Como conseguir um melhor salário!

21 respostas
R

É um assunto recorrente aqui no fórum: Salário!

Encontrei esse artigo que dá algumas dicas para conseguir um melhor salário inicial.

Em resumo o que o artigo diz é:

• Na entrevista de emprego, resista a pedir um salário menor só para garantir a vaga.
  • Quem vai te contratar sempre vai querer te pagar o menor salário possível.
  • Abra mão de benefício em prol de um salário mais alto. Depois é mais fácil conseguir o benefício, do que um melhor salário.
  • Sempre tenha outras opções de emprego. Quanto mais disputado, mais valorizado.
  • Mantenha outras fontes de renda. Fica mais fácil negociar salário se não estiver desesperado pelo emprego.

Deixei duas dicas em negrito pois essas dependem absolutamente do canidato. E vejo que comportamentos contrários a esses são muito comuns.

21 Respostas

J

Não concordo com essa:

• Abra mão de benefício em prol de um salário mais alto. Depois é mais fácil conseguir o benefício, do que um melhor salário.

Salário geralmente acompanha o mercado… beneficio costuma ser o diferencial…
Se o mercado paga 9K e vc tem 500 de beneficios e trocar os beneficios por 9.5K, depois de um tempo o mercado estará pagando o mesmo 9.5K e você dificilmente conseguirá beneficios de volta… Hoje o diferencial de muitas empresas segurarem seus funcionários é exatamente os beneficios que oferecem.

E

Depende tb do benefício.
Eu por exemplo, quando fui contratado consegui, além de outras coisas, um auxílio para pós graduação. Nesse caso eu to concluindo a pós e com isso o benefício vai embora. Se o valor do benefício fosse grana a mais no meu salário, nao seria o fim do curso que iria implicar no fim do benefício.

L

Olha,

Na minha opinião depende de mercado e qualificação.
Focar salário é bacana mas pode se tornar uma armadilha. Tipo aquelas bandas que começam querendo o topo e depois que chegam lá, não conseguem mais emplacar…
Vc pode conseguir um emprego com ótimo salário e estagnar profissionalmente, ficar acomodado e de uma hora pra outra surgir um emprevisto e ter que procurar emprego.
E muitas vezes as vantagens podem compensar um salário “não tão bom”…
E acho que independente de tudo, se vc for bom no que faz as coisas ficam menos difíceis.

N

Alguém aqui tem outra fonte de renda fora TI?

R

norbAns:
rogelgarcia:

• Mantenha outras fontes de renda. Fica mais fácil negociar salário se não estiver desesperado pelo emprego.

Eu mantenho uma poupança por exemplo.

C

rogelgarcia:
É um assunto recorrente aqui no fórum: Salário!

• Na entrevista de emprego, resista a pedir um salário menor só para garantir a vaga.
Por isso que é bom procurar emprego estando empregado, para não cair em tentação.
V

norbAns:

Além de programador, sou professor universitário.

Ter uma segunda fonte de renda não significa necessariamente atuar fora de TI. Você pode fazer freelas, por exemplo, ou estimular sua esposa a ter um bom emprego.

A

norbAns:
rogelgarcia:

Eu dou aulas e , recentemente, me tornei escritor.

[]'s

M

emanuelmm:
Depende tb do benefício.
Eu por exemplo, quando fui contratado consegui, além de outras coisas, um auxílio para pós graduação. Nesse caso eu to concluindo a pós e com isso o benefício vai embora. Se o valor do benefício fosse grana a mais no meu salário, nao seria o fim do curso que iria implicar no fim do benefício.

Mas quando você concluir a pós também não terá mais o custo dela, então você não perde nada.

C

norbAns:
rogelgarcia:

Bolsa, aluguel de imóveis, aulas, freelas… não é tão difícil conseguir, mas tem que fazer investimentos consistentes em ativos.

T

[color=darkred] É uma cilada Binoooo ^ aaIUEHIUAhe

Interessante esse tópico , se tudo der certo , pretendo
ingressar nesta área no começo de 2014 - ,
mas geralmente a empresa tem cláusulas de exclusividade?
Tipo empedir / ilegalizar a prática de freelas ? :shock:
Pois conheço programadores que optam à isso sem CLT
e contribuem para previdência, daí surgiu minha dúvida .

Thank ya ! :wink: [/color]

P

spammers…

U

+1

U

Algum moderador, se possível, limpe esses spamers do tópico?

[ ]'s

L

rogelgarcia:
norbAns:

pra poupança virar uma “outra fonte de renda”, você terá de ter mais de R$ 1.000.000,00 na conta

U

Leozin:
rogelgarcia:
norbAns:

pra poupança virar uma “outra fonte de renda”, você terá de ter mais de R$ 1.000.000,00 na conta

concordo,
pelo o que vejo dos colegas aqui do fórum com os meus professores, a melhor abordagem parece ser o equilibrio do trabalho atual com algo academico/ensino… seja lecionando ou escrevendo alguns artigos/livros.

Obs.: Talvez desenvolver alguns aplicativos mobile possa ajudar…

[ ]'s

L

A resposta pra essa questão (salarial) é simples: Seja um profissional diferenciado.

Qual seria essa diferenciação? Bom, aí tu tens que ir atrás, senão todos seriam ricos já :slight_smile:

Mas a questão verdadeira seria: será que é realmente o salário que tu buscas? digo, tem vezes que você bota a culpa da tua triteza ou dificuldades numa coisa que “parece mas não é”. Será que não é uma empresa diferente que procuras? ou uma cidade melhor? qualidade de vida? um companheiro(a), um filho (a), novos desafios etc?

Pare e pense se é isso mesmo. Até porque, você vai conhecer várias pessoas que diziam “quando eu ganhava menos… eu era mais feliz”.

D

Olá, pessoal, vocês sabiam que é possível ganhar um dinheiro extra trabalhando em casa pela INTERNET?Confesso que quando me disseram isso também não acreditei, porém decidi tentar e deu certo.Mesmo eu que não entendia muito dessa área consegui me dar bem.Hoje ganho trabalhando em casa o dobro do que eu ganhava trabalhando fora, vale muito a pena.A empresa ensina como fazer o trabalho, basta ter força de vontade.Caso alguém queira conhecer a empresa de uma olhada neste site: www.frpromotora.com/daniellypacheco613334 Ou mande-me um e-mail: [email removido]

D

Olá, pessoal, vocês sabiam que é possível ganhar um dinheiro extra trabalhando em casa pela INTERNET?Confesso que quando me disseram isso também não acreditei, porém decidi tentar e deu certo.Mesmo eu que não entendia muito dessa área consegui me dar bem.Hoje ganho trabalhando em casa o dobro do que eu ganhava trabalhando fora, vale muito a pena.A empresa ensina como fazer o trabalho, basta ter força de vontade.Caso alguém queira conhecer a empresa de uma olhada neste site: www.frpromotora.com/daniellypacheco613334 Ou mande-me um e-mail: [email removido]

P

[spammer detected!]

R

Leozin:
A resposta pra essa questão (salarial) é simples: Seja um profissional diferenciado.

Qual seria essa diferenciação? Bom, aí tu tens que ir atrás, senão todos seriam ricos já :slight_smile:

Mas a questão verdadeira seria: será que é realmente o salário que tu buscas? digo, tem vezes que você bota a culpa da tua triteza ou dificuldades numa coisa que “parece mas não é”. Será que não é uma empresa diferente que procuras? ou uma cidade melhor? qualidade de vida? um companheiro(a), um filho (a), novos desafios etc?

Pare e pense se é isso mesmo. Até porque, você vai conhecer várias pessoas que diziam “quando eu ganhava menos… eu era mais feliz”.

A questao é que a regra pra se conseguir um bom salário é se garantir no que faz…

Um profissional que tem uma boa base, aprendeu na faculdade ou autodidata(vou citar o autodidata, senão daqui a pouco aparece um doido falando o blablabla de sempre) todos os conceitos que são base para a computação, vai se diferenciar com certeza.

Uma coisa é você ter um cara que é fera em Java. Outra é você ter um cara que é fera em programação, que se precisar mudar de linguagem, trabalhar com uma nova tecnologia ou com uma velharia, vai arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Claro que a preferência é trabalhar com as melhores tecnologias, as mais produtivas, as mais atuais. Mas profissional que se diferencia é aquele que entende das necessidade e limitações do cliente, e trabalha com as ferramentas que dispõe no momento.

Tá cheio de gente por aí que desdenha tudo o que é antigo. Pessoal acha que por ser antigo é antiquado, mas não é bem assim. Geralmente é esse tipo de profissional que vive reclamando de salário, mas não faz o mínimo esforço pra mudar a situação.

Já que se esforça pra aprender bem a base, saber realmente como funciona um computador, como funcionam redes de computadores, esses sim vão ter diferencial e autonomia pra exigir um bom salário.

Criado 4 de janeiro de 2013
Ultima resposta 12 de ago. de 2013
Respostas 21
Participantes 16