Como carregar um combo box apartir de um clique em outro combo box usando JSP + VRaptor ? -Resolvido
7 respostas
T
Tenkara_Kiddo
Boa noite Galera,
estou com uma duvida das mais crueis, fiquei adepto ao VRaptor 3 a pouco tempo pelo desenvolvimento agil, e encontrei o seguinte problema:
o sistema é na verdade um cadastro de carros,
um carro tem uma marca, e uma marca tem um modelo,
ou seja para cadastrar um novo carro eu preciso carregar meus modelos de carros de acordo com a marca escolhida, no caso eu teria duas caixas de combo box, e preciso que ao clicar na marca “Ford” o combo de modelos carregue todos os modelos da marca “Ford”,a parte de pegar do banco eu consegui fazer, o meu dilema é como utilizar um evento dentro de um combo box na JSP, usando VRaptor 3
fiquei na maior duvida, desde ja muito obrigado.
caso alguem não tenha entendido a dúvida é so falar que eu explico de novo XD
brigadão abraço a todos.
Tem um artigo na revista MundoJ desse mes (no. 42) sobre ele.
G
Guevara
Pesquisando no Google achei um tópico do GUJ onde um membro sugere usar taglib e javascript: http://www.guj.com.br/posts/list/38260.java
Achei a idéia mais “limpa”, embora ele use Servlet ao invés de VRaptor, acho que dá pra resolver da seguinte forma:
Criando um Combo dinâmico sendo alimentado com <c:forEach>, poderia usar uma funçãozinha javascript para capturar o código do carro e passar esse código para o Controller, daí em diante é mole, o Controller passa pra DAO, a DAO responde, o Controller envia a marca do carro com result.include e preenche o combo referente a marca do carro, o mesmo seria feito com o modelo do carro.
A única dúvida é se uma função javascript é capaz de passar parâmetro para um Controller, ou se um Controller é capaz de receber parâmetro de uma função javascript, pq se der, dá pra fazer um combo dinâmico usando javascript e jstl apenas. O código seria drásticamente reduzido.
T
Tenkara_Kiddo
Valeu galera,
mais parece que sou meio useless eriairairiairiairairia
tentei tentei tentei tentei com Ajax, e nada mta zika pra minha cabeça, resolvi dividir a tarefa em duas partes de carregamento da minha página
primeiro seleciono a marca e quando clicar em próximo aciono a inserção de modelos daquela marca de veiculo.
eu realmente fiquei com agua na boca, gostei muito da alternativa do Next Framework rogelgarciam deve ser mto bom o Next vou procurar aprender um pouco sobre ele futuramente,
e muito obrigado Guevara pela dica com Ajax gostei muito do artigo vou procurar aprender mais sobre o Ajax HardWorking ! futuramente
valeu pela dica,
abraços.
G
Guevara
Tenkara, dá pra fazer com Ajax, eu consegui passar parâmetro pro Controller usando Ajax, veja:
Dessa forma vc envia a id da marca ou o nome da marca e passa pra algum método no seu Controller, depois vc repassa isso pra DAO e recupera a informação mandando popular outro select lá na sua JSP, depois vc cria outra função Ajax pra modelo seguindo essa idéia ai.
Abraço!