Código em RBC (IA)

7 respostas
K

Bom dia pessoal, sou novo no fórum e estou com uma dúvida quanto a Raciocínio Baseado em Casos (RBC), estou pensando em uma forma pra implementar isso em um programa java, mas não consigo pensar em nada, já procurei aqui no fórum e em outros e nada de código que utilize essa forma de inteligencia artificial, por isso peço a ajuda de vocês, se possível, caso alguém saiba sobre o assunto, tenha alguma ideia de como fazer ou tem o link pra algum código q possa me ajudar a entender, agradeceria muito. De qualquer forma fico no aguardo e agradeço de antemão.

7 Respostas

E

Por que é que o pessoal tem mania de definir a linguagem primeiro (no seu caso, Java) e depois procurar alguma coisa sobre o assunto? Isso limita muito o seu campo de procura (pode até acabar deixando você sem opções, porque pode ser que Java não seja a ferramenta mais usada ou mais adequada sobre isso).

Você teve sorte, porque provavelmente vai poder olhar isto aqui:

http://gaia.fdi.ucm.es/research/colibri/jcolibri

Tal vez usted puede comunicarse con los autores (que se encuentram en una universidad española) y pedir algunos consejos.

E

De qualquer maneira, o Google é sempre seu amigo. Procure por “case-based reasoning” e comece pelo artigo da Wikipedia em inglês para começar a procurar por bibliografia.

K

@entanglement
Cara, eu disse a linguagem antes, por que eu estou fazendo um módulo de um projeto que está sendo feito em JAVA, então outras linguagens não me serviriam até por que é um projeto de faculdade e não posso fazer nada quanto a alteração da mesma. De qualquer forma, obrigado pelo link parece ser muito bom.

K

Muito bom essa material, só que não vai me servir muito, vou tentar explicar, no meu projeto eu tenho que fazer um analisador semantico num editor, onde nesse editor eu vou cadastrar as palavras de uma frase e vou ter que dar o sentido pra cada palavra, nesse editor eu tbm quero fazer uma forma de cadastro de exceções de sentido, por exemplo, na frase “Eu quero manga”, qual o sentido de manga? nesse caso tem sentido de fruta, já que o verbo quero está contida na mesma frase e é anterior a manga, assim eu quero cadastrar um sentido padrão pra cada frase e uma exceção a regra onde eu cadastro a palavra q irá afetar manga, como neste exemplo “quero” e coloco o peso em que esta será afetada. O que eu gostaria era uma exemplo em código de um RBC pra que eu possa entender como o RBC funciona e assim fazer a minha implementação deste editor.

E

Você pelo menos baixou os fontes do JColibri? Lá tem um monte de fontes em Java, não sei se é o que você quer :slight_smile:

E

De qualquer modo, é sempre bom você procurar por “case-based reasoning”. Se procurar por “rbc” na Internet só vai achar “rede brasil de comunicação” ou alguma coisa inútil.

K

Vou baixar agora pra ver se vai me ajudar, de qualquer forma, obrigado pela força :smiley:

Criado 27 de maio de 2013
Ultima resposta 29 de mai. de 2013
Respostas 7
Participantes 2