Como começar trabalhar como programador?

2 respostas
H

Ola, quero saber como devo procurar um emprego?

Sim, pode parecer meio estranho mas é isso mesmo.

Fiz um curso de desenvolvimento java faz uns 2 anos, e agora quero trabalhar na area, porem nao me sinto apto e nem confiante para tocar um projeto.

Sera que se eu devo procurar um estagio para aprender a programacao na pratica?qual a media salarial?

Ate que ponto é interessante um curso superior?pois no momento faço um curso que nao tem nada a ver com com TI em uma universidade publica

2 Respostas

P

vamos la

obvio que vc não se sente confiante para tocar um projeto, vc nunca trabalhou. a questão é como vc lida com isso.

com certeza existem estagios na sua cidade ( ou nas cidades proximas). o que vc precisa é de amigos programadores, em especial em java. eles vão te da o que nenhum forum, ou livro, ou curso do mundo pode dar: QI ( quem indica ). em geral existem vagas mas OU são mal divulgadas, ou são em empresas que vc nunca ouviu falar.

Java é interessante para começar, porém se vc quer um primeiro emprego em TI pense em outras atividades como webdesign, administração de sistemas ou teste de software. vc conseguir entrar numa empresa pode te ajudar a se realocar la dentro ( eu comecei com testes e depois virei programador ).

agora digamos que java é a sua paixão, como começar? pois bem, java é mais do que simplesmente saber fazer uma classe e adicionar getters/setters no eclipse. eu mesmo levei anos dependendo de uma IDE pq não entendia como configurar o CLASSPATH. Java possui muitas features, muitos frameworks e bibliotecas, muitas ferramentas e, principalmente, muitos usos.

um dos usos é programação web, principalmente para sistemas internos. nesse caso não adianta chorar, vc vai ter que saber javascript, css, html, o protocolo HTTP e por ai vai. um sistema normalmente tem um framework para ajudar a lidar com os requests ( pq ligar com Servlets pura e simplesmente da trabalho ) e vc provavelmente vai lidar com um bando de dados. mesmo q tenha Hibernate vc ainda vai precisar saber SQL, saber o basico do banco que vc vai utilizar ( é mysql ? é oracle ? tem diferenças… ) e é bom ter noções de JDBC.

Java possui muitas siglas: JSTL, JSP, JPA, EJB… use seu tempo livre pra compreender essas siglas. o melhor material para seguir para mim são as apostilas abertas da Caelum e use o google para entender o significado de algumas coisas que vc por ventura não entenda.

agora vc ler como funciona o Hibernate é DIFERENTE de vc ser capaz de trabalhar com ele. faça alguns testes em casa, brinque com o codigo. se vc não se dedica em casa, se vc não fica inventando coisas em java nas suas horas vagas, saiba que o seu concorrente faz isso e na hora da seleção ele tera vantangens.

agora, vc nunca trabalhou, então vc precisa demonstrar POTENCIAL. nem muito humilde, nem arrogante, saiba se vender. lhe falta experiencia mas vc talvez aprenda rapido as coisas, talvez tenha boa memoria, etc. a ideia de trazer um estagiario ou alguem junior é para formar dentro da empresa ( ok as vezes é pra explorar te pagando uma merreca e tirando o couro na base do chicote, mas as vezes vc precisa disso no começo… )

um trabalho em um time de desenvolvimento não é cada um programando o que acha que deve fazer. vc vai receber um treinamento ( por mais breve que seja) e vai ter as primeiras tarefas para fazer ( que podem ser bem simples ). aqui duas disciplinas vão te ajudar

• testes: não adianta só programar, vc tem que usar o que vc fez, verificar se realmente faz o que foi pedido e, principalmente, veja como vc pode criar um teste automatizado. teste unitario com Junit ou outro framework é um otimo começo ( tem empresa que não usa. ai complica )

• saber usar um gerenciador de versão: git, cvs, subversion, mercurial, rational clearcase e tantas soluções evitam que vc altere um arquivo importante e estrague o trabalho de todos. eu investiria tempo no git. basicamente vc trabalharia com versões locais do seu codigo e ao fim do desenvolvimento seria feito o merge com o branch de desenvolvimento ( por exemplo, tem outras formas ). ai vc tem o trabalho de integração. etc.

nada do que vc faça em casa te ajuda a trabalhar com outras pessoas em uma empresa exceto… programar com outras pessoas. veja se vc não tem um DOJO de programação na sua cidade e la vc pode praticar pair-programming, unit-testing e outras praticas interessantes.

leia bastante. se informe. pratique em casa. e não pense só em Java no começo, existe programação mobile com Android, existe PHP, existe Ruby, Angular, Babel, existe tanta coisa que pode inclusive trabalhar junto. e existem coisas especificas que as vezes não tem programador disponivel ( como Cobol, Zim, etc ) que as vezes rola uns cursos e os melhores são contratados.

mas se vc quiser se especializar em Java, vai fundo. pode inclusive estudar para uma certificação.

descole amigos programadores. essas dicas + o que eles vão te falar sobre o momento atual ( incluindo media salarial ) serao bem uteis.

boa sorte.

P

Você precisa apenas parecer se sentir confiante e apto para a pessoa que está te entrevistando. Não acho que algum curso de TI vai te preparar pra isso.

Criado 1 de setembro de 2016
Ultima resposta 3 de set. de 2016
Respostas 2
Participantes 3