Certificação Java OCA , como estudar , por onde começar?

25 respostas
L

Tenho dúvidas sobre a certificação OCA Java, sei que ela é pré - requisito para a OCPJP e tal !

Porém na internet não encontro muitos materias informando como estudar para OCA, seu formato. Queria saber se alguem ja tirou essa certificação, como estudar para ela , e também em questão de que material estudar, livros e etc .

Agradeço desde já !

25 Respostas

C

Bom dia

Então leonardo, eu tenho a OCA Java SE 5/6 http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=378219&lang=PTB&p_exam_id=1Z0_850, utilizei o livro SCJA para me preparar para o exame, quando fiz esta prova já tinha a Programmer, então não tive muita dificuldade de passar pois o seu conteúdo é mais superficial.

Falou.

L

Ei Vinicius valew pela resposta,

Vou começar por isso livro então, pois penso em tirar a OCA e depois tirar minha OPCJP.

B

Ae Leonardo, segue uma orientação feita pelo Bert Bates (um dos autores dos guias de estudos para certificação java) sobre a OCA 7.

Hi Guys,

If you’re pursuing the OCP for Java 7 certification, and if you’re not already certified, you now have to pass your OCA exam before you can attempt the OCP exam.

If you’re studying for the OCA, our book (K&B 6), should give you pretty good coverage. If you study the following chapters from K&B 6 you should be in pretty good shape for the OCA:

chaps: 1, 2, 3, 4, and 5
chap 6 - the String and StringBuilder sections
chap 7 - the hashCode() and equals() sections, and only the ArrayList class.
chap 10

The chapters (and sections) listed above ARE NOT a perfect overview of everything you might encounter on the real exam, but I’d say they represent a 95% overlap. We’ll be nailing down that last 5% over the next several weeks.

In terms of the OCP - we have some MONSTER additions to make to K&B 7 to cover that exam - we’re working on it!

hth,

Bert

Fonte: http://www.coderanch.com/t/570025/java-programmer-SCJP/certification/Java-candidates-OCA-OCP

L

Legal cara, gostei do post! estou pra comprar esse livro !
porém em português.

C

Conseguiu encontrar em português? Ou para comprar aqui no brasil? vlw.

Outra dúvida o que realmente é essa OCA?

A

oracle certified associate - Equivalente a antiga SCJA

A

Editado

Duplicou a mensagem

C

Valeu asousaj!

Você esta estudando?

Comprou algum material especifico ?

A

Comprei o livro da kathy sierra mesmo, muito bom o livro.
Na net tem simulados, pode ajudar depois de ja ter estudado o livro.
Vou fazer OCJP6 mesmo.

Complicado é que trabalho no minimo 8 hs/dia, faço facul de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e ainda tenho 3 filhos … mas mesmo assim me esforço muito pra estudar ao máximo.

Tenho gostado muito do que tenho aprendido depois que comecei a estudar pra certificação.

C

É assim mesmo, sem persistência a gente não chega lá não, to nesse barco também, boa sorte!

B

Fala Pessoal,

Estou me preparando para tirar a OCA em Novembro e estou um pouco na dúvida com algumas coisas. No início do meu estudo, há alguns meses atrás, eu comprei o simulado da Whizlabs para treinar as questões. No entanto depois de um tempo vi que esses simulados estão um pouco maçantes e parei de testar nesse simulado.

Comprei recentemente o simulado da Oracle (Resolvi ir direto na fonte!!!) e notei um padrão diferente nas questões até agora. Por exemplo vejo um simulado muito mais teórico. Por exemplo, quase não encontrei questões referentes a UML nesse simulado da Oracle.

Alguém sabe dizer se alguma coisa mudou nas provas da OCA? O enfoque está mais teórico? O simulado do Whizlabs continua bom?

S

belashi:
Ae Leonardo, segue uma orientação feita pelo Bert Bates (um dos autores dos guias de estudos para certificação java) sobre a OCA 7.

Hi Guys,

If you’re pursuing the OCP for Java 7 certification, and if you’re not already certified, you now have to pass your OCA exam before you can attempt the OCP exam.

If you’re studying for the OCA, our book (K&B 6), should give you pretty good coverage. If you study the following chapters from K&B 6 you should be in pretty good shape for the OCA:

chap 10

The chapters (and sections) listed above ARE NOT a perfect overview of everything you might encounter on the real exam, but I’d say they represent a 95% overlap. We’ll be nailing down that last 5% over the next several weeks.

In terms of the OCP - we have some MONSTER additions to make to K&B 7 to cover that exam - we’re working on it!

hth,

Bert

Fonte: http://www.coderanch.com/t/570025/java-programmer-SCJP/certification/Java-candidates-OCA-OCP

Interessante este post do Bert Bates, que bom que o material K&B 6 cobre 95% da OCA.

O que me assustou é as MONSTER additions para o 7.

Bom, mesmo assim, continuo com K&B 6 até descobrir a existência de um material melhor, ou lançar um K&B 7.

D

belashi:

Hi Guys,

chap 10

hth,

Bert

N querendo desenterrar o topico, mas ja desenterrando.
Eles falaram q p fazer o OCA 7 a gente pode ler o livro SCJP 6, é isso mesmo. Até mesmo pq a Kathy Sierra n fez o livro SCJA 6, esse livro foi feito por um outro autor.
Eu entendi bem mesmo?

C

Eu comprei este daqui em inglês, mas ainda não comecei a ler:

OCA Java SE 7 Programmer I Study Guide (Exam 1Z0-803) (Oracle Press)

Para quem não está com pressa, vale mais a pena já encomendar o da Kathy Sierra e Bert Bates, que cobre a OCA e OCP, mais ainda está em pré-venda:

OCA/OCP Java SE 7 Programmer I & II Study Guide (Exams 1Z0-803 & 804) (Certification Press)

Mas o material mais completo e atualizado está disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial

D

devaney:
belashi:

Hi Guys,

chap 10

hth,

Bert

N querendo desenterrar o topico, mas ja desenterrando.
Eles falaram q p fazer o OCA 7 a gente pode ler o livro SCJP 6, é isso mesmo. Até mesmo pq a Kathy Sierra n fez o livro SCJA 6, esse livro foi feito por um outro autor.
Eu entendi bem mesmo?

To procurando no forum deles mas n descobri ainda se o livro SCJP 6 da Kathy serve tb p o OCA 7. Lembrando q o livro SCJA 6 n foi escrito pela dupla K & B.

F

Pretendo obter uma certificação em Java, e acho que a OCJA seria um bom começo. O que vocês acham? Qual a opinião de vocês sobre esta certificação? :wink:

F

cleo.junior:

Para quem não está com pressa, vale mais a pena já encomendar o da Kathy Sierra e Bert Bates, que cobre a OCA e OCP, mais ainda está em pré-venda:

OCA/OCP Java SE 7 Programmer I & II Study Guide (Exams 1Z0-803 & 804) (Certification Press)

Mas o material mais completo e atualizado está disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial

Quando esse segundo livro abordando OCA e OCP chega no mercado?

S

cleo.junior:

Cara quanto tempo demorou pra chegar o seu? Também comprei esse ai que alias parece ser muito bom, comprei em novembro estou ansioso aqui esperando chegar rsrs.

F

Entao eu ainda nao comprei, mas na amazon ainda esta como pre venda.

R

[size=18]Publication Date: March 22, 2013[/size]

Tá lá na página do livro, ou seja, é lançado dia 22 de março de 2013…

F

Existe algum lugar que lança promoções para compra de voucher com direito a retake?

C

furacao123:
cleo.junior:

Quando esse segundo livro abordando OCA e OCP chega no mercado?

Olha, no site da editora consta a data como 26 de abril de 2013.

C

Sharkns:
cleo.junior:

Cara quanto tempo demorou pra chegar o seu? Também comprei esse ai que alias parece ser muito bom, comprei em novembro estou ansioso aqui esperando chegar rsrs.

Eu comprei o meu pelo site da Livraria Cultura e veio super rápido. Pela Amazon eu não sei dizer.

C

Ainda estou esperando a versão em português tomara que chegue antes da nova versão.

:slight_smile:

M

A versão em português ja chegou ???

E ja podemos pular a OCA e fazer diretamente a OCP ???

Obrigado amigos … :smiley:

Esse ano eu tiro a minha !!!

Criado 31 de julho de 2012
Ultima resposta 7 de fev. de 2014
Respostas 25
Participantes 14