Certificação Java OCA , como estudar , por onde começar?
25 respostas
L
LeonardoFernandes
Tenho dúvidas sobre a certificação OCA Java, sei que ela é pré - requisito para a OCPJP e tal !
Porém na internet não encontro muitos materias informando como estudar para OCA, seu formato. Queria saber se alguem ja tirou essa certificação, como estudar para ela , e também em questão de que material estudar, livros e etc .
Vou começar por isso livro então, pois penso em tirar a OCA e depois tirar minha OPCJP.
B
belashi
Ae Leonardo, segue uma orientação feita pelo Bert Bates (um dos autores dos guias de estudos para certificação java) sobre a OCA 7.
Hi Guys,
If you’re pursuing the OCP for Java 7 certification, and if you’re not already certified, you now have to pass your OCA exam before you can attempt the OCP exam.
If you’re studying for the OCA, our book (K&B 6), should give you pretty good coverage. If you study the following chapters from K&B 6 you should be in pretty good shape for the OCA:
chaps: 1, 2, 3, 4, and 5
chap 6 - the String and StringBuilder sections
chap 7 - the hashCode() and equals() sections, and only the ArrayList class.
chap 10
The chapters (and sections) listed above ARE NOT a perfect overview of everything you might encounter on the real exam, but I’d say they represent a 95% overlap. We’ll be nailing down that last 5% over the next several weeks.
In terms of the OCP - we have some MONSTER additions to make to K&B 7 to cover that exam - we’re working on it!
Legal cara, gostei do post! estou pra comprar esse livro !
porém em português.
C
claudsan
Conseguiu encontrar em português? Ou para comprar aqui no brasil? vlw.
Outra dúvida o que realmente é essa OCA?
A
asousaj
oracle certified associate - Equivalente a antiga SCJA
A
asousaj
Editado
Duplicou a mensagem
C
claudsan
Valeu asousaj!
Você esta estudando?
Comprou algum material especifico ?
A
asousaj
Comprei o livro da kathy sierra mesmo, muito bom o livro.
Na net tem simulados, pode ajudar depois de ja ter estudado o livro.
Vou fazer OCJP6 mesmo.
Complicado é que trabalho no minimo 8 hs/dia, faço facul de Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e ainda tenho 3 filhos … mas mesmo assim me esforço muito pra estudar ao máximo.
Tenho gostado muito do que tenho aprendido depois que comecei a estudar pra certificação.
C
claudsan
É assim mesmo, sem persistência a gente não chega lá não, to nesse barco também, boa sorte!
B
bfilardi
Fala Pessoal,
Estou me preparando para tirar a OCA em Novembro e estou um pouco na dúvida com algumas coisas. No início do meu estudo, há alguns meses atrás, eu comprei o simulado da Whizlabs para treinar as questões. No entanto depois de um tempo vi que esses simulados estão um pouco maçantes e parei de testar nesse simulado.
Comprei recentemente o simulado da Oracle (Resolvi ir direto na fonte!!!) e notei um padrão diferente nas questões até agora. Por exemplo vejo um simulado muito mais teórico. Por exemplo, quase não encontrei questões referentes a UML nesse simulado da Oracle.
Alguém sabe dizer se alguma coisa mudou nas provas da OCA? O enfoque está mais teórico? O simulado do Whizlabs continua bom?
S
SierraEx
belashi:
Ae Leonardo, segue uma orientação feita pelo Bert Bates (um dos autores dos guias de estudos para certificação java) sobre a OCA 7.
Hi Guys,
If you’re pursuing the OCP for Java 7 certification, and if you’re not already certified, you now have to pass your OCA exam before you can attempt the OCP exam.
If you’re studying for the OCA, our book (K&B 6), should give you pretty good coverage. If you study the following chapters from K&B 6 you should be in pretty good shape for the OCA:
chap 10
The chapters (and sections) listed above ARE NOT a perfect overview of everything you might encounter on the real exam, but I’d say they represent a 95% overlap. We’ll be nailing down that last 5% over the next several weeks.
In terms of the OCP - we have some MONSTER additions to make to K&B 7 to cover that exam - we’re working on it!
Interessante este post do Bert Bates, que bom que o material K&B 6 cobre 95% da OCA.
O que me assustou é as MONSTER additions para o 7.
Bom, mesmo assim, continuo com K&B 6 até descobrir a existência de um material melhor, ou lançar um K&B 7.
D
devaney
belashi:
Hi Guys,
chap 10
N querendo desenterrar o topico, mas ja desenterrando.
Eles falaram q p fazer o OCA 7 a gente pode ler o livro SCJP 6, é isso mesmo. Até mesmo pq a Kathy Sierra n fez o livro SCJA 6, esse livro foi feito por um outro autor.
Eu entendi bem mesmo?
C
cleo.junior
Eu comprei este daqui em inglês, mas ainda não comecei a ler:
Hi Guys,
chap 10
N querendo desenterrar o topico, mas ja desenterrando.
Eles falaram q p fazer o OCA 7 a gente pode ler o livro SCJP 6, é isso mesmo. Até mesmo pq a Kathy Sierra n fez o livro SCJA 6, esse livro foi feito por um outro autor.
Eu entendi bem mesmo?
To procurando no forum deles mas n descobri ainda se o livro SCJP 6 da Kathy serve tb p o OCA 7. Lembrando q o livro SCJA 6 n foi escrito pela dupla K & B.
F
fedora12user
Pretendo obter uma certificação em Java, e acho que a OCJA seria um bom começo. O que vocês acham? Qual a opinião de vocês sobre esta certificação?
F
furacao123
cleo.junior:
Cara quanto tempo demorou pra chegar o seu? Também comprei esse ai que alias parece ser muito bom, comprei em novembro estou ansioso aqui esperando chegar rsrs.
F
furacao123
Entao eu ainda nao comprei, mas na amazon ainda esta como pre venda.
R
Ruttmann
[size=18]Publication Date: March 22, 2013[/size]
Tá lá na página do livro, ou seja, é lançado dia 22 de março de 2013…
F
furacao123
Existe algum lugar que lança promoções para compra de voucher com direito a retake?
C
cleo.junior
furacao123:
cleo.junior:
Cara quanto tempo demorou pra chegar o seu? Também comprei esse ai que alias parece ser muito bom, comprei em novembro estou ansioso aqui esperando chegar rsrs.
Eu comprei o meu pelo site da Livraria Cultura e veio super rápido. Pela Amazon eu não sei dizer.
C
claudsan
Ainda estou esperando a versão em português tomara que chegue antes da nova versão.
M
MarcolaLipe10
A versão em português ja chegou ???
E ja podemos pular a OCA e fazer diretamente a OCP ???