Como criar projeto JAVA misto: SWING e JAVA FX

6 respostas
D

Boa tarde!

Gostaria de saber se posso criar um aplicativo desktop “misto”…isto é, com um segmento da interface em JAVA SWING e outro em JAVA FX.

A idéia é começar a incorporar JAVA FX nos meus projetos, principalmente nos que exigem um melhor design visual.

Assim ao invés de partir de vez para o JAVA FX, queria começar a usá-lo profissionalmente aos poucos…

Tenho um projeto que estou trabalhando no NETBEANS com interface SWING. Tenho vários pacotes do meu projeto (pacotes para entidades, dao’s, interface, etc) e o mesmo têm código fonte em JAVA 6.

Como posso usar o JAVA FX “aí dentro”? Criei um pacote e tentei incluir um Stage mas aparece os mais variados erros…
Teria que ser embutido (como uma biblioteca / framework)? A parte em JAVA FX teria que poder acessar/manipular e interpretar classes e atributos do projeto principal.

6 Respostas

D

:frowning:
Infelizmente consegui fazer só uma coisa…

Chamar meu programa SWING de dentro do JAVA FX e não vice-versa.

Coloquei todos os “jars”, inclusive o do sistema em SWING, no classpath do projeto JAVAFX.

Mas o ideal era fazer o contrário… para que pudesse usar um Stage para exibir uma interface para determinadas funções…

Da forma mais simples possível, já que as classes do projeto que irei utilizar poderão ser interpretadas pelo JAVAFX…

Sugestões?

J

diego_qmota:
:frowning:
Infelizmente consegui fazer só uma coisa…

Chamar meu programa SWING de dentro do JAVA FX e não vice-versa.

Coloquei todos os “jars”, inclusive o do sistema em SWING, no classpath do projeto JAVAFX.

Mas o ideal era fazer o contrário… para que pudesse usar um Stage para exibir uma interface para determinadas funções…

Da forma mais simples possível, já que as classes do projeto que irei utilizar poderão ser interpretadas pelo JAVAFX…

Sugestões?

Oi,

http://www.javafxgame.com/javafx-scene-swing-java/

Mas não sei se isso está atualizado para a versão 1.3.

Existe outra forma que é chamar o JavaFX através de uma forma especificada em uma JSR que outras linguagens na JVM. Não lembro onde vi isso, por isso está tão subjetivo…

[EDIT]
http://blogs.sun.com/javafx/entry/how_to_use_javafx_in

[]'s

J

Bem, não sei se foi o próprio Diego que perguntou, mas apareceu uma dúvida no grupo JFXtras pedindo o JSceneToComponent para a versão 1.3. O Pedro Duque Vieira anexou a classe em uma resposta.

http://groups.google.com/group/jfxtras-dev/browse_thread/thread/314ca2b30724ab0f

o JSceneToComponent é uma classe que permite que você misture elementos de JavaFX em sua classe JavaSwing

Fica a dica.

[]'s

D

Oi Jesuino, bom dia.

Minha idéia é somente abrir o JAVA FX a partir do SWING, mas não pretendo mesclar os elementos do JAVA FX com SWING. Seria parecido como chamar um método de uma biblioteca (que tenho no classpath) para abrir uma janela daquela biblioteca. Mas no caso se aplicaria ao JAVAFX.

Minha idéia inicial era embutir no mesmo projeto código fonte em SWING e JAVA FX. Mas vi que ou não é possível ou vai dar muitos erros… Mudei de idéia então…resolvi deixar o JAVAFX como um projeto independente que serviria de interface para exibir relatórios, gráficos, etc.
Mas que reconheceria todas as classes do sistema SWING (teria o sistema SWING em seu classpath, podendo manipular objetos de suas classes). Se um puder chamar o outro (sem mesclar os dois), está bom demais… Ou seja, quero deixar os dois preparados para interargir.

Há muito tempo atrás eu simpatizava com a idéia de “mesclar” os dois na mesma janela (tipo, uma janela SWING com elementos JAVA FX)… Hoje já acho desnecessário isso e acredito que atrapalha os desenvolvedores SWING a abraçar a nova tecnologia… Se os caras só precisam embutir o JAVAFX no SWING, eu acho que nunca vão se sentir livres para deixar de fazer projetos em SWING… Nunca vão encarar a idéia de criar projetos maiores em JAVA FX exclusivamente.
Não sou contra, porquê em muitos casos teremos necessidades onde seja interessante embutir. E acho legais os esforços nesse sentido. Mas não gosto da idéia de ficar preso nisso, sem poder usar outras formas de interação…

Bom, vou verificar os links que você postou. Obrigado!

J

Na verdade eu odeio essa idéia de mesclar os dois, no entanto, tem sido muito útil para várias pessoas, que conseguiram largar gigantes e pesados frameworks para fazer animação, tocar vídeo etc.

Um exemplo que me vem a mente é o Modellus:

http://en.wikipedia.org/wiki/Modellus

R

Alguem pode me ajudar numa questão que já procurei em sites e forums mas não encontrei solução, gostaria de chamar ums scene dentro de um componente que estivesse incluso na minha aplicação Java Swing, é que estou querendo fazer um menu em JavaFx pra uma aplicaçãozinha minha que é em Java Swing … e tentei fazer isso com o JFxtras 0.7 mas não obtive sucesso …

Criado 7 de junho de 2010
Ultima resposta 25 de jun. de 2010
Respostas 6
Participantes 3