O que um Arquiteto certificado java Faz? o que ele aprende na certificação? gostaria de saber para “saber” se será uma das minhas certificações futuras!
Valeu =)
O que um Arquiteto certificado java Faz? o que ele aprende na certificação? gostaria de saber para “saber” se será uma das minhas certificações futuras!
Valeu =)
Ele tem que saber tudo que engloba aplicações java com tecnologia JEE.
JSF, JPA, Servlet, EJB, Webservices e assim vai. Tem que saber também padrões de projetos, segurança de dados e outras coisas.
Em geral, é o que ele aprende na vida e estudando que o vai levar a ser certificado.
É comum encontrar pessoas que se dizem Aquiteto (1) ou com a sigla do arquiteto e 1 na frente (esqueci qual é). Isso quer dizer que passaram na primeira etapa mais ainda faltam outras 2.
Um arquiteto certificado faz o mesmo que um arquiteto ñ certificado. Planeja ambientes, o design a aplicação e outras coisas consideradas complexas. E também presta suporte técnico para a equipe. [=
Sim, e pelo que me falaram, agora a Oracle obriga a pagar um curso exclusivo para tirar a certificação de arquiteto.
Sim, e pelo que me falaram, agora a Oracle obriga a pagar um curso exclusivo para tirar a certificação de arquiteto.Sim.
Você ou faz presencial em São Paulo ou pela web. Ambos duram 1 semana.
É possível fazer após passar em todas as etapas. [=
Sim, e pelo que me falaram, agora a Oracle obriga a pagar um curso exclusivo para tirar a certificação de arquiteto.Sim.Você ou faz presencial em São Paulo ou pela web. Ambos duram 1 semana.
É possível fazer após passar em todas as etapas. [=
Também me disseram que serve mais como um cartão de visitas, mas daqui um tempo eu quero tirar, hehe!
Também me disseram que serve mais como um cartão de visitas, mas daqui um tempo eu quero tirar, hehe!Não sei como é aí onde você mora, aqui no RJ sei de vagas que pagam em média 12k mas somente para quem tem a certificação. [=
Veuzão pelas respostas …então podemos dizer que existem pouquíssimos arquitetos certificados no mercado?
Sim…
É a necessidade de qualquer empresa hoje…ter alguém que tenha condições de projetar e evoluir um produto e não copiar código de revista ou google…
Veuzão pelas respostas …então podemos dizer que existem pouquíssimos arquitetos certificados no mercado?pouquíssimos não sei. Eu diria que poucos.
E agora terá menos pois tem que pagar o curso. [=
Bem legal a explicação, parabéns!
Veuzão pelas respostas …então podemos dizer que existem pouquíssimos arquitetos certificados no mercado?pouquíssimos não sei. Eu diria que poucos.E agora terá menos pois tem que pagar o curso. [=
Sim, acho que muita gente desanimou de tirar certificação de arquiteto por isso.
Excelente post Fernando =) … é por isso que o salário de um arquiteto tem de ser a altura da responsabilidade =)
Só pra finalizar as minhas dúvidas! … um Arquiteto é mais um Eng de Software que um Programador/Analista/Desenvolvedor/etc…? ou e preferível que seja isso tudo antes?
Arquiteto é arquiteto mesmo…refere-se a esse novo perfil profissional. Os outros cargos como analista, programador, testador, etc continua o mesmo…quanto mais experiencia você tiver nos outros cargos, melhor…mas eu não vejo como obrigatório antes de ser um arquiteto…
T+ 
Arquiteto é arquiteto mesmo…refere-se a esse novo perfil profissional. Os outros cargos como analista, programador, testador, etc continua o mesmo…quanto mais experiencia você tiver nos outros cargos, melhor…mas eu não vejo como obrigatório antes de ser um arquiteto…
T+![]()
Tanto que tava vendo agora que ele também tem o seu próprio Jr, Pleno e Sênior
Valeu Fernando Obrigado a todos 
Valeu =)
Ser arquiteto certificado pela Oracle, é estar no topo das certificações. Ela garante que você conhece todo o ciclo de vida de um software, desde a análise até problemas de invasão por um hacker (por exemplo).
Depois que passei um tempo estudando para esta certificação, ainda que eu não fosse aprovado (e realmente não fui de primeira), todo o conhecimento que obtive estudando valeria a pena.
Valeu =)Ser arquiteto certificado pela Oracle, é estar no topo das certificações. Ela garante que você conhece todo o ciclo de vida de um software, desde a análise até problemas de invasão por um hacker (por exemplo).
Depois que passei um tempo estudando para esta certificação, ainda que eu não fosse aprovado (e realmente não fui de primeira), todo o conhecimento que obtive estudando valeria a pena.
Obrigado Brother! 
Só uma observação: o curso é obrigatório para vc receber o certificado. OU seja, vc pode prestar as 3 provas, receber o comprovante de aprovação de todas as fases e não fazer o curso. Vc simplesmente vai ter todo o credito da certificação, sem ter o certificado bonitão impresso da Oracle.
Faça como eu, quando vc passa numa prova dessas, vc ta provando para seu empregador seu valor e sendo é bem possível que a empresa empregadora pague o curso para vc!
A minha opinião é: o que vale mesmo é o conhecimento e não o papel impresso da certificação.

Só uma observação: o curso é obrigatório para vc receber o certificado. OU seja, vc pode prestar as 3 provas, receber o comprovante de aprovação de todas as fases e não fazer o curso. Vc simplesmente vai ter todo o credito da certificação, sem ter o certificado bonitão impresso da Oracle.
Faça como eu, quando vc passa numa prova dessas, vc ta provando para seu empregador seu valor e sendo é bem possível que a empresa empregadora pague o curso para vc!A minha opinião é: o que vale mesmo é o conhecimento e não o papel impresso da certificação.
![]()
Justo! vou lembrar disto 
Faça como eu, quando vc passa numa prova dessas, vc ta provando para seu empregador seu valor e sendo é bem possível que a empresa empregadora pague o curso para vc!A minha opinião é: o que vale mesmo é o conhecimento e não o papel impresso da certificação.
![]()
Bom saber disso!
Bom dia Amigos.
Eu ia abri outro tópico, mas esse não é tão antigo e nosso amigo não vai se importa.
Eu tirei minha certificação Java 1.6 ano passado, já trabalho com Java EE à mais de 3 anos, mas agora gostaria de pular para a certificação de Arquiteto Java.
Mesmo porque vai demora um bocado e já engloba tudo que cai nas outras certificações.
Vocês acham valido, não vejo muitos arquitetos por aí.
Bom dia Amigos.Eu ia abri outro tópico, mas esse não é tão antigo e nosso amigo não vai se importa.
Eu tirei minha certificação Java 1.6 ano passado, já trabalho com Java EE à mais de 3 anos, mas agora gostaria de pular para a certificação de Arquiteto Java.
Mesmo porque vai demora um bocado e já engloba tudo que cai nas outras certificações.
Bom dia Amigos.Sim, é válido.Eu ia abri outro tópico, mas esse não é tão antigo e nosso amigo não vai se importa.
Dando uma ressuscitada de leve neste tópico. A certificação de arquiteto tem pré-requisitos? Tipo tem que ter a certificação X pra poder fazer a de arquiteto. Dei uma olhada no site da oracle, e não vi nada sobre isso, mas só pra ter certeza.
Dando uma ressuscitada de leve neste tópico. A certificação de arquiteto tem pré-requisitos? Tipo tem que ter a certificação X pra poder fazer a de arquiteto. Dei uma olhada no site da oracle, e não vi nada sobre isso, mas só pra ter certeza.Sim. Precisa de um curso.
Sim… vi lá os cursos, caros hein… o mais em conta que vi lá é 2,100 doletas… 
Sim… vi lá os cursos, caros hein… o mais em conta que vi lá é 2,100 doletas… :/Dá para fazer online que fica mais em conta. No brasil é mais barato um cadin.
E o mercado de trabalho para o arquiteto certificado? Há vantagem financeira? Salários melhores, consultorias?
Alguém tem conhecimento sobre esse assunto?
E o mercado de trabalho para o arquiteto certificado? Há vantagem financeira? Salários melhores, consultorias?
Alguém tem conhecimento sobre esse assunto?
Abre portas sim. Principalmente em empresas que concorrem em editais públicos, uma vez que muitos editais exigem um número X de profissionais com essa e outras certificações.
Abre portas sim. Principalmente em empresas que concorrem em editais públicos, uma vez que muitos editais exigem um número X de profissionais com essa e outras certificações.Mas fora do serviço público como está o mercado para esta certificação?
Assim como outras certificações, não vejo que é determinante para contratação. Mas é um diferencial que ajuda. Mesmo em empresas privadas que não concorrem em editais públicos.
Importante pensar também não só no título, mas sim no aprendizado que foi adquirido para obtê-lo. Querendo ou não, tirar essa certificação (assim como outras) é um aprendizado relevante. E isso também vai fazer diferença na hora de concorrer em vagas por ai.
Importante pensar também não só no título, mas sim no aprendizado que foi adquirido para obtê-lo. Querendo ou não, tirar essa certificação (assim como outras) é um aprendizado relevante. E isso também vai fazer diferença na hora de concorrer em vagas por ai.Eu já li 3 livros e agora estou no quarto. [=
Conhecimento é a melhor parte, a segunda melhor parte é poder pegar justamente as vagas públicas que existem o certificado. [=
Quais livros você já leu, poderia nos indicar? Obrigado.Importante pensar também não só no título, mas sim no aprendizado que foi adquirido para obtê-lo. Querendo ou não, tirar essa certificação (assim como outras) é um aprendizado relevante. E isso também vai fazer diferença na hora de concorrer em vagas por ai.Eu já li 3 livros e agora estou no quarto. [=Conhecimento é a melhor parte, a segunda melhor parte é poder pegar justamente as vagas públicas que existem o certificado. [=
Quais livros você já leu, poderia nos indicar? Obrigado.Importante pensar também não só no título, mas sim no aprendizado que foi adquirido para obtê-lo. Querendo ou não, tirar essa certificação (assim como outras) é um aprendizado relevante. E isso também vai fazer diferença na hora de concorrer em vagas por ai.Eu já li 3 livros e agora estou no quarto. [=Conhecimento é a melhor parte, a segunda melhor parte é poder pegar justamente as vagas públicas que existem o certificado. [=
Estou estudando pra versão 5.
Mas alguns desses livros não estão muito desatualizados,não? Valeu pela dica.
Mas alguns desses livros não estão muito desatualizados,não? Valeu pela dica.Pra versão 5, não.
Veja se te ajuda - http://fernandofranzini.wordpress.com/2013/05/03/my-tips-on-ocmjea/
Veja se te ajuda - http://fernandofranzini.wordpress.com/2013/05/03/my-tips-on-ocmjea/Valeu, obrigado.