Código Língua Nativa (Português) ou Inglês?

9 respostas
N

Eai, qual vocês acham melhor de aplicar em um projeto começando do zero?

9 Respostas

A

eu prefiro colocar tudo em ingles.

nomes de classes e variaveis, colunas do BD, keys de properties, keys de internacionalização…

A

Sempre em inglês. Com o projeto começando ou terminando, deve-se aplicar sempre o inglês, simplesmente porque um programador cuja língua nativa é o português fala inglês, mas o contrário (programador cuja língua nativa é inglês) dificilmente fala português. Então, começar desde já programando em inglês é o mesmo que se preparar para o futuro.

[]´s

L

Já passei por situações onde tive que desenvolver utilizando nomes de variáveis, métodos, classes, interfaces e tudo o mais em português.
Isso tudo por exigência do cliente.

Se eu puder escolher, sempre escolho o inglês.
Acho que o código fica mais legível para mim e pra outras pessoas que possam vir a ler ao redor do mundo. =P

Abraços.

A

Bom… use o bom senso…

Open Source ? Inglês sem discutir

Cliente Não liga ? Sua equipe manja de inglês ? Inglês sem discutir

Cliente faz alguma exigência ou a maioria dos membros da equipe (melhor mandar essa galera estudar) não manjam de inglês ??? Use o Português.

Todavia, pra deixar seu sistema flexível, use o inglês se não houver cláusulas, afinal, mesmo começando não Open, ele pode vir a se tornar Open…

Abs []

[EDIT] - Só pra expor minha opnião pessoal, (que ninguém é obrigado a concordar, apenas respeite, pois não a mudará) o Inglês é mais por questão de deixar seu Sistema flexível mesmo. Afinal, não vejo problema algum em fazer um Sistema todo em português, de modo que fique legível a todos que compreendam esse idioma, pois temos uma comunidade de TI muito forte no Brasil, logo não vejo essa necessidade toda no Inglês… Muito fala-se nos materiais que são inglês e isso acaba deixando a comunidade receosa tendo em vista que parece que qualquer livro ou documentação escrita por Brasileiro, não presta. Isso pode ser uma verdade por apenas 1 motivo, porque os maiores profissionais do nosso país que resolvem escrever, o façam também em inglês.

Percebam amigos, tenho o inglês pra leitura, e to correndo atraz da fluência verbal, afinal perde-se grandes oportunidades com isso. Mas penso que deveríamos valorizar muito mais nosso idioma e nossa comunidade. Quando entramos em um projeto nos EUA temos que aprender a língua deles. Porque quando os mesmos não entram em nossos Projetos ou empresas, também não se esforçam pra aprender a nossa ??? Ou eles são superiores mesmo ??? Só minha opnião, sem desvirtuar o POST… heueheue

[EDIT 2] - o maior_abandonado concordou com tudo que eu disse antes do EDIT 1… Hueheueheueheu

M

adriano_si:
Bom… use o bom senso…

Open Source ? Inglês sem discutir

Cliente Não liga ? Sua equipe manja de inglês ? Inglês sem discutir

Cliente faz alguma exigência ou a maioria dos membros da equipe (melhor mandar essa galera estudar) não manjam de inglês ??? Use o Português.

Todavia, pra deixar seu sistema flexível, use o inglês se não houver cláusulas, afinal, mesmo começando não Open, ele pode vir a se tornar Open…

Abs []

concordo com tudo o que ele disse, em especial com a primeira frase… o pessoal aqui costuma ter a mente meio fechada quanto a certos assuntos, esse é um destes…

A

desculpa desvirtuar o POST =P

mas, acredito que ingles virou ‘padrão’, não é questão de valorizar ou não, e de odiar americanos ou não, ou forçar as pessoas a aprenderem a sua lingua… é apenas uma forma de deixar globalizado, já que “quase todo mundo” sabe ingles…

a historia mundial deixou o ingles invadir, e agora isso não vai mudar…
e aposto que quase ninguem aqui está disposto a aprender uma lingua nova que não seja vinculada a nenhuma nação, assim como o Esperanto é.

[diminui o quote]

A

alucardeck:

a historia mundial deixou o ingles invadir, e agora isso não vai mudar…

Bom, isso ainda depende de escolhas, não muda se não quisermos… Mas entendi seu ponto de vista e também concordo…

Tanto que estou começando um Projeto que pretendo torná-lo Open Source e o mesmo já está 100% in English…

Abs []

R

Eu estou começando agora, mas já vi o suficiente para notar que a área é totalmente dominada pelo inglês. Na minha humilde opinião, fique com o inglês a menos que tenha algum motivo especial para não fazê-lo.

Abraço!

S

Eu coloco em Português. Mas várias pessoas com quem eu ja trabalhei colocavam em inglês. Isso gerava uma falta de padrão.Por causa disso estou a passar a usar o inglês

Criado 29 de março de 2011
Ultima resposta 30 de mar. de 2011
Respostas 9
Participantes 8