A questão é sempre muito subjetiva… não varia de pais pra pais… mas sim de empresa pra empresa…
Existem N empresas no Brasil ou no exterior que valorizam mais uma certificação do que anos de estudo em um mestrado. Como também existe o contrário…
O fato é que um mestre/doutor tem um conhecimento mais amplo em uma area especifica, não existe mestrado/doutorado em JAVA … mas existem pesquisas na vertente de desenvolvimento de software, engenharia de software, matematica computacional…
O que as grandes empresas, que dão preferencia pra mestrado/doutorado, visam na minha opinião é buscar caras que saibam pesquisar, buscar soluções inovadoras. São esses caras que vão introduzir no mercado algo novo que vai passar a ser usado… E em cima disso que está sendo usado, os caras tiram a certificação pra provar que sabem usar determinada ferramenta.
Tudo depende de onde você quer trabalhar e o que você quer fazer, tanto a IBM como a Google contratam pessoas com certificação e sem mestrado … e com mestrado e sem certificação… Mas depende muito pra que o cara ta sendo contratado. Com certeza grandes
empresas como a google, ibm, sun e etc, conseguem facilmente pessoas pra trabalhar com determinada ferramenta, mas o que é mais dificil de encontrar no mercado são
cientistas … Por isso o Brasil sofre uma enorme migração de cerebros, me diz uma empresa aqui no brasil que investe em pesquisa ? São rarissimas… Pra começar
essa cultura veio do exterior com as multinacionais, nem mesmo nossas universidades produzem pesquisas respeitosas ( na area de tecnologia )…
Conheço empresas em São Paulo que tanto faz se o cara tem certificado ou mestrado… rsrsrs
A questão na minha opinião é qual a empresa e não qual o pais… rsrs
Att