Class com variaveis constantes

3 respostas
B

Boas,

Estou a trabalhar num grande projecto em java e como é utilizado muitos valores constantes resolvi criar uma classe que contem apenas variaveis static final (constantes) assim quando tiver que mudar o valor de alguma delas só tenho q ir a um sitio em vez de estar a percorrer todas as classes do meu projecto para fazer isso.

Vejam o inicio dessa classe:

public class SystemCons {

/* DATABASE CONFIGURATION */
	public static final String DBDRIVER = "com.mysql.jdbc.Driver";
	public static final String HOST = "localhost";
	public static final String LOGIN = "morcego";
	public static final String PASSWORD = "xxxxxxxxx";

//...............
}

A meu ver facilita bastante as coisas mas queria saber se é boa politica em termos de programacao em java, o que acham?

PEACE!

3 Respostas

M

ah legal, acho que você poderia como outra forma usar um arquivo texto, xml. Desta forma você não precisaria de uma classe somente para armazenar esses valores.

Sem mais

B

Muitas vezes as pessoas optam por declarar as constantes em interfaces ao invés de classes.
Mesmo porque qualquer variável de uma interface é automaticamente uma constante (public static final).
Não sei se tem algum benefício em relação a declarar em uma classe, mas já vi bastante (talvez gaste menos memória, mas não sei).

R

ae galera…

vendo essa duvida de classes com valores constantes, me ocorreu uma duvida…

pensei em colocar minhas constantes e mensagens do sistema em um arquivo XML…como ficaria o acesso a esses dados?? seria mais lento do q em classes?? seria praticamente imperceptivel??

o q vcs acham ou sabem disso??

valew

Criado 13 de março de 2003
Ultima resposta 14 de mar. de 2003
Respostas 3
Participantes 4