Uma última pergunta: Onde posso publicar os resultados obtidos para que a galera do GUJ tome conhecimento? Sabe, isso ajudaria as pessoas que tem os mesmos problemas que eu, e por outro lado, também evita que eu re-invente a roda !!!
Estou iniciando os trabalhos e pretendo seguir os seguintes tópicos:
1 - Separar filtro de entrada, validação na perda do foco e validação na conclusão.
1.1 Filtro de Entrada - Devemos filtrar os caracters válidos de acordo com a posição dentro do campo. Se for necessário construir uma validação para um número inteiro o “-” só é um caracter válido na primeira posição, nas demais temos “0-9” e o “.” ou a “,” dependendo da nacionalização.
1.2 Validação Na Perda do Foco - Voltando ao exemplo do inteiro, o “-” ná primeira posição é uma entrada válida, mas só o “-” não é necessáriamente um número inteiro válido. Assimm quando o campo perder o foco uma nova validação deve ser realizada.
1.3 Validação Na Conclusão - Como o usuário tem o “poder do mouse” ele pode preencher campos em ordem invertida, dessaforma regras de validação que envolvam dois ou mais camos, devem ser checadas após o preenchimento de todo o formulário.
2 - Permitir aseparação entre oformato de armazenagem e o formato de exibição.
3 - Dar flexibilidade ao projeto para que novas regras de validação sejam inseridas facilmente.
4 - Permitir que as ferramentas de validação sejam acessíveis de uma RAD (perdão a galera do eclipse mas eu tenho uzado NetBeans com grande sucesso na montagem de formulários Swing).
Mais uma vez obrigado a todos !!!