Já foi programador cobol, clipper, opus e etc… Agora quero aprender Java e estou tendo dificuldade em entender a formação do programa já que é OO. Estou acostumado com as Procedures e funçoes. Não estou entendendo bem métodos e classes, então tem que ser na prática, fiz um programa abaixo e quero chamar a classe adicao para executar també e não estou conseguindo.Alguém poderia me ajudar ?
/** Primeiro programa digitado em Java
Mostrando o Alo vou programar nessa linguagem */
publicclassPrimeiro{publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.print(“Nenguemmesegura”);System.out.println(" eu vou aprender java!");}
// Criei essa classe e quero executar ela dentro do programa
// também, Como faço ? ou Chamar ela.
Já foi programador cobol, clipper, opus e etc… Agora quero aprender Java e estou tendo dificuldade em entender a formação do programa já que é OO. Estou acostumado com as Procedures e funçoes. Não estou entendendo bem métodos e classes, então tem que ser na prática, fiz um programa abaixo e quero chamar a classe adicao para executar també e não estou conseguindo.Alguém poderia me ajudar ?
/** Primeiro programa digitado em Java
Mostrando o Alo vou programar nessa linguagem */
publicclassPrimeiro{publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.print(“Nenguemmesegura”);System.out.println(" eu vou aprender java!");}
Entao cara, tive que fazer algumas modificações, na classe adicao vc tem que colocar static pq vc esta chamando em uma outra classe que é static, e para chamar o objeto esta no codigo abaixo, qualquer duvida retorne.
abraços
Adriano
publicclassPrimeiro{publicstaticvoidmain(String[]args){System.out.print(“Nenguemmesegura”);System.out.println(" eu vou aprender java!");adicaoad=newadicao();ad.soma();}
primeiro tome cuidado, se voce tiver essas duas clases no mesmo arquio
nao ira compilar. so pode existir uma classe publica por arquivo que deve coincidir com o nome do arquivo.
naoe uma boa pratica de programacao criar classes com nome minusculo, troque o adicao por Adicao.
para a classe Primeiro usar a classe adicao, voce deverar instanciar um objeto dela.
adicione ocodigo
adicao objetoAdicao = new adicao();
objetoAdicao.soma();
voce chama osmetodos do objeto instanciadoda classe a comum ponto
valeu
og
O
Og1
Adriano creio que nao existe classes estaticas.
somente default,public,abstract e final.
N
Neto.Sabio
Cara qual é o progrma que vc esta utilizando para elaborar os codigos ?
P
proazevedo
Por enquanto eu estou utilizando o NotePad do windows.
S
Sumare
Estou pegando carona com vcs…
Sds,
P
proazevedo
Og:
Beleza, fiz oque o Adriano disse e definí a classe como statis como vc falou e funcionou… Beleza…valeu muito grato.
A
adriano-itupeva
Og:
Fala Og!
Cara da uma olhada neste tutorial que vc verá que existe classes estáticas sim.
então somente classes internas podem ser static né.
falow
N
Neto.Sabio
como vai proazevedo
Posso esta dizendo uma coisa feia , mas eu usaria o eclipse , mesmo começando , pois e uma ferramente que te esplica os metodos que podems ser usados na classe e caso vc esqueca de algum ponto e virgula hehe ele te avisa.
Eu tambem iniciei minha jornada esse ano para desenvolvimento em Java , e posso te falar que eu perdia muito tempo e tinha muitas duvidas no comeco quando eu usava o notepad .
se precisar de ajuda para configurar o ecllipse e so falar