Certificação e chances no exterior

27 respostas
S

Boa tarde senhores,

Estou com umas ideias, estou me preparando para tirar a SCJP e pretendo obte-la de qq modo.

Negócio é o seguinte, com um par de certificações java na mão (scjp + scjd + scdjws )xp adquirida no Brazil ( ou sem ) + Toefl + certificação no idioma de pais de destino.

Existem chances de obter emprego no exterior na área?

Alguém aqui, por experiência, conseguiu algo assim? Ou está tentando?

Obrigado pela atenção, abraço!

27 Respostas

Q

com a crise internacional, acho que o mercado daqui deve ficar mais interessante que o do exterior

E

No exterior (canadá, EUA, Europa), um Mestrado ou Doutorado conta muito mais do que uma certificação na hora de conseguir emprego…
Ahhh… e a experiência do cara também é muito bem vista…

Você tem que ter algum diferencial muito bom, porque do contrário eles vão continuar preferindo contratar pessoas do seu próprio país…

No teu caso, um TOFEL é algo que você vai usar para se igualar a eles…
O diferencial que você busca são as certificações? bom… pode até ser um diferencial, mas acho que você precisará mais do que isso para que se interessem por ti…

S

Acho que diferentemente do Brasil, em países mais desenvolvidos, seus conhecimentos e experiências contam muito mais do que qualquer certificação, ou seja, se você decorar alguns livros e passar na prova e não souber a arte de programar, acho difícil que você consiga algo bom lá fora.

Quanto ao mestrado e doutorado realmente ajudam, para entrar na inglaterra hoje para trabalhar é necessário ter mestrado ou doutorado se não me engano.

Mas contatos sempre ajudam não é?

G

Alguém conhece um bom site para esses fins???

Procurar vagas no exterior como Canadá, EUA, Inglaterra… Portugal!

Mestrado? Doutorado? Que enfases seriam?
Acho que aqui no Brasil existe muito aquele preconceito de serem apenas para ‘dar aulas’… ser professor.

Abraços

S

Interessante, acreditava que as certificações tinham um grande impacto.

Mas fica em aberto para alguem postar experiências que já teve :slight_smile:

A

http://www.monster.com/

http://hotjobs.yahoo.com/

V

guilherme.cq:

Alguém conhece um bom site para esses fins???

Procurar vagas no exterior como Canadá, EUA, Inglaterra… Portugal!

Mestrado? Doutorado? Que enfases seriam?
Acho que aqui no Brasil existe muito aquele preconceito de serem apenas para ‘dar aulas’… ser professor.

Abraços

Preconceito mesmo. Na maioria dos mestrados, o objetivo não costuma ser esse.
É um círculo vicioso. Muita gente não quer fazer mestrado porque vai ser muito puxado, ou acha que o objetivo é apenas dar aulas, e quem acaba indo para mestrado frequentemente é apenas quem quer dar aulas mesmo. Em áreas como história, geografia, física e matemática, por exemplo, quase 100% dos alunos do mestrado acabam fatalmente se formando para dar aulas. E com doutorado é a mesma coisa, daí é quem vem esse falso conceito.

S

De acordo com wikipédia:

O Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento.

Carrego tambem essa msm duvida, qual seria o diferencial no mercado possuir um mestrado?

É claro q minha pergunta estar no universo de desenvolvedores JAVA

R

systemofcleber:
De acordo com wikipédia:
O Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento.

Carrego tambem essa msm duvida, qual seria o diferencial no mercado possuir um mestrado?

É claro q minha pergunta estar no universo de desenvolvedores JAVA

Realmente mestrado dentro do universo JAVA não significa absolutamente NADA !!!
Embora, eu ouvi dizer, que algumas empresas (multinacionais) dão créditos a esse tipo de profissional.

A minha intenção é abrir as portas para ambos os lados (tanto acadêmico, quanto mercado de trabalho), para caso um dos lados falhar, daí tenho uma tolerância a falha. kkkkkkkkk

Muito Obrigado

Ricardo

L

a respeito do topico, a certificacao nao tem muito peso la fora nao, e sim o quanto vc sabe e sua experiencia que será avaliado, isso sim conta ponto. e ter o toefl, é o minimo que vc deveria ter para tipo querer estudar uma universidade conceituada la, eles vao exigir isso com certeza, agora no brasil ter o toefl eh um diferencial, vc tem que ver o que é diferencial no exterior o que é comum para eles, nao mudam nada.

e a respeito do mestrado tem um grande peso, alias aqui na empresa, quem tem mestrado segue o caminho na linha de pesquisa na area tecnologica, ja que temos um laboratorio aqui no brasil, e dai para virar um cientistas depende do cara, eu fico feliz em saber que la nos E.U.A temos um brasileiro que é cientista e que o passe dele é muito caro, e que a ibm de la nao libera ele nem a pau, para dar uma palestra aqui no brasil muito dificil. É tanto que ele é registrado como funcionario ibm/eua. Entao ta ai a importancia do mestrado. Agora se vc vai fazer mestrado e ficar em uma empresa que ter bacharelado é o nivel mas alto, nao adianta de nada, o que vai acontecer? vc vai acabar correndo para dar aulas a noite. e simplesmente dar aula, coisa que um pos-graduado faz.
E que nao era para um mestre ta fazendo ja que ele fez um curso de stricto sensu.

R

Viu como eu estava certo !!! Empresas de grande porte e internacional valorizam este tipo de pós graduação !!

Ricardo

P

Aham, eles valorizam quando são de faculdades de lá! :wink:

L

bem aqui o que vale nao é a faculdade e sim o quanto vc sabe, nao to dizendo que estudar em havard e estudar em uma publica no br nao tem diferença, claro que isso pesa, mas se vc nao veio de havard isso nao ti desclassifica de nada, o importante é seu conhecimento isso que tem valor aqui na empresa como qualquer outra. E ter mestrado em empresas de grande porte como ibm onde ela tem centros de pesquisas em N areas, (nao eh so tecnologia para quem pensa),entao ter um mestrado é um bom caminho, para participar desses projetos, a empresa motiva, seus funcionarios a fazer e ate ajuda aqueles funcionarios regulares com pagto de ate X de um curso de mestrado. Nao pense que existe fila com bons profissionais com mestrado, que nao tem. Principalmente em areas emergentes.

A

a

L

Andtt:
sh3lld3r:

Mas fica em aberto para alguem postar experiências que já teve :)

Pelo que eu sei, as certificações tem sim muito valor fora do nosso país.
Concluirei minha graduação no final desse ano, e pretendo sair do país, por isso já fiz muita pesquisa sobre o assunto,
e conversei com vários profissionais de TI que estão no Canada e outros que já estão em processo de imigração, e eles
foram unanimes: “Cerificação+esperiência, lá vale mais do que uma pós, mestrado aqui no Brasil”.

Isso pq infelizmente vivemos em um país onde educação não é o forte, então os gringos normalmente tem um pé atrás com
a nossa formação. Eles preferem um profissional certificado, com experiência e que domine o idioma local, para que este possa
complementar sua formação em alguma universidade local.

hum é parece que faz sentindo mesmo, ja que as certificacoes sao desenvolvidas por eles, entao os profissionais envolvidos para desenvolvimento de um exame, tem como base a linha de educacao deles, entao por isso que vai ter mais valor que uma pos aqui. E isso tenho que concordar pq tem cada pos e mestrado aqui no Brasil, que pelo amor de deus. Nao sei como o MEC aprova nao dar para entender, esse orgão que se diz sério.

Gostei dessa informação hehe, pretendo passar uma temporada fora do pais, mas estudando acredito que em 2010 e 2011, depende das melhoras com a crise.

boa informacao essa sua :slight_smile: entao temos assim dois contextos diferentes se trabalhamos em uma empresa de grande porte e adquirimos o mestrado e desenvolvemos trabalhos relevantes, os gringos podem dar um voto de confiança em nosso mestrado. Mas sem referencia ir na cara dura eles, eles nao dao ponto.

E

sh3lld3r:

Há impacto, mas não grande… serve somente para teu currículo ficar mais chamativo.

Me conte qual é essa empresa, porque tenho um amigo trabalhando no Google em Mountain View e por lá se o cara não tiver um mestrado que seja, não adianta nem enviar seu CV.

Não estou dizendo que é uma regra e que a certificação não vale nada… Só estou dizendo que um Mestrado te dará muito mais chances de conseguir um emprego do que certificados :wink:

Abraços

A

a

W

Cara eu trabalho na Suecia e uma coisa eu te falo, o “default” das pessoas que terminam a faculdade aqui eh ter mestrado, TODO mundo tem.
Portanto se vc tem mestrado aqui eles consideram voce um candito comum se vc nao tem mestrado pode ser um problema ai vc vai ter que provar experiencia e provar que realmente sabe.
Quantos as certificacoes, pelo menos aqui, NINGUEM conhece certificacoes e nem dao valor pra isso, portanto tire certificacoes se vc tem vontade mas nao vai fazer mta diferenca tb.
Se vc vai pra algum pais que nao fale ingles, aprenda ingles tb. Porque por aqui todo mundo fala ingles (alem da lingua nativa claro) e se vc tem intencao de ir para um pais que fala ingles, estude bastante porque pra conseguir emprego com certeza eles vao avaliar isso.

//Daniel

L

uma vez fui na pagina do google e vi as vagas em aberto e la tinha a maioria com requisito o mestrado, claro que era para cargos gerenciais, tipo para trabalhar como engenheiro de software la tem ter que o mestrado e vendo o perfil dos brasileiros que fazem parte no google no minimo o cara tinha um mestrando e ja estava cursando o doutorado.
Agora nao concordo com a questao de ser mestrado no Brasil ter cargos menores, isso vai do professional. A IBM dos E.U.A tem cientistas brasileiros la que ela nao libera o passe desse cara nem a pau e nao sao poucos nao, nos brasileiros temos pontos pontos la fora so nao estamos a frente dos indianos.

Entao a moral da historia que certificacao no exterior vai depender mas da localizacao…

A

a

L

nas ultimas paginas tem o brasil :slight_smile:

E

Andtt:

Não sei como funcionam as coisas em Mountain View, mas tenho uma prima que mora na província do Quebec no Canada, e lá eles preferem sempre pessoas com formação nas Universidades do Canada ou EUA, então ter um mestrado no Brasil, la não te faz se destacar dos demais.

Ai tu se engana…
É claro que em Quebec eles vão dar preferência para pessoas formadas por lá… Isso é obvio e é uma questão até de nacionalismo…
Mas se você pesquisar um pouco, vai ver que no formulário de migração para Quebec eles pedem para ti qual é o teu nível de escolaridade, entre outras perguntas, e com certeza absoluta quanto maior for a tua escolaridade maiores pontos você recebe no teu processo de migração…

E esse questionário nem se quer pergunta se a sua universidade é chifrim ou se é a melhor do país… só querem saber se você é Mestre ou Doutor…

Eu acho que as empresas que você está falando é que são as exceções aqui, e não as que exigem no mínimo um mestrado…

Eu trabalhava na HP (ex EDS), e como o Camilo deu o exemplo da IBM, na HP é a mesma coisa… Há Brasileiros trabalhando nos EUA que não são trocados por nada. Então, um mestrado aqui é ou não melhor visto do que uma certificação?

Para mim isso é fato… É melhor do que uma certificação sim… Certificação qualquer um consegue… Mestrado não…

Abraços…

L

Andtt:
Para ilustrar melhor o problema dos nossos mestrados não terem tanta im portância fora do país, segue uma lista com o Ranking da melhores
universidades do mundo, e é vergonhosa a situação das Universidades Brasileiras.

http://www.webometrics.info/top4000.asp

Abs

PS. Gostaria de salientar, que sou totalmente a favor de fazer mestrado, doutorado etc… Mas para quem pretende trabalhar fora do país, na minha opnião vale mais apena investir num mestrado em alguma Universidade fora do país tbm.

Você viu o critério usado por esse ranking. Se não viu, segue:

Pra mim, esses critérios nada tem a ver com qualidade do mestrado, portanto, está longe de ser vegonhosa a situação das nossas universidades, ao menos nesse ranking.

Temos sim no Brasil alguns programas de mestrado respeitados em todo o mundo, e que te abrem portas no exterior. Não precisa dizer quais são, todo mundo meio que sabe, e falar só gera polêmica…

A

a

E

Tu está misturando as coisas… Mas mesmo assim não concordo contigo…
Há muita gente boa com muita experiência formada em universidades Brasileiras e que trabalham com sucesso lá fora…

Mas a questão não é essa…
A questão é Certificação X Mestrado (Doutorado), qual delas pesa mais lá fora…

Abraços

O

A questão é sempre muito subjetiva… não varia de pais pra pais… mas sim de empresa pra empresa…

Existem N empresas no Brasil ou no exterior que valorizam mais uma certificação do que anos de estudo em um mestrado. Como também existe o contrário…

O fato é que um mestre/doutor tem um conhecimento mais amplo em uma area especifica, não existe mestrado/doutorado em JAVA … mas existem pesquisas na vertente de desenvolvimento de software, engenharia de software, matematica computacional…

O que as grandes empresas, que dão preferencia pra mestrado/doutorado, visam na minha opinião é buscar caras que saibam pesquisar, buscar soluções inovadoras. São esses caras que vão introduzir no mercado algo novo que vai passar a ser usado… E em cima disso que está sendo usado, os caras tiram a certificação pra provar que sabem usar determinada ferramenta.

Tudo depende de onde você quer trabalhar e o que você quer fazer, tanto a IBM como a Google contratam pessoas com certificação e sem mestrado … e com mestrado e sem certificação… Mas depende muito pra que o cara ta sendo contratado. Com certeza grandes
empresas como a google, ibm, sun e etc, conseguem facilmente pessoas pra trabalhar com determinada ferramenta, mas o que é mais dificil de encontrar no mercado são
cientistas … Por isso o Brasil sofre uma enorme migração de cerebros, me diz uma empresa aqui no brasil que investe em pesquisa ? São rarissimas… Pra começar
essa cultura veio do exterior com as multinacionais, nem mesmo nossas universidades produzem pesquisas respeitosas ( na area de tecnologia )…

Conheço empresas em São Paulo que tanto faz se o cara tem certificado ou mestrado… rsrsrs

A questão na minha opinião é qual a empresa e não qual o pais… rsrs

Att

R

olá,

embora que em muitas faculdades, até mesmo públicas, a titulação é praticamente dada ao aluno.
Talvez isso desvalorize uma titulação no Brasil.

Ricardo

Criado 4 de março de 2009
Ultima resposta 9 de mar. de 2009
Respostas 27
Participantes 15