a conhecerem e levarem a sério o bichinho
  • Os serviços de hospedagem não oferecerem tanto suporte - o que também não entendo, porque o consumo de recursos dele é mínimo (será que é por causa do tamanho do arquivo do BD?)
  • Fator Borland - nos últimos anos conseguiram queimar o filme de basicamente tudo o que tocaram. O Firebird, apesar de independente, ainda é visto relacionado com a “matriarca” ai.

Não sei não em kico se é bem isto, com relação ao site COM CERTEZA…o Serviços de hospedagem ja é consequencia.
Mas e se fizermos outra pergunta: Por que o MySQL é tão impopular dentro da comunidade Delphi??? Acho que a coisa ta mais pra OPORTUNIDADE, nós que viemos do Delphi por exemplo, praticamente o Firebird foi jogado no nosso colo, simplesmente o abraçamos. Nos tempos da perdição muitos usavam Piradox, então veio o Interbase 6.0 abriu os fontes, depois fechou e sobrou o Firebird pra gente, o Delphi ja tinha seus componentes prontos pra ele.
Teriamos que fazer um comparativo e ver como foi a vida de alguem que ja começou no java ± naquela epoca.

Resumindo, acho que pra responder sua pergunta temos que buscar la no inicio dos dois mundos, Delphi e Java, não muito no inicio mas ali em 1999 pelo menos.

A

juliocbq:
Funciona muito bem.

Na empresa onde trabalho também foi feito isso… E até meu chefe falou sobre isso: tá com algum problema, vai na pasta, copia a base e testa na sua máquina. Estamos usando jboss, firebird, jaybird e eclipselink. Não tenho informações da performance, mas não acredito que essa seja uma das nossas dificuldades (o que os outros desenvolvedors fizeram no servidor e nessa parte de banco… não tá escrito… tem muita otimização).

De qualquer forma, estou gostando bastante de usar ele. Usamos também o IBExpert pra gerenciar… Estou achando bem interessante e fácil de usar (um ponto positivo porque não precisa gastar muito tempo pra aprender a usar a ferramenta).

R

Uma coisa que vi que incomodava muitos desenvolvedores era segurança pois mesmo você não tendo acesso ao banco, bastava você copiar o arquivo FDB e abrir em outra máquina.

A

É mesmo… e acho que não tem como guardar senhas (como é guardado no MySQL).

J

kicolobo:
juliocbq:
kicolobo:

Funciona muito bem.

Eu acredito no fator Borland. A mesma tinha praticamente 60% dos desenvolvedores mundiais, com turbo c++(builder), e turbo pascal(delphi). Essas ferramentas eram incríveis na época, e se tivessem tido investimentos adequados não teriam caído em desuso hoje.

Pode até parecer que não, mas o grande problema foi o Anders ter ido para a Microsoft. Tudo que seria do delphi foi implementado no c#.
Posteriormente o delphi 2005 já estava funcionando em cima de uma vm dotnet(que era pra ser api da borland).
Então acredito que realmente esse fator ae influenciou e muito, para queimar o filme de todas as ferramentas ligadas a mesma.

Se bem que eu uso o lazarus aqui, e gosto bastante. Mas uso somente como hobby mesmo.

K

Com relação ao problema da segurança, bem: ai já rola uma má compreensão do que é um servidor de banco de dados.
Afinal de contas, a idéia é que você só acesse aquele serviço oferecido, e não o sistema de arquivos aonde os dados se encontram, não?
Sempre que vi esta reclamação normalmente eram situações em que o fulano colocava o banco de dados dentro de um diretório público da rede. É… nestes casos não há muito o que ser feito. :slight_smile:

Porém, é legal lembrar que no Firebird você tem também o conceito de alias. Um alias é um nome que você inclui no seu arquivo de configuração que referencia um arquivo. Assim, quando for montar a string de conexão não precisa referenciar o arquivo em si, mas apenas o alias (isto resolve o “problema de segurança”) :slight_smile:

J

Quando vocês querem salvar um booleano no banco qual alternativa adotam:

Criam um Varchar ou Char de 1?

Essa limitação de não ter booleano no banco é umas das coisas que eu acho ruim do Firebird.

K

Jose111:
Quando vocês querem salvar um booleano no banco qual alternativa adotam:

Criam um Varchar ou Char de 1?

Essa limitação de não ter booleano no banco é umas das coisas que eu acho ruim do Firebird.

Algo muito melhor: usa-se domains.
Assim, se precisar de um booleano, é só implementar um com uma ou duas linhas de código.
O Firebird tem este recurso que acho maravilhoso: ele te permite criar novos tipos de dados de acordo com a necessidade de cada caso.

Criado 25 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 26 de fev. de 2010
Respostas 19
Participantes 10