Ciências de Computação são muito concorridos nas Universidades federais?

22 respostas
M

Ano passado eu tinha visto ele está em 6 do mais concorridos nas universidades… Oo

O mercado está tão foda assim para ser tão concorrido? Tipo eu programo por hobby, e não tenho noção do mercado.

22 Respostas

E

“No pain - no gain”.

Se antigamente mamãe queria que você fosse médico ou advogado, hoje em dia ela quer que você seja cientista da computação, afinal de contas o titio Bill Gates (que ela deve conhecer, não?) nem terminou a faculdade e por um bom tempo foi o homem mais rico do mundo :slight_smile:

Mesmo que o mercado não fosse concorrido, a profissão está “sexy” agora. E é por isso que a concorrência é grande (isso desde mais de 20 anos atrás; que dirá agora).

Para comparar, lembrem-se que as carreiras de publicidade e propaganda também eram (ou ainda são) muito concorridas, embora o mercado seja muito restrito.

Ou seja, não é porque é difícil de entrar em uma determinada carreira que o mercado é grande ou pequeno para a tal profissão. Há 200 advogados por quilômetro quadrado aqui no Brasil (ok, estou exagerando um pouco) e sempre foi difícil entrar na Direito da USP :slight_smile:

V

Sem falar que qualquer curso mais ou menos popular é extremamente concorrido quando a mensalidade é de graça.

K

Melhor é você ser engenheiro Civil ou mesmo pedreiro, ser programador Java hoje não vai lhe dar muito retorno não, com a chegada do Maker e outras ferramentas que faz “pogramas” do jeito rápido a tendência é cada vez mais reduzir essa função.

R

E quem disse que fazer Ciência da Computação implica em ser programador ? Tem uma tonelada de cargos e especializações que um formado em Ciência da Computação pode seguir, sem falar na carreira acadêmica. Além do mais, com uma faculdade de CC bem feita (ou EC, ou SI) o tipo de software que você desenvolve pode ir bem além dos CRUD’s que essa ferramentas fazem.

O problema de quem vende essas ferramentas é achar que todo software do mundo é arrastar componente e ligar no banco de dados …

R

Mas respondendo ao tópico principal … Eu diria que a concorrência é razoável, não é tão concorrida quanto Medicina, mas é mais concorrida que Pedagogia por exemplo.

V

Que besteira…

J

Que besteira…

Existem uma meia dúzia de usuários que apareceram ultimamente aqui só geram pérolas das mais extravagantes.

D

Concordo com o ViniGodoy, “que besteira”, tem que entrar em curso por que gosta e não porque que ganhar dinheiro tai o grande mal desse nosso sistema brasileiro primeiro o dinheiro amor a profissão zero :evil:

E

Que besteira…

Concordo com o Vini, essa história de ferramenta que dispensa programador é velha e até hoje não substituiu nada, são +/- boas pra cruds, mas que sistema realmente fica no puro CRUD?

Quanto ao programador Java que não dá muito retorno, discordo, há ótimas vagas para todas as linguagens de programação, seja ela, Java, .NET, RoR, Clipper, Delphi, VB, etc.

Quanto a concorrência, sim, hoje o mercado está muito aquecido, existem diversas vagas para a área, não apenas como desenvolvedor.

S

Na federal de Uberlândia já foi um dos mais concorridos, hoje em dia tem menos concorrência, se fosse na minha época, talvez eu conseguisse passar.

Quem quiser ver:
http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/anexos/procsel/20122/PS20122_CandidatosVaga.pdf

R

soaresinfo:
Na federal de Uberlândia já foi um dos mais concorridos, hoje em dia tem menos concorrência, se fosse na minha época, talvez eu conseguisse passar.

Quem quiser ver:
http://www.ingresso.ufu.br/sites/default/files/anexos/procsel/20122/PS20122_CandidatosVaga.pdf

Nossa, 5,2 por vaga ? Tá bem baixa … SI em Monte Carmelo então nem se fala, prestou passou …

S

E a grande pergunta é: quem fez o maker :stuck_out_tongue: brincadeiras a parte é um ótimo curso, tem muita gente que vai na pilha sem saber no que esta se metendo talvez por isso seja bastante concorrido rsrs é um curso bastante puxado muito cálculo, física até não aguentar mais rsrs pelo menos aqui em brasília na UNB é assim.

L

soaresinfo:

Quem quiser ver:

Nossa, que relação c/v baixa.

A Unicamp que é uma das que eu quero tem Candidato/Vaga 21.5

http://www.comvest.unicamp.br/estatisticas/2012/ncortef2.html

M

Bem, eu estava pensando em fazer Ciências da Computação, mas acabei preferindo em Ciências Econômicas(tudo a ver hehe).

Algum de vocês é graduado? Podem dizer sobre como é a graduação?

J

MauroWithClass:
Bem, eu estava pensando em fazer Ciências da Computação, mas acabei preferindo em Ciências Econômicas(tudo a ver hehe).

O pior é que tem a ver mesmo, rsrss. Ambos são cursos de matemática aplicada.

L

Bem isto é pq a pirralhada acha que vai aprender a hackiar no curso e virar um anonymous depois que entram e vem como ele realmente é a grande maioria cai fora… CC é um tipo de curso que vai diminuindo a quantidade de alunos ao passar do tempo, quando eu fazia no 1 periodo tinha uns 50 e no final apenas 6 ficaram até o fim e se formaram…

L

Isto não existe! Ferramentas podem ajudar o programador a programar e não substitui-lo isto é impossível e este maker que se refere é uma piada!

L

luistiagos:
Bem isto é pq a pirralhada acha que vai aprender a hackiar no curso e virar um anonymous depois que entram e vem como ele realmente é a grande maioria cai fora… CC é um tipo de curso que vai diminuindo a quantidade de alunos ao passar do tempo, quando eu fazia no 1 periodo tinha uns 50 e no final apenas 6 ficaram até o fim e se formaram…

Só 6??? DAFUQ

No meu técnico de 40 foi para 19 já, fora que desses 19 uns 15 tem DP em alguma matéria…

Imagina na facul

E

LucasAdri07:

Pois é, um colega meu faz uns vinte e poucos anos atrás quis entrar na Unicamp, nesse curso de Ciências de Computação, mas como ele não tinha dinheiro para estudar fora de casa, foi estudar no ITA mesmo, que pelo menos fornecia o alojamento - era em outra cidade, mas pelo menos não precisava pagar a república (he he he).

L

entanglement:
LucasAdri07:

Pois é, um colega meu faz uns vinte e poucos anos atrás quis entrar na Unicamp, nesse curso de Ciências de Computação, mas como ele não tinha dinheiro para estudar fora de casa, foi estudar no ITA mesmo, que pelo menos fornecia o alojamento - era em outra cidade, mas pelo menos não precisava pagar a república (he he he).

Simplesmente “foi estudar no ITA” sem todo aquele stress dos estudos pra passar lá? ^^

M

juliocbq:
MauroWithClass:

Pior que não Economia é ciência social aplicada, tem matemática, mas não como Ciências da Computação. Quando fui ver a grade da UFRJ, fiquei impressionado como Ciências da Computação é focada em pura matemática.

J

MauroWithClass:
juliocbq:
MauroWithClass:

Pior que não Economia é ciência social aplicada, tem matemática, mas não como Ciências da Computação. Quando fui ver a grade da UFRJ, fiquei impressionado como Ciências da Computação é focada em pura matemática.

Opa legal.

Criado 10 de maio de 2012
Ultima resposta 10 de mai. de 2012
Respostas 22
Participantes 12