Certificação Java - Qualquer um passa?

27 respostas
W
Tirei a SCJP 6 no começo do ano com um score de 97%. Acompanhando sempre o GUJ, vejo muitos

posts de felizes novos Sun Certified XXXX. É massa ver que a dedicação de uma pessoa trouxe frutos,
mas às vezes tenho a impressão que essas certificações da Sun são fáceis demais e que qualquer
um estudando um pouco passa, o que ao meu ver desvaloriza um pouco a certificação.

Não quero desprezar as certificações, até pq eu tenho uma e estou estudando para a SCWCD, mas
às vezes questiono a real utilidade delas. Tenho a humilde impressão que as certificações da Microsoft,
por exemplo, são mais difíceis. O que vcs pensam a respeito?

PS: jogo vagabundo esse do Brasil e Venezuela não?

27 Respostas

W

Não concordo que seja fácil, talvez a SCJP e a SCWCD sejam meio decorebas, mesmo assim exige que a pessoal ao menos dedique boas horas para entender (ou decorar) o que se passa… Eu acompanhava as certificações MS antes, e tinha dúvida sobre qual mundo seguir em termos de estudo, mas foi a zona que a MS fazia antes que fez eu ficar mais concentrado em java, mas parece que depois de 2005 eles criaram um caminhio mais sério.

Outra coisa quanto a questão do decoreba é que a certificação SCJP vai mudar, pelo que entendi vai ficar mais parecida com a SCJD, que lida com algumas situações do dia a dia, e sobre qual a melhor maneira de resolver um problema usando java.

B

Para mim é um pouco complicado analisar isso no geral…pois tenho apenas a SCJP…Mas
a minha opinião sobre ela é que não é muito difícil nem muito fácil…Já vi muito neguinho ir para prova achando que
sabe tudo e não passar…Mas a prova se torna mais fácil a partir do momento que você se prepara bem para ela,
lendo o material e praticando com exercícios…
Existem outros exames tbm da sun que o nível é bem alto como a SCEA que são três provas,e exige uma
leitura de diversos livros,artigos e conhecimento prático sobre o assunto…

W

breno500as:
Mas a prova se torna mais fácil a partir do momento que você se prepara bem para ela,
lendo o material e praticando com exercícios…

É verdade. Li o livro da Kathy 2x, além de fazer os simulados do MasterExam, WhizLabs e ExamLab.

Mas fala a verdade: SCJP é carne de vaca!!

T

É carne de vaca porque você estudou para isso, quando você estuda a coisa passa ser facil, então bola para frente, se quiser algo realmente dificil tente SCEA ou tenta outras tecnologias e se aplique, que no final você vai ver muita gente tambem passando e vai ter esse mesmo pensamento.

W

Boa!

F

weiseleiter:
às vezes tenho a impressão que essas certificações da Sun são fáceis demais e que qualquer
um estudando um pouco passa, o que ao meu ver desvaloriza um pouco a certificação.

existem 3 pontos negativos quanto à quem tem certificações da sun que vejo em IHMO:

1. a certificação, principalmente SCJP, tá virando a mesmisse de sempre, ler livro, simulado e tal, contando com poucas mudanças(sei que parte disto deve-se a poucas inovações com a evolução da linguagem movidos pelas JSR’s). teve um boato tempo atrás de que as certificações iriam mudar, mas até hoje não vi nada. Alguém se lembra que rolou uma conversa destas ? (Tem um blog do cara do java.net que ele explica melhor isto. Depois tentarei achar o link). Resumindo, falta um pouco mais de subjetividade, além de perguntas de marcar x, ou seja, passa nestas certificações programando também. Seria muito mais interessante, desafiador, intuitivo e consequentemente valoroso! Se não mudar o formato da SCJP 7, muitos não irão fazer, mesmo que seja free!

1. alusão de que irá ganhar aquilo que, dizem que quem for ter a certificação se deve ganhar. algumas empresas de “3 selinhos” como alguns aqui no guj tem costume de chamar, pagam aumento ou contraram apenas certificandos, isto porque o contrato deles, dependem disto.

2. geralmente quem é certificado, é mais cobrado, e consequentemente comparado, então se você comete um erro grosseiro, dependendo da causa, você será visto como um cara que apenas estudou para passar e apenas e mais nada. lógico que equívocos podem acontecer, mas várias vezes fica difícil.

respondendo a pergunta, qualquer um passa? antes de eu responder, não poderia deixar de dizer que não passei de primeira quando fiz a SCJP 5.0 em pouco tempo que foi lançada, isto já fazem quase 4 anos. em uma 2ª vez, poucas semanas depois, consegui, inclusive postei dicas aqui no guj para ajudar a galera.

mas respondendo a pergunta e resumindo, em certificações que dispõe um bom tempo sem atualização, com amizade com quem já passou e um pouco de malícia, simulados, resumos, eu poderia dizer, sim qualquer um passa!

dentro de um contexto mais amplo e positivo, certificações são um desafio interessante, provando que você estudou e provavelmente ainda estuda, buscando se reciclar de alguma forma, apesar dos apesares incovenientes que possam ocorrer ou mal exemplos que alguns certificandos os fazem, mesmo assim ainda sendo um fator positivo, apesar de alguns negativos que possam parecer.

existem muitas conversas calorosas sobre diversos aspectos do que a certificação deveria ser ou não, tanto aqui no guj, como no javaranch.
mas assim como você, também planejo em breve tirar outras certificações, como no meu caso SCEA.

apesar dos boatos e aspectos negativos, desenvolver aprendizado afim de fazer as coisas da melhor forma, simples e barata, acaba sendo a melhor saída, sendo certificado ou não! :wink:

E

ah cara! tópico assim mostra um pessimismo para profissão. Não me importo se tem muita gente se certificando, porque dentre os que tem as mesmas certificações que eu tenho, preciso continuar me aperfeiçoando para sobressair. Entendo que toda certificação é válida independente de ser considerada fácil ou difícil. Por isso vale a pena continuar estudando para certificações da sun, ibm, microsoft…etc.

J

Se vc esta falando a respeito de SCJP, sim, qualquer um passa.
A prova é facil e o numero que questões que vc precisa acertar é relativamente baixo.
Tanto que vc consegue passar na prova sem nunca ter programado com java. Vc so precisa saber a sintaxe e algumas regras.

Ja a SCWCD achei melhor de fazer, exige um pouco mais e tem mais a ver com o dia a dia.

Sobre as outras não posso comentar.

[]´s

J

Eu conheço gente que conseguiu levar bomba na SCJP…rsssss.

W

HhauhauahuHuah! Nem, peço desculpas se passei essa impressão. Só queria descobrir
o que vcs pensam a respeito.

Sem dúvida, parar de estudar só quando morrer!

G

E ??? Eu levei bomba e depois passei, tem algum problema com isso ?? Você acha que um profissional que não obtêm a certificação é pior do que você ??? Meio medíocre essa sua afirmação !!!

Falando um pouco da prova…SCJP é uma certificação que visa garantir que o candidato tem conhecimento sobre a API e a sintaxe da linguagem. E como já foi dito, para isso você não precisa ter experiência em Java. Já uma certificação como a SCWCD exige além da API de programador que você conheça a API de servlets, web.xml, taglibs, etc… Ou seja não deixa de ser uma decoreba também.

Já uma certificação como a SCEA exige além de conhecimento nas APIs, conhecimento em como aplicá-las no dia, e as melhores práticas para isso. Não é a toa que ela é bem valorizada.

Resumindo eu diria que a SCJP faz o seu papel e é bem valorizada, mesmo por que as consultorias acham que ter SCJP é igual a ser certificado Java (onde Java é muito mais que API e sintaxe)

[]'s

J

Ui, ele ficou nervosinho…Por acaso você sabe seu eu já fiz ou não essa prova???
O jgbt falou que qualquer um passa, eu falei que conheço alguém que não passou e daí?

Quem tá comparando as pessoas aqui é você. Provavelmente é complexo de inferioridade.

R

Eita, acalmem-se, não vamos brigar a toa

Com relação a prova, depende de cada um, se você estudou e, principalmente, se esforçou com certeza a prova será fácil. Mesmo assim posso dizer que aprendi muitissimo com os estudos para a certificação, muitos conceitos eu adiquiri durante esses estudos, sob esse aspecto valeu muito mais que o título de certificado em si. E tem outra, na minha opinião a certificação SCJP é só uma entrada para as outras certificações, já que, por exemplo, para programar servlets ou aplicações standalone tem que conhecer as apis básicas, controle de fluxo, concorrencia e etc.

J

Quando eu disse que “qualquer um passa” foi respondendo a questão do topico que perguntava isso.

Eu sei que fazer uma prova envolve varias coisas, e algumas pessoas lidam com isso melhor que outras. Muitas vezes vc sabe o conteudo e mesmo assim vai mal em uma prova. Isso acontece.

A SCJP é facil. Mas é chata de fazer.
O problema que vejo sobre ela é que muitas pessoas iniciam em Java(as vezes como primeira linguagem) e ja querem fazer certificação. Quando o certo seria aprender a linguagem. A certificação tem que ser uma coisa natural. Eu comecei a usar java em 2003 e no final de 2004 fiz a SCJP. Eu ja trabalhava com java a quase 2 anos.
Não precisei me matar estudando, pq eu ja tinha feito isso no meu dia a dia. Decorei algumas coisas que são especificas da prova, fiz alguns mocks p/ saber como eram as perguntas e pronto. Vc não precisa estudar 6 meses, 2 horas por dia somente para a certificação, como eu vejo pessoas falando. Estude java, programe bastante e com 2 semanas de estudo vc passa na prova.
Sei que as pessoas gostam de valorizar suas conquistas, mas no caso da SCJP muitos supervalorizam. Se vc conhece um pouco de java e decora algumas coisas, vc passa tranquilo. Por isso o mercado não valoriza. Mas o problema não é de quem faz a prova, mas da Sun que criou uma certificação assim.

[]´s

L

infelizmente todo mundo passa…
as da M$ e as da Oracle são sim muito mais dificeis…
creio q a unica certificação da sun que seja um diferencial é a SCEA… o resto qualquer neguinho tira…

E

Quem passa, fala que passa…
Quem não passa, não fala nada…

Quem passa, é porque se preparou para passar…

Quem passa, meteu a cara, chamou a responsabilidade e conseguiu a vitória…

Então, você só conhece quem passa, quem se preparou para passar, e quem chamou a reponsabilidade para passar…
Quem não passa, você não conhece…

A

uma certificação dificil é essa

M

eltonk:
Quem passa, fala que passa…

Quem passa, é porque se preparou para passar…

Quem passa, meteu a cara, chamou a responsabilidade e conseguiu a vitória…

Então, você só conhece quem passa, quem se preparou para passar, e quem chamou a reponsabilidade para passar…
Quem não passa, você não conhece…

Mandou bem…
Tá aí, uma coisa que quem passa sabe é que teve que dedicar várias horas de estudo para essa conquista.
Obteve o conhecimento? Isso é o mais importante, o papel da certificação vem mais como prova para aquelas pessoas (no caso as empresas) que não sabem quanto tempo você teve que dedicar para conseguir isso.

F

Eu tirei SCEA recentemente e pelo processo posso dizer o seguinte:

Não é estudar e passar… grande parte das questões é sobre conhecimentos de Java EE, porém uma boa parte exige conhecimento prático, onde há mais de uma alternativa correta, e você tem que selecionar a melhor alternativa para o cenário proposto. Essas perguntas onde é proposto um cenário, são cerca de 15% da prova, então se você errar todas essas e acertar as decorebas ainda passa na fase 1.

Pelo que senti, a fase 1 é a mais fácil, saber de JavaEE e conceitos de arquitetura.

Quando se passa pra fase 2 aí é que os problemas começam. A especificação do projeto é bem incompleta e ambígua, e é necessário muita reflexão antes de se tomar decisões. Nesta fase é preciso um bom conhecimento de arquitetura e visão de negócio/requisitos, pois várias coisas precisam ser assumidas, e deve-se fazer isso considerando todo o contexto onde a aplicação que você está projetando estará inserida.

A fase 3 é mais para validar que foi você que fez o projeto, mas ainda assim há algumas pegadinhas como perguntas do tipo:
“O que vc faria para melhorar a performance da aplicação?”

Então, acredito que, pelo menos para a SCEA, a parte 1 da pra passar na decoreba (mas ainda assim é dificil pq tem que decorar muita coisa), mas depois já fica mais difícil pela necessidade de uma certa experiência prática.

Com relação ao valor da certificação, como pouca gente possue SCEA, certamente ela ajuda na hora de ser chamado para uma entrevista ou para ser usada como um critério de desempate.

[]s
Ferry

P

Qualquer um passa?

Olha estou estudando para tirar a certificação e logo te respondo não é qualquer um que passa não.

Senão estudar, dedicar, persistir, insistir, ter fé, boa vontade, mente aberta, não consegue passar na prova.

Tem um amigo meu que até jogos desenvolve para celular e foi fazer a prova sem estudar e levou ferro.

Se você está dizendo que é fácil?!

È fácil por que você estudou.

Quero ver você ir lá e fazer a prova sem estudar, aposto que você leva ferro também.

O problema de achar que todos passam, ou melhor, como foi dito anteriomente “Qualquer neguinho passa”.

É por que nós seres humanos temos algo dentro de nós, que é de se achar que somos melhores do que os outros.

De achar que somos melhores que todos em tudo.

Que somos os únicos capazes e não existe mais ninguém a nossa volta capaz de fazer o que fazemos.

Isso se chama SOBERBA Para quem não sabe SOBERBA é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas,

Isso também caracteriza o egocentrismo, de achar que tudo gira em torno de nós.

Mas esquecemos que temos um poder superior maior do que nós.

E que não somos nós este poder.

Então damos desculpas plausiveis, quando um ser semelhante nos iguala.

E as desculpas são: Prova fácil, Qualquer Neguinho passa, etc.

E esquecemos que nós todos somos iguais, perante a Deus, de que nada é impossível para Deus.

As vezes companheiro se você abrir a mente, vai concordar com isso que estou dizendo.

Ao invés de ficar falando que a prova é fácil. Não seja irônico de dizer uma coisa dessa só por que você passou.

Talvez você perceba o defeito de caráter que temos dentro nós.

E não se esqueça que nada é impossível e pratique a humildade.

W

Verdade absoluta! Aprendi bastante estudando para a certificação, principalmente generics e a java.util.*.

W

Concordo com ambas as afirmações. Apesar de já ter a SCJP não me considero um desenvolvedor melhor que um outro que não a tenha. Por isso continuo estudando, sempre.

F

Conheco pessoas que desenvolviam bem em java, que nao passaram.
Outros que nao tem experiencia NENHUMA de sistema que passaram.

Dizer que e possivel passar na prova apenas DECORANDO, sim é verdade

Mas GENERALIZAR, na minha opiniao, é a pratica de tolos.

L

so passa quem estuda

P

Conheco pessoas que trabalham com Java a anos e que manjam muito que fizeram a SCJP sem estudar e não passaram.

J

Essa de qualquer um passar é dificil de engolir, pois só passa quem realmente se esforçou para tal.

É como aquela velha frase…“Só há vitória, se houver sacrificios!”

Se o cara se esforçar e perder horas, dias na frente do livro, ele vai passar.Além do que é como um colega de trabalho me fala desde que comecei a estudar para SCJP…“O maior ganho que você vai ter, não é a certificação, e sim o que você está aprendendo!”

Então repito e assino em baixo dos que já falaram antes de mim…“Só passa quem realmente estudou!”

W

Vou confessar uma coisa galera: ia prestar a SCWCD segunda-feira passada, e no fds fiz
o final mock exam do Head First. Resultado : 39/69. Esqueçam o que eu disse!

Conclusão pessoal: o negócio pode ser meio decoreba, mas num é mole não!!

Criado 14 de outubro de 2009
Ultima resposta 23 de out. de 2009
Respostas 27
Participantes 20