Como anda o Mercado na sua região?

48 respostas
F

Bem, a pergunta é bem genérica, mas gostaria de saber dos amigos como andam as ofertas/oportunidades para os Java boys.

Particularmente, vejo uma crescente oferta de trabalhos em SP, especialmente na cidade de SP. Creio que o país está numa fase de crescimento que tem impacto direto nos empregos, principalmente na nossa área.
Nesse sentido, seria de bom tom todo mundo começar a pedir um valor hora condizente com o cenário/conjuntura, aproveitando para valorizar o que tem de melhor: o conhecimento.

Pragmaticamente, um desenvolvedor junior não poderia pedir menos que R$ 35,00/hora, pleno R$ 45,00/hora e sênior R$ 60,00/hora.*

Um abraço!

*valores para São Paulo - SP.

48 Respostas

J

felipeguerra:
Bem, a pergunta é bem genérica, mas gostaria de saber dos amigos como andam as ofertas/oportunidades para os Java boys.

Particularmente, vejo uma crescente oferta de trabalhos em SP, especialmente na cidade de SP. Creio que o país está numa fase de crescimento que tem impacto direto nos empregos, principalmente na nossa área.
Nesse sentido, seria de bom tom todo mundo começar a pedir um valor hora condizente com o cenário/conjuntura, aproveitando para valorizar o que tem de melhor: o conhecimento.

Pragmaticamente, um desenvolvedor junior não poderia pedir menos que R$ 35,00/hora, pleno R$ 45,00/hora e sênior R$ 60,00/hora.*

Um abraço!

Apoiado, temos que nos valorizar de acordo, os valores acredito estar correto para SP mesmo. Desconheço valores para outras regiões, seria legal o pessoal postar.

R

O mercado realmente esta crescendo MUITO, mas esses valores infelismente estão acima do mercado.

J

felipeguerra:

Um abraço!

Ah, se SC fosse esses valores… :?

R

Em São paulo o normal é um sênior ganhar ao em torno de 40/hora…

F

é por essas e outras que eu digo que os profissionais precisam se valorizar, entender a conjuntura econômica…

C

Mas esses valores sao para PJ ou Clt?

R

é por essas e outras que eu digo que os profissionais precisam se valorizar, entender a conjuntura econômica…

Concordo com você!!!
mas é uma coisa complicada… como profissional eu me encaixo dentro da media salarial…
não tem como você tentar ficar muito acima… porque tem outros…
agora na minha carreira solo… tento ao maximo valorizar meu trabalho.

felipeguerra você esta dentro dos valores que você informou!?

F

Dentro dos valores que citei, estou um pouco abaixo…mas já estou me articulando para que isso fique para trás.
Estou num momento de ter que fazer muito extra, sem tempo para estudar mais, conciliando minha vida social/familiar.

é questão de tempo!

um abraço.

P

Alguem Sabe como anda em Brasilia, to pensando seriamente em mudar pra la.

R

é relativo esses valores…

trabalho em sp, e sinceramente nunca vi jr ganhando 30 reais a hora!

a minha região é abc, lá é meio fraco… não tããão ruim, mas não tem nem como comparar com sp…

F

Se um júnior é um cara que foi estagiário, e apanhou muito na jornada, esses valores são coerentes.
Agora, se um junior é um cara que não manja nada de Java, fez uns cursos aqui e ali, e mesmo assim é contratado, aí realmente não sei se é um valor condizente…

L

Esses valores são PJ não são?

Pois pelos meu calculos.

R$20 por hora
R$160 8 horas

Um programador trabalha de 8 à 10 horas, correto? Coloquei 8 pois é o minimo.

Vamso supor que um Java Junior trabalhe de seg à sex, são 22 dias por mês.

R$ 160 * 22 = 3520.

Isso é o salario de um Junior, alguem que tem pouca “experiencia” em Java.

Não é uma média maior do que a maioria da profissões?

N

Acho que 35 como junior está muito acima da média do mercado…

Com mais de 25 como junior já é dificil achar…

F

LucasAdri07:

Pois pelos meu calculos.

R$20 por hora
R$160 8 horas

R$ 160 * 22 = 3520.

(Sim, postei valores para PJ!)
Vamos analisar a relação PJxCLT:

I) Júnior PJ [Valor Hora: R$20,00; Horas no mês: 168] = R$ 3360;

Digamos que tendo esse valor como parâmetro, um CLT ganhe 60% desse valor como Júnior:

II) Júnior CLT = R$ 2016,00;

Você acha justo um CLT Júnior ganhar R$ 2.016,00 em SP? Levando-se em conta o momento em que estamos vivendo?

Obs: O valor para PJ deve ser baseado no valor do CLT, visto que PJ é, na praxis, só para burlar a lei.

L

felipeguerra:
LucasAdri07:

Pois pelos meu calculos.

R$20 por hora
R$160 8 horas

R$ 160 * 22 = 3520.

(Sim, postei valores para PJ!)
Vamos analisar a relação PJxCLT:

I) Júnior PJ [Valor Hora: R$20,00; Horas no mês: 168] = R$ 3360;

Digamos que tendo esse valor como parâmetro, um CLT ganhe 60% desse valor como Júnior:

II) Júnior CLT = R$ 2016,00;

Você acha justo um CLT Júnior ganhar R$ 2.016,00 em SP? Levando-se em conta o momento em que estamos vivendo?

Obs: O valor para PJ deve ser baseado no valor do CLT, visto que PJ é, na praxis, só para burlar a lei.

Hmm, por isso que perguntei, ainda não conheço muito bem os valores, e imagino um Junior uma pessoa com pouca experiência, alguem que acabou de sair de um estágio…

Por isso perguntei se à média de salário não é maior do que oustros profissionais que estão saindo do estágio agora…

E por exemplo, o cara tem 24 anos, é Júnior, ganha esses R$ 2.016,00 e não tem Filhos nem mulher pra sustentar, não seria um salário bom?

L

felipeguerra:

Só uma pergunta… vc fumou o que para escrever uma merda dessas?

G

LucasAdri07:

Pois pelos meu calculos.

R$20 por hora
R$160 8 horas

R$ 160 * 22 = 3520.

Cara se vc soubesse o que um Junior precisa saber para arranjar uma vaga pagaria mais uns R$ 1.000 (isto não é uma piada)

L

Na minha Terra nem os seniors ganham mais de 20 conto a hra…

L

Giulliano:
LucasAdri07:

Pois pelos meu calculos.

R$20 por hora
R$160 8 horas

R$ 160 * 22 = 3520.

Cara se vc soubesse o que um Junior precisa saber para arranjar uma vaga pagaria mais uns R$ 1.000 (isto não é uma piada)

Hmm, é que eu imagino tipo, programador Junior é aquele cara que acabaou de sair do estágio, tem pouca experiência, e talz, mais já que é exigida tanas coisa…

F

luistiagos:
felipeguerra:

cara, se eu for responder isso a altura, seria melhor se fosse frente-a-frente…

L

LucasAdri07:
E por exemplo, o cara tem 24 anos, é Júnior, ganha esses R$ 2.016,00 e não tem Filhos nem mulher pra sustentar, não seria um salário bom?

Pior que eu conheço gente que tem 21 anos e ganha 3x esse valor hehehe

O que o felipeguerra falou é verdade, o salário é em torno disso mesmo, em SP claro

L

Leozin:
LucasAdri07:

O que o felipeguerra falou é verdade, o salário é em torno disso mesmo, em SP claro

Se eu morar em uma casa própria, seja com minha familia ( pais, avós, tios, primos ), ou minha casa mesmo, acho que com 24 anos, sem ter familia pra sustentar, R$2.016,00 da pra se virar legal.

C

Em SP Jr. ganhando 20 conto a hora como pj é frequente e mto facil de ver…ate 25 eu diria…agora junior ganhando 35 a hora é bullshit…

J

Leozin:
LucasAdri07:

Tenho um amigo dessa idade, com uns 2 anos de experiencia, que ta ganhando 40/h como clt flex. Mas a consultoria que ele trabalha vendeu ele como senior.
De qq maneira, esse valor não se ve muito por aqui.

Achei esses valores que o felipeguerra passou, meio altos.

Pra ficar mais coerente com o que eu tenho visto, eu tiraria pelo menos uns 5 reais de cada nivel.
De qualquer maneira são valores que eu considero justos.

Senior trabalhando por $40 é brincadeira neh?
É isso que acaba com a nossa categoria.

Fiz uma entrevista uma vez em que eu pedi uns 15% abaixo do que o felipeguerra postou.
A moça do RH achou um absurdo, disse que tava totalmente fora do mercado e que era impossível pagar esse valor.
Eu disse que era o minimo que eu podia fazer. Ela disse que ia repassar o valor pro cliente, mas que achava improvavel que ele aceitasse pagar tudo isso.
Bom, depois disso ela me ligou umas 5 vezes em 1 semana, tentando me chamar. Eu não atendi nenhuma ligação.
Por fim, respondi por email que já tinha arrumado outro emprego. Nesse emprego me pagaram o que eu queria. Sem reclamar.
Se o valor era tão absurdo e tão fora do mercado, pq ela tava tão desesperada atras de mim?

Cabe a nós não aceitarmos qq oferta.

Isso é pra realidade de SP(capital), claro.

L

felipeguerra:
luistiagos:
felipeguerra:

calma… calma… não quiz ofendelo… foi uma brincadeira… mas vc deve reconhecer que o que vc disse não condiz com a realidade…
se vc ganha 60 conto a hra parabens… porem não é a realidade da maioria…

F

35 junior me parece muito alto mesmo, nunca vi um caso assim. Agora 60 um senior acho realista. Mas mais importante é que o mercado voltou a ficar aquecido, tem muitas vagas abertas.

L

PJ com 60 p/ h dá 480 por dia, trabalhando 8 horas, por 22 dias, dá R$10.560,00. Se eu ganhasse 10k com 35 anos estava feliz :smiley:

A

PJ com 60 p/ h dá 480 por dia, trabalhando 8 horas, por 22 dias, dá R$10.560,00. Se eu ganhasse 10k com 35 anos estava feliz :D

Pois é, só que isso é PJ. Pra traduzir isso em CLT , dá mais ou menos 60%, o que dá uns 6K. O que eu já não julgo tanto assim (IMHO).

[]´s

L

Onde é q estão pagando 35 reais a hora para programador junior?

Eu já trabalhei aqui em salvador ganhando 54 reais o dia, por 35 a hora eu já tinha ido embora a muito tempo.

L

E um programador júnior, seria um que acabou de terminar a faculdade em Ciencias da Computação (sem levar nas coxas o curso, indo bem), ou deve-se ter um tempo de carreira bem maior do que isso para se tornar júnior, lembrando que o individuo provavelmente deve ter pego um estágio durante a faculdade.

L

Quem dera existisse um padrão definido para o que é ser Jr. Pl. e Sr. Infelizmente, cada empresa tem seu conceito.
O mesmo vale para valores de salário para cada uma das faixas… isso é muito relativo.
Numa cidade do interior, onde o custo de vida é menor, por exemplo, os valores tendem a ser menores. A maioria das empresas não comporta valores altos.
Tamanho da empresa, tamanho da cidade, disponibilidade de mão de obra, CLT ou PJ… tudo isso pesa na hora de determinar valores.
Se aqui em Bauru um Sr. quiser trabalhar por R$ 40,00 / hr, tem que esperar sentado. Claro que pode haver casos raros… mas isso é muito alto para o interior, para uma empresa de pequeno porte, por exemplo.
Sei de uma empresa em uma cidade aqui perto, de porte até considerável, que paga R$3.000,00 para um analista Java sênior.

A título de exemplo, para um concurso dos correios, determinaram um salário de 3.431,00 para analista Jr. Isto é um ótimo salário para um Jr. no interior, acreditem.

[]'s

L

Esqueci de mencionar uma opinião…

Cada profissional deve se valorizar, saber do que é capaz e, de acordo com a região em que está, buscar melhores salários. Mas é importante que haja bom senso… muita gente acaba se complicando, dizendo que sabe mais do que realmente sabe no momento da entrevista.

Tempo de serviço deixou de ser há tempos uma medida para se saber se uma pessoa é sr, pl ou jr… conhecimento é mais determinante, na minha opinião.

[]'s

L

luistiagos:
felipeguerra:
luistiagos:
felipeguerra:

calma… calma… não quiz ofendelo… foi uma brincadeira… mas vc deve reconhecer que o que vc disse não condiz com a realidade…

Falar que o cara falou uma merda e depois dizer que é brincadeira não alivia muito, mas enfim, eu achei essa faixa que o Felipe colocou bem coerente.

Porém, normalmente as vagas que pagam esse valor não são das empresas que procuram os candidatos na APINFO, tvz aí esteja a dificuldade das pessoas daqui de encontrarem esses valores.

QI(Quem Indica) ainda é o melhor caminho para estes valores. Mas aí a pessoa pode falar: “Ah, mas eu não conheço ninguém, eu sou um pobre coitado”. É pra isso que existe o GUJ! Eu mesmo consegui meu emprego atual por meio de contato com uma pessoa que eu conheci aqui. Por isso, fica a dica, não é legal ficar se queimando no forum arrumando briguinha, discussão, usando palavras ofensivas etc. O Felipe Guerra mesmo pode trabalhar em um lugar que paga essa faixa de salário, mas ao invés de ir falar com ele, tvz via MP, e entender dá onde ele tirou esses valores, o pessoal que fica reclamando dos salários prefere ironizar o que ele disse e falar que ele tá louco. Vai entender…

[]s

R

é, realmente briguinhas é um saco…
mas sempre tem os zé mané que querem…

mas quanto aos valores, eu discordo bastante do valor citado para jr…
35/h dá quase 6k/mês… o que sinceramente eu acho bem alto, além de nunca ter visto…

mas é uma questão do que se considera jr…
jr/pl/sr pra mim não pode ser medido por meio de tempo de experiência… esta ai um bom motivo talvez para vagas com qi pagarem mais… acho dificil alguem que indica alguem que nao seja realmente bom… e se considerar que um jr não é só aquele cara que acabou de entrar no mercado, mas também tem pessoas com 1/2 anos de exp, ai já não seria um valor muito alto mesmo…

N

Nossa, eu moro em SP e NUNCA vi uma vaga pagando 6k pj para junior… Junior é um cara com 1/2 anos de experiência e um conhecimento razoável …e não acho que isso pague 6k como PJ…

O que eu vejo é de 3.5 ~ 4.5 PJ para junior…acho um valor bem válido…

D

Luiz_Gustavo:
Esqueci de mencionar uma opinião…

Tempo de serviço deixou de ser há tempos uma medida para se saber se uma pessoa é sr, pl ou jr… conhecimento é mais determinante, na minha opinião.

[]'s

Rapaz deveria ser assim, mas na prática é justamente o contrário.

O que tem de nego “Senior” por aí, que tem 10 anos de “experiência” pingando de empresa em empresa e empurrando com a barriga até a hora que não der mais.

G

Queria eu receber pelo menos 10 a hora aqui na minha cidade(Londrina/PR), mas aqui infelizmente as empresas não sabem valorizar os profissionais do ramo de informática.
Concordo que ainda não tenho nem 1 ano de experiência no mercado com Java, mas sou formado em Sistemas de Informação, 4 anos de faculdade sendo ela voltada para JAVA + esse tempinho que eu to na empresa e o salário láááá embaixo.

Aqui infelizmente é assim, não falo isso como uma desmotivação para vir para cá, mas como uma motivação para que essa área se desenvolva de uma vez aqui. Londrina não é uma cidade pequena(não se compara com a capital do estado, Curitiba, e muito menos SP), só que era para o mercado já estar bem melhor. Não digo só Java não, mas qualquer outra linguagem de programação.

As empresas aqui querem um Programador que saiba tudo e querem pagar menos que 6 a hora e isso infelizmente desmotiva os profissionais a ficarem aqui e o mercado de fora da cidade acaba levando a maioria deles. Digo isso porque tenho como exemplo uma pessoa na família que foi embora daqui somente por causa de salário.
Em questão de custo de vida e qualidade de vida, aqui é perfeito, mas o bolso fala mais alto nessas horas.

Não digo que o mercado não está crescendo aqui, pq ele está crescendo sim. Cada dia mais empresas vão abrindo aqui, só que o mercado não paga bem. Espero que as empresas comecem a pagar melhor aqui, senão a cidade vai ser apenas um lugar aonde fabricam desenvolvedores para o mercado de fora.

L

lavh:
luistiagos:
felipeguerra:
luistiagos:
felipeguerra:

Falar que o cara falou uma merda e depois dizer que é brincadeira não alivia muito, mas enfim, eu achei essa faixa que o Felipe colocou bem coerente.

Porém, normalmente as vagas que pagam esse valor não são das empresas que procuram os candidatos na APINFO, tvz aí esteja a dificuldade das pessoas daqui de encontrarem esses valores.

QI(Quem Indica) ainda é o melhor caminho para estes valores. Mas aí a pessoa pode falar: “Ah, mas eu não conheço ninguém, eu sou um pobre coitado”. É pra isso que existe o GUJ! Eu mesmo consegui meu emprego atual por meio de contato com uma pessoa que eu conheci aqui. Por isso, fica a dica, não é legal ficar se queimando no forum arrumando briguinha, discussão, usando palavras ofensivas etc. O Felipe Guerra mesmo pode trabalhar em um lugar que paga essa faixa de salário, mas ao invés de ir falar com ele, tvz via MP, e entender dá onde ele tirou esses valores, o pessoal que fica reclamando dos salários prefere ironizar o que ele disse e falar que ele tá louco. Vai entender…

[]s

É que pelo o que ele disse da a entender que esta é a média salarial da nossa area… e como vc deve saber e como vc mesmo disse isto é a media para algumas raras empresas que não buscam candidatos por Apinfo, netcarreiras, entre outros sites de empregos… ou seja são muito poucas empresas que pagam este valor e é bem raro alguem entrar nelas… a não ser por QI, mas dificilmente entra por competencia…

agora pense na situação… quando se fala que estes valores são pagos na maioria das empresas e não na empresa que vc trabalha em um forum serio de tecnologia… vc acaba enganando as pessoas novas neste mercado e que não tem muita experência de mercado… e acham que nossa area é mil maravilhas… depois de meter a cara e ver que a coisa é bem diferente a coisa complica… alem do mais ele pode queimar seu curriculo porai se for junior por exemplo e pedir 35 a hora no curriculo…
imagine a seguinte situação: o cara é junior que tem 1 ano de xp… precisa por a pretensão salarial no curriculo mas não sabe qto pedir… então ele procura no google sobre o mercado em java… acha um topico que nem este aqui no guj… ve que dizem que junior ganham no minimo 35 conto a hra… coloca a sua pretenção salarial de 35,00 a hra… detalhe este cara não tem QI… manda seu curriculo para tdo quanto é empresa… e que empresa vai contratar o cara? nenhuma! ele vai se queimar pedindo um valor deste… pois como vc mesmo diz as empresas que pagam este valor contratam geralmente por QI… e como ele tem curriculo e não QI… isto vai prejudica-lo… então devemos cuidar do que falamos em forums publicos de tecnologia… pois podemos prejudicar serio as pessoas com falsos argumentos!

J

Junior com 2 anos de exp e otimos conhecimentos em JEE (web/ejb) comprovado em teste, ingles, pl/sql.

[size=18][color=red]R$ 30 ~ 35 [/color][/size]

• Obs: Conhecer a ferramenta não basta para ser sernior mas, ajuda no valor.

Como criar um padrão de salario?

Oferta e procura - Se você for para quem te pagar mais, as empresas vão pensar antes de fechar contratos por migalhas.

:wink:

R

Taí uma prática comum no mercado…

Boa…
O pessoal do RH sempre tenta negociar um salário menor independente de quanto o profissional pede, principalmente em consultorias. É normal, parte do trabalho deles.

D

No momento, estou em Curitiba, noto que existem bastante vagas para .NET, Java, Delphi e PHP e a maioria delas exigem exériência.

Vejo bastante salários autos, porêm não tenho certificação e nem experiência :cry: ai fica difícil conseguir um bom emprego, tanto que estou procurando um emprego só pela experiência.

E tem bastante vagas, é comum ver vagas que não são preenchidas a meses.

L

DarthVictor:
No momento, estou em Curitiba, noto que existem bastante vagas para .NET, Java, Delphi e PHP e a maioria delas exigem exériência.

Vejo bastante salários autos, porêm não tenho certificação e nem experiência :cry: ai fica difícil conseguir um bom emprego, tanto que estou procurando um emprego só pela experiência.

Cara onde vc viu isto?

D

luistiagos:
DarthVictor:

Cara onde vc viu isto?

No link abaixo:

http://www.ceviu.com.br/vaga/?view=vgext

R

Na minha cidade, interior do RS, um java junior, ou iniciante não ganha mais do que 1400 por mês.

E ainda tem muito pouca empresa por aqui que trabalha com java. E consequentemente pouca procura por programadores Java.

O Delphi, .Net e Php são bem mais utilizados, mas os salarios iniciais também não passam deste valor que citei.

A

jjose:
Junior com 2 anos de exp e otimos conhecimentos em JEE (web/ejb) comprovado em teste, ingles, pl/sql.

[size=18][color=red]R$ 30 ~ 35 [/color][/size]

• Obs: Conhecer a ferramenta não basta para ser sernior mas, ajuda no valor.

Como criar um padrão de salario?

Oferta e procura - Se você for para quem te pagar mais, as empresas vão pensar antes de fechar contratos por migalhas.

;)

Eu já vi consultoria oferenco 20 reais hora como pj para pessoas com dois anos de experiência e isso em São Paulo

R

LucasAdri07:

Isso é relativo, no mercado financeiro (o pessoal das mesas de operação, etc) tem empresa que paga R$2000 pra estagiario.
O pessoal junior dessas empresas ganham de bonus final de ano 3 meses de salario de um programador senior…

E concordo com o que o Hespanha falou. Não adianta fazer um hello world e colocar o cv na apinfo e achar que vai aparecer um monte de vaga.
Tem que participar de eventos de desenvolvimento (temos varios ainda esse ano), foruns, etc, pra fazer networking.

[]´s
Rodrigo

F

Leozin:
LucasAdri07:

Pois é, por isso que disse estar um pouco abaixo do que citei e correndo atrás do prejuízo…

Tem uns caras que não dão uma olhada no que eu escrevi, ou colocam sua interpretação ressentida no fórum.

F

lavh:

[]s

bem pontuado!

Um abraço

Criado 18 de junho de 2010
Ultima resposta 23 de jun. de 2010
Respostas 48
Participantes 28