Certificação JAVA ou Pós-Graduação?

87 respostas
R

Eis a questão !!!

Hoje em dia, tenho visto algumas instituições, tanto federal quanto privada, ofertarem pós em JAVA. Diante disso, gostaria de saber a opnião do grupo em … Fazer uma certificação JAVA ? ou fazer uma Pós em JAVA ?.. eis a questão.

87 Respostas

M

Você vai pagar pra fazer uma pós graduação em uma linguagem de programação?

É melhor comprar os livros e estudar em casa.

Se for fazer uma pós, faça em alguma coisa que vá servir por muito tempo, pra ter conhecimento técnico é melhor ir numa dessas escolas de treinamento e fazer um curso específico.

R

Pois é, também vejo dessa forma. No entanto certas empresas não reconhecem, como deveria, que vc. é certificado JAVA. Ao contrario quando vc. fala que tem uma especialização em JAVA. No mercado isso não deveria ter o mesmo peso?

L

pq nao os dois a certificacao nao eh tão cara qto a pós desde, caso nao for faze nenhum desses curso como o da caelum…eu to fazendo bacharelado ainda… e to estudando para certificacao espero ate me formar ter uma duas certificacoes e pos ainda nem pensei em que fazer mais pretendo fazer a distancia…

L

Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. O que não falta é emprego pra java, ainda mais certificado. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s

M

luidhi:
Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s

Antes de dizer isso você primeiro deveria descobrir porque eles não reconhecem. O que eu mais vejo é gente certificada que não tem experiência nenhuma de mercado e não sabe nada além da decoreba do papel.

L

tem muito disso tb, tem gente q tira a certificacao e se acha o bam bam… e as vezes dar essa merda ai…mais o problema acho q ta no RH, poucos RH tem conhecimento necessario para contratação de profissionais na area de informatica… acho que o RH deve conhecer cada area que a empresa procura antes de sair atirando para os lados… procurando alguem e o primeiro certificado que ver na frente contratar…e o cara nao atingir as expectativas da empresa…

R

Maurício Linhares:
luidhi:
Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s

Antes de dizer isso você primeiro deveria descobrir porque eles não reconhecem. O que eu mais vejo é gente certificada que não tem experiência nenhuma de mercado e não sabe nada além da decoreba do papel.

Setor público, por exemplo, uma pós tem mais peso que uma certificação. Outras empresas implantam planos de cargos que consideram como requisito para ascensão, apenas uma pós.

M

Eu acho extremamente válido que uma pós tenha mais valor que uma certificação, mas fazer uma pós em uma tecnologia que pode morrer daqui pra amanhã? Pra quê? Por que não fazer uma pós em alguma coisa mais interessante?

L

mauricio vc nao faria uma pos em java?

L

Maurício Linhares:
luidhi:
[]'s

Faz sentido… eu mesmo já tive esse problema na equipe. Mas esse não é o ponto. É não reconhecer como diferencial. Nada substitui a experiência.
[]'s

C

Eu acho extremamente válido que uma pós tenha mais valor que uma certificação, mas fazer uma pós em uma tecnologia que pode morrer daqui pra amanhã? Pra quê? Por que não fazer uma pós em alguma coisa mais interessante?

O Colega acima está coberto de razão, Pós graduação em Java é o fim da picada eim…ficar tendo aula de java duas vezes por semana? não é melhor fazer outra coisa e estudar java nos outros dias da semana?

L

O Colega acima está coberto de razão, Pós graduação em Java é o fim da picada eim…ficar tendo aula de java duas vezes por semana? não é melhor fazer outra coisa e estudar java nos outros dias da semana?

Oportunidades Clodoaldo… Quem fez Academia SAP tá empregado e ganhando muito bem. Mas muito bem mesmo (mais de 10 mil).
Certificação é para ganhar $$$$, pós é para fazer carreira.
[]'s

G

Sou muito mais certificação,pós é importante é,mas para uma area de desenvolvimento como a nossa não,tanto que muitos analistas fazem pós em areas de gestão de negócios e não na area tecnologica,concordo com o que o Maurício disse acima.

A

Sinto muito, mas eu particularmente dou pouco valor para a certificação de programador na hora de contratar. Não acho que valha muita coisa, principalmente pelo conteúdo, muitas pegadinhas… isso não tem muito valor no dia-a-dia do profissional, principalmente considerando-se que o cara pode ter decorado o livro da Kathy sem nunca ter programado. Já as outras certificações têm um peso muito maior, principalmente de arquiteto. Experiência importa. Pós-graduação importa, sim… mas em engenharia de software, por exemplo… algo mais amplo. Não acredito que uma tecnologia seja um tema para uma pós graduação.

Então, a resposta é: nem um, nem outro.

L

armando so um ponto a citar, nao foi mencionado aqui a certificacao de programador java e sim CERTIFICAÇÃO ou Pós, a certificação de programar eh vamos dizer a “primeira” que nao quer dizer que vc eh O CARA na linguaguem mais possui embasamento teoricos e conhece os fundamentos da linguaguem… mas entenda nao foi citado a SCJP e sim Certificacao acho que vc confudiu… mais fazer uma Pós eh um foco so nao eh rentavel nao… engenharia de software eh um bom investimento hoje em pós…

R

rodrigo_ctba:
Eis a questão !!!

Hoje em dia, tenho visto algumas instituições, tanto federal quanto privada, ofertarem pós em JAVA. Diante disso, gostaria de saber a opnião do grupo em … Fazer uma certificação JAVA ? ou fazer uma Pós em JAVA ?.. eis a questão.

Como todos já falaram eu não faria uma pós em Java. Faça uma pós em desenvolvimento de software, projeto de software e, se quiser, faça a certificação do java.

J

Também concordo com vc Armando, mas que uma certificação dá um peso ela dá.
Quando se é certificado em “algo”, a empresa que te certifico está garantido que vc está apto para qualquer tipo de problema no seu dia a dia…

Pelo menos penso desta maneira…
Existir o decorebas? Existi, mais na hora de se contratar vc vai matar na hora se o cabra é um decoreba ou não…

Estou participando de alguns cursos de verão ministrado por alguns funcionários da Caelum, um curso curto porém muito bom. Estou aprendendo muitas coisas em Java, porém quando vou ver, vejo que não sei nada em programação. Pra finalizar, Certificação+Prática seria o que mais se enquadraria…

Um abraço a todos

J

Também concordo camilopes, neste caso escolheria um pós em eng. de software sem dúvidas…

Um Abraço a todos

M

Não vejo viavel uma Pós em Java sendo que vcê ira ter aula so duas vezes por semana, acho mais viavel fazer o curso em uma escola ou estudar em casa.
Na verdade a metodologia que adotaram nas empresas ao meu modo de ver é errada. Faculdade para empregar e não para ter conhecimento tem gente que se forma e so para ter o canudo para trabalhar na empresa de um conhecido e não sabe nada.
Eu acho que Faculdade e Pós - Graduação é para adquirir conhecimento. Eu sou Formado em Gerenciamento de Redes e pretendo fazer pos e mestrado na area de Segurança. mas como eu to desempregado agora estou me preparando para tirar a certificação SCJP. como eu não tive nada de programação no meu curso eu to tendo que estudar bastante e tirar algumas duvidas no forum. mas eunão quero so decorar eu quero enteder o que eu estou fazendo. teve um cidadão que falou que não da muito valor para a Certificação de programador mas as pessoas tem que ter um começo e programador é o começo aposto que vcê começou trabalhar em uma empresa como Estagiario ou Programdor e ai o que vcê me diz.

R

Estou finalizando minha especializacao em Tecnologia Java e achei muito valido para minha carreira. Atualmente sou professor.

Concordo que academicamente ou em setores publicos a especializacao conta mais do que certificacao.

Mas na especializacao o que voce aprende em contado com outros profissionais sendo mestres e doutores que utilizam java em grandes projetos, eh inconparavel.

L

hum… bom post ricardo… vc me fez pensar no caso viu… ja pensei em fazer sim uma especialização em java quando terminar meu bacharelado…

M

Em vez de se confiar em uma certificação, que pode muito bem ser fruto de decoreba e está predendo a credibilidade, confie-se em trabalhos feitos. Publique artigos e tutoriais em sites e revistas especializados, participe de listas, de projetos open-source e do seu grupo de usuários local, apareça para o mundo. Isso sim vai fazer diferença quando você estiver em uma entrevista de emprego, porque você vai ter alguma coisa real pra mostrar.

Certificação só vai fazer diferença se nem você nem o seu concorrente tem nada pra mostrar, porque se ele não tiver uma certificação mas tiver muito trabalho comprovado, duvido que a sua certificação vá fazer alguma diferença.

L

mauricio , vc falou tudo… velho hehe isso eh essencial é o que sempre busco… no caso citado pelo mauricio ai uma certificacao ainda ajudava para comprar aquilo que vc ta mostrando, por exemplo vc trabalha como freelance e tem cinco clientes… vc pode informar para um novo cliente que vc atende a tal outros e vc tem conhecimento teoricos sobre tal plataforma… o qual seria a certificação diretamente da sun(no caso java). Os rh’s eles as vezes sempre que algo real…depende da função a exercer…

flw… gostei da palavra do mauricio :smiley:

P

Se uma pós-graduação pode se comparar a uma certificação não tenha dúvidas: [size=24] corra[/size] para muito longe desta instituição de ensino.

E

Acho q depende:

:arrow: se vc já sabe java, dificilmente vc verá algo diferente na pós do que já sabe e não irá lhe acrescentar muito.
:arrow: pós pode gerar networking, mas não acredito q valha a pena
:arrow: currículo, vale apenas se o seu objetivo é algum emprego onde pós vale mais, tal como estatais.
:arrow: se vc não sabe java, pode ser interessnate ao invés de fazer vários cursos, mas o tempo de aprendizado numa pós é consideravelmente maior (um ano) enquanto nos cursos normalmente é uma, duas semanas.
:arrow: se já sabe java o melhor é partir para certificação (eu pretendo fazer isso)

Eu fiz pós em java, em termos de custo benefício valeu mais do q fazer vários cursos, tinha bagagem de OO, ams era meio capenga e programava em delphi. A pós ajudou a solidificar os conceitos de java, mas é na prática q vc percebe os detalhes, (seja fazendo pós, custo ou autodidata).

Meu objetivo agora é certificação, para mim deu certo essa sequencia, mas vai de cada um.

G

engraçado hoje de manhã vindo trabalhar estava pensando nessa dúvida mesmo: Pós ou Certificação ???
Eu não tenho experiência em Java mas estou estudando em casa a noite e pretendo tirar a certificação. Mas sem experiência o mercado aperta.
Se procurar nas empresas a 1a coisa que pedem é experiência. Depois pode vir o certificado. Eu estou estudando pois além de consolidar conhecimentos em OO, aprendo a linguagem (não só a linguagem como tb os diversos frameworks, grupos de trabalho, ferramentas open source…) que pra mim vem sendo um universo muito interessante (trabalhei até hj só com MS).
Mas a próxima meta é uma pós sim ! E pretendo fazar algo referente a Eng. de Software. Vamos ver até lá…

T

Para quem quer seguir carreira como programador/desenvolvedor a pós-graduação em engenharia de software é a mais indicada?

no caso da pós- o nome da instituição conta tanto quanto pesa na graduação ?

L

rpz as vezes sim as vezes nao… depende muito do cara tb… se vc eh bom nao eh a universidade que vai dizer se vc dorme e acorda no mundo que vc gosta vc eh bom… se vc vive aquilo vc eh bom… entao a universidade eh vai um amadurecimento troca de experiencia com professores que tem doutorado na area ou mestrado ou q tem muita experiencia no caso de eng. de software. No tempo de hoje… se vc for bom, as empresas nao olhar se fez uma federal ou nao principalemente na area de TI que tem muita vaga e pouca gente… nao dar para ficar a dedo ne? Engenharia de Software eh uma mina de ouro para vc escolher aonde quer trabalhar e ditar seu salario desde que vc se garanta no que faz… pq passos errados… falta de experiencia… e so teoria vc nao passa do primeiro projeto heheh :smiley:

A

É o seguinte galera minha opnião, eu estava com essa mesma dúvida aí decidi fazer os dois este ano inicio uma pós e tiro minha certificação, tem pessoas que não acham interessante fazer uma pós em Java mas… opnião deles eu farei… acho sim de extrema importância tenho amigos que ja fizeram e hoje estão muito bem…
E no caso de pegar livros e estudar em casa!!! acho interessante sim estudar em casa isso eu faço também aos fins de semana, porém não tenho como provar no meu currículo que estudo em casa, no caso de pós ou certificado vai estar lá no cv…

Abçs espero que não me entendam mal isso é apenas uma discussão… e essa é minha opnião…

Abçs galeraaaa… :stuck_out_tongue:

K

Eu procuro não depender de uma linguagem / IDE / S.O específico, talvez por isso eu não faria uma pós em Java. Prefiro tirar uma certificação e estudar em casa mesmo. Ou, pra quem tem amigos que também se interessam no ramo, discutir soluções e algoritmos, não necessariamente em Java.

F

Se os senhores me permitem uma pergunta mais abrangente, aqui vai:
Pós-graduação em Java existe? Uma vez que não existem mestrados e doutorados em uma linguagem de programação, uma pós-graduação neste sentido seria latu-sensu, isto é, do latim para: “sentido amplo, abrangente”(de acordo com Cláudio Moreno, linguísta. www.sualingua.com.br).
Portanto, limitar uma pós-graduação a uma linguagem, ou mesmo a uma tecnologia implementada por ela (como componentes web com Java) me parece limitar o “latu-sensu”, ou seja, limitar a abrangência da especialização, tornando-a desnecessária Enfim, acredito ser tão desarrazoada a idéia de haver alguma instituição promovendo o conceito de tal especialização quanto a idéia de o mercado um dia cobrar profissionais com tal grau.

L

Felipe de Menes e Morais:
Se os senhores me permitem uma pergunta mais abrangente, aqui vai:
Pós-graduação em Java existe? Uma vez que não existem mestrados e doutorados em uma linguagem de programação, uma pós-graduação neste sentido seria latu-sensu, isto é, do latim para: “sentido amplo, abrangente”(de acordo com Cláudio Moreno, linguísta. www.sualingua.com.br).
Portanto, limitar uma pós-graduação a uma linguagem, ou mesmo a uma tecnologia implementada por ela (como componentes web com Java) me parece limitar o “latu-sensu”, ou seja, limitar a abrangência da especialização, tornando-a desnecessária Enfim, acredito ser tão desarrazoada a idéia de haver alguma instituição promovendo o conceito de tal especialização quanto a idéia de o mercado um dia cobrar profissionais com tal grau.

Caros amigos, eu vi a discussão e resolvi fazer parte, pois, eu passei e estou passando pela mesma situação…Até ontem eu estava com está dúvida: fazer uma pós em java(mais certificação java) ou fazer uma pós-graduação em engenharia de software (mais certificação java)?.

Eu acho que chegar a uma conclusão de qual é a melhor opção fica a cargo de cada um.No meu ponto de vista a escolha depende bastante da atual situação profissional e qual rumo o profissional quer dar a sua carreira, por exemplo: vc é um programador e quer continuar programando?Então faça java!Se vc quer ser uma Analista, então faça Engenharia…(e não adianta falar que fazer um curso de 2 semanas adianta para aprender java…)

Atualmente, eu estou trabalhando com VB, já possuo uma experiência de 2 anos programando com tal linguagem, e senti a necessidade de procurar uma nova linguagem e eu escolhi java.Tenho contato com java +ou- 1 ano e posso afirmar que não é uma linguagem simples de se trabalhar: é totalmente diferente programar orientado a objeto( quem já iniciou com java ou com outra linguagem OO sabe do que estou falando).Para se tornar um bom programador java é necessário dedicação e tempo… bem diferente das demais linguagens…não que as outras não precisam…mas java é diferente(pode acreditar).

Eu decidi fazer uma pós em java(mais certificação), visando me aprofundar neste mundo OO, pois, pretendo trabalhar mais um pouco programando e depois com analise(ai depois penso em fazer outra pós em engenharia de software…) e para isso preciso conhecer o necessário para trabalhar com java: UML, JAVA, IDE, ferramentas cases, XML, boa praticas, frameworks e etc…(e tudo isso, num curso de duas semanas, vc não vai conseguir ver…)

Outra coisa que me motiva a fazer uma pós em java é o retorno mais rápido do que se eu fizesse agora uma, em engenharia de software…Quem está começando agora a programar(no meu caso), acho melhor fazer uma pós em Java(ganhar experiência) e depois fazer uma outra em engenharia, até pq, nossa área não podemos ficar parados…precisamos de uma constante atualização…

Abraços!

P

Sendo sincero ao extremo: Pós-graduação não deve ser confundida com curso técnico. Vocês não precisam de uma pós, precisam de um curso de Java (na minha opinião real apenas bons livros bastam, mas isso vai de cada pessoa).

Existem escolas excelentes que ensinam a linguagem profundamente, garanto que muito mais que estas ‘pós em Java’ vão fazer. Claro que numa pseudo-pós desta você ganha o diploma de pós-graduado que, muito teoricamente quer dizer algo.

L

mais uma pos nao seria um curso tecnico… acho que a pos ia envolver pesquisar… entender o por que e ter uma visão diferente para os problemas… acho que vale apena fazer uma pos em java eu mesmo pretendo fazer uma pos em java e depois uma eng. de software quando estiver mais maduro… nao adianta fazer eng. de software se o cara nao tem experiencia em nada… nem trabalhar em equipe… eng. de software as empresas que experiencia no minimo 3 anos… ate para estagio de programador java eu vejo ai 1 ano… quanto mais engenharia hehe.

P

Procure a ementa de uma pós e você vai ver que de pesquisa e teoria não tem nada.

Olhe alguns exemplos que achei:

http://www.cesumar.br/posgraduacao/2004/java.php
http://www.estacio.br/posgraduacao/cursos/informatica/des_java.asp
http://www.fiap.com.br/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=90113
http://www.fiap.com.br/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=116777

São todos cursos técnicos com pouquíssimas horas e preço exorbitante.

Uma pós em orientação a objetos, por exemplo, é um bom escopo mas não pode nem pensar em passar longe de Design by Contract, ADT, ORM e métricas.

Estas pseudo-pós (teoricamente) ensinam a programar em Java, sao mais caras e possuem carga horária menor que bons cursos.

E cuidado com pós em Engenharia de Software. A maioria é um curso de RUP que você teria mais proveito fazendo num centro de treinamento IBM/Rational.

F

Lintz_net:
Eu decidi fazer uma pós em java(mais certificação), visando me aprofundar neste mundo OO, pois, pretendo trabalhar mais um pouco programando e depois com analise(ai depois penso em fazer outra pós em engenharia de software…)…

…Quem está começando agora a programar(no meu caso), acho melhor fazer uma pós em Java(ganhar experiência) e depois fazer uma outra em engenharia, até pq, nossa área não podemos ficar parados…precisamos de uma constante atualização…

Abraços!

Caro Lintz_net, permita-me comentá-lo. Hoje, depois de alguns anos de experiência acadêmica, e de algum tempo no mercado propriamente dito eu consigo enxergar a sua preocupação. De fato, o mercado tem uma certa paixão pelo paradigma Orientado a Objetos. Parece razoável, portanto, que tecnologias embasadas neste paradigma sejam tão bem vistas por pessoas com boa intuição, e que às vezes chegam ao mercado sem nenhuma experiência. Logo, a conclusão óbvia a que se chega é: é preciso ter experiência e conhecimento. Porém, em nenhuma área de conhecimento, e muito menos na área de tecnologia de informação, a experiência é ganha dentro de uma sala de aula. E digo mais, na maioria das vezes nem o conhecimento o é.
Estes valores, experiência e conhecimento, são como abacaxis. Não se colhe abacaxi sem se espetar nas folhas. E não se come abacaxi, sem descascá-lo. Análogamente, não se obtém experiência sem antes “enfiar a mão nos espinhos”, e não se obtém conhecimento sem antes “descascar” diversos “abacaxis”. Assim, a melhor especialização é o mercado. Uma vez no mercado, um curso de especialização, ou seja, uma pós-graduação, será naturalmente uma necessidade se sua carreira se voltar à tal área de estudos.
Exemplo claro é um colega de trabalho com quem convivo na SSP-GO. Ele é arquiteto certificado pela Sun, e foi nomeado recentemente o coordenador de tecnologia da gerência de desenvolvimento de sistemas. Assim, sua carreira o levou à uma necessidade: estar preparado para decisões e gerenciamento de projetos e de pessoas. Logo, o MBA, ou a pós-graduação se tornou uma necessidade. Ela, isto é, a pós-graduação, não foi o “ingresso” ou o “cartão de visitas” dele para entrar no mercado.
Em resumo, o mercado deseja um profissional especializado, desde que este profissional já esteja inserido nele. Um profissional especializado que deseja experiência é caro para qualquer empresa. Enfim, tudo no seu tempo tem a sua importância! No seu tempo!
(Chega, meus posts estão ficando enormes.)

J

Concordo com você Felipe, mas sempre o mercado exigirá muito… Então a galera tem que correr atrás, se tiver facilidade em estudar em casa, pegar alguns bons livros e arrepiar… As vezes fico surpreso com algumas vagas para estágio exigindo uma par de coisas…
No meu caso estou pensando em tirar certificação próximo ano… pesquisei alguns livros… diria um seguinte para a galerinha que está iniciando… tirar uma certificação ajuda e muitoooo!!!
Neste caso, não vá procurar estágio, vai procurar logo programador Jr. e etc… rs

Bom é isso aew galera,

Abraços,

J.P.

L

Maurício Linhares:
Você vai pagar pra fazer uma pós graduação em uma linguagem de programação?

É melhor comprar os livros e estudar em casa.

Se for fazer uma pós, faça em alguma coisa que vá servir por muito tempo, pra ter conhecimento técnico é melhor ir numa dessas escolas de treinamento e fazer um curso específico.

Também acho, tenho um conhecido que fez pós em Oracle… com o diploma mais R$ 2,00 ele toma um café aqui na paulista…

J

Por que sera que quando eu tirei a certificacao as coisa ficaram pior?

Tenho certificacao Java
Sei bem J2me, j2se, j2ee, delphi

Emprego que é bom NADA.

Trabalho em uma Tomografia como gravador de CD durante 8 horas por dia.

Recebo ordens de umas pessoas que sao formador e pos graduados ganhando 1200 por mes e eu podende ganhar muito mais.

ISSO É FODA :twisted: :evil: :evil: :evil:

K

javaAurelio:
Por que sera que quando eu tirei a certificacao as coisa ficaram pior?

Tenho certificacao Java
Sei bem J2me, j2se, j2ee, delphi

Emprego que é bom NADA.

A certificação não é garantia de emprego , a outros fatores que te levam
a conseguir um bom emprego…

experiencia , projetos opensource , livros lidos , vontade de aprender ,
são algumas das caracteristicas que o pessoal busca hoje.

Ah , e a certificação entra como um diferencial. :wink:

Que fique claro que nao estou julgando você nem ninguem apenas
estou expondo minha opniao. :thumbup:

Sem experiencia , tem que começar “de baixo” mesmo procure por estagios…

J

Estagio em Brasilia nada.

Como é que um empresa quer um bom profissional se nao alferece nem estagio.

Engraçado que desenvolver em casa e no curso nao é considerado experiencia. Por Que?

So porque nao tenho Experiencia comprovada nao tenho nem uma chance em uma empresa,

Ano apassado fazia curso de J2EE, e estagiando em uma empresinha de Clipper.

Desenvolvendo uma aplicacao em um sistema j2ee com struts com a interacao de uma aplicacao j2me e mySql, e no estagio procurando erros em um aplicativo clipper.

Ó COISA BOA EM ?

C

javaAurelio:
Estagio em Brasilia nada.

Como é que um empresa quer um bom profissional se nao alferece nem estagio.

Engraçado que desenvolver em casa e no curso nao é considerado experiencia. Por Que?

So porque nao tenho Experiencia comprovada nao tenho nem uma chance em uma empresa,

Ano apassado fazia curso de J2EE, e estagiando em uma empresinha de Clipper.

Desenvolvendo uma aplicacao em um sistema j2ee com struts com a interacao de uma aplicacao j2me e mySql, e no estagio procurando erros em um aplicativo clipper.

Ó COISA BOA EM ?

Cara…ninguem começa ganhando bem, todo mundo, pelo menos que eu conheço, me incluindo nisso, começa estagiando e ganhando bem pouco.

O mercado de trabalho é bem concorrido, e “saber bem” uma coisa não te ajuda em nda, é preciso comprovar que você sabe mesmo.

Por exemplo, um entrevistador pergunta para você, qual a sua experiência profissional?

Ai você responde : Nenhuma, mas eu sei bem “isso”, sei bem “aquilo”.

Ninguem vai te contratar assim, procure por estágios, se envolva em projetos open source como já foi dito aqui, comece de baixo, aos poucos.

Tem que ralar amigo, não basta decorar a prova, tirar certificação e achar que vai sair por ai ganhando 40 reais a hora, talvez esse seja o grande erro de muitos profissionais que tentam entrar no mercado de TI.

É preciso muito esforço e dedicação.

L

Maurício Linhares:
luidhi:
[]'s

Opa! Fui mal interpretado. Já trabalhei com gente certificada que não sabia lógica de programação. Não reconhecer, entendo como ignorar que o cara tem certificado, ou até recusar.
Conheço empresa (um banco de grande porte), que não pega gente que estudou na USP, porque um pessoal dessa entidade fez umas melecas por lá.
[]'s

J

luidhi:
Maurício Linhares:
luidhi:
[]'s

Opa! Fui mal interpretado. Já trabalhei com gente certificada que não sabia lógica de programação. Não reconhecer, entendo como ignorar que o cara tem certificado, ou até recusar.
Conheço empresa (um banco de grande porte), que não pega gente que estudou na USP, porque um pessoal dessa entidade fez umas melecas por lá.
[]'s

Se alguém pensa que apenas tendo certificação vai há algum lugar está completamente errado!!!

certificação+esforço+n coisas = sucesso :wink:

Agora, galera o tema aqui é pós ou certificação?

abraços

L

estava eu pensando aqui com os meus botões e objetos e lembrei uma coisa: Dificilmente não passo por uma entrevista de emprego, e vejo o que me traz isso é o fato de ter passado em grandes empresas e ter participado de grandes projetos. Ou seja, trabalhar em equipe e conviver com conflitos.
Isso é diferencial também. E o fato de ser tiozão já (32 anos).
Por isso acho que temos muito a aprender com o Luca.
[]'s

S

Bom pessoal, sou novo por aqui e vcs me ajudaram bastante, pois agora tenho certeza do que fazer primeiro.
Cheguei a conclusão que o ideal, pelo menos na minha opnião seria estudar e tirar uma certificação e apos alguns projetos de estudo fazer um pos em engenha de software.

Talvez este não seja um topico apropriado para esta pergunta, mas como gostei das msgs aqui postadas, gostaria perguntar a vcs mesmo.

Bom como tb estou engatinhado com java, quero focar meus esforcos em um certificacao primeiramente. A pergunta eh: Pelo que entendi existem varios tipos/modalidades/areas de certificaes, eh isso mesmo ? se sim qual seria apropriado pra um iniciante e quais seriam os passos seguintes ?

vls

E

SousaGyn:
Bom pessoal, sou novo por aqui e vcs me ajudaram bastante, pois agora tenho certeza do que fazer primeiro.
Cheguei a conclusão que o ideal, pelo menos na minha opnião seria estudar e tirar uma certificação e apos alguns projetos de estudo fazer um pos em engenha de software.

Talvez este não seja um topico apropriado para esta pergunta, mas como gostei das msgs aqui postadas, gostaria perguntar a vcs mesmo.

Bom como tb estou engatinhado com java, quero focar meus esforcos em um certificacao primeiramente. A pergunta eh: Pelo que entendi existem varios tipos/modalidades/areas de certificaes, eh isso mesmo ? se sim qual seria apropriado pra um iniciante e quais seriam os passos seguintes ?

vls

Jogo rápido para não fugir do assunto do tópico…
http://www.guj.com.br/posts/list/7458.java

E

POrraaaaaaaaaaaaaa até aqui encontro esse fragoso, tah loco…

Dae meu, tb está na dúvida se faz certificação ou Pós, eu tb to assim cara…

E ai velho, oque anda fazendo da vida cara…
Eu acredito mais que fazer a certificação vale mais a pena que a pós, porque certificação você é foda naquiloo, agora pós específico de java nunca vi… se tive me passa, quero dar uma olhada…

abraços.

C

então… depois que esse topico foi desenterrado das profundezas … vou opinar

se o interesse de momento da pessoa é exclusivamente o mercado, eu optaria por certificação ao invés da pós em java… seria interessante fazer pos em gerenciamento de projetos ou engSoftware aplicada, porém no mercado as certificacoes java geralmente tem mais valor que pos em java…

caso o interesse de momento seja mais amplo, talvez concursos ou vida academica, não sei, optaria pela pós ao invés da certificação… porém, pós em java, depende muito da instituição, da ementa… talvez seria mais interessante rever esses “conceitos” de pos graduacao, porque do jeito que as pessoas estao colocando seus conceitos de pos, isso está muito mais pra curso de caelum do que pos… não estou diferenciando nível e qualidade, estou diferenciando foco… o que é bem diferente

:wink:

M

Nada impede você de cursar uma Pós-Graduação e obter uma certificação. na minha opnião a certificação vem fundamentar os conhecimentos obtidos com tanto esforço e dedicação.

L

Olá

Andei dando uma sapeada neste tópico e achei a discussão super interessante. O tópico ficou muito bom mesmo.

Achei opiniões excelentes como algumas do Phillip, do Maurício e de outros. O Phillip disse uma coisa certa: não há como comparar uma pós com uma certificação, se elas puderem se comparar então é para passar longe da pós.

Estas pós graduações caça níqueis que existem por aí nem devem ser consideradas como opções válidas para ajudar a carreira de alguém. Se for para gastar muita grana então faça MBA ou algo ligado a finanças, administração ou marketing.

Pós graduação de informática só serve para alguma coisa se for bem teórica daquelas que ensinam coisas que a graduação não pode se aprofundar. É pro cara aprender coisas que só com livros é difícil aprender. Exemplo: há muitos anos atrás trabalhei com um cara que fazia mestrado e ele estava se aprofundando em OLAP. Dúvido que na faculdade isto seja dado decentemente. Há muitas outras coisas úteis que algumas faculdades passam voando como inteligência artificial, data mining, criptografia, etc. Os caras bons em BI tem profundo embasamento teórico. O mesmo se pode dizer do cara capaz de bolar um algorítmo bom para um credit score. Procurem saber o quanto vale isto.

Faculdade que ensina usar framework da moda pode quando muito ser chamada de curso profissionalizante. Fazer pós para aprender J2EE como haviam algumas por aí é pior para a carreira do que ir para o bar aumentar o network e ganhar experiência de vida. Se a pós ensinava os antigos EJBs 2.x (maior tolice que já vi em 38 anos de informática) então era caso de reclamar no Procon.

Como o Maurício disse, optar por fazer pós ou mestrado, não impede de buscar a certificação. São coisas que não devem ter nada a ver. Eu, se fosse estudante de informática, tentaria obter pelo menos umas 2 ou 3 certificações (as 2 de Java que a maioria tem e mais alguma outra de Scrum, Linux, Red Hat, Oracle ou sei lá o que).

Mais importante do que obter certificações é ler bons livros. No momento estou muito influenciado pelo DDD do Eric Evans.

Se você pretende ser programador e nada mais do que isto, então não precisa de faculdade nenhuma e nem do livro do Evans. Se já entrou em alguma saia imediatamente.

Mas se você um dia gostaria de entender de desenvolvimento de sistemas, então não deixe de ler o DDD (leia o livro ao invés do resumo quickly em PDF). E procure ler também sobre XP, TDD, desenvolvimento ágil, SCRUM e tudo o mais que tem MUITO valor do que uma provinha da Sun com validade curta.

[]s
Luca (que quando contrata desenvolvedores dá muito mais valor a outras coisas do que a certificação de programador)

J

Cerificação = Vc ganha conhecimento na linguagem;

Pós = Vc aprende a resolver problemas…

Acho pós mais importante…

L

joao210180:
Cerificação = Vc ganha conhecimento na linguagem;

Pós = Vc aprende a resolver problemas…

Acho pós mais importante…

percebeu q sua resposta veio 2 anos depois ?

J

Sim Lavieri, mas eu tenho certeza que muitos ainda verão este tópico…

U

Eu mesmo estava lendo agora :smiley:

B

Creio que os dois são bastante importantes…E cada um tem o seu valor…O legal da certificação é que qualquer empresa do mundo irá reconhecer
que você é um certificado java, por isso creio que tenha um valor um pouco maior que uma pós-graduação feita em uma faculdade conhecida apenas aqui
no Brasil…Muito interessante este tópico!

P

Acredito que a certificação é mais voltada para o mercado de trabalho e a pós para o “mercado” universitário. Algumas empresas não valorizam a pós de um funcionário. A faculdade sempre valorizará sua pós e você por exemplo pode fazer também um doutorado, por exemplo.

Acho que as duas coisas são importantes e tem um nível de dificuldade muito diferente também. A realização de um bom mestrado/doutorado demanda um grande esforço por parte do estudadnte. A realização de uma certificação demanda um esforço bem inferior.

O mestrado/doutorado também abre portas para se lecionar em uma universidade.

A minha opinião é que a pós sem dúvida é muito melhor que uma certificação. Agora, se você não tiver pós e tirar várias certificações acredito que será um profissional qualificado também.

Eu vou fazer mestrado e pretendo tirar a certificação também.

L

acredito que melhor a certificaçãoo

X

desenterrando… :stuck_out_tongue:

Eu acho melhor ganhar na mega-sena…
Deixando a fuleragem de lado…

Pós(descente) é algo menos volátil que estudar tecnologia, um paradigma que nem OO por exemplo, vai durar quanto tempo?
Já aprender uma linguagem ou plataforma em uma “pós”, é pegar onda no mercado.

Eu ficaria com a Pós (denovo, uma pós de verdade). E estudaria Java por fora, tiraria certificações pois acho que são uma boa forma de aprender.
Mercado também é muito bom, o que você aprende sonzinho em casa, aprende bem mais em equipe, unindo experiências.
Outra coisa são os frameworks que você nem tem como certificar-se, mas que são muito utilizados.

Em ordem de importância?

PÓS >> MERCADO >> CERTIFICAÇÃO

Entenda-se como MERCADO {“Projetos”,“Frameworks”, “Projetos Open Source”…}

G

Pós graduação. (Mestrado)

F

Pessoalmente eu também estava na mesma encruzilhada que você amigo. E fui pesquisar a fundo. Percebi, que todas as pós oferecidas mais especificamente para JAVA, elas inclusive com
WorkShops induziam à Certirficação JAVA. Assim, percebi, que era perfeitamente factível obter uma Certificação ou várias em Java de acordo com o tempo de estudo e a prática
e buscar uma pós mais abrangente, digamos assim.

Ambos tem peso no mercado de trabalho. Só que para algumas empresas o peso da Certificação é maior e para outras o peso da pós é maior. Dependo do recrutador e do objetivo da empresa num momento futuro.

A minha escolha foi… :idea: : Exatamente hoje faço MBA em Engenharia de Sistemas ( um estudo bastante abrangente ) e comitantemente um curso de Java e preparatório para Certificação.

Daqui alguns meses é ir para o mercado de trabalho… e ver …

P

eu acho legal a certificação to no meio da minha graduação acho melhor fazer pós em algo como segurança de redes inteligencia artificial algo do tipo
em java é tenso pq se a linguagem cai em desuso e ai ???

B

Também acho

Porém, tem muitas pós graduação em Java que eu conheço que faz o treinamento como se fosse uma empresa, então essa é interessante pra quem não tem experiência, porque emprego ta cheio, mais com nego que tem experiência.

Eu não faria, porém entendo quem faz uma pós desse tipo que eu falei.

É isso ae.

J

Mauricio Linhares:
luidhi:
[]'s

Entao vc esta desvalorizando as pessoas que ainda nao tem experiencia na área, ou seja, a oportunidade deve ser somente pra quem já tem experiencia?

R

jximenes:
Mauricio Linhares:
luidhi:
[]'s

Entao vc esta desvalorizando as pessoas que ainda nao tem experiencia na área, ou seja, a oportunidade deve ser somente pra quem já tem experiencia?

Faço o mesmo questionamento. Uma certificação não quer dizer ao contratante que você é perito na tecnologia, mass que tem o mínimo de conhecimento na mesma.
Se a certificação não for valorizada pelas empresas então fudeu. Como é que faz pra entrar no mercado ?

C

Li tudo e acho que não da para chegar a melhor conlusão!
Acho que é melhor vc faze o que vc acha melhor e de preferencia algo que nao seja ‘legal’ e sim algo que voce ve como algo que o mercado de trabalho busca!

Acho que essa escolha nao é tranquila, mas… alguma coisa a gente tem que teta rsrsr!

T

Passei por este dilema recentemente e cheguei a seguinte conclusão
Qual é o foco que você gostaria de dar para sua vida profissional?
Se você atuar mais na área gerencial ou coordenar equipes técnicas pos-graduação e o que você procura.
Não é uma boa fazer curso de Pos-Graduação passeado em linguagem de programação.

N

.:N:.

É muito relativo isso tudo… eu dou aula de informática a um bom tempo, e pretendo continuar ministrando cursos, e no futuro estarei em alguma faculdade como professor hehe… no meu caso uma pós, um mestrado ou doutorado é importantissimo.
.
Terminei minha faculdade agora no meio do ano, vou tirar a certificação ocjp neste mês, pretendo trabalhar um tempo como programador e nunca parando de estudar (pós, mestrado, doutorado)… preciso fazer a pós para seguir meu caminho academico.
.
Quanto a experiencia é complicado para as empresas, muitas pessoas reclamam que em todos os locais é EXIGIDO experiência de um determinado tempo, porém quem saiu agora da faculdade não a tem… e esta pessoa sofre muito para conseguir algo na área formada… só que se eu fosse dono de uma empresa ficaria com o pé atras em contratar alguem recem saido de uma faculdade, iria procurar alguem com… experiencia rs… é complicado… mas correndo atras mesmo sem esta “senha” que é a experiencia conseguimos algo.
.
See ya!

.:N:.

A

Boa tarde a todos.Aproveitando que desenterraram o tópico … também tenho esta dúvida especificamente para a pós ou cursos.No meu caso eu gostaria de melhorar meus conhecimentos e aprender uma nova linguagem. Na minha cidade (Itaperuna -RJ) não existem cursos para Java e provavelmente só no Rio de Janeiro-RJ tenha que são 360km de distancia.Mas na minha cidade tem um curso de Pós Graduação voltado para Java só que o problema é que são 18 meses de curso.No meu caso seria melhor esperar a oportunidade de fazer um curso por exemplo da Caelum nas minhas férias ou aproveitar e fazer a pós na minha cidade ?Obrigado!

L

o mestrado aqui no brasil n vai mudar tua vida em nada diante do mercado, o mundo academico não está alinhando com o mercado, como lá fora onde o academico influência o mercado e trabalham junto para evolução. Aqui só em areas que de fato são especificas. Mas, seu salario nao vai aumentar por ser mestre, para empresas pouco importa se eh mestre ou doutor, para as vagas mais tecnicas, talvez as mais focadas em business ter uma pos-graduação ajude, o MBA é muito bom quem faz tem certo valor agregado. agora se pretende seguir a carreira como desenvolvedor talvez será mais facil conseguir um bonus por certificação que tem, do que por um mestrado, há empresas que pagam um bonus, pela qtde q tem de certificação, isso pq ela vende para cliente que tem profissionais certificados internacionalmente, e aquelas que vivem daqueles projetinhos do governo são boas nisso. tudo depende de onde vc quer ir na sua carreira, no final na há receita de bolo.

I

Upando tópico antigo, quero dar minha opnião \o/

“NÃO SEJA PREGUIÇOSO, A CERTIFICAÇÂO CUSTA SÓ 200,00 REAIS E VOCÊ PASSA COM 1 MÊS ESTUDANDO PESADO”

ENTÃO FAÇA OS DOIS, A SUA PÓS-GRADUAÇÂO E A CERTIFICAÇÃO VOCÊ TIRA COMO HOBBY!!! xD

V

InsaneChess:
Upando tópico antigo, quero dar minha opnião \o/

“NÃO SEJA PREGUIÇOSO, A CERTIFICAÇÂO CUSTA SÓ 200,00 REAIS E VOCÊ PASSA COM 1 MÊS ESTUDANDO PESADO”

ENTÃO FAÇA OS DOIS, A SUA PÓS-GRADUAÇÂO E A CERTIFICAÇÃO VOCÊ TIRA COMO HOBBY!!! xD

Realmente precisava upar um tópico de 5 anos só para dar a opinião?
Se ainda você estivesse com a mesma dúvida…

Nesse meio tempo, o cara já pode ter concluído 2 especializações, ou ter tirado umas 4 certificações.

S

Eu tenho que postar isso. _

E só lembrando que as certs estão custando 150 obamas. =X

B

Ótimo tópico, tinha essa dúvida também e cheguei a conclusão que para mim o melhor é não fazer pós em Java, talvez em Engenharia de Software que poderia ser mais abrangente! Mas se certificar com certeza. Agora a carta de Yu-Gi-Oh! foi demais, kkkkkk, Saitou, chorei de rir, muito boa! Só dá maluco!

R

Bom, a um tempo atrás eu li esse tópico, estava desempregado, e também com a mesma dúvida…
Na verdade li esse tópico em 2009, agora tenho três anos de experiência, terminei a pós graduação esse mês e tirei a certificação OCJP6 em 14 de março deste Ano.

Minha conclusão foi:

Aprendi em ambos os processos, cada um com seu conceito de profundidade e objetivos… mas em todas as entrevistas, a certificação fez diferença, não provando minha experiência, mas provando que sou interessado realmente na tecnologia em questão.

T

rodrigo_ctba:
Eis a questão !!!

Agora só falta inventar Doutorado em Java kkkkkk

Sobre pós em Java imagine vc formado na Federal que
cobra horrores dos alunos que lá estudam, perder uma vaga
para o Tião da rua de baixo que estuda em casa, ajuda nos posts
do GUJ e faz projetinhos java com os amigos no fim de semana?

kkk seria trágico.
Por isso pós em Java não rola pois o que manda é se você sabe ou não
e com certeza a Facul não iria aguentar renovar seu acervo de ensino para
se atualizar e acompanhar Java, resultando em aprendizado obsoleto
ou então sem qualidade de ensino.

Agora sobre certificação é parecido.
Tem empresa que valoriza muito
Tem empresa que não valoriza
enfim cada um vai decidir os interesses de acordo
com a empresa atual que trabalha ou já trabalhou kkkk que “nóia”…

A grande verdade é que você vai ganhar muito dinheiro com Java
de acordo com seu nível de conhecimento.

Com ou sem certificação a empresa vai querer saber se você sabe
ou não fazer a parada acontecer… hehehe

No entanto há sempre aquele indício no fundo da consciência a respeito
de a certificação contar um ponto a mais na hora da entrevista
afinal o cara estudou e esforçou para passar.

Sobre o fulano que disse que não contrata gente levando em conta a certificação
só pq tem gente que decora o livro…rsrsrs que ingênuo…kkk

Meu acorda, pois a maioria das empresas aplica prova de seleção…

E aí? Resolve a decoreba???

Sem mais

sucesso a todos…

R

Você fez pós em java?

ajuda nos posts
do GUJ e faz projetinhos java com os amigos no fim de semana?

Duras palavras em amigo! Você ta aqui no GUJ, e diz isso ae?
Tira dúvidas la na Federal então.

L

Por experiência própria todas as vezes que troquei de empresa para melhorar meu currículo nenhuma empresa pediu diploma ou certificação. Todas me passaram problemas de acordo com a função para ver se conseguia resolver. Acredito sim que seja interessante ter certificações, mas para níveis de gerência de projetos como ITIL, BPM, CMMI ou outros afim. Até por que, não dá para ser a vida toda programador.

K

Se você olhar o TIOBE, é melhor você fazer uma Pós Graduação em C/C++, Java caiu muito, é uma piada não é? O que um coordenador de curso tem a cara de pau é oferecer pós graduação em Java. Quer concorrer com as empresas certificadoras? Quem vai dominar mais Java, quem fez a especialização Java ou o cara que fez a certificação oficial da criadora da ferramenta? Perguntei ao coordenador há muito tempo se um aluno certificado Java conseguiria eliminar matérias da especialização Java com a aprovação da criadora da tecnologia. Respondeu que não, não valia, então quem pode dizer quem sabe mais Java? é a instituição educacional ou a Sun/Oracle? é uma piada e enganação esses cursos.

Knowledgebr.

M

Vale lembrar que o TIOBE nada mais é que uma indicação de popularidade das linguagens nos mecanismos de busca. Se você entrar nos sites de vagas de TI vai notar que continua a mesma coisa de sempre, dezenas de vagas de Java e .NET, entre outras e pouquíssimas de C/C++.

P

Vale lembrar que o TIOBE nada mais é que uma indicação de popularidade das linguagens nos mecanismos de busca. Se você entrar nos sites de vagas de TI vai notar que continua a mesma coisa de sempre, dezenas de vagas de Java e .NET, entre outras e pouquíssimas de C/C++.
E deve continuar assim durante um bom tempo.

R

rodrigo_ctba:
Eis a questão !!!

Ola Rodrigo,
Trabalho em uma instituição sem fins lucrativos e faço parte do processo seletivo e quero te passa minha opinião como um contratante.
Sem duvida levaria em conta o perfil necessário para a empresa, se necessário um excelente programador contrataria com certificação se necessário alguém com conhecimento gerencial… contrataria com pôs graduação.
Quero salientar que diversas empresas tem a necessidade de profissionais, mas , mais importante que pensar na empresa é pensar e m que tipo de profissional você quer ser…
abraço

J

Nenhum dos dois, estuda pra concurso público.

M

São vários ifs… Se quer seguir área técnica, se quer fazer concurso, se quer ensinar, se se se

Acho que a decisão de pós, mestrados ou certificações vai do perfil do profissional. Eu gosto da área técnica… pretendo ascender nessa vertente, por isso foco em certificações técnicas

Mas… no final o que vale mesmo é a experiência kkk

I

Salve Pessoal,
sobre as diferenças e vantagens sobre uma ou outra opção eu entendi e concordo com as análises feitas.A minha dúvida é especifica sobra a qualidade da pós em desenvolvimento java oferecida na Estácio, se algum colega que conhece puder emitir sua opinião, eu agradeço.

D

Concordo com o armando, apos de ser feita em algo mais amplo. E neste exato momento de criado do Hibernate, está desenvolvendo uma nova linguagem que vai corrigir alguns burracos em Java, Java não vai morrer tão cedo mais já começou a contagem regrassiva para sua “morte”(não necessáriamente).

Confira!!!

http://ceylon-lang.org/

J

Olha, creio que as duas coisas são boas, tanto uma pós, como ter certificações; porém acima de tudo o que conta é a experiência de um profissional; os problemas que este consegue resolver;

Pessoalmente eu optei por estudar em casa para tirar certificações depois que me formei, pois:

1 - É mais barato comprar uns livros e “testar” todas as coisas programando em casa, depois comprar apenas um voucher do que ficar pagando uma mensalidade absurda pra aprender coisas que consigo aprender sozinho.(pelo menos meu perfil é ser auto-didata).

2 - Uma certificação é reconhecida em qualquer parte do mundo; já uma pós em uma faculdade XYZ … não sei…

PS:Certificação não serve para além de certificar o seu conhecimento, nada mais normal se você estiver estudando sempre. Como estou me preparando para ir para fora do brasil, vem mais a calhar ainda.

Vc é o Rodrigo que trabalhava na Cingo em Joinville?

Criado 31 de janeiro de 2007
Ultima resposta 26 de out. de 2007
Respostas 87
Participantes 60