Certificação Java - Qualquer um passa?

27 respostas
W
Tirei a SCJP 6 no começo do ano com um score de 97%. Acompanhando sempre o GUJ, vejo muitos

posts de felizes novos Sun Certified XXXX. É massa ver que a dedicação de uma pessoa trouxe frutos,
mas às vezes tenho a impressão que essas certificações da Sun são fáceis demais e que qualquer
um estudando um pouco passa, o que ao meu ver desvaloriza um pouco a certificação.

Não quero desprezar as certificações, até pq eu tenho uma e estou estudando para a SCWCD, mas
às vezes questiono a real utilidade delas. Tenho a humilde impressão que as certificações da Microsoft,
por exemplo, são mais difíceis. O que vcs pensam a respeito?

PS: jogo vagabundo esse do Brasil e Venezuela não?

27 Respostas

W

Não concordo que seja fácil, talvez a SCJP e a SCWCD sejam meio decorebas, mesmo assim exige que a pessoal ao menos dedique boas horas para entender (ou decorar) o que se passa… Eu acompanhava as certificações MS antes, e tinha dúvida sobre qual mundo seguir em termos de estudo, mas foi a zona que a MS fazia antes que fez eu ficar mais concentrado em java, mas parece que depois de 2005 eles criaram um caminhio mais sério.

Outra coisa quanto a questão do decoreba é que a certificação SCJP vai mudar, pelo que entendi vai ficar mais parecida com a SCJD, que lida com algumas situações do dia a dia, e sobre qual a melhor maneira de resolver um problema usando java.

B

Para mim é um pouco complicado analisar isso no geral…pois tenho apenas a SCJP…Mas
a minha opinião sobre ela é que não é muito difícil nem muito fácil…Já vi muito neguinho ir para prova achando que
sabe tudo e não passar…Mas a prova se torna mais fácil a partir do momento que você se prepara bem para ela,
lendo o material e praticando com exercícios…
Existem outros exames tbm da sun que o nível é bem alto como a SCEA que são três provas,e exige uma
leitura de diversos livros,artigos e conhecimento prático sobre o assunto…

W

breno500as: