Com ver se tem um objeto instanciado?

10 respostas
V

Eu tenho uma Classe chamada Operacional, dentro dele tem uma váriavel do tipo List listaExcecoes para uma outra classe

no meio programa preciso utilizá-la, gostaria de saber qual comando eu daria para ver se existe um objeto instanciado desse list dentro do Objeto Operacional???

10 Respostas

Z

Verifica se ele é null

J

se lista = null então
escreve “Está nulo”

R
if(!lista.isEmpty()) {
   //sysout("sua lista NAO esta vazia");
}
J

renanreismartins:
if(!lista.isEmpty()) { //sysout("sua lista NAO esta vazia"); }

Se você testar isEmpty(), o programa vai testar a capacidade da lista, e não a lista em si(o ponteiro).

A lista pode muito bem estar alocada, e não possuir elementos.

R

juliocbq concordo!

porém entendi que o nosso amigo quer saber se o list dele possui algum elemento.

abrassss

J

Engraçado que em c++ poderia testar o ponteiro da seguinte forma

se é listaExcecoes então
escreve “alocado”

if(listaExcecoes){

cout << alocado;

}

em java não consigo fazer isso, e deve estar explícito

if(listaExcecoes != null){

System.out.print(alocado);

}
P

Se o objeto estiver como null quer dizer que ele ainda não foi instanciado…
Ou instanciado como null (nao sei se é considerado instanciado), mas enfim, ele está vazio.

J

pedroroxd:
Se o objeto estiver como null quer dizer que ele ainda não foi instanciado…
Ou instanciado como null (nao sei se é considerado instanciado), mas enfim, ele está vazio.

Realmente não está instanciado. Como um objeto(um objeto aponta para uma area de memória, onde existem dados) ou ponteiro(em c++) está null, não existe referência para nenhuma área.

P

Entendi, brigado pelo exclarecimento =)

S

vitorkgb:
Eu tenho uma Classe chamada Operacional, dentro dele tem uma váriavel do tipo List listaExcecoes para uma outra classe

no meio programa preciso utilizá-la, gostaria de saber qual comando eu daria para ver se existe um objeto instanciado desse list dentro do Objeto Operacional???

A sua pergunta não é clara. Vc quer saber se existe algum objeto na lista (se ela não é vazia) , ou vc quer saber se um objeto especifico está na lista ?
Para a primeira pergunta já deram a resposta.
Para a segunda vc usa list.contains(objeto), mas só funciona se implementar equals corretamente.

Criado 17 de março de 2010
Ultima resposta 19 de mar. de 2010
Respostas 10
Participantes 6